Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regeneração de FAP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Regeneração de FAP

    Bem, nos ultimos tempos tenho dado uma utilização mais citadina ao meu carro e reparo que a FAP está sempre a tentar regenerar.

    O pior é que as viagens são curtas, e normalmente o processo é sempre interrompido porque chego aos destinos antes de concluir o processo. Nos ultimos dias, já senti o carro a regenerar a FAP umas 5 vezes, o que se torna incomodo, porque o motor "instável".

    Hoje até reparei numa coisa estranha, e que me assustou um pouco, que foi sentir o motor mais barulhento em baixas, mais "diesel" (fez-me lembrar os TDI 105cv).

    Enervei-me, fui para uma estrada aberta e dei-lhe uma coçinha durante 10km, que ele já não passava das 4000rpm há umas semanas.

    A minha pergunta é: "Como é que se ajuda uma FAP a regenerar?". Manter o carro a velocidade baixa estavel, ou dar umas gazadas?


    Aproveito para dizer que quando o carro está a regenerar a FAP, a caixa auto assume um modo estranho, tipo sport, adiando as passagens de caixa para o motor fazer mais rotação...


    Cumprimentos

    #2
    Eu apostava em fazer um percurso de 20 ou 30 kms em AE a velocidade estável.

    Comentário


      #3
      Isso não vem no manual do carro?

      Comentário


        #4
        Presumo que a regeneração do FAP passe pelo aquecimento dos filamentos de metal do mesmo, através de um maior caudal de gases.

        Logo so posso supor que umas gazadas contribuirao para o mesmo. No entanto noto que num diesel sem FAP a aceleração brusca tb se traduz numa maior produção de particulas, o que provoca um maior enchimento do FAP..

        Será melhor ler no manual, ou eventualmente enviar um mail à respectiva marca do automovel..
        Editado pela última vez por bizopt; 27 September 2008, 00:17. Razão: erros de escrita

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
          Bem, nos ultimos tempos tenho dado uma utilização mais citadina ao meu carro e reparo que a FAP está sempre a tentar regenerar.

          O pior é que as viagens são curtas, e normalmente o processo é sempre interrompido porque chego aos destinos antes de concluir o processo. Nos ultimos dias, já senti o carro a regenerar a FAP umas 5 vezes, o que se torna incomodo, porque o motor "instável".

          Hoje até reparei numa coisa estranha, e que me assustou um pouco, que foi sentir o motor mais barulhento em baixas, mais "diesel" (fez-me lembrar os TDI 105cv).

          Enervei-me, fui para uma estrada aberta e dei-lhe uma coçinha durante 10km, que ele já não passava das 4000rpm há umas semanas.

          A minha pergunta é: "Como é que se ajuda uma FAP a regenerar?". Manter o carro a velocidade baixa estavel, ou dar umas gazadas?


          Aproveito para dizer que quando o carro está a regenerar a FAP, a caixa auto assume um modo estranho, tipo sport, adiando as passagens de caixa para o motor fazer mais rotação...


          Cumprimentos
          Na minha ex-Mazda 6 tive problemas chatos com isso.

          Recomendo uma AE durante 20km entre as 2.000/2.500rpm... o mais estável possível.
          Não é preciso dar gazadas até às 4.000rpm
          digo eu

          Comentário


            #6
            A regeneração é feita,de duas maneiras, pode ser feita de modo automático pela proria central de control de motor,a mesma ao medir a entrada de gases de escape no (fap), mede tambem á saida (fap), existe sempre um dinferecial entre a entrada e a saida, quanto maior for o diferendial, maior é o entupimento,
            A outra maneira é fazer com o aparelho diagnostico da marca, regeneração forçáda,
            Ambas as duas maneiras aumenta o numero de injecções por cada ciclo motor, mais debito de gasóleo, isto aumenta a temperatura do FAP de tal maneira que obriga a queima das particulas!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
              A regeneração é feita,de duas maneiras, pode ser feita de modo automático pela proria central de control de motor,a mesma ao medir a entrada de gases de escape no (fap), mede tambem á saida (fap), existe sempre um dinferecial entre a entrada e a saida, quanto maior for o diferendial, maior é o entupimento,
              A outra maneira é fazer com o aparelho diagnostico da marca, regeneração forçáda,
              Ambas as duas maneiras aumenta o numero de injecções por cada ciclo motor, mais debito de gasóleo, isto aumenta a temperatura do FAP de tal maneira que obriga a queima das particulas!

