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Problema com aquecimento ibiza

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    Problema com aquecimento ibiza

    Olá a todos.
    Tenho um problema no meu ibiza. O aquecimento parece não funcionar convenientemente.
    Passo a explicar.
    Antes de aparecer este problema, era normal ligar o aquecimento +- a meio e sair ar bastante quente. O habitáculo aquecia rapidamente, mesmo mantendo o botão regulado a menos de meio.
    De ha uns tempos para cá, nem no máximo sai ar quente. Sai mais uma brisa de Outono depois de da hora de almoço, nada comparada com o ar quente que saía.
    O que poderá ser?
    Obrigado.

    #2
    Viva.

    O motor do carro aquece convenientemente? Tens ponteiro da temperatura?

    O aquecimento aproveita o calor gerado pelo motor.

    Essencialmente, existe um mini-radiador no sistema de aquecimento por onde circula o líquido de refirgeração do motor. O ar exterior ao passar por esse mini-radiador aquece.

    Esse mini-radiador tem uma torneira de controlo que deixa passar mais ou menos líquido do motor, provocando mais ou menos aquecimento. Como deves estar a imaginar, essa torneira é controlada directamente pelo manípulo de regulação da temperatura no "tablier". Essa ligação é normalmente feita por um cabo de aço (tipo travões de bicicleta).

    Desconfia, portanto, de um cabo partido ou solto, torneira estragada ou radiador entupido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Viva.

      O motor do carro aquece convenientemente? Tens ponteiro da temperatura?

      O aquecimento aproveita o calor gerado pelo motor.

      Essencialmente, existe um mini-radiador no sistema de aquecimento por onde circula o líquido de refirgeração do motor. O ar exterior ao passar por esse mini-radiador aquece.

      Esse mini-radiador tem uma torneira de controlo que deixa passar mais ou menos líquido do motor, provocando mais ou menos aquecimento. Como deves estar a imaginar, essa torneira é controlada directamente pelo manípulo de regulação da temperatura no "tablier". Essa ligação é normalmente feita por um cabo de aço (tipo travões de bicicleta).

      Desconfia, portanto, de um cabo partido ou solto, torneira estragada ou radiador entupido.
      Viva.
      De facto, o motor aquece bem. Sempre o fez.
      Já me tinha ocorrido partido qualquer coisa, sem saber que era comandado por cabo.
      Sujestão para aceder ao dito cujo?

      Comentário


        #4
        Boas.
        Estive há pouco a desmontar o painel frontal para aceder aos comandos e assim verificar qualquer avaria. Pareceu estar tudo bem. Não há nenhum cabo partido, tanto para o selector de temperatura como o das várias saídas do ar.
        Verifiquei que a torneira roda conforme se roda o manípulo da temperatura.
        Com o motor quente lá sai uma brisa.
        Hoje parecia um daqueles dias de primavera com vento quente de leste!!!

        Comentário


          #5
          Isso ñ tem necessáriamente de ser cabo partido. O que costuma acontecer é que a manga exterior do cabo se solta e fica solidária pelo cabo, não deixando por isso que este actue sobre o flap que dirige mais ou menos ar para o radiador. Por isso verifica essa situação, essa manga prende no lado esq. da cassete de climatização.

          Cptos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
            Isso ñ tem necessáriamente de ser cabo partido. O que costuma acontecer é que a manga exterior do cabo se solta e fica solidária pelo cabo, não deixando por isso que este actue sobre o flap que dirige mais ou menos ar para o radiador. Por isso verifica essa situação, essa manga prende no lado esq. da cassete de climatização.

            Cptos

            Exactamente. A baínha/manga que envolve o cabo tem que estar bem fixa nas extremidades.

            Tu dizes que a torneira roda bem mas... será que roda o suficiente ou ainda tem mais por rodar? Consegues rodá-la à mão p/ tirar isso a limpo?

            O pior cenário é o radiador da chauffage estar entupido... Não tanto pelo radiador em si mas pelo q isso possa significar no que concerne ao estado do circuito de refrigeração globlamente.

            Comentário


              #7
              Pois.
              Quanto à baínha, ela está fixa. Todo o curso do cabo é transmitido à torneira.
              Quanto ao estado do circuito é que já não sei.
              Se porventura estiver entupido e o circuito não estiver muito bem, o que é que se pode fazer? Mudar a água?
              Há algum produto que se possa adicionar para limpar eventuais incrustações de ferrugem nas tubagens e bloco?

