Boas! Quais são as causas de uma caixa de velocidades se torna "dura".
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Caixa dura
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Eu ando exactamente com os mesmos sintomas no meu carro.
Nos primeiros instantes de manha chega mesmo a ser crítico, sendo que uns 10m depois fica normal.
Já levei o carro à oficina da marca e disseram-me que só desmontando a caixa é que se podia ver o que se passa, só que o custo afastou-me logo desta opção.
Pormenor importante:não sei se acontece no teu carro, mas no meu quando as mudanças custam a entrar, ouve-se algumas vezes o som típico do rolamento de encosto gripado quando alivio o pedal da embreagem. Quando expus isto na oficina não deram grande importância..enfim.
Cumprimentos
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Originalmente Colocado por Uno_fire Ver Post... se acontece no teu carro, mas no meu quando as mudanças custam a entrar, ouve-se algumas vezes o som típico do rolamento de encosto gripado quando alivio o pedal da embreagem. Quando expus isto na oficina não deram grande importância..enfim.
Cumprimentos
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Bem.. Mais um tópico desenterrado por mim..
Então é assim pessoal.. Para quem leu o tópico que eu criei sobre o Ibiza 6J 1.9 Tdi vs 1.6 Tdi, o negócio pelos vistos lá se concluiu, e o meu colega lá comprou um 1.9.. Apareceu ontem com o carro todo contente e tal.. Aproveita-mos a deixa e lá fui com ele à pendura e também um pequeno percurso ao volante. Não seria negócio que eu tivesse realizado para mim.. Mas está feito, feito está..
Ora o motivo que me deixou de pulga atrás da orelha e que me levou a escrever neste tópico foi mesmo a caixa de velocidades do carro.. Gente.. É dura para burro!! De todos os carros que fui experimentar com ele, acabou por realizar um negócio que tem ali algo que não está a trabalhar em ordem..
Passo a explicar o que notei:
A caixa engrena bem.. Não se sente nenhuma nas passagens entre relações.. Não se sente muita dureza na embraiagem ( alguma.. ), e a mesma não patina.. O problema é mesmo a dureza sentida na manete da caixa. Mesmo com o carro desligado, carregando a fundo no pedal de embraiagem, ao tentar engrenar as mudanças, sente-se muita dureza.. Não está uma caixa leve como é característico destes carros. Sente-se como se houvesse algo a impedir um engrenar macio da caixa..
Ora já pensei que fosse desafinação do selector.. Mas acabei por descartar essa possibilidade por conta das mudanças entrarem bem em quer quando o carro está apenas ao relanti, quer andamento.. Também me lembrei do óleo da caixa.. Mas também penso que não será daí pois segundo informação que o meu colega meu deu, assim que comprou o carro tratou logo de trocar o mesmo por óleo de origem comprado com o VIN na mão e feito por mecânico de confiança dele.. O carro tem pouca quilometragem ( 110000 kms ), por isso, não vejo mesmo de onde possa ser o problema..
Na vossa opinião será algum problema de caixa? Eu não quis estar a denegrir o negócio perante o novo dono, mas foi a primeira coisa que pensei.. O carro parece estar imaculado.. Mas aquela caixa tão dura.. Qual será o problema na vossa opinião?
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eu penso que é normal, aqui esta ve esses videos, o segundo http://forum.autohoje.com/boxes/1349...-desgaste.html
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostEu mudaria o óleo da caixa a ver se melhorava, que é o mais provável.
Fico apreensivo pelo meu colega, pois sei o sacrifício que o rapaz fez para comprar o carro, e a meu ver a caixa ou selector estão com algum problema..
Pelos vistos o carro tem garantia de um ano dado pela Europe Assistance. Mas ainda assim.. Não sei não.. Eu disse-lhe que a partir do momento em que ele aceitou o carro assim, legalmente implicou a aceitação deste defeito como algo normal. Aliás.. A oficina do stand disse-lhe que isto era normal.. Normal? Eu quando andei a conduzir com ele carros para o ajudar a decidir, conduzi com ele 2 carros iguais ao carro dele, mas de particulares que estavam a anunciar na net, e nem comparação havia sequer.. Caixas leves, leves, leves.. Como a minha. O meu Ibiza 6l tem uma caixa que se engrena com um dedo.. Será que isto é problema de caixa? Eu disse-lhe que se for selector, 200 euros no máximo com mão-de-obra punha um selector novo. Mas se for caixa.. Ui ui..