              Ok, entendido...


              O facto de a caixa auto assumir um modo sport, fazendo mais rotação, é perfeitamente normal segundo esta explicação...


              Uma nota: hoje à noite fiz um pequeno trajecto em AE a velocidade reduzida e constante e nada de regenerações... O uso intensivo a que foi sujeito deve ter funcionado.



              Isso é uma repro escondida...



              Cumprimento e obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                Ok, entendido...


                O facto de a caixa auto assumir um modo sport, fazendo mais rotação, é perfeitamente normal segundo esta explicação...


                Uma nota: hoje à noite fiz um pequeno trajecto em AE a velocidade reduzida e constante e nada de regenerações... O uso intensivo a que foi sujeito deve ter funcionado.



                Isso é uma repro escondida...



                Cumprimento e obrigado
                No Clube BMW Portugal tens lá referências ao regeneramento da FAP.

                Por exemplo:

                http://www.clubebmwportugal.com/foru...ic.php?t=28577

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                  No Clube BMW Portugal tens lá referências ao regeneramento da FAP.

                  Por exemplo:

                  http://www.clubebmwportugal.com/foru...ic.php?t=28577


                  É isso mesmo, obrigado... Domingo já vou fazer uma viagem mais longa e vou dar oportunidade para o carro se por fino...


                  Esta história das FAP´s é muito bonita, se só se contar os aspectos positivos... A verdade, e nomeadamente os aspectos que envolvem a sua substituição, é sui generis.


                  Cumprimentos
                  Editado pela última vez por Arturval; 27 September 2008, 02:28.

                  Comentário


                    #10
                    Esses sintomas parecem normal. No 2.0 TDI 170cv muitas pessoas queixam-se do mesmo. De vez em quando o carro tem um trabalhar tipo ford transit e mais não é a FAP a forçar a regeneração. Para os TDI's penso que já existe uma actualização de software para atenuar este comportamento.

                    Comentário


                      #11
                      Olá pessoal.

                      O que é essa cena de regeneração do FAP? Eu tenho um c4 equipado com FAP e nunca notei nada estranho.
                      Acende algumas luz no tablier? O meu esta com 11000km isso vem com quantos km? expliquem melhor acho que no manual não faz referencia a nada de especial.
                      cmp

                      Comentário


                        #12
                        isso aínda tá muito novo para regenerar o FAp

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GaLLardO Ver Post
                          isso aínda tá muito novo para regenerar o FAp
                          Pelo contrário. Com 11.000 kms já deve ter regenerado várias vezes.

                          Segundo a PSA uma regeneração completa demora cerca de 3 minutos e acontece a cada 400-500 kms.

                          http://www.psa-peugeot-citroen.com/m...frame_fap.html

                          Comentário


                            #14
                            Mas o que se sente?
                            O carro anda menos, fica mais barulhento ou acende alguma luz?
                            Deve-se ter algum cuidado especial na utilização para prolongar a vida do FAP?
                            Editado pela última vez por C4WRC; 27 September 2008, 23:37.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por C4 WRC Ver Post
                              Mas o que se sente?
                              O carro anda menos, fica mais barulhento ou acende alguma luz?
                              Deve-se ter algum cuidado especial na utilização para prolongar a vida do FAP?

                              O processo é todo automático. À partida, o motor fica com a rotação mais instável e o som pode mudar ligeiramente. Não deve acender qualquer luz no quadrante...


                              Este tópico foi aberto porque o meu carro estava sempre a tentar regenerar a FAP, viagem após viagem, dado que a utilização tem sido sobretudo urbana e aquilo devia estar mesmo entupido.

                              E eu queria saber que tipo de condução/trajecto deveria adoptar para o processo de finalizar de uma vez, já que, como disse, estava-me a incomodar...


                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Todos os dieseis têm isso? O c3 1.4 hdi terá FAP?

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu carro leon 1.9 FAP e nunca senti o carro a regenerar a fap!!! a verdade é que nunca faz fumo o carro!!! A luz do filtro de parrticulas nunca me acendeu!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
                                    Todos os dieseis têm isso? O c3 1.4 hdi terá FAP?
                                    Não tem. Os motores 1.4 HDI não têm FAP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também tive um 1.6 HDi e nunca me apercebi de qualquer regeneração da FAP...

