Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dicas para manter bateria recarregada em automóvel que anda pouco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dicas para manter bateria recarregada em automóvel que anda pouco

    Normalmente ando apenas ao fim de semana e esporadicamente de semana no meu carro.

    Acontece que normalmente a bateria não aguenta a semana toda, tendo de dar um encosto com o recarregador de baterias para pegar

    De vez em quando ainda me lembro de ir colocar o carro a trabalhar e deixa-lo estar durante uns 10m ao relanti, mas parece que não é o suficiente

    Sei que o ideal era desligar mesmo a bateria mas não o pretendo fazer pois pretendo manter o alarme ligado (provavelmente uma das causas de descarregar a bateria). Até porque cada vez que desligasse/ligasse a bateria teria de andar a desligar o sistema de alarme, o que não é muito prático

    Algumas dicas?

    E média, quantos km necessita um carro andar para recarregar completamente a bateria? A bateria é de 42mAh (o que provavelmente também não ajuda muito, mas foi a que se arranjou na altura em que a antiga deu o berro)

    #2
    Que idade tem a bateria? O alternador está saudável? E haverá algum curto que te consome a bateria?

    Comentário


      #3
      Meter velas de Iridium q consomem menos energia

      Comentário


        #4
        A bateria é relativamente nova, tem cerca de 3/4 meses e quando ando frequentemente com o carro não há problema algum, portanto presumo que o alternador deve recarregar a bateria. Mas se o deixar por exemplo uma semana parado, a bateria já não aguenta o arranque. Eu presumo que o que gastará mais será mesmo o alarme activo, mas não me convém muito deixa-lo desligado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
          Meter velas de Iridium q consomem menos energia
          Num carro parado esta medida vai ajudar, certamente!

          Comentário


            #6
            Verifica se as luzes interiores e da mala ficam realmente apagadas !


            E podes sempre desligar um borne da bateria, não é garantido que a bateria dure mais mas ao menos descarrega-se mais lentamente...

            Comentário


              #7
              O ideal seria mesmo não desligar a bateria porque não quero desligar o alarme.

              Quantos km em média são necessários para uma recarregamento de uma bateria? Ou pelo menos para dar uma carga razoável?

              É que os 5/10 minutos que de vez em quando coloco o carro a trabalhar, não ajuda muito. Tenho a sensação que a carga que ela recebe durante esse tempo não chega sequer para o que ela gastou a coloca-lo a trabalhar

              Comentário


                #8
                Em primeiro lugar ao ralenti não carregas a bateria, tens de acelerar até às 2000 e tal quase 3000 rotações para que o alternador começa a fornecer energia. Fazes isso durante uns minutos ou então dás uma volta com o carro que é capaz de ser mais prático (e rápido também).

                Em segundo lugar essa bateria já era. Descarregar uma vez já praticamente mata uma bateria por isso se essa já descarregou várias vezes, é para trocar.

                Em terceiro lugar tens duas hipóteses para resolveres o teu problema: desligas o borne negativo e voltas a ligar quando queres arrancar (tens de ver se ele assim ainda tem energia para pegar) ou então compras um carregador de baterias que ligas à mesma quando encostares o carro.

                Abraço.

                Comentário


                  #9
                  ao ralenti não carregas, mas 3000 rpm, também não são precisas. deixa o carro trabalhar uns minutos a 1500 rpm, os kms para voltar a carregar dependem de muita coisa, mas podes-te convencer que com a chegada do frio essa bateria vai morrer, depois dessas cargas e descargas que levou. é que quando uma bateria se descarrega deve ser carregada com uma carga lenta, o que não acontece quando essa carga é feita pelo alternador. cada vez que fica descarregada e volta a carregar com o trabalhar do motor é mais um passo para a inutilização da bateria. se andasses com o carro todos os dias, ainda se aguentaria uns tempos, pois não tinha tempo de se descarregar, mas assim pouco mais tempo te vai durar.

                  Comentário


                    #10
                    Uma bateria com 4 meses não se aguenta ao fim duma semana?

                    Vê lá se o alarme não está a consumir mais energia que o normal... ou então a própria bateria tem algum defeito.