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Originalmente Colocado por tomaztheone Ver PostO óleo pelos vistos já foi trocado.. E comprado com o número de chassis do carro.. É estranho, porque as mudanças entram na perfeição. Não existe nenhum arranhar, nem patinar nem nada semelhante.. Apenas uma dureza verdadeiramente exagerada para uma caixa com tão poucos kms.. Ao engrenar as mudanças como no vídeo ouve-se este barulho metálico, mas isso penso de facto ser normal.. O que não é de todo normal é o engrenar das mudanças ser tão duro/ pesado.. Ou seja: Por exemplo ao engrenar uma quinta com o carro completamente desligado, é preciso forçar a manete para ela entrar.. E isto verifica-se em todas as mudanças..
Fico apreensivo pelo meu colega, pois sei o sacrifício que o rapaz fez para comprar o carro, e a meu ver a caixa ou selector estão com algum problema..
Pelos vistos o carro tem garantia de um ano dado pela Europe Assistance. Mas ainda assim.. Não sei não.. Eu disse-lhe que a partir do momento em que ele aceitou o carro assim, legalmente implicou a aceitação deste defeito como algo normal. Aliás.. A oficina do stand disse-lhe que isto era normal.. Normal? Eu quando andei a conduzir com ele carros para o ajudar a decidir, conduzi com ele 2 carros iguais ao carro dele, mas de particulares que estavam a anunciar na net, e nem comparação havia sequer.. Caixas leves, leves, leves.. Como a minha. O meu Ibiza 6l tem uma caixa que se engrena com um dedo.. Será que isto é problema de caixa? Eu disse-lhe que se for selector, 200 euros no máximo com mão-de-obra punha um selector novo. Mas se for caixa.. Ui ui..
para além disso penso que essa caixa não tem no plano de manutenção mudança de oleo, se mudaram com tão pouca kilometragem há ai gato!Editado pela última vez por mok; 17 April 2016, 02:45.
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Originalmente Colocado por mok Ver Postmeteram oleo OEM? se não meteram mais valia estarem quietos
para além disso penso que essa caixa não tem no plano de manutenção mudança de oleo, se mudaram com tão pouca kilometragem há ai gato!
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Obrigado a todos pelos comentários.
O carro tem 116000 kms supostamente.. De aspecto, bem.. Está sinceramente mesmo imaculado. Nenhum tipo de marca de desgaste. Foi comprado num concessionário oficial da marca oriundo de uma retoma. Por isso, penso que não será por aí.. Agora, o anterior proprietário era uma mulher.. Não querendo descriminar ninguém, só isso já pode dizer muita coisa..
Hoje conduzi novamente o carro.. É como eu já disse. As mudanças entram impecavelmente bem.. Apenas se sente é a dureza da caixa. Até mesmo hoje com ele desligado constatei que o comportamento da caixa é estranha.. O meu Ibiza ( 6l caixa de 6 velocidades ) quando está desligado se tentar engrenar mudanças sem pressionar o pedal de embraiagem, custam a entrar. Ou seja dá exactamente a mesma sensação que o o Ibiza dele.. Mas pressionando a embraiagem.. Até um menino engrena aquilo..
Já agora e responde a vocês, o motor em questão do carro dele é um 1.9 Tdi 105 cvs.. Ou seja, estamos a falar de um Ibiza 6J com caixa super longa..
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Originalmente Colocado por tomaztheone Ver PostObrigado a todos pelos comentários.
O carro tem 116000 kms supostamente.. De aspecto, bem.. Está sinceramente mesmo imaculado. Nenhum tipo de marca de desgaste. Foi comprado num concessionário oficial da marca oriundo de uma retoma. Por isso, penso que não será por aí.. Agora, o anterior proprietário era uma mulher.. Não querendo descriminar ninguém, só isso já pode dizer muita coisa..
Hoje conduzi novamente o carro.. É como eu já disse. As mudanças entram impecavelmente bem.. Apenas se sente é a dureza da caixa. Até mesmo hoje com ele desligado constatei que o comportamento da caixa é estranha.. O meu Ibiza ( 6l caixa de 6 velocidades ) quando está desligado se tentar engrenar mudanças sem pressionar o pedal de embraiagem, custam a entrar. Ou seja dá exactamente a mesma sensação que o o Ibiza dele.. Mas pressionando a embraiagem.. Até um menino engrena aquilo..
Já agora e responde a vocês, o motor em questão do carro dele é um 1.9 Tdi 105 cvs.. Ou seja, estamos a falar de um Ibiza 6J com caixa super longa..
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