Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Galaxy 1.9 TDi 130cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Galaxy 1.9 TDi 130cv

    Boas adquiri recentemente uma ford galaxy 1.9tdi (motor vw) de 2002 e por vezes o motor de arranque tem de rodar mais do que o normal para ela pegar, hoje descubri que se deixar apagar as luzes todas ela demora mais a pegar se ligar logo mal a luz de pre aquecimento apagar ela pega logo, mas tambem reparei que a luz de pré aquecimento está pouco tempo acesa, tanto a frio como a quente ela acende mais ou menos 1 segundo.
    Alguem que percebe de TDi's sabe como afinar a vela de pré aquecimento para estar mais tempo acesa??

    agradecia resposta

    cumprimentos

    #2
    agora vi o topico em baixo da A4 e será que pode ser da bateria?
    É o meu primeiro TDi, e percebo pouco de TDi's... Alguem me pode ajudar?

    Comentário


      #3
      Boas hoje aconteceu me um problema grave...

      Quando liguei a carrinha passados 5 seg mais ou menos ela apita e acende me uma luz vermelha com o simbolo da temperatura, a carrinha estava fria... comprei-a usada e não trouxe o manual de instruções, que significa este simbolo?
      eu tirei a tampa do motor e apertei o tubo que vem do radiador para o motor, arranquei o motor e já não fez mais isso. A carrinha está nova, mas o que me aconteceu hoje e a questão das velas é que me esta a deixar "lixado", o motor é um PD130...

      agradecia ajuda

      cumps

      Comentário


        #4
        Podiam-me ajudar???
        Ninguem percebe de motores vw PD130??

        Era mesmo importante uma ajuda da vossa parte...

        Comentário


          #5
          ??????

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por water_cool Ver Post
            agora vi o topico em baixo da A4 e será que pode ser da bateria?
            É o meu primeiro TDi, e percebo pouco de TDi's... Alguem me pode ajudar?
            será que ninguem me ajuda?? num forum tao completo como este? se nao tenho ajuda aqui neste forum em que forum vou ter??

            cumps

            Comentário


              #7
              Pá, tem calma que alguém há de aparecer cm uma resposta. Se continuas assim ainda considero isso como spam!!

              Comentário


                #8
                Pois mas como existe pessoas que percebem de TDi's acho algo estranho porque coloquei um post no sábado e ele foi descendo e descendo e não tendo respostas.
                O painel da TDi é praticamente igual ao dos golfs e a4's e etc, acho que alguem sabe que sinal é este...

                mas de qq forma obrigado na mesma pela "simpatia"...

                Comentário


                  #9
                  Não consegues 1 manual na net?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Não consegues 1 manual na net?
                    Já tentei mas não encontro, aquilo parou mas tou com receio qe amanha aconteça o mesmo... a carrinha esta nova, so teve um registo e nunca teve nenhum toque, de interiores mt bom msm td em couro e nada estragado, so que prontos á sempre alguma coisa que não esta bem. Mas qem tiver carros vw/audi de certeza que sabe o qe significa aqele simbolo...

                    de qualquer forma obrigado...

                    cumps

                    Comentário


                      #11
                      Fica aqui a ajuda que posso dar.

                      Segundo o manual de uma Sharan PD115 no símbolo da temperatura diz:

                      A luz avisadora acende-se durante alguns segundos para um controle funcional, quando se liga a ignição.

                      Se, depois disso, não se apagar ou começar a piscar em andamento, isso significará que a temperatura do líquido de refrigeração está excessivamente elevada ou o seu nível excessivamente baixo. Como advertênsia adicionalmente ouvem-se 3 sinais de aviso acústicos.

                      Pare, desligue o motor e verifique o nivel. Se necessário acrescente liquido de refrigeração.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DaNieL77 Ver Post
                        Fica aqui a ajuda que posso dar.

                        Segundo o manual de uma Sharan PD115 no símbolo da temperatura diz:

                        A luz avisadora acende-se durante alguns segundos para um controle funcional, quando se liga a ignição.

                        Se, depois disso, não se apagar ou começar a piscar em andamento, isso significará que a temperatura do líquido de refrigeração está excessivamente elevada ou o seu nível excessivamente baixo. Como advertênsia adicionalmente ouvem-se 3 sinais de aviso acústicos.