              Comentário


                #8
                e já verificaste se o cabo actua o flap na outra extremidade?

                caso isso se verifique, abre os tubos de refrigeração que estão à esquerda do vaso de expansão, no compartimento do motor, que são dois, um de entrada e outro de saída no radiador de chaufagem, e com uma mangueira com alguma pressão testa se existem entupimentos e ou fugas (esta ultima nada provável, pois notarias abaixamento no nível do liquido de refrigeração e as carpetes eventualmente húmidas).

                Cptos

                Comentário


                  #9
                  Se costumas usar água da torneira no vaso de expansão, um hábito comum e possível em Portugal por causa do clima, então pode ser o radiador da chauffage que está entupido com lama e ferrugem.

                  O radiador em si não costuma ser caro mas a substituição pode ser demorada e por vezes implica desmontar o tablier.

                  Comentário


                    #10
                    Bem, depois de pesquisar em vários fóruns e de ler todas as opiniões, está agendada para domingo uma operação de limpeza do circuito de refrigeração, com a ajuda de um primo meu que é mecânico. A Srª da Ajuda aqui em Espinho também dará uma mãozinha.
                    Aproveito para convidar todos quanto queiram a vir assistir ao fogo de artifício no próximo sábado, na praia da Baía, integrado nas festas da Srª da Ajuda.
                    Entretanto, a água que por lá corre, se é que se pode chamar água, é opaca e castanha, mais parecendo lama. O vaso de expansão tem uma incrustação de ferrugem considerável, pelo que é expectável que todo o circuito assim esteja, ou pior.
                    Vamos drenar o circuito, fazer correr água pelo radiador, bloco e radiador da chauffage. O vaso de expansão vai ser removido e limpo com areia grossa, por agitação. O mesmo procedimento será executado com todos os tubos que for possível retirar.
                    No final, o circuito será cheio com anticongelante.
                    Andará assim uns meses. Conta agora com 263000km e aos 270000km irá trocar a distribuição e bomba de água, pelo que na altura o circuito será de novo drenado e, esperemos, mais porcaria sairá.

                    Quando tiver novidades, aqui virei contá-las.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                      Bem, depois de pesquisar em vários fóruns e de ler todas as opiniões, está agendada para domingo uma operação de limpeza do circuito de refrigeração, com a ajuda de um primo meu que é mecânico. A Srª da Ajuda aqui em Espinho também dará uma mãozinha.
                      Aproveito para convidar todos quanto queiram a vir assistir ao fogo de artifício no próximo sábado, na praia da Baía, integrado nas festas da Srª da Ajuda.
                      Entretanto, a água que por lá corre, se é que se pode chamar água, é opaca e castanha, mais parecendo lama. O vaso de expansão tem uma incrustação de ferrugem considerável, pelo que é expectável que todo o circuito assim esteja, ou pior.
                      Vamos drenar o circuito, fazer correr água pelo radiador, bloco e radiador da chauffage. O vaso de expansão vai ser removido e limpo com areia grossa, por agitação. O mesmo procedimento será executado com todos os tubos que for possível retirar.
                      No final, o circuito será cheio com anticongelante.
                      Andará assim uns meses. Conta agora com 263000km e aos 270000km irá trocar a distribuição e bomba de água, pelo que na altura o circuito será de novo drenado e, esperemos, mais porcaria sairá.

                      Quando tiver novidades, aqui virei contá-las.
                      O Clio I da minha mãe tinha problemas terríveis de corrosão e lama no circuito de refrigeração, de tal modo que rebentou por duas vezes um tubo junto do colector de escape.

                      O conselho que um engenheiro mecânico do exército me deu foi comprar liquido de refrigeração para Jipes. Parece que o liquido vendido pela Land Rover é de grande qualidade. No meu caso comprei um mais caro e bastante consistente.

                      Manda varejar o radiador por uma questão de prevenção.

                      Quando tiveres o circuito limpo e o vaso de expansão "verdinho" deverias voltar a purgar o circuito passados uns meses pois o próprio liquido vai libertar mais ferrugem e lama.

                      Em vez de lavares o vaso de expansão compra um novo, não é assim tão caro quanto isso.

