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Ajuda! Laguna "morre"

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    Ajuda! Laguna "morre"

    Boas! Sou proprietario de um Renô Laguna, 1.6, 16V de 2000 equipado a GPL, o mesmo por vezes quando vou por exemplo a entrar numa rotunda ou paro num semaforo, o motor para, ja vi o estado o regulador de ralenti, e ja mudei as velas. O que mais pode ser? Alguