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Mondeo 2.2 175cv - Repro na Ford = PROBLEMAS !

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    Mondeo 2.2 175cv - Repro na Ford = PROBLEMAS !

    Ola pessoal

    Há 1 mes recebi uma carta da Ford pedindo para levar a Mondeo 2.2 ao concessionario para actualizar o software, uma vez que o actual teria um erro ao nivel da informação da autonomia e poderiamos ficar sem combustivel de repente, pensando que ainda teriamos muito..
    Assim fiz. Deixei lá o carro e aproveitei para me tirarem um risco que me tinham feito num dos para choques.
    Disseram-me que este novo software tambem iria resolver o problema dos "esticões" a MUITO baixa rotação.
    Deixei a carrinha e voltei no dia seguinte para a levantar.
    Imediatamente notei que o motor provocava mais vibração que anteriormente. Notava-se ( e nota ) inclusivamente no volante, pedais e manete das mudanças, coisa que antes da reprogramação era completamente imperceptivel. A vibração do motor era completamente abafada. Tambem passou a aguentar menos as mudanças. Ou seja, quando antes poderíamos ir em 4ª a, por exemplo, 60 km/h, agora é impossivel. O carro começa a "tremer" e obriga a trocar de mudança.
    Mesmo a arrancar em 1ª, numa ligeira subida é agora necessario acelerar bem mais.
    Por outro lado a questao dos "esticoes" a baixa rotação ficou resolvida, mas pelos vistos á custa de criarem outro problema bem mais incomodativo.
    Mesmo ao ralenti se nota a vibração exagerada do motor colocando a mao sobre o capot.
    O caricato é que a Ford diz que nao consegue voltar com a programação atrás... mas por outro lado tambem ainda nao conseguiu explicar porque é que isto aconteceu e a forma como o resolver.
    E assim se vai passando o tempo... incrivel isto !

    Alguem tem/teve experiencia semelhante ?

    #2
    Não que tenha tido algum tipo de experiência semelhante mas acho que não deverias deixar passar o tempo, deverias apertar com eles pois não tinhas isso assim antes deles fazerem a reprogramação.

    A propósito, continua a puxar como antes ou notas que as performances estão abaixo do que estavam?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
      Não que tenha tido algum tipo de experiência semelhante mas acho que não deverias deixar passar o tempo, deverias apertar com eles pois não tinhas isso assim antes deles fazerem a reprogramação.

      A propósito, continua a puxar como antes ou notas que as performances estão abaixo do que estavam?

      Noto claramente que as performances estão muito abaixo do que estavam.

      Nao só as recuperações sao mais lentas, como a velocidade maxima nao tem nada a ver com a anterior.

      Comentário


        #4
        Não voltam atrás porque já deram esse carro como reprogramado à marca.

        No entanto se o cliente diz que não ficou bem agora têm de resolver, nem que seja repondo o software original.

        Aperta com eles!

        Comentário


          #5
          Ás tantas tiraram cavalos ao motor

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FACC Ver Post
            Ola pessoal

            Há 1 mes recebi uma carta da Ford pedindo para levar a Mondeo 2.2 ao concessionario para actualizar o software, uma vez que o actual teria um erro ao nivel da informação da autonomia e poderiamos ficar sem combustivel de repente, pensando que ainda teriamos muito..
            Assim fiz. Deixei lá o carro e aproveitei para me tirarem um risco que me tinham feito num dos para choques.
            Disseram-me que este novo software tambem iria resolver o problema dos "esticões" a MUITO baixa rotação.
            Deixei a carrinha e voltei no dia seguinte para a levantar.
            Imediatamente notei que o motor provocava mais vibração que anteriormente. Notava-se ( e nota ) inclusivamente no volante, pedais e manete das mudanças, coisa que antes da reprogramação era completamente imperceptivel. A vibração do motor era completamente abafada. Tambem passou a aguentar menos as mudanças. Ou seja, quando antes poderíamos ir em 4ª a, por exemplo, 60 km/h, agora é impossivel. O carro começa a "tremer" e obriga a trocar de mudança.
            Mesmo a arrancar em 1ª, numa ligeira subida é agora necessario acelerar bem mais.
            Por outro lado a questao dos "esticoes" a baixa rotação ficou resolvida, mas pelos vistos á custa de criarem outro problema bem mais incomodativo.
            Mesmo ao ralenti se nota a vibração exagerada do motor colocando a mao sobre o capot.
            O caricato é que a Ford diz que nao consegue voltar com a programação atrás... mas por outro lado tambem ainda nao conseguiu explicar porque é que isto aconteceu e a forma como o resolver.
            E assim se vai passando o tempo... incrivel isto !

