Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria Clio II 1.2 16v = Bobine, Velas e Potenciometro...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria Clio II 1.2 16v = Bobine, Velas e Potenciometro...

    Boas.

    O meu Clio resolveu pregar-me uma partida neste fim-de-semana prolongado.

    Começou hoje com o deixar de responder ao acelerador, ralenti instável e variável nas 2500/3000 rpm e o indicador da temperatura do motor em baixo, a dizer que está frio. Isto acontece por uns minutos e depois o indicador da temperatura volta ao normal e tudo o resto ao normal..

    Uma vez foi abaixo em andamento e não queria pegar. Outra vez queria ligar mas ele não deixava.

    E logo agora que tou no interior a norte de Castelo Branco, onde não oficinas abertas e muito menos preparadas para lidar com mariquiçes eléctricas...

    Já aconteceu a algum de voçês?? algum palpite do que poderá originar isto? Já pensei no sensor de temperatura do motor...

    Editado pela última vez por CM; 17 December 2008, 07:27.

    #2
    eu tambem ia para o sensor de temperatura. mas se fosse só o sensor ele pegava sempre, só que andavas sempre com um ralenti elevado, mas nunca se sabe. ja viste se o carro aquece?? ou seja abres o capo e ve se o tubo k sai da cabeça do motor para o radiador aquece? experimenta dar-lhe umas gazadas valentes, com tanta humidade no ar, pode ser algum mau contacto

    Comentário


      #3
      Também aponto para o sensor da temperatura.Como também serve para a centralina fazer contas à quantidade de gasolina a injectar ele pode não responder ao acelerador por causa disso.Gota a mais

      Comentário


        #4
        Epa... isso é aleatório? ou é sempre igual?

        Pode ser mau contacto devido à humidade e temperaturas baixas..

        Isso ja sabes que tem aquele defeito grande do logotipo que tem na grelha mas é uma avaria estranha essa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
          eu tambem ia para o sensor de temperatura. mas se fosse só o sensor ele pegava sempre, só que andavas sempre com um ralenti elevado, mas nunca se sabe. ja viste se o carro aquece?? ou seja abres o capo e ve se o tubo k sai da cabeça do motor para o radiador aquece? experimenta dar-lhe umas gazadas valentes, com tanta humidade no ar, pode ser algum mau contacto
          O motor não aquece mais do o normal, líquidos e tubos estão todos ok. Vou puxar pelas rotações, tudo me leva a crer que seja da humidade que tenha baralhado a eléctronica.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
            Também aponto para o sensor da temperatura.Como também serve para a centralina fazer contas à quantidade de gasolina a injectar ele pode não responder ao acelerador por causa disso.Gota a mais
            Faz sentido! Isso explica ter ido abaixo e o não pegar, ficava afogado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
              Epa... isso é aleatório? ou é sempre igual?

              Pode ser mau contacto devido à humidade e temperaturas baixas..

              Isso ja sabes que tem aquele defeito grande do logotipo que tem na grelha mas é uma avaria estranha essa...
              É aleatório.

              Também acho.

              Pois, é uma realidade que quando menos se espera dá sinal de vida.

              Comentário


                #8
                Bom, esta tarde aproveitei que não estava a chover e peguei no carro, funcionou a 100% e eu fui sempre com rotações elevadas para aquecer bem.

                Quando quis voltar para casa, já era noite e estava nevoeiro cerrado, foi uma m€rd@ para o pôr a trabalhar e arrancar, ralenti instável e acelerado, ao tocar no acelerador afogava-se e uma novidade, por vezes ficava sem direcção assistida.

                Não sei como vou levar o carro para Lisboa amanhã...

                Comentário


                  #9
                  Cuidado! Podes ter a bateria e entrar em curto-circuito, acabando por danificar toda a electrónica.

                  Experimenta com outra bateria!

                  Comentário


                    #10
                    Tens mesmo que ir ao mecânico ver isso.

                    Pode ser imensas coisas!

                    Comentário


                      #11
                      Aponto mais duas hipóteses: borboleta motorizada ou bobines de ignição.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        Cuidado! Podes ter a bateria e entrar em curto-circuito, acabando por danificar toda a electrónica.

                        Experimenta com outra bateria!
                        Estive a verificar a bateria com um multímetro e parece normal.

                        Comentário


                          #13
                          A minha também estava normal, tirando as vezes que se passava.

                          De qualquer forma se mediste com esses sintomas a manifestarem-se então não é daí!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            A minha também estava normal, tirando as vezes que se passava.

                            De qualquer forma se mediste com esses sintomas a manifestarem-se então não é daí!
                            Esta verificação foi feita com o motor desligado, e antes tinha ligado o motor para ver se funcionava e pegou bem, respondia ao acelerador mas notei o ralenti ligeiramente instável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CM Ver Post
                              Não sei como vou levar o carro para Lisboa amanhã...


                              Assistência em Viagem do seguro.

