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Saxo 1.1i - Suspensão/Embraiagem

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    Saxo 1.1i - Suspensão/Embraiagem

    Ola malta

    Espero que me possam ajudar a esclarecer umas duvidas (existenciais??)

    Ora bem, tenho o meu Saxo 1.1i de 1999 com 145 000 Km. Tem sido bem estimado. Eu sou um gajo tranquilo a conduzir (conduzo para o consumo ) e gostaria de saber quais sao os primeiros sinais/sintomas de que a suspensão/amortecedores (nunca percebi bem a diferença ) estao num estado de desgaste que precisem de troca.

    Assim como gostaria de saber de que forma vou saber/sentir quando será altura de trocar a embraiagem.

    De referir que tanto a suspensão como a embraiagem sao de origem.

    Agradeço a vossa ajuda a este "cromo" que pouco percebe disto!

    Cumprimentos!

    #2
    Pessoal, alguem me pode dar umas dicas?

    Comentário


      #3
      Alo malta!

      Comentário


        #4
        Para os amortecedores há dois metodos, o muito pouco cientifico e o outro.

        O muito pouco cientifico é pores o teu peso sobre um dos lados do carro e largares. se ele voltar ao sitio e não mexer mais, está bom. O outro é ires a uma oficina que tenha um banco de ensaio de amortecedores, pagares e fazes um teste.

        Quanto á embraiagem, se não custa a engatar as mudanças e não patina (sentir o motor a puxar e o carro não andar) tá boa, se não, muda!

        Comentário


          #5
          A embraiagem normalmente quando está a dar as últimas normalmente as velocidades começam a ter dificuldade em entrar. Outro sintoma é quando a embraiagem começa a patinar, ou seja, ouves o motor a desenvolver mas a não conseguir comunicar a força para as rodas.
          A suspensão é o conjunto de mola+amortecedor. As molas em principio duram a vida toda de um carro. Já os amortecedores é necessário trocá-los ao fim de algum tempo dependendo do tipo de ruas que se percorre. Os sintomas de amortecedores em más condições resumem-se à diminuição do conforto (vulgar pancada seca), o balancear do carro (tipo barco) e a dificuldade de controlar o carro em situações mais extremas como por ex. uma travagem forte.
          Com esses quilómetros quer os amortecedores quer a embraiagem já deverão ter tido dias melhores, mas só tu é que poderás avaliar a condição do carro.

          Cumprimentos

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            #6
            Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
            Para os amortecedores há dois metodos, o muito pouco cientifico e o outro.

            O muito pouco cientifico é pores o teu peso sobre um dos lados do carro e largares. se ele voltar ao sitio e não mexer mais, está bom. O outro é ires a uma oficina que tenha um banco de ensaio de amortecedores, pagares e fazes um teste.

            Quanto á embraiagem, se não custa a engatar as mudanças e não patina (sentir o motor a puxar e o carro não andar) tá boa, se não, muda!
            Quanto aos amortecedores, vou experimentar o metodo pouco cientifico.

            Em relação ao verdadeiro metodo cientifico será semelhante ao teste que é efectuado na Inspecção? Se assim for, nunca tive problema...

            Thanks

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
              A embraiagem normalmente quando está a dar as últimas normalmente as velocidades começam a ter dificuldade em entrar. Outro sintoma é quando a embraiagem começa a patinar, ou seja, ouves o motor a desenvolver mas a não conseguir comunicar a força para as rodas.
              A suspensão é o conjunto de mola+amortecedor. As molas em principio duram a vida toda de um carro. Já os amortecedores é necessário trocá-los ao fim de algum tempo dependendo do tipo de ruas que se percorre. Os sintomas de amortecedores em más condições resumem-se à diminuição do conforto (vulgar pancada seca), o balancear do carro (tipo barco) e a dificuldade de controlar o carro em situações mais extremas como por ex. uma travagem forte.
              Com esses quilómetros quer os amortecedores quer a embraiagem já deverão ter tido dias melhores, mas só tu é que poderás avaliar a condição do carro.

              Cumprimentos
              Relativamente à embraiagem, ainda nao sinto qualquer dificuldade...

              Obrigado pela explicaçao sobre suspensao/amortecedor. O que mais noto é uma diminuiçao de conforto... Tal como referiste, as pancadas secas sentem-se bastante...

              Comentário


                #8
                Pessoal reavivo este topico pois vou trocar alguns componentes do meu Bólide, e gostaria de obter a vossa ajuda/opiniao:

                Saxo 1.1i de 99

                -Amortecedores? (marcas, caracteristicas, preços)

                -Embraiagem? (marcas, preços)

                Em relação à troca dos amortecedores, é aconselhada a troca das molas?

                Desde já obrigado pela ajuda

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