Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Purga e Reparação de Circuito de Refrigeração - 106 XSI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Purga e Reparação de Circuito de Refrigeração - 106 XSI

    Viva!

    Como alguns saberão, tenho um XSI de 95, que estou a recuperar aos poucos.

    Ultimamente tem vindo a verter água pelo vaso de expansão. Li que pode ser devido a ar no circuito. Para rectificar tal situação fiz a purga (retirada de ar) do circuito superior (perto do radiador da chauffage) onde existe uma pequena tampa, que sai de um tubo e parece mesmo uma tampa de válvula!

    Outra saida é no lado de cima do radiador, do lado direito, uma tampa de plástico pequena com pouco mais de 1 cm de diâmetro e com uma "linha" para se poder abrir.

    No sitio da purga da chauffage, demorou 5 segundos e começou a sair a água.

    No sitio da purga do radiador não saiu... desliguei um pouco, rectifiquei o nível de água até estar a meio do vaso, liguei outra vez, e esperei mais 4 ou 5 minutos... a temperatura subiu até ao segundo traço mas não saiu liquido nenhum.

    Nos dois últimos dias está a temperatura a começar a rondar o último traço branco; já deixei aquecer com a purga do radiador aberta novamente mas não sai nada; e pelo que vi nas tampas da purga todo o circuito de refrigeração precisa de uma limpeza: estão acastanhadas e com "gosma".

    Penso que terá que levar um radiador novo, que pelos vistos anda a soltar ferrugem lá para dentro, já que o liquido de refrigeração tem pequeno resíduos castanhos (pensei que fosse uma junta mas o óleo está sempre impecável).

    O que me preocupa é o resto da "mistela" que ficará agarrada nos tubos e dentro do circuito de refrigeração, gostava de poder limpar aquilo em profundidade antes de levar o radiador e a bomba de água novos; para evitar que os mesmos começassem logo a levar com liquido sujo.

    Alguma ideia? Que tal se lhe metesse um líquido de limpeza antes de ir ao mecânico trocar o que for preciso?

    Assim quando tirassem o liquido tiravam também o liquido sujo com a respectiva pasta acumulada nos tubos.

    Mais alguma ideia?

    #2
    tens que fazer uma limpeza a sério a esse sistema, usa o liquido próprio e deixa correr a água até ficar limpa! cuidado que os tubos podem estar ressequidos e com fendas no interior, procura tubos inchados e troca-os!

    Comentário


      #3
      Mas achas que faça agora? Ou depois de mudar radiador e bomba de água não arriscando assim ficar empanado?

      Ou seja, ou fazia a limpeza e trocava o liquido novamente logo a seguir; ou fazia a limpeza e trocava peças e liquido logo a seguir?

      Arriscarei dar cabo de uma junta com esses líquidos de limpeza?

      Os tubos têm bom aspectos, dois têm até aspecto de mais recentes, os outros não estão ressequidos de forma visível.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
        Mas achas que faça agora? Ou depois de mudar radiador e bomba de água não arriscando assim ficar empanado?

        Ou seja, ou fazia a limpeza e trocava o liquido novamente logo a seguir; ou fazia a limpeza e trocava peças e liquido logo a seguir?

        Arriscarei dar cabo de uma junta com esses líquidos de limpeza?

        Os tubos têm bom aspectos, dois têm até aspecto de mais recentes, os outros não estão ressequidos de forma visível.
        olha que os tubos normalmente podem não aparentar mau estado mas por dentro têm fissuras e cortes a dar com um pau, quando estão inchados então é trocar logo (nota-se o inchaço junto ás braçadeiras).

        Eu se fosse a ti fazia limpeza ao sistema normalmente, trocava logo depois as peças (urgentemente) e depois fazia limpeza ao sistema a sério para colocar liquido refrigerante novo.

        Comentário


          #5
          atenção que podes ter uma passagem na junta do óleo para a água e ser a causa desse aspecto acastanhado que dizes. e deves ter o radiador bem entupido. tira o termostato e vê o aspecto da água no sítio dele.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            atenção que podes ter uma passagem na junta do óleo para a água e ser a causa desse aspecto acastanhado que dizes. e deves ter o radiador bem entupido. tira o termostato e vê o aspecto da água no sítio dele.
            Podes ter o radiador entupido por causa dessa " mistela " que pode ter origem no defeito cronico das juntas de cabeça dos 1.3 que é apodrecerem e passarem oleo para a agua....