            Alguem tem/teve experiencia semelhante ?
            isso é problema grave! exige um carro de substituição até o problema ficar resolvido!

            vais ver que em pouco tempo tá tudo em ordem!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
              Noto claramente que as performances estão muito abaixo do que estavam.

              Nao só as recuperações sao mais lentas, como a velocidade maxima nao tem nada a ver com a anterior.
              Como já foi dito o melhor mesmo é não desistires e exigires que o carro fique nas mesmas condições em que estava.
              Talvez não servisse de prova concreta mas fazeres um teste num banco de potência para veres como está a ser distribuída a potência e o binário poderia ajudar na questão.

              Comentário


                #8
                Receboo hoje um email da Ford e do concessionário dizendo que, passado todo este tempo, ainda nao sabem como resolver o problema...

                Ridiculo, no minimo ! Já para não dizer incompetência ou falta de profissionalismo.

                Um carro de 45000€ e demoram 2 meses para dizerem que nao sabem como resolver o problema ? Só visto...

                Das duas uma : ou preciso de mudar de concessionário ou preciso mudar de marca !

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                  Receboo hoje um email da Ford e do concessionário dizendo que, passado todo este tempo, ainda nao sabem como resolver o problema...

                  Ridiculo, no minimo ! Já para não dizer incompetência ou falta de profissionalismo.

                  Um carro de 45000€ e demoram 2 meses para dizerem que nao sabem como resolver o problema ? Só visto...

                  Das duas uma : ou preciso de mudar de concessionário ou preciso mudar de marca !
                  Muda para japonês e já!

                  Comentário


                    #10
                    Acho que esse concessionário precisa urgentemente de "chipadores" novos... Essa de não poderem voltar atrás é de rir! Então eles não têm o mapa original? E não fazem backups de cada carro?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                      Acho que esse concessionário precisa urgentemente de "chipadores" novos... Essa de não poderem voltar atrás é de rir! Então eles não têm o mapa original? E não fazem backups de cada carro?

                      Dizem q o Software não permite colocar uma versao mais antiga do que a que agora tem... tudo bem, até compreendo... o que não compreendo é que a versão nova seja MUITO pior que a original que vinha com o carro de fábrica !

                      Quer dizer : para resolver uma questao de informação inexacta na autonomia, acabam por criar uma serie de problemas !

                      Comentário


                        #12
                        se tiveres garagem
                        de sexta para sabado (por exemplo)

                        desliga a bateria de um dia pro outro (..terias de desligar alarme, senao ele dispara) deixando a luz de interior ligada (ou outro acessorio)...
                        ar condicionados desligar tambem... etc..
                        no sabado de manha volta a ligar a bateria poe o carro a trabalhar, aquecendo ate ligar o ventilador do radiador
                        desliga o motor
                        liga o motor e rola normalmento para testar em andamento
                        Editado pela última vez por maxwell; 02 December 2008, 23:20.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m@xwell Ver Post
                          se tiveres garagem
                          de sexta para sabado (por exemplo)

                          desliga a bateria de um dia pro outro (..terias de desligar alarme, senao ele dispara) deixando a luz de interior ligada (ou outro acessorio)...
                          ar condicionados desligar tambem... etc..
                          no sabado de manha volta a ligar a bateria poe o carro a trabalhar, aquecendo ate ligar o ventilador do radiador
                          desliga o motor
                          liga o motor e rola normalmento para testar em andamento
                          Boas, podias explicar o porquê deste processo todo?
                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por m@xwell Ver Post
                            se tiveres garagem
                            de sexta para sabado (por exemplo)

                            desliga a bateria de um dia pro outro (..terias de desligar alarme, senao ele dispara) deixando a luz de interior ligada (ou outro acessorio)...
                            ar condicionados desligar tambem... etc..
                            no sabado de manha volta a ligar a bateria poe o carro a trabalhar, aquecendo ate ligar o ventilador do radiador
                            desliga o motor
                            liga o motor e rola normalmento para testar em andamento

                            Realmente, peço desculpa, mas tambem nao entendi... por favor explica m@xwell.