                    A bateria do meu Clio tá com 5 anos e meio. Também só ando com ele ao fim de semana, e durante a semana fica na rua com o alarme ligado. Até hoje nunca tive problemas relacionas com falta de carga de bateria.

                    Comentário


                      #11
                      ......
                      Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 15:48.

                      Comentário


                        #12
                        como podem dizer que em ponto morto o alternador nao carrega a bateria???? eu fico incrédulo com isto.....

                        trabalho uma Bosh Car Service, faço trabalhos de manutenção da infrastrutura e equipamentos.... e vejo regularmente os electricistas mecanicos a utilizarem 1 aparelho ligado aos bornes da bateria verificando COM O MOTOR LIGADO E EM PONTO MORTO se o alternador está ou não a fornecer energia.....

                        se esta situação não é regular em todos os automóveis é 1 coisa....
                        mas indicar que não carrega no geral... é muito errado....

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                          Normalmente ando apenas ao fim de semana e esporadicamente de semana no meu carro.

                          Acontece que normalmente a bateria não aguenta a semana toda, tendo de dar um encosto com o recarregador de baterias para pegar

                          De vez em quando ainda me lembro de ir colocar o carro a trabalhar e deixa-lo estar durante uns 10m ao relanti, mas parece que não é o suficiente

                          Sei que o ideal era desligar mesmo a bateria mas não o pretendo fazer pois pretendo manter o alarme ligado (provavelmente uma das causas de descarregar a bateria). Até porque cada vez que desligasse/ligasse a bateria teria de andar a desligar o sistema de alarme, o que não é muito prático

                          Algumas dicas?

                          E média, quantos km necessita um carro andar para recarregar completamente a bateria? A bateria é de 42mAh (o que provavelmente também não ajuda muito, mas foi a que se arranjou na altura em que a antiga deu o berro)
                          Eu uso isto

                          http://www.porsche.com/international...hideintro=true

                          Comentário


                            #14
                            Desta vez, parei o carro terça à noite, após fazer cerca de 30km, e hoje já não tinha carga praticamente nenhuma. O motor de arranque nem mexia. Cerca de 3 dias e meio.

                            Foi feito um teste e o alternador está a 100% e não existem consumos fora do normal. Portanto só pode ser uma de duas coisas. Ou a bateria que efectivamente se estraga devido a estar frequentemente parado ou o consumo do alarme que é excessivo e em 3/4 dias suga a bateria toda.

                            Agora só mesmo comparando o consumo com o alarme desligado/ligado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              Desta vez, parei o carro terça à noite, após fazer cerca de 30km, e hoje já não tinha carga praticamente nenhuma. O motor de arranque nem mexia. Cerca de 3 dias e meio.

                              Foi feito um teste e o alternador está a 100% e não existem consumos fora do normal. Portanto só pode ser uma de duas coisas. Ou a bateria que efectivamente se estraga devido a estar frequentemente parado ou o consumo do alarme que é excessivo e em 3/4 dias suga a bateria toda.

                              Agora só mesmo comparando o consumo com o alarme desligado/ligado
                              Ou uma passagem à massa que te leva a carga toda. Tinha um problema do género num E30, tinha que lhe desligar o borne porque algures havia uma passagem à massa.

                              Levei a um electricista e ele lá encontrou o problema, ficou resolvido e já não precisei de andar a desligar bornes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
                                como podem dizer que em ponto morto o alternador nao carrega a bateria???? eu fico incrédulo com isto.....

                                trabalho uma Bosh Car Service, faço trabalhos de manutenção da infrastrutura e equipamentos.... e vejo regularmente os electricistas mecanicos a utilizarem 1 aparelho ligado aos bornes da bateria verificando COM O MOTOR LIGADO E EM PONTO MORTO se o alternador está ou não a fornecer energia.....

                                se esta situação não é regular em todos os automóveis é 1 coisa....
                                mas indicar que não carrega no geral... é muito errado....

                                Cumprimentos
                                Claro que carrega. Às vezes vejo com cada coisa...

                                A quem diz que não carrega, vejam com um multímetro qual a voltagem da bateria com o carro desligado e depois ligado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                  Desta vez, parei o carro terça à noite, após fazer cerca de 30km, e hoje já não tinha carga praticamente nenhuma. O motor de arranque nem mexia. Cerca de 3 dias e meio.

