Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibiza 1.9D custa a pegar..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ibiza 1.9D custa a pegar..

    O meu ibiza 1.9D sempre pegou bem quer chovesse quer nevásse, dormisse na garagem ou na rua, mesmo que estivesse coberto de geada de manhã, era só aquecer a resistência, dar à chave e pegava logo, não era preciso insistir na ignição ou fazer uma segunda tentaviva, pegava sempre à primeira.

    De há umas semanas pra cá tem custado a pegar quando está frio, é raro pegar à primeira de manhã. É quase sempre necessário rodar a chave para trás, deixar aquecer novamente a resistência e voltar a dar à chave.. À segunda tentativa pega sempre mas não se nota aquele arranque pronto e vivo como era costume! Se abrir o ar pega à primeira tentativa mas antes não era preciso abrir o ar.

    Pode parecer excesso de preciosismo vir para aqui dizer que o carro só pega à segunda tentativa, mas se antes pegava sempre à primeira e deixou de pegar tem que haver algum problema!

    Gostava que me dessem sugestões de qual poderá ser o problema. Das velas não é porque já verifiquei e estão todas boas. O meu mecânico disse-me que pode precisar de uma limpeza dos injectores mas o carro nem é fumarento e isto foi uma coisa que começou a acontecer de um dia para o outro.. será isso?!

    O carro é de 1993 e tem 256.000kms.
    Editado pela última vez por figon; 17 September 2008, 00:04.

    #2
    Originalmente Colocado por figon Ver Post
    O meu ibiza 1.9D sempre pegou bem quer chovesse quer nevásse, dormisse na garagem ou na rua, mesmo que estivesse coberto de geada de manhã, era só aquecer a resistência, dar à chave e pegava logo, não era preciso insistir na ignição ou fazer uma segunda tentaviva, pegava sempre à primeira.

    De há umas semanas pra cá tem custado a pegar quando está frio, é raro pegar à primeira de manhã. É quase sempre necessário rodar a chave para trás, deixar aquecer novamente a resistência e voltar a dar à chave.. À segunda tentativa pega sempre mas não se nota aquele arranque pronto e vivo como era costume! Se abrir o ar pega à primeira tentativa mas antes não era preciso abrir o ar.

    Pode parecer excesso de preciosismo vir para aqui dizer que o carro só pega à segunda tentativa, mas se antes pegava sempre à primeira e deixou de pegar tem que haver algum problema!

    Gostava que me dessem sugestões de qual poderá ser o problema. Das velas não é porque já verifiquei e estão todas boas. O meu mecânico disse-me que pode precisar de uma limpeza dos injectores mas o carro nem é fumarento e isto foi uma coisa que começou a acontecer de um dia para o outro.. será isso?!

    O carro é de 1993 e tem 256.000kms.
    Pode ser várias coisas mas eu começava por ver as velas de incandescência, com um voltimetro podes ver isso numa oficina ou alguem que perceba minimamente da coisa; depois pode ser a bateria a entregar a alma ao criador ou então pode ser algo mais grave como motor de arranque ou alternador mas eu aposto mais em bateria ou velas de incadescência. Se for bateria mete das do jumbo (auchan=tudor) ou então autosil (made in portugal com boa relação preço duração).

    Comentário


      #3
      Esclareçam-me só num ponto; o carro é diesel como é sabido, falam aí em puxar o ar, ou abrir o ar para pegar à primeira... como assim?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
        Esclareçam-me só num ponto; o carro é diesel como é sabido, falam aí em puxar o ar, ou abrir o ar para pegar à primeira... como assim?
        É uma analogia com os motores a gasolina a carburador. Na realidade o actuador puxa um cabo que altera o ralenti na bomba injectora.

        Eu começava por ver as velas.

        Ou outra coisa muito simples, que é o fusível das velas. Encontra-lo-ás no compartimento do motor, por cima do depósito do óleo dos travões. É uma caixinha quadrada, preta, de onde saiem dois cabos vermelhos, bem grossos. Depois de aberta, verás o fusível. Se estiver fundido só custa 0,50€.

        Comentário


          #5
          A questão de Abrir o Ar é uma maneira de dizer, como já foi dito.

          O problema não é das velas nem desse fusível que dizes. Já tirei as 4 velas e aqueci-as fazendo ligação directa à bateria, todas elas ficaram incandescentes. Como não tenho voltimetro verifiquei assim que estão boas. Quando tenho uma vela queimada o que acontece é que ele fica manco quando o ponho a trabalhar a frio.. fica a trabalhar em 3 cilindros e depois acaba por ficar em 4 e estabilizar. Do fusivel também não é porque se fosse do fusível nem dava sinal, as velas nem aqueciam, acho que nem a luz da resistência acendia.. já uma vez derreti esse fusível.

          O alternador também não deve ser. A bateria está boa. Eu aposto no motor de arranque ou nos injectores sujos!

          Ninguém pôs a possibilidade de serem os injectores sujos porquê? Acham que não poderá ser isso?
          Editado pela última vez por figon; 17 September 2008, 14:38.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por figon Ver Post
            A questão de Abrir o Ar é uma maneira de dizer, como já foi dito.

            O problema não é das velas nem desse fusível que dizes. Já tirei as 4 velas e aqueci-as fazendo ligação directa à bateria, todas elas ficaram incandescentes. Como não tenho voltimetro verifiquei assim que estão boas. Quando tenho uma vela queimada o que acontece é que ele fica manco quando o ponho a trabalhar a frio.. fica a trabalhar em 3 cilindros e depois acaba por ficar em 4 e estabilizar. Do fusivel também não é porque se fosse do fusível nem dava sinal, as velas nem aqueciam, acho que nem a luz da resistência acendia.. já uma vez derreti esse fusível.

            O alternador também não deve ser. A bateria está boa. Eu aposto no motor de arranque ou nos injectores sujos!

            Ninguém pôs a possibilidade de serem os injectores sujos porquê? Acham que não poderá ser isso?
            Eu penso que se fosse os injectores já tinhas notado outros sintomas como fumo e consumos altos.

            Contudo não discartes a possibilidade de serem as velas pois podem ficar incandescentes mas não o suficiente para aquecer o gásoleo, e como tu dizes "aquecendo 2ª vez ela pega".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por figon Ver Post
              A questão de Abrir o Ar é uma maneira de dizer, como já foi dito.

              O problema não é das velas nem desse fusível que dizes. Já tirei as 4 velas e aqueci-as fazendo ligação directa à bateria, todas elas ficaram incandescentes. Como não tenho voltimetro verifiquei assim que estão boas. Quando tenho uma vela queimada o que acontece é que ele fica manco quando o ponho a trabalhar a frio.. fica a trabalhar em 3 cilindros e depois acaba por ficar em 4 e estabilizar. Do fusivel também não é porque se fosse do fusível nem dava sinal, as velas nem aqueciam, acho que nem a luz da resistência acendia.. já uma vez derreti esse fusível.

              O alternador também não deve ser. A bateria está boa. Eu aposto no motor de arranque ou nos injectores sujos!

              Ninguém pôs a possibilidade de serem os injectores sujos porquê? Acham que não poderá ser isso?

              Se for injectores notavas muito no andamento do carro, no entanto podes comprar um aditivo por exemplo da STP para limpar injectores, enches o depósito e metes o aditivo lá para dentro, se melhorar podem ser injectores sujos. As velas de incadescência é melhor veres com o voltímetro e também se alguém te pudesse emprestar uma bateria minimamente nova para testares era o ideal. Não sendo nenhum destes problemas pode ser mesmo motor de arranque ou algum injector prestes a ir-se á vida. Já agora muda também o filtro de combustivel e filtro de ar, é melhor ter logo a certeza que não coisas baratas e fáceis de mudar que estão a causar o problema.

              Comentário


                #8
                A questão das velas está posta de parte porque as velas ficaram completamente incandescentes. Para além disso, conheço bem o carro e como já tive que substituir velas por diversas vezes conheço bem os sintomas quando o problema é esse.

                O carro tem feito consumos entre os 5 e os 5,8 litros aos 100kms e não noto que seja fumarento.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por figon Ver Post
                  A questão das velas está posta de parte porque as velas ficaram completamente incandescentes. Para além disso, conheço bem o carro e como já tive que substituir velas por diversas vezes conheço bem os sintomas quando o problema é esse.

                  O carro tem feito consumos entre os 5 e os 5,8 litros aos 100kms e não noto que seja fumarento.
                  Mas tu disseste que o carro na segunda tentativa de arranque já pegava bem, ora a única diferença na segunda tentativa é que as velas de incadescência ficam mais quentes por isso pega melhor, pode muito bem ser o que o pedrotdias estava a sugerir por isso te disse para testares com o voltímetro.

