Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tirar o FAP ! Como o fazer sem problemas....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tirar o FAP ! Como o fazer sem problemas....

    Esta ideia é antiga mas agora que está-se a aproximar a manutenção do FAP estou a pensar nisso mais sériamente.

    1º - Agradeço que só respondam ao topico e não venham com moralismos ambientalistas, pois o o meu peugeot 307 1.6 Hdi 110cv, tamém existem SEM FAP e polui muito menos que a grande maioria de banheiras velhas a diesel importadas da alemanha.

    Como todos sabem o FAP só da problemas e poucos beneficios, pois o carro também tem catalizador e penso que este é suficiente para "ser amigo do ambiente".

    Problemas como:

    - Pagar 600 euros para fazer a sua manutenção aos 120mil km na peugeot.
    - Aumentar bastante o consumo (tenho comparação de um carro exactamente igual ao meu sem FAP e consome menos 0,5 litros em media do que o meu).
    - Problema de as ventoinhas estarem constantemente a disparar, esta brincadeira já me fez comprar uma bateria logo mal acabou a garantia.
    - Perca de potencia, as diferença são ainda notorias, pois o motor sem fap é bem mais "solto".

    Por todos este motivos estou decidido em retirar o dito cujo.

    Na peugeot foi-me dito que isso era muito complicado por causa dos sensores, e que iria ter montes de luzes acessas de aviso e que até que o carro poderia nem funcionar devido a acusar anomalia anti poluição.


    Alguém já fez tal operação ou conheçe quem tenha feito?

    Queria saber locais e preços se possivél.

    #2
    Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
    Na peugeot foi-me dito que isso era muito complicado por causa dos sensores, e que iria ter montes de luzes acessas de aviso e que até que o carro poderia nem funcionar devido a acusar anomalia anti poluição.
    Está tudo dito

    Os gases são monotorizados pelos sensores e pela centralina constantemente.
    Ao retirar a FAP, são detectados valores incorrectos, o que faz com que o carro entre em Safe Mode, podendo até causar a sua imobilização.

    Comentário


      #3
      Vai a casas onde façam repros.Acho que já há hdi 1.6 "desFAPilizados".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
        Vai a casas onde façam repros.Acho que já há hdi 1.6 "desFAPilizados".
        Há, e um eles na casa dos 200cvs.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por underground Ver Post
          Há, e um eles na casa dos 200cvs.
          É bem,não sabia disso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por underground Ver Post
            Há, e um eles na casa dos 200cvs.
            Isso não deve ser só electrónica.

            É um aumento para aí de 90%...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Isso não deve ser só electrónica.

              É um aumento para aí de 90%...

              Claro,só com electrónica era para calcar e partir,se chegasse lá.Já tem hardware de certeza

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Isso não deve ser só electrónica.

                É um aumento para aí de 90%...
                Tem IC, injectores, Turbo, embriagem GBS, linha directa e mais umas coisas que agora não tenho em mente.

                Comentário


                  #9
                  Coloquei este Post porque já li pela internet que já houve quem fizesse esta operação.

                  O meu objectivo não é aumentar potencia, até porque já o fiz em cerca de 20%, tendo como objectivo o melhoramento do consumo.

                  Não quero andar a mexer mais no carro para subir CV, pois a potencia que tem chega e sobra.

                  Quero retirar o FAP por todos os problemas mencionados antes.

                  Os da peugeot dizem que não da para tirar pois tem interesse em ganhar os €€€ da manutenção.

                  Queria mesmo saber se anda aqui alguém pelo forum com dados mais concretos.....

                  Locais de confiança, preços e eventuais problemas que surgiram...

                  Comentário


                    #10
                    Para conseguires remover a FAP e não causar erros tens de reprogramar a centralina,o que não quer dizer que vás aumentar a potência.Apenas têm de te mexer para que os sensores deixem de produzir erros.Se já fizeste repro leva-o onde a fizeste porque,se forem bons chispadeiros,conseguem fazer-te isso.Que eu saiba é a única maneira.

                    Comentário


                      #11
                      http://www.peugeotclubeportugal.com

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por underground Ver Post
                        Tem IC, injectores, Turbo, embriagem GBS, linha directa e mais umas coisas que agora não tenho em mente.
                        Com o dinheiro que já gastou nisso tudo, tinha comprado um carro decente

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
                          O meu objectivo não é aumentar potencia, até porque já o fiz em cerca de 20%, tendo como objectivo o melhoramento do consumo.
                          Se esse aumento de 20% foi feito através de uma reprogramação, basta pedires a quem fez o trabalho que reprograme também os valores do FAP, de forma a que o possas retirar.

                          E podes contactar uma casa para fazer SÓ esse serviço, mas provavelmente pagarás o mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Com o dinheiro que já gastou nisso tudo, tinha comprado um carro decente
                            É verdade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
                              Coloquei este Post porque já li pela internet que já houve quem fizesse esta operação.

                              eu já retirei o FAP do meu 2.0tdi pd170 e não é preciso reprogramar centralina.

                              deves de ter tal como eu, 3 sensores e esses 3 sensores têm de continuar a existir.

                              o segredo da eliminação do fap passa pela posição dos sensores na nova linha de escape que vais ter de refazer desde o colector (falange inclusivé) até ao flexivel.