            Verifica bem o circuito mas conta com uma troca de junta de cabeça a curto ou medio prazo...

            Comentário


              #7
              Já ficou no mecânico e ele suspeita que precise mesmo da junta.

              Sendo assim vai levar uma reparação jeitosa: radiador e junta (necessário) mais a bomba de água e alguns tubos (para prevenir) e correias de distribuição e respectivos tensores.

              Palpites de valores destas peças?

              Será caro o termostato? Já que vou trocar quase tudo...

              O radiador da chauffage... mexo nisso? Nem que seja para limpar e/ou verificar?

              Reparem que não estou muito surpreendido, quando comprei um carro destes já contava com isto mais cedo ou mais tarde; o carro tem 170mil kms e precisa destas coisas: tão cedo não precisará delas. Além disso a ideia é manter-lhe a originalidade e fazer com que esteja impecável.
              Editado pela última vez por PDCouto; 10 December 2008, 09:23.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                Já ficou no mecânico e ele suspeita que precise mesmo da junta.

                Sendo assim vai levar uma reparação jeitosa: radiador e junta (necessário) mais a bomba de água e alguns tubos (para prevenir) e correias de distribuição e respectivos tensores.

                Palpites de valores destas peças?

                Será caro o termostato? Já que vou trocar quase tudo...

                O radiador da chauffage... mexo nisso? Nem que seja para limpar e/ou verificar?

                Reparem que não estou muito surpreendido, quando comprei um carro destes já contava com isto mais cedo ou mais tarde; o carro tem 170mil kms e precisa destas coisas: tão cedo não precisará delas. Além disso a ideia é manter-lhe a originalidade e fazer com que esteja impecável.

                A mudança da junta é trabalho para tirar horas de MO á mudança da correia, a bomba de água anda a meio.

                o termoestato deve ser uns 15/25€ , o radiador uns 80/140€ , a junta uns 20€, a bomba de água uns 20/40€, o kit distribuição uns 50/70€

                mais 5 litros de óleo = 50/60€ , mais filtro ar =15€ , filtro oleo =10€

                em peças vais gastar pelos 200/300€ depende de onde as comprares, descontos e afins, em MO se for a 25€ hora vais gastar uns 150€, conta com uns 450/500€ talvez um pouco mais, os valores vão depender do fornecedor de peças e marca e da oficina.


                eu apontaria para algures entre os 400 e os 600€

                se for preciso encher e facear a cabeça....mais uns 150/200€ para o torneiro

                Comentário


                  #9
                  Pois é, também apontava para os 500€...

                  Ligou-me agora o mecânico a perguntar se queria gastar isso agora ou mais tarde e que uso dou ao carro: trocaram a tampa e vedante do vaso de expansão, purgaram o circuito e ficou a funcionar "em condições".

                  Ora, estou a ver as coisas assim: vou ter que gastar e vou. Mas a revisão foi à uns 2000 kms. Logo vou estar a desperdiçar óleo e filtro... A questão é se isto ainda aguentará mais 5500 kms, altura em que teria mesmo que fazer isto tudo. Como pior é difícil ficar... :D
                  Editado pela última vez por PDCouto; 10 December 2008, 13:55.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                    Pois é, também apontava para os 500€...

                    Ligou-me agora o mecânico a perguntar se queria gastar isso agora ou mais tarde e que uso dou ao carro: trocaram a tampa e vedante do vaso de expansão, purgaram o circuito e ficou a funcionar "em condições".

                    Ora, estou a ver as coisas assim: vou ter que gastar e vou. Mas a revisão foi à uns 2000 kms. Logo vou estar a desperdiçar óleo e filtro... A questão é se isto ainda aguentará mais 5500 kms, altura em que teria mesmo que fazer isto tudo. Como pior é difícil ficar... :D
                    pois.....tu é que sabes a tua condição financeira e o estado do carro, se a passagem não é grave bem, desde que controles o nível....


                    mas só desperdiças o oleo, o filtro se é novo pode ficar!


                    desperdiças 50€ , mas tens que ver se por acaso não vais fazer viagens ou dar um uso intensivo ao carro, senão os 50€ podem sair ainda mais caros!