                  Comentário


                    #10
                    As velas podem estar boas, mas o relé que as controla não. Pode não estar a ligá-las. Verifica. Não te sei é dizer qual é.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fmcr Ver Post
                      Se for injectores notavas muito no andamento do carro, no entanto podes comprar um aditivo por exemplo da STP para limpar injectores, enches o depósito e metes o aditivo lá para dentro, se melhorar podem ser injectores sujos. As velas de incadescência é melhor veres com o voltímetro e também se alguém te pudesse emprestar uma bateria minimamente nova para testares era o ideal. Não sendo nenhum destes problemas pode ser mesmo motor de arranque ou algum injector prestes a ir-se á vida. Já agora muda também o filtro de combustivel e filtro de ar, é melhor ter logo a certeza que não coisas baratas e fáceis de mudar que estão a causar o problema.
                      Não noto diferença no rendimento do carro, continua a puxar bem. Já deitei um aditivo no gasóleo para limpar os injectores mas não houve qualquer alteração.

                      O filtro de gasolina e o filtro de Ar foram mudados há pouco tempo, ainda não têm 4000kms.

                      Uma coisa que notei nas velas foi que a 3ª e a 4ª velas a contar da esquerda para a direita estavam um pouco sujas de pó negro (carvão). Limpei-as antes de as voltar a colocar lá. Mas já tinha verificado isso de outras vezes, mesmo antes de surgir o problema. O que isto pode significar?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fmcr Ver Post
                        Mas tu disseste que o carro na segunda tentativa de arranque já pegava bem, ora a única diferença na segunda tentativa é que as velas de incadescência ficam mais quentes por isso pega melhor, pode muito bem ser o que o pedrotdias estava a sugerir por isso te disse para testares com o voltímetro.
                        Isso não quer dizer que tenha que ser obrigatóriamente das velas. Vêm-se muitos carros que custam a pegar, é preciso estar a insistir na ignição e o problema não é das velas.. pode ser da bateria, do motor de arranque, dos injectores, o motor pode já não estar nas melhores condições,etc. Isso não é chapa 5.. só pega à segunda é velas!

                        Eu conheço relativamente bem este carro e a sua mecânica e sei que o problema não é das velas.
                        Editado pela última vez por figon; 17 September 2008, 17:01.

                        Comentário


                          #13
                          por mto q digas q não é da bateria; agarra numa nova e experimenta

                          ou então dá à chave apenas com os cabos ligados na bateria e com o outro carro ligado

                          por vezes é mais facil do q parece

                          Comentário


                            #14
                            estao se esquencendo de 1 promenor... todas asvelas poderao estar ok...
                            e elas nao funcionarem porque o cabo está danificado. faz 1 teste de condutividade ao cabo....
                            assim garantes que da bateria ás velas nao tens problema

                            Comentário


                              #15
                              Se as velas ficam incadescentes, é pq estão boas.

                              Esse simtoma é famoso nesses motores qd começam a ficar com kms, e segundo me lembro dos meus tempos de Ibiza é mesmo o motor de arranque. Com o arranque a frio (vulgarmente conhecido por "ar") melhora.

                              Ah e n uses produtos de limpeza de injectores. Fazem mais mal do que bem, informação dada por um grande mecanico diesel, e se for common rail e meio caminho andado para mandares os injectores pro lixo.

                              Comentário


                                #16
                                O problema pode estar em vários componentes, se calhar o melhor é deixar andar, abrir o "Ar" em frio e o componente onde está o problema deverá ir piorando e depois deverá ser mais fácil localizar a origem do problema à medida que forem surgindo novos sintomas.

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha irmã também tem um Ibiza com esse motor e também teve esse problema: só pegava à segunda.

                                  O problema era da bateria.

                                  Experimenta levá-lo ao mecânico e medir os volts da bateria

                                  Se tens a certeza que não é disso, então não sei mesmo o que seja

                                  Comentário


                                    #18
                                    não andas-te a por biodiesel???? isso é comum acontecer quando se mete biodiesel puro ou em altas concentraçoes, como o clima arrefeceu o biodiesel tem tendencia a ficar mais espesso e como tu dizes que á segunda vez que aqueces a resistencia ele ja pega bem, lembrei-me disto. ou entao tens o temporizador pouco tempo a dar corrente ás velas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ò RafaSantos por acaso tenho metido biodiesel nas bombas da Prio de Seia.. Mas aquilo só tem 15% de biodiesel e tenho ideia que ele começou a custar a pegar antes de eu começar a meter biodiesel.. De qualquer maneira também é uma hipótese, e tb já me tinha lembrado disso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                        Ò RafaSantos por acaso tenho metido biodiesel nas bombas da Prio de Seia.. Mas aquilo só tem 15% de biodiesel e tenho ideia que ele começou a custar a pegar antes de eu começar a meter biodiesel.. De qualquer maneira também é uma hipótese, e tb já me tinha lembrado disso!
                                        tu és de seia, bem somos vizinhos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          E quando é que a máquina vai ao Doutor?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                            tu és de seia, bem somos vizinhos...
                                            Sou de Gouveia.. somos quase vizinhos na mesma..

                                            Comentário


                                              #23
                                              mandei-te uma PM

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                                                E quando é que a máquina vai ao Doutor?

                                                Eu já falei com o meu mecânico sobre isso e ele disse que era capaz de estar a precisar de uma limpeza aos injectores numa casa especializada.

                                                Mas para ele ver o sintoma tenho que deixar o carro a dormir em casa dele para o poder experimentar de manhã, em frio, que é quando ele se queixa..

                                                Ainda não calhou a deixar o carro em casa do mecânico de um dia para o outro porque o carro faz-me falta.. um dia destes vai ter que lá ficar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Problema resolvido

                                                  Quem é que tinha razão quanto à localização do problema? Era o meu mecânico.. Quando lhe falei no assunto, antes de ele ver o carro, ele disse logo que deviam ser os injectores entupidos..
                                                  No fim de semana passado fiz alguns kms em AE sempre prego a fundo e durante esta semana o carro pegou às mil maravilhas.. ou seja, com o esticão que levou desentupiu os injectores. Eu nos ultimos tempos tenho andado bastante devagar porque o combustivel tá caro.. e isso deve ter originado a acumulação de carvão nos injectores.
                                                  O ideal seria fazer uma limpeza dos injectores numa casa especializada porque o "esticão" só os deve ter desentupido parcialmente.. mas como uma limpeza aos injectores não fica barata, vou deixar andar pa ver se ele se volta a queixar!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    boas...por 50 euros há uma casa em nelas k te faz uma descarbonizaçao

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                      boas...por 50 euros há uma casa em nelas k te faz uma descarbonizaçao
                                                      Ok. Não me parece caro, acho que o normal é levarem cerca de 70/75€. Qual é o nome da casa e onde fica ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        status nivel é no sentido nelas-coimbra fica do lado direito. fica a 1 km da repsol +-. pede para falar com o MARCO vais da parte do RAFAEL

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          bateria

                                                          tens de ver isso acho que é da bateria. bem pelo menos tu dizes que á 2ª tentativa ele pega.

                                                          mas a para aqueles que teem que tentar mais que 2 e 3 vezes para por o carro a trabalhar nao estejam a forçar o motor de arranque, isso danifica-o.

                                                          estou-me a referir ao: tchatchatcha tatatcha.... ate que pega....
                                                          nao estraguem uma coisa á custa da outra.

                                                          o meu pai andava com bateria do carro toda gastinha e o carro andava sempre a dar problemas em luzes, ate chegou a queimar fusiveis. e as vezes nem depois de 10 tentativas o carro pegava.

                                                          fartou-se de gastar dinheiro a comprar cenas para para o carro. e eu disse: ho pai nao ve que isso precisa de uma bateria nova. assim fez comprou uma nova e acabaram-se os problemas :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pascoalluis Ver Post
                                                            tens de ver isso acho que é da bateria. bem pelo menos tu dizes que á 2ª tentativa ele pega.

                                                            mas a para aqueles que teem que tentar mais que 2 e 3 vezes para por o carro a trabalhar nao estejam a forçar o motor de arranque, isso danifica-o.

                                                            estou-me a referir ao: tchatchatcha tatatcha.... ate que pega....
                                                            nao estraguem uma coisa á custa da outra.

                                                            o meu pai andava com bateria do carro toda gastinha e o carro andava sempre a dar problemas em luzes, ate chegou a queimar fusiveis. e as vezes nem depois de 10 tentativas o carro pegava.

                                                            fartou-se de gastar dinheiro a comprar cenas para para o carro. e eu disse: ho pai nao ve que isso precisa de uma bateria nova. assim fez comprou uma nova e acabaram-se os problemas :D

                                                            bem, que desenterranço brutal lool

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X