                            Comentário


                              #15
                              Ele está a tentar fazer um reboot a centralina, tipo quando instalas um software novo no pc e ele pede para reiniciar de modo a que todo os sistemas funcione na perfeição, por caso já ouvi falar nisoo, e acho que é o que o Maxwel está a querer dizer.

                              Comentário


                                #16
                                Com sorte meteram-te o software do 1.8...

                                Nos dias que correm já acredito em tudo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                  Com sorte meteram-te o software do 1.8...

                                  Nos dias que correm já acredito em tudo.
                                  O diabo que jure:S

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas compras te o carro novo???

                                    tambem ha a situacao de teres comprado em 2 mao...e o carro ja tar reprogramado...e em alguma visita a oficina eles notaram...

                                    e inventaram isso dos esticoes em baixas e bla bla... para te porem isso de origem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                      Com sorte meteram-te o software do 1.8...

                                      Nos dias que correm já acredito em tudo.
                                      Eu ia a dizer o mesmo. Quem tem necessidade de repros pro causa dos esticões e de uma primeira que se engasga é o motor 1.8.

                                      No 2.2 nunca tinha lido nada disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Infelizmente na Ford trabalham assim.

                                        Quando tinha um Focus TDCi (115cv) tive de fazer, de seguida, duas actualizações mas felizmente correram as duas bem e resolveram os problemas que existiam.

                                        Mas o facto é que conheci dois casos (uma das pessoas ainda tem essa SW) em que após a programação (a tal que não dá para reverter... e isto faz-me muita confusão... confesso, mas os métodos da Ford são mesmo questionáveis) ficaram com 100/105cv apenas...

                                        Se leres o DB dos Focus 1.8 TDCi tenho lá mais algumas pérolas...

                                        No teu caso, e para esses sintomas, mexeram (e muito) na parte da injecção e possivelmente esse mexer poderá não ser apenas para resolver os esticões.

                                        Liga para a Ford Lusitana e tenta saber ao certo o que esta actualização "resolve".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                          Com sorte meteram-te o software do 1.8...

                                          Nos dias que correm já acredito em tudo.
                                          Não, nisso eles têm tudo bem organizado, é feito através do VIN.

                                          Além disso, mesmo que isso acontecesse, o carro nem sequer pegava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                                            mas compras te o carro novo???

                                            tambem ha a situacao de teres comprado em 2 mao...e o carro ja tar reprogramado...e em alguma visita a oficina eles notaram...

                                            e inventaram isso dos esticoes em baixas e bla bla... para te porem isso de origem

                                            Nao, nao... é uma Mondeo 2.2 de 175cv Titanium Sport comprada novinha em folha em Junho deste ano. E até agora era perfeita....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Infelizmente na Ford trabalham assim.

                                              Quando tinha um Focus TDCi (115cv) tive de fazer, de seguida, duas actualizações mas felizmente correram as duas bem e resolveram os problemas que existiam.

                                              Mas o facto é que conheci dois casos (uma das pessoas ainda tem essa SW) em que após a programação (a tal que não dá para reverter... e isto faz-me muita confusão... confesso, mas os métodos da Ford são mesmo questionáveis) ficaram com 100/105cv apenas...

                                              Se leres o DB dos Focus 1.8 TDCi tenho lá mais algumas pérolas...

                                              No teu caso, e para esses sintomas, mexeram (e muito) na parte da injecção e possivelmente esse mexer poderá não ser apenas para resolver os esticões.

                                              Liga para a Ford Lusitana e tenta saber ao certo o que esta actualização "resolve".