                                  Foi feito um teste e o alternador está a 100% e não existem consumos fora do normal. Portanto só pode ser uma de duas coisas. Ou a bateria que efectivamente se estraga devido a estar frequentemente parado ou o consumo do alarme que é excessivo e em 3/4 dias suga a bateria toda.

                                  Agora só mesmo comparando o consumo com o alarme desligado/ligado
                                  Eu sei o que estás a passar porque passei pelo mesmo.

                                  Por um lado, muitos Hondas têm baterias muito pequenas, que funcionam lindamente quando andam todos os dias, mas que se dão mal quando ficam paradas muito tempo e com frequência.
                                  Não sei se o teu é assim, mas o meu civic e o Accord que tinha eram.
                                  Ambos ficaram inúmeras vezes sem bateria na garagem.
                                  Já agora, ambos ficavam com o alarme desligado.

                                  O problema é este:
                                  Tu deixas o carro ficar com pouca bateria. Depois chegas, sugas quase a carga toda para meter a trabalhar e fazes 30 kms.

                                  Aparentemente parece que ela até fica com uma carga decente, mas na realidade mesmo que andes em cidade e faças uma média de 40 km/h, tu não chegaste a dar uma carga boa a uma bateria que estava quase seca. Ou seja, nem uma hora de carga lhe deste (se fores mais depressa ainda menos tempo estás a carregar).

                                  Ou seja, andas sempre entre o quase seco e o ter um bocadinho de carga.

                                  O que deves fazer é carregar (com um carregador) a bateria ao máximo com alguma frequência (com o tempo apercebes-te de quanto tempo será). Por um lado, uma bateria com pouca carga vai durar muito menos, e por outro vai acabar mais depressa.

                                  O alarme estará a ajudar, como é lógico, mas nenhum dos meus hondas se aguentava mais de 15 dias com carga parado na garagem com alarme desligado, e não tinham problema nenhum. No civic houve mesmo uma bateria que ao fim de 2 anos foi para o lixo.

                                  Ou seja, se ele está parado, dá-lhe cargas boas com uma determinada frequência. Se ele tiver uma bateria como os meus hondas, dificilmente te safas de outra forma.


                                  Já agora, eu sei que os manuais dizem para não fazer isto, mas eu sempre carreguei as baterias com os bornes ligados e nunca tive problemas.
                                  Editado pela última vez por rca33; 01 November 2008, 18:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca tive tal problema com nenhum dos meus Honda/Rover com motor nipónico.

                                    Posso dar-vos o exemplo da minha bateria anterior, que durou até ao último mês de Agosto. Era uma bateria que devia ter cerca de 5 anos, com validade até 2007, segundo indicava.

                                    Entre Abril e Junho o carro esteve em garagem o tempo todo, excluindo ao fim-de-semana, que o colocava na rua para dar lugar ao Accord. Basicamente, ligava o carro, e fazia menos de 1 km, estacionava.... repetia o processo no Domingo.

                                    Quanto a alarmes, penso que uma ou outra vez apenas o deixei com o sensor volumétrico desligado mas, na pior das hipóteses, tinha sempre o imobilizador e o sensor perimétrico a funcionar.

                                    De referir que as de origem são de 47Ah, ainda que eu tenha comprado o carro com uma de 50Ah. E a intenção é manter os 50Ah, sendo que coloquei a da foto que se segue. Diga-se que se tem portado muito bem... por 2 vezes nos últimos tempos cheguei ao carro e tinha o rádio a tocar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Caso a tua bateria seja dessas, já verificaste o nivel do liquido da bateria?

                                      Nao podera ser isso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas,

                                        Sei que existe um aparelho usado nas motas que se liga por uma pequena ficha que serve para manter a bateria com a carga normal quando está parada muito tempo. Apenas tem que ser ligado á corrente eléctrica. Penso que custa á volta dos 60€.

                                        De qualquer modo, se a bateria tem poucos meses, tem garantia. É ires reclamar a garantia, que ela tem que ser trocada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                          Desta vez, parei o carro terça à noite, após fazer cerca de 30km, e hoje já não tinha carga praticamente nenhuma. O motor de arranque nem mexia. Cerca de 3 dias e meio.