                        Pare, desligue o motor e verifique o nivel. Se necessário acrescente liquido de refrigeração.
                        Muito obrigado...

                        Eu verifiquei o nivel e estava correcto, temperatura nao podia ser porque a carrinha estava fria, de certeza que nao é nada de grave...

                        Se voltar a acontecer eu digo alguma coisa...

                        Agradeco,

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Water_cool, calma

                          A carrinha tá bem e de boa saúde, tem é um sensor meio marado mas que consegues resolver bem em casa

                          Então é assim, resumidamente o vaso de expansão tem duas varetas lá dentro. O que se passa é que com temperaturas muito frias o liquido do radiador deixa de fazer condução de corrente eléctrica (introduzida pelas duas varetas) e para todos os efeitos dá sinal à centralina que não tens água no sistema. Isto só te vai acontecer na primeira vez no dia em que colocares o carro a trabalhar ou se o dia estiver muito frio, após ums horas de estar parado. Se parares e colocares a trabalhar uns minutos depois já não acontece. E porque é que o sensor não mede o sinal? O liquido de origem (G12) e que deve ser sempre o utilizado (não dos manhosos do continente e afins) tem uma componente de "gordura", que serve para lubrificar as partes móveis do sistema de arrefecimento (bomba de água). E com o passar do tempo essa "gordura" aloja-se nas varetas, impedindo a leitura do liquido quando ele tá muito frio.

                          Tens duas soluções: ou compras um vaso de expansão novo ou fazes um pequeno bricolage e resolves o assunto. Eu optei pelo bricolage e em meia hora resolvi o assunto no meu Leon (isto é um problema transversal a muitos modelos do grupo VW).

                          Vou deixar aqui um resumo do bricolage, para quem tenha o mesmo problema:

                          O que eu fiz: desmontei o vaso de expansão (tendo anteriormente retirado o liquido de refrigeração com uma seringa de 100ml para dentro de uma garrafa, e atenção que dentro do vaso estão cerca de 1.5l de liquido). Para desmontar o vaso basta desapertar os dois parafusos que o fixam (um deles está bem visivel, o outro está entre o vaso de expansão e a torre da suspensão, por baixo de uns tubos). Após retirar os parafusos, retira-se o tubo que está na parte superior do vaso e depois de deslocar o vaso do seu sitio, retira-se o tubo que está na parte inferior. Atenção que os tubos podem estar um pouco oxidados e requerem algum cuidado ao retirar, pois o vaso é de plástico.

                          Depois de ter o vaso desmontado, vem a parte da limpeza das varetas do sensor, afinal o que faz com que o sensor dispare... para as limpar, na extremidade de uma chave de parafusos relativamente longa coloquei lixa de ferro de grão não muito abrasivo, e com paciência limpei as duas varetas. Após ter raspado as duas varetas limpei bem o vaso com água corrente (para remover algumas particulas que se tenham soltado durante a limpeza com a lixa) e depois um liquido de limpeza de contactos electrónicos, que ajuda a remover óxidos (Kontackt 60). Repeti esta operação de lixar as varetas outra vez e limpei novamente. Voltei a montar tudo no seu sitio, coloquei o liquido de refrigeração, e depois de dar uma volta com o carro verifiquei novamente o nível.

                          No meu caso, após 1 ano de ter feito a limpeza, e depois de umas manhãs bem frias aqui na zona Centro ainda recentemente, não voltei a ter qualquer beep matinal. A operação que atrás descrevi demora cerca de meia hora, e evita-se comprar um novo vaso de expansão (cerca de 25€).

                          Este é o procedimento no Leon, agora na Galaxy deve ser só adaptar no caso das fixações do depósito.

                          qualquer coisa Pm para mim

                          Comentário


                            #14
                            Muito obrigado LEON FR realmente é do sensor porque hj de manha aconteceu me o mesmo e eu desliguei o motor e abri a tampa do deposito de expansão e deitei o dedo num tubo que vinha de cima (aquilo parecia mesmo um sensor), o que é certo é que nunca mais me acendeu...
                            Õbrigado pela ajuda e irei fazer uma limpeza, qualquer questão (no que eu poder ajudar) tas a vontade, ainda estou a aprender um pouco de TDi's lol mas com o tempo vou ver se me safo, lol

                            Obrigado :-)

                            Abraços

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X