                              Comentário


                                #16
                                Bom, ainda tentei vir para Lisboa com o carro, mas no Alentejo, depois de almoço, passou-se outra vez, fiquei temporariamente sem direcção assistida e acendeu-se uma luz no painel, "luz de Testemunho de verificação dos gases de escape" (no manual apenas diz para deslocar o mais rapidamente possível à oficina).

                                Accionei a assistência em viagem e o carro vai para a oficina de reboque, esgotei o plafond da assistência...

                                Até tenho medo da factura, que bela prenda de Natal...

                                Comentário


                                  #17
                                  isso é o sensor da temperatura, por isso é que o relanti está alto, desliga-o, limpa e volta a ligar, nao aparece a luz do motor no painel?

                                  Comentário


                                    #18
                                    A mim já me aconteceu algo identico num carro igual, ficar sem acelerador e o ponteiro das rotações subirem quando carregava no travão, só á 3ª tentativa é que voltava ao normal, perguntei a um mecanico sobre este assunto e disse-me que éra um problema de uma ficha qualquer que já naõ me lembro que fazia mau contacto, ou seja não deve ser nada de mais, eu penso que essa ficha se encontra por cima dos pedais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      pode ser caixa de borboletas, potenciometro do acelerador, regulador de relanti ou outra coisa qualquer. A electrónica tem destas coisas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Hoje o meu clio 1.2 16v também me deu uma prenda de natal. De repente mascarou-se de 1.4 TDI e ficou a trabalhar a 3 cilindros... não é das velas, não é dos injectores... só amanhã sei ao certo. Suspeita-se da bobine...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por anti Ver Post
                                          Hoje o meu clio 1.2 16v também me deu uma prenda de natal. De repente mascarou-se de 1.4 TDI e ficou a trabalhar a 3 cilindros... não é das velas, não é dos injectores... só amanhã sei ao certo. Suspeita-se da bobine...

                                          Sim é possível

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por anti Ver Post
                                            Hoje o meu clio 1.2 16v também me deu uma prenda de natal. De repente mascarou-se de 1.4 TDI e ficou a trabalhar a 3 cilindros... não é das velas, não é dos injectores... só amanhã sei ao certo. Suspeita-se da bobine...
                                            Seguindo a tua descrição será mesmo uma das bobines, com quase total certeza.

                                            Já o problema do CM, não quero nem pensar...antes que aconteça igual no Laguna, medo, também era ó o que mais faltava!
                                            By the way, boa sorte com a recuperação, depois conta aqui ao pessoal qual era o problema. ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Deve mesmlo ser uma das bobines...é um problema clássico nalguns Renault

                                              Comentário


                                                #24
                                                Era de facto a bobine. Vocês falam no plural, portanto presumo que o que foi substituido foi a bobine das velas...
                                                Editado pela última vez por anti; 12 December 2008, 21:33.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por anti Ver Post
                                                  Era de facto a bobine. Vocês falam no plural, portanto presumo que o que foi substituido foi a bobine das velas...

                                                  No teu caso acho que o carro só tem uma bobine, já o meu tem 4

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                    No teu caso acho que o carro só tem uma bobine, já o meu tem 4
                                                    Exacto, o Laguna também tem uma bobine separada para cada vela, 4 no total. Pensei que fosse assim em todos os Renault 16v recentes.

                                                    Até porque se for apenas uma bobine, o motor não fica a 3 cilindros, desliga-se simplesmente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                      Já o problema do CM, não quero nem pensar...antes que aconteça igual no Laguna, medo, também era ó o que mais faltava!
                                                      By the way, boa sorte com a recuperação, depois conta aqui ao pessoal qual era o problema. ;)
                                                      Quando tiver novidades informo aqui, neste momento não sei se o carro já chegou à oficina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                                        Quando tiver novidades informo aqui, neste momento não sei se o carro já chegou à oficina.

                                                        ola

                                                        pelo o que descreves sou da mesma opnião de varios users é a bobine, tenho um automovel com o mesmo motor que o teu, que teve exactamente o mesmo problema, se a minha memoria não engana e se foste a renault prepara uns 150€....

                                                        enfim uma prendinha de natal...

                                                        boas festas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuiReis Ver Post
                                                          ola

                                                          pelo o que descreves sou da mesma opnião de varios users é a bobine, tenho um automovel com o mesmo motor que o teu, que teve exactamente o mesmo problema, se a minha memoria não engana e se foste a renault prepara uns 150€....

                                                          enfim uma prendinha de natal...

                                                          boas festas
                                                          Bom, tava aqui a escrever uma resposta a dizer que não deveria ser da bobine por os sintomas serem diferentes e o motor do meu ser a versão D4FK do Clio III, com algumas alterações e ligam-me da oficina...

                                                          Resultado da avaria, Bobine e Velas novas, 277€...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Incrivel como a Renault com o D4FK (2005) não conseguiu resolver o problema da bobine do D4F, que foi lançado em 2001...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X