                                          Foi feito um teste e o alternador está a 100% e não existem consumos fora do normal. Portanto só pode ser uma de duas coisas. Ou a bateria que efectivamente se estraga devido a estar frequentemente parado ou o consumo do alarme que é excessivo e em 3/4 dias suga a bateria toda.

                                          Agora só mesmo comparando o consumo com o alarme desligado/ligado
                                          a única forma é teres um bateria dedicada para o alarme, mas a instalação fica cara.

                                          o melhor mesmo é desligar a bateria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando encostei o Renault 19, bastava fazer 20km a andar normalmente que ficava pronta para mais uma semana.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por e-bLaSe Ver Post
                                              Quando encostei o Renault 19, bastava fazer 20km a andar normalmente que ficava pronta para mais uma semana.
                                              Nos meus hondas isso não acontecia / acontece.

                                              Se ficar próximo de não ter carga, precisa de uma carga a sério para se aguentar bastante tempo parado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desde já obrigado pelas dicas

                                                Hoje levou uma boa carga com o carregador de baterias da Tudor. Esteve umas 5h/6h à carga. Não sei se deveria ter ficado mais tempo, mas o indicador do carregador chegou ao 1 e parece que dali não passava. Mas já nas outras baterias cá de casa acontece o mesmo.. Não sei até que ponto deveria encostar no 0 ou não.

                                                Se se continuar a verificar a rápida descarga, vou a um electricista para ver em tempo real o consumo para ficar com uma ideia se haverá algo a consumir muito. Se tal não acontecer, vou accionar a garantia da bateria. Em principio não deverá haver problema.. Já falei com a pessoa responsável e disse-me que se continuar a acontecer mesmo após a carga completa para lá ir troca-la

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Num carro parado esta medida vai ajudar, certamente!
                                                  Lê outra vez o tópico. O autor disse que o carro anda pouco nao disse que está parado. Raio da mania da deturpacao

                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Em primeiro lugar ao ralenti não carregas a bateria, tens de acelerar até às 2000 e tal quase 3000 rotações para que o alternador começa a fornecer energia.
                                                  E isto também nao é verdade. No meu carro as luzes tanto do visor como do relogio ficam mais fortes simplesmente de pôr o carro a trabalhar mesmo ao ralenti

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                                    (...)
                                                    E isto também nao é verdade. No meu carro as luzes tanto do visor como do relogio ficam mais fortes simplesmente de pôr o carro a trabalhar mesmo ao ralenti
                                                    Mas isso não quer dizer que a bateria esteja a receber carga, porque o que está a fornecer energia é o alternador e não a bateria, daí os ~14v com o motor a trabalhar e os ~12v com o motor desligado.

                                                    Dependendo da carga eléctrica do automóvel e respectivo alternador é possível que a um regime baixo de rotações (ralenti por ex.) não exista carga para a bateria.

                                                    Por exemplo o alternador do meu carro dá 65A às 3000rpm, um Civic tipo o do DoubleM101 tem um alternador que dá 38A às 2000rpm. Se às 2000rpm existir um consumo de 38A não existe carga para a bateria.
                                                    Editado pela última vez por eduardomaio; 12 November 2008, 03:36.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nem por acaso ando a pensar comprar um battery quick disconnect. Ajuda?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A bateria tem meia dúzia de meses, poderia considerar-se nova, mas as consecutivas cargas e descargas já devem ter acabado com ela.

                                                        Possivelmente, agora mesmo que receba carga tota,l já não a consegue manter.

                                                        A visita a um electricista competente será a melhor solução, pois o que se passa não é normal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vê isto: http://www.ctek.com/PT/Buy-Charger.aspx?charger=mxs3600

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                                                            É uma boa opção, tem como objectivo manter a carga da bateria estável por longos periodos sem que seja necessário a sua desconexão.

                                                            A bateria se ficar conectada ao veiculo irá inevitavelmente ter um consumo residual. O desgaste permaturo da bateria é derivado às elevadas reacções quimicas que as baterias são sujeitas quando estimuladas ao fim de um longo periodo de inactividade. Este é um dos problemas tipicos dos classicos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X