                                      Mas sei que nos CDTi acende uma luz no painel de instrumentos e não se deve desligar o motor...

                                      Deve variar de marca para marca, não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas companheiros



                                        Gostaria de solicitar a vossa ajuda no sentido de recolher o maximo de testemunhos e experiencias neste caso especifico de falhas no sistema DPF / FAP dos nossos veiculos.

                                        Eu sou mais um de comprou um veiculo (Chevrolet Captiva) novo á 3 anos atrás e neste momento estando com 50 000 Km já fiz 5 mudas de Óleo, igual numero de filtros de óleo e continuando o veiculo a fazer constantes regenerações através do filtro de particulas de 100 em 100 km e por vezes menos, a marca ( Chevrolet ) continua a fazer referencia que isto é um sintoma "normal", no qual implica fazer kilometros com o carro em andamento até o processo de regeneração estar completo, fazendo com que me obrigue a gastar tempo, gasóleo e constantes manutenções na viatura.



                                        Já escalei o problema para a Chevrolet Portugal e já fiz uma queixa na DECO, no entanto e como tenho um advogado a tratar do problema necessito de recolher o máximo possível de testemunhos de pessoas que se queixam desta tecnologia que é benéfica para o ambiente mas péssima para o consumidor final.



                                        Se tiverem disponibilidade gostaria que entrassem em contacto comigo:



                                        e-mail / msn: Fredy100@hotmail.com



                                        Cumprimentos



                                        Nuno Gonçalves

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como diria o meu pai: ...essas modernices!!! Adiante: o meu sogro tem um Cruze. Para já não se passa nada. Se acontecer o mesmo problema terei todo o gosto em te ajudar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa Noite!
                                            O carro de uma amiga minha, uma Golf Variant 1.9 TDI com 100.000 Km hoje a meio de uma viagem acendeu a luz de avaria no FAP e não voltou a apagar! Alguém passou por algo semelhante? O FAP avariou ou é preciso mudar o óleo precocemente?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rpva Ver Post
                                              O meu carro leon 1.9 FAP e nunca senti o carro a regenerar a fap!!! a verdade é que nunca faz fumo o carro!!! A luz do filtro de parrticulas nunca me acendeu!!!
                                              O meu leon tambem nunca acendeu a dita cuja. MAs o antigo dono dizia que acendia por vezes, e dizia para ler o manual que la explicava.

                                              Mas ja fiz 8 mil kms nele e nada!!! Penso que os carros novos querem é açooo1

                                              Comentário


                                                #24
                                                E carros a vir de Espanha de reboque porque o gasóleo deles é rasca e entope e os carros não regeneram?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não há carros a diesel em Espanha?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Não há carros a diesel em Espanha?
                                                    Estamos a falar de carros Portugueses e de pessoas Portuguesas, se calhar foi falha minha não o mencionar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então estás a dizer que os carros a diesel com FAP em Espanha são diferentes, certo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Então estás a dizer que os carros a diesel com FAP em Espanha são diferentes, certo?
                                                        Ler em bom Português de cima para baixo e da esquerda para a direita

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o parque automóvel português irá sofrer bastante com estes filtros de partículas dentro em breve, quando as pessoas começarem a perceber a borrada que fizeram ao comprar "Diesel" com filtro de particulas associado.

                                                          Os elevados custos de manutençao do mesmo, e a inconstante fiabilidade dos mesmos acabarão por falar mais alto.

                                                          é por isso que em carros usados de futuro o mercado de gasolina vai recuperar bastante.

                                                          até lá... é como o gif abaixo... sempre a encravar!

                                                          Editado pela última vez por apollobcl; 12 July 2011, 20:51.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por apollobcl Ver Post
                                                            o parque automóvel português irá sofrer bastante com estes filtros de partículas dentro em breve, quando as pessoas começarem a perceber a borrada que fizeram ao comprar "Diesel" com filtro de particulas associado.

                                                            Os elevados custos de manutençao do mesmo, e a inconstante fiabilidade dos mesmos acabarão por falar mais alto.

                                                            é por isso que em carros usados de futuro o mercado de gasolina vai recuperar bastante.

                                                            até lá... é como o gif abaixo... sempre a encravar!


                                                            O FAP só é (será) problema para quem não sabe no que se mete...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X