                                              Já liguei. Já enviei vários emails para a Assistencia a clientes. Eles estão completamente ao corrente de tudo o que aconteceu. O problema é que ainda hoje para lá liguei e dizem que não sabem o que pode ter acontecido com o Software, e que por isso mesmo tiveram que reencaminhar a situação para a Ford Motor Company, parte da Engenharia, para que resolvam/expliquem o que se passa.

                                              Só que enquanto isso, eu continuo com um carro que perdeu potencia e que vibra como um qualquer "charuto" com 300.000 kms.... vergonhoso na minha opiniao.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pede uma extensão da garantia gratuita, por exemplo + 2 anos,
                                                pelo facto de o carro estar a sofrer um desgaste anormal devido a essa operação feita por eles.

                                                Entrega o carro, exige um igual para andares enquanto esse não estiver bom. Eles são obrigados a dar-te. Se recusarem dirige-te ao "chefão" do concessionário a expor a situação, por ultimo defesa do consumidor ...
                                                Sabes lá o que essa "repro" pode andar a fazer ao carro?!...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                  Dizem q o Software não permite colocar uma versao mais antiga do que a que agora tem... tudo bem, até compreendo... o que não compreendo é que a versão nova seja MUITO pior que a original que vinha com o carro de fábrica !

                                                  Quer dizer : para resolver uma questao de informação inexacta na autonomia, acabam por criar uma serie de problemas !

                                                  A situação tem de ser resolvida com calma, pois entrar em conflito com eles vai ser pior.

                                                  Marcar um reunião com os responsaveis do stand, levas um amigo que seja advogado, e não sair de lá sem uma solução ( explicar bem isso antes de começar)

                                                  Possiveis soluções:
                                                  1- Entregar o carro como está, no stand e eles enquanto não resolverem o problema emprestam um similar. Explicar que não queres andar com o carro assim pois pode por em causa a tua segurança e a dos outros, podes também pedir uma declaração onde se responsabilizam por qualquer problema que surja motivado por esta situação.

                                                  2-A desculpa do software, que arrangem outra.....o hardware (centralina) é que poderia não ser compativel com o novo software, nunca o contrário, mesmo que o software mais recente não permita actualizar para um anterior eles que arranjem uma centralina nova e coloquem lá o software antigo.

                                                  3- Convem ter tudo bem documentado, para prevenir problemas no futuro que possam ter sido provocados por esta situção.

                                                  4- Não levantar da cadeira sem ter uma solução.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                    Já liguei. Já enviei vários emails para a Assistencia a clientes. Eles estão completamente ao corrente de tudo o que aconteceu. O problema é que ainda hoje para lá liguei e dizem que não sabem o que pode ter acontecido com o Software, e que por isso mesmo tiveram que reencaminhar a situação para a Ford Motor Company, parte da Engenharia, para que resolvam/expliquem o que se passa.

                                                    Só que enquanto isso, eu continuo com um carro que perdeu potencia e que vibra como um qualquer "charuto" com 300.000 kms.... vergonhoso na minha opiniao.
                                                    já tá resolvido?

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                                      já tá resolvido?

                                                      Oi!

                                                      Nepias.... acabei por falar com outro concessionario que me disse que SIM SR ! Era possível voltar com a programação a trás ( dava trabalho mas é possível ) e verificar como fica o comportamento do carro/motor. Se ficar com um trabalhar "mais redondo" é porque era da programação. Se ficar na mesma será qq avaria ainda nao identificada, mas que a eles não lhes cheira que seja.

                                                      Entretanto recebi uma chamada do "meu" concessionario, depois de mto insistir, dizendo que vem cá um individuo da Ford Lusitana "analisar" o caso.

                                                      Cá pra mim é tudo "areia pros olhos"... mas enfim... veremos !

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                        Oi!

                                                        Nepias.... acabei por falar com outro concessionario que me disse que SIM SR ! Era possível voltar com a programação a trás ( dava trabalho mas é possível ) e verificar como fica o comportamento do carro/motor. Se ficar com um trabalhar "mais redondo" é porque era da programação. Se ficar na mesma será qq avaria ainda nao identificada, mas que a eles não lhes cheira que seja.

                                                        Entretanto recebi uma chamada do "meu" concessionario, depois de mto insistir, dizendo que vem cá um individuo da Ford Lusitana "analisar" o caso.