                    Comentário


                      #11
                      Não, o carro é de uso diário mas de percursos muito curtos. Só puxo por ele quando o óleo está quente e só por períodos curtos (nem ando por sítios que me permitam puxar por ele).

                      Aliás, quando está calor ando de mota.

                      Vou fazer o seguinte: vou andar com o carro assim uns dias e verificar o comportamento em termos de aquecimento e perca de água. Caso veja que aguenta... siga e faço na revisão. Caso veja que é arriscar muito, siga para o Sr. Doutor...

                      Paulo, obrigado pela ajuda. Darei novidades por aqui.

                      Comentário


                        #12
                        Está decidido: vou mandar reparar tudo agora. Em breve dou novidades. ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post

                          se for preciso encher e facear a cabeça....mais uns 150/200€ para o torneiro
                          Não é num torno que se faceja a cabeça do motor, por isso não é um torneiro que vai fazer isso.

                          É numa rectificadora.

                          Comentário


                            #14
                            Olá Braz, tudo ok contigo? Aooooo tempo que não te "via"...

                            Comentário


                              #15
                              Ehehe! Eu tenho andado por cá! Menos participativo que antes, mas ando por cá.

                              Comentário


                                #16
                                Eu ando por outras paragens... não dá para tudo! ;)

                                Alguma coisa que achem que deva chamar a atenção aos mecânicos?

                                Já têm cabeça do motor fora, radiador desmontado, correia e bomba de água... só estão à espera de peças.

                                Não será de aproveitar e pedir para afinar válvulas?

                                Comentário


                                  #17
                                  Pessoal, o carro já está impecável.

                                  Radiador, correias, bomba de água, kits de juntas, pernos, vedantes de válvulas, árvore de cames rectificada, colector limpo... levou agora liquido de limpeza, tenho que andar com aquilo 1000 kms após os quais troca o liquido, anda mais 1000 kms e finalmente leva liquido normal.

                                  Agora, demora é a aquecer...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                    Não é num torno que se faceja a cabeça do motor, por isso não é um torneiro que vai fazer isso.

                                    É numa rectificadora.
                                    eu conheço 2 torneiros que facejam!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Pessoal, o carro já está impecável.

                                      Radiador, correias, bomba de água, kits de juntas, pernos, vedantes de válvulas, árvore de cames rectificada, colector limpo... levou agora liquido de limpeza, tenho que andar com aquilo 1000 kms após os quais troca o liquido, anda mais 1000 kms e finalmente leva liquido normal.

                                      Agora, demora é a aquecer...
                                      ehehe....e a dolorosa foi muito diferente das previsões?

                                      Comentário


                                        #20
                                        A dolorosa ronda as previsões mas como o mecânico é amigo e familiar ainda nem tenho conta certa... :D

                                        O carro está também com mais andamento, mas parece-me que a frio está a fazer mais barulho de válvulas. Elas também vão ser afinadas novamente após acamarem os vedantes.

                                        Vou ver é se lhe faço meio hora de AE seguida para puxar mesmo pela sujidade.

                                        Também estou a tentar andar sempre com a chauffage ligada para limpar o respectivo radiador.

                                        Entretanto descobri que se partiu o pino interruptor do alarme no capot, pelo que terei que o substitui: o alarme não "arma" devidamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post

                                          Agora, demora é a aquecer...
                                          Trocaste o termostato?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                            Trocaste o termostato?
                                            Acho que não, tenho que lhes perguntar. Entretanto andei com ele no trânsito e após aquecer o máximo o ponteiro não passa do segundo traço (pouco mais de meio), mesmo depois de puxar um pouco por ele. A ventoinha liga quando tem que ligar e agora liga por períodos bastante mais curtos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                              Acho que não, tenho que lhes perguntar. Entretanto andei com ele no trânsito e após aquecer o máximo o ponteiro não passa do segundo traço (pouco mais de meio), mesmo depois de puxar um pouco por ele. A ventoinha liga quando tem que ligar e agora liga por períodos bastante mais curtos.

                                              o caudal de água poderia já estar bastante reduzido, e agora ficou novamente como deveria estar arrefecendo melhor o motor.

                                              Eles também podem ter trocado o termoestato por outro que dispare mais cedo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como o assunto é o mesmo, toca a puxar o tópico "cá para cima"...