                              há que ter muitos cuidados com os diametros dos tubos porque há carros que não se dão bem com o eliminar das backpressures.

                              sei de casos de sucesso e tambem sei de casos de insucesso constante na tentiva erro de desoldar e voltar a soldar.

                              na zona de "lisboa" só tenho confiança numa casa de escapes.

                              info por pm.

                              Comentário


                                #16
                                Bem, sei que noutras marcas costumam fazer uma coisa muito simples: reprogramam a centralina para a versão sem FAP.

                                Sendo o motor exactamente o mesmo e existindo uma versão sem esse filtro, acho que será o caminho mais simples, além de possivelmente se ter de reordenar a posição dos sensores tal como na versão sem FAP.

                                O melhor é falares com alguém responsável desse ou de outro concessionário pois eles têm acesso a muita informação, inclusivé ao mapa sem FAP e à posição dos sensores.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiago_maia Ver Post
                                  Ia-te sugerir isto mesmo.

                                  Eu sei quem já a tirou e o carro continua a andar sem problemas. Qt ás luzinhas todas acessas, os "tecnicos" da Peugeot que se limitem a mudar oleos filtros e pastilhas que é o que sabem fazer. Quando lhes aparece algo mais complicado é o granel completo!!!

                                  Já agora a minha 307 Sw era FAPless (sem FAP) numa altura em que ja saiam de Fábrica todas com FAP. Mas graças a uma ruptura de stocks sairam algumas em finais de 2005 sem FAP!!! Logo o mais importante é a produção. O ambiente aguenta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Bem, sei que noutras marcas costumam fazer uma coisa muito simples: reprogramam a centralina para a versão sem FAP.

                                    Sendo o motor exactamente o mesmo e existindo uma versão sem esse filtro, acho que será o caminho mais simples, além de possivelmente se ter de reordenar a posição dos sensores tal como na versão sem FAP.

                                    O melhor é falares com alguém responsável desse ou de outro concessionário pois eles têm acesso a muita informação, inclusivé ao mapa sem FAP e à posição dos sensores.
                                    A ideia tem lógica...

                                    Mas eu acho que dentro da centralina há mais que um mapa... O que o pessoal mexe é na gestão de combustível(injecção)/turbo/etc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                      A ideia tem lógica...

                                      Mas eu acho que dentro da centralina há mais que um mapa... O que o pessoal mexe é na gestão de combustível(injecção)/turbo/etc.
                                      Quem sabe,mexe em tudo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto a reprogramação foi feita na Guarda e quem fez o trabalho não é nenhum genio.

                                        Mas na altura analisei e para o que pretendia (melhorar consumos) serviu perfeitamente, pois foi uma reprogramação muito suave.

                                        Penso que o que foi feito foi retirar o mapa original da centralina e enviarem para uma casa que trabalha em conjunto, receberam o ficheiro por mail ja alterado e foi só carregar na centralina com o pc portatil.

                                        Eu assisti a tudo e não vi grande arte no trabalho feito, o certo é que não deu problemas.

                                        Mas não sei se tem capaciade para retirar o FAP e mexer na centralina ara retirar os tais erros de sensores.

                                        Casa de escapes.... Ainda não tinha pensado nisso, e realmente tem alguma logica visto ter de se preencher o espaço que vai sobrar entre o catalizador e o colector.

                                        Fou registar-me no clube pegueot, ainda nã o fiz antes pois tenho encontrado tudo o que presciso aqui no forum.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Com o dinheiro que já gastou nisso tudo, tinha comprado um carro decente

                                          Eu já o conduzi uma vez e bem... não é um carro onde eu me sinta propriamente bem, mas está muito engraçado de se usar e a segurança que ele transmite numa ultrapassagem é muito interessante.

                                          Se fazia aquilo a um 307? Não..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém sabe de alguma casa na região da Madeira que retire FAP's??
                                            Obrigado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na Madeira vais ao parque industrial da Cancela, a CRAM, viras para o Elefante Azul, e desces logo na primeira a direita, depois é na primeira a esquerda ao lado da Cor Madeira ((Spies Hecker)e em frente á Menapeças ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais um sitio onde se pode retirar o FAP.

                                                Eliminar Filtro de Partículas de forma definitiva, eficaz e acessível | FAPoff - Desactivação Filtro de Particulas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Apenas não falam das IPO...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                    Na Madeira vais ao parque industrial da Cancela, a CRAM, viras para o Elefante Azul, e desces logo na primeira a direita, depois é na primeira a esquerda ao lado da Cor Madeira ((Spies Hecker)e em frente á Menapeças ;)
                                                    Obrigado, vou dar um salto lá a ver.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                      Apenas não falam das IPO...
                                                      Na verdade até falam...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Até falam que os veículos matriculados após setembro 2009, são obrigados a cumprir a norma Euro5, retirando o FAP eventualmente poderão deixar de cumprir...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não tinha visto.
                                                          Sendo assim para viaturas pós 2009 não é aconselhável de fazer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda não está nada legislado, no entanto corres o risco de gastar dinheiro a retirar o FAP e depois gastar uns cobres valentes a colocar um FAP novo ou usado se sair legislação para que se verifique na IPO o cumprimento da norma Euro5, é um risco...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X