                      Comentário


                        #12
                        O que acho que aconteceu foi o seguinte.
                        Nunca este carro viu anti-congelante na vida, mas a cor da água nunca esteve como agora. Digamos que era no mínimo, translúcida.
                        No início de Agosto e porque o nível da água estava baixo, resolvi atestar com anti-congelante, primeiro concentrado e depois a 10%.
                        O resultado está à vista: o lodo e ferrugem soltou-se por acção de limpeza do produto.
                        Claro que daqui a uns meses o líquido vai sair de novo quando trocar a bomba de água. Pode ser que até lá limpe mais um pouco.

                        Comentário


                          #13
                          Já está solucionado!

                          Boas.
                          Ontem foi tarde de bastante trabalho mas felizmente o problema ficou resolvido.
                          O que se passava é que o deflector, que faz a passagem do ar directamente do exterior ou pelo radiador para que aqueça, já não contava com o revestimento de espuma que trazia originalmente. Passo a explicar. Existem três deflectores: um comandado pelo selector de temperatura - abre e fecha a passagem do ar pelo radiador - e outros dois comandados pelo selector de saída de ar. O da temperatura e um dos que regula a saída do ar são em chapa de zinco, perfurada. Cara orifício terá cerca de 2cm de diâmetro.
                          O deflector da saída do ar tem os orifícios completamente abertos e desimpedidos, pelo que qualquer que seja a saída escolhida, sairá sempre ar pelas outras, mas em menor quantidade.
                          O deflector da temperatura deveria encontrar-se com os orifícios tapados por espuma, mas esta já estava toda desfeita e os orifícios praticamente abertos. Assim, mesmo que o deflector estivesse na posição em que obrigaria o ar a passar pelo radiador, a maior parte deste passaria directamente pelos orifícios, não aquecendo. Daí a brisa de outono que saía e os fragmentos de espuma que já há algum tempo vinham saindo pela ventilação sem que eu fizesse a mínima ideia donde nem porquê.
                          A solução passou então por remover os restos de espuma ainda lá colados e colar algo que obturasse os orifícios. O que tinha a mão era uma tela preta autocolante usada na Yazaki para as cablagens. Funcionou às mil maravilhas.
                          Ligado o carro, nem cinco minutos demorou até que ar bem quente saísse pela ventilação.
                          Só uma nota: resolver isto foi um br0che. Foi necessário remover o painel frontal do tablier (com o radio e a ventilação frontal) e o porta-luvas. Não recomendado a pessoas pouco pacientes.

                          Semana passada já tinha escoado o líquido refrigerante e voltado a encher com anticongelante. Está novamente a 100%.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                            Boas.
                            Ontem foi tarde de bastante trabalho mas felizmente o problema ficou resolvido.
                            O que se passava é que o deflector, que faz a passagem do ar directamente do exterior ou pelo radiador para que aqueça, já não contava com o revestimento de espuma que trazia originalmente. Passo a explicar. Existem três deflectores: um comandado pelo selector de temperatura - abre e fecha a passagem do ar pelo radiador - e outros dois comandados pelo selector de saída de ar. O da temperatura e um dos que regula a saída do ar são em chapa de zinco, perfurada. Cara orifício terá cerca de 2cm de diâmetro.
                            O deflector da saída do ar tem os orifícios completamente abertos e desimpedidos, pelo que qualquer que seja a saída escolhida, sairá sempre ar pelas outras, mas em menor quantidade.
                            O deflector da temperatura deveria encontrar-se com os orifícios tapados por espuma, mas esta já estava toda desfeita e os orifícios praticamente abertos. Assim, mesmo que o deflector estivesse na posição em que obrigaria o ar a passar pelo radiador, a maior parte deste passaria directamente pelos orifícios, não aquecendo. Daí a brisa de outono que saía e os fragmentos de espuma que já há algum tempo vinham saindo pela ventilação sem que eu fizesse a mínima ideia donde nem porquê.
                            A solução passou então por remover os restos de espuma ainda lá colados e colar algo que obturasse os orifícios. O que tinha a mão era uma tela preta autocolante usada na Yazaki para as cablagens. Funcionou às mil maravilhas.
                            Ligado o carro, nem cinco minutos demorou até que ar bem quente saísse pela ventilação.
                            Só uma nota: resolver isto foi um br0che. Foi necessário remover o painel frontal do tablier (com o radio e a ventilação frontal) e o porta-luvas. Não recomendado a pessoas pouco pacientes.

                            Semana passada já tinha escoado o líquido refrigerante e voltado a encher com anticongelante. Está novamente a 100%.

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                              #15
                              Parabéns pela resolução do problema! ;)

                              Comentário

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