                                                        Cá pra mim é tudo "areia pros olhos"... mas enfim... veremos !
                                                        Tecnicamente é possível reverter a programação, mas os métodos deles são tão arcaicos que eu até teria medo disso.

                                                        Já sei que muitos vão dizer, "avança está na garantia, que frito e cozido", mas existem muitas coisas que quando eles mexem, nunca mais fica na mesma.

                                                        Além disso algumas das mazelas criadas agora, podem surgir mais tarde, no período pós garantia...

                                                        Eu tenho dois exemplos (que vi com os meus olhos) desse tipo de "salvamentos" que só deram em porcaria. Um dos carros (Focus TDCI) correu 3 concessões e só não mudou o bloco e a caixa, tudo o resto levou novo. No final de 3 meses acumulados de oficina, o carro recuperou alguns cv, mas acabou por ser vendido após 2 meses (ainda com garantia para mais 2 anos).

                                                        E para acabar, como este carro foi um caso de estudo para a marca, um certo dia tb foi verificado por "O" engenheiro da Ford Lusitana... e o que ele fez foi uma volta de Torres Vedras-Santa Cruz-Torres Vedras de forma alucinada.. e no final disse... «O carro não está a andar mal... mas vamos ver o que se pode fazer»

                                                        O que se fez, objectivamente, não deu qualquer resultado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu estaria disposto a fazer o seguinte: por 500 euros adquirir um Bluefin da Superchips que traz ficheiro de reprogramacao e permite gravar a informacao que esta na centralina. Instalaria o ficheiro da repro (com a benesse de disfrutar de 220cv). Se o problema desaparecesse, optimo. Senao voltava a instalar o ficheiro da Ford e so depois me dirigia ao concessionario. Em casa ficaria sempre com o ficheiro repro, pronto para ser aplicado a qq altura...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Tecnicamente é possível reverter a programação, mas os métodos deles são tão arcaicos que eu até teria medo disso.

                                                            Já sei que muitos vão dizer, "avança está na garantia, que frito e cozido", mas existem muitas coisas que quando eles mexem, nunca mais fica na mesma.

                                                            Além disso algumas das mazelas criadas agora, podem surgir mais tarde, no período pós garantia...

                                                            Eu tenho dois exemplos (que vi com os meus olhos) desse tipo de "salvamentos" que só deram em porcaria. Um dos carros (Focus TDCI) correu 3 concessões e só não mudou o bloco e a caixa, tudo o resto levou novo. No final de 3 meses acumulados de oficina, o carro recuperou alguns cv, mas acabou por ser vendido após 2 meses (ainda com garantia para mais 2 anos).

                                                            E para acabar, como este carro foi um caso de estudo para a marca, um certo dia tb foi verificado por "O" engenheiro da Ford Lusitana... e o que ele fez foi uma volta de Torres Vedras-Santa Cruz-Torres Vedras de forma alucinada.. e no final disse... «O carro não está a andar mal... mas vamos ver o que se pode fazer»

                                                            O que se fez, objectivamente, não deu qualquer resultado.
                                                            Eu já estou é completamente arrependido de lá ter metido o carro, que estava impecável, para fazerem a tal reprogramação que supostamente corrigiria tudo e mais alguma coisa, porque tá mais do que visto que estes individuos não percebem patavina daquilo que vendem.

                                                            É de facto vergonhoso.

                                                            Mas a melhor de todas é que, há uns dia, diz-me o "Engenheiro" do concessionario que já em 2 situações ( 2 Focus tdci ) quando lhes fizeram a repro, os carros ficavam MUITO mais "ásperos", com mais vibrações, sentindo-se mais o motor, etc.

                                                            Perguntei-lhe qual a solução que a Ford tinha dado ao assunto, ao qual ele respondeu : "Nenhuma. Ficaram assim".

                                                            Só tenho pena de não ter o contacto da Ford Europa porque seguiria um emailzinho para lá ainda hoje. Podia não resultar em nada mas pelo menos ficavam sabedores da situação e teriam que ouvir/ler umas quantas verdades.

                                                            Comentário

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