                                                Um amigo tem um 106 quiksilver com 216.000 km e ele quer vendê-lo... não me importava de o comprar, mas aquilo tá a aquecer em muito pouco tempo e se for tirar a tampa do vaso de expansão sai mesmo muita água. Terá já a junta queimada ou poderá não ser tão grave? para além disso, o carro tem a porta do lado do condutor um pouco pra dentro e o canhão da porta do condutor está também danificado... quanto pode valer o carro nestas condições e que valor se estima para os arranjos?

                                                posso trocar o canhão da outra porta para a porta do lado do condutor?
                                                Fica mais barato reparar este motor (se realmente tiver a junta queimada) ou trocar o motor?
                                                Editado pela última vez por LH; 23 August 2013, 09:16.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                  Como o assunto é o mesmo, toca a puxar o tópico "cá para cima"...

                                                  Um amigo tem um 106 quiksilver com 216.000 km e ele quer vendê-lo... não me importava de o comprar, mas aquilo tá a aquecer em muito pouco tempo e se for tirar a tampa do vaso de expansão sai mesmo muita água. Terá já a junta queimada ou poderá não ser tão grave? para além disso, o carro tem a porta do lado do condutor um pouco pra dentro e o canhão da porta do condutor está também danificado... quanto pode valer o carro nestas condições e que valor se estima para os arranjos?

                                                  posso trocar o canhão da outra porta para a porta do lado do condutor?
                                                  Fica mais barato reparar este motor (se realmente tiver a junta queimada) ou trocar o motor?
                                                  Estás a dizer que abres a tampa do vaso com o carro quente e sai muita água? Não se percebe grande coisa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não me expliquei bem então... sorry
                                                    Mas é mesmo isso... O carro tava desligado, acrescentámos água no vaso de expansão até encher (mas não purgámos)... ligámos o carro e demos uma volta curta de uns 5min... quando parei já tinha disparado a ventoinha, entretanto abri a tampa e saiu mesmo muita água...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                      Não me expliquei bem então... sorry
                                                      Mas é mesmo isso... O carro tava desligado, acrescentámos água no vaso de expansão até encher (mas não purgámos)... ligámos o carro e demos uma volta curta de uns 5min... quando parei já tinha disparado a ventoinha, entretanto abri a tampa e saiu mesmo muita água...
                                                      Mas quando abres a tampa com ele quente é normal que saia. O circuito está sob pressão. E então ao fazeres isso ainda mais ar podes lá ter metido dentro. Mete aquilo ao nível, anda com ele um dia, depois vê o nível novamente quando ele estiver frio. Acerta novamente se for necessário.

                                                      Ao fim de dois ou três dias não é suposto descer mais.


                                                      Agora se em 5 minutos a ventoínha disparou, então deve haver ar lá dentro e a purga tem de ser feita em primeiro lugar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        nestes motores não sei...
                                                        mas nos tdi's (não é preciso purgar), no citroen saxo 1.5d (que é preciso purgar) e em muitos outros carros, se abrires (com cuidado) a tampa mesmo com o carro quente, sai a pressão (dentro do normal) e não sai água... quando sai, algo não está bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          esse motor é o 1.1? o teu amigo tinha o carro parado há muito tempo ou circulava com ele? assim pelo que dizes à partida pode ser só mal sangrado, mas pode ser a junta a dar passagem, é normal nesses motores a junta apodrecer, não é queimar de levar aquecimento, apodrecem principalmente quando o líquido utilizado é água e estão parados por uns tempos.
                                                          quanto ao valor do carro, isso (na minha opinião) não deve valer mais que uns 400€, mas se precisar de reparação o valor baixa substancialmente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                            esse motor é o 1.1? o teu amigo tinha o carro parado há muito tempo ou circulava com ele? assim pelo que dizes à partida pode ser só mal sangrado, mas pode ser a junta a dar passagem, é normal nesses motores a junta apodrecer, não é queimar de levar aquecimento, apodrecem principalmente quando o líquido utilizado é água e estão parados por uns tempos.
                                                            quanto ao valor do carro, isso (na minha opinião) não deve valer mais que uns 400€, mas se precisar de reparação o valor baixa substancialmente
                                                            creio que quando ele notou que o carro aquecia, encostou o carro e... comprou outro. Deve estar parado à menos de 1 mês... até pegou bastante bem à primeira. Colocando o pior cenário (que precisa de reparações) quando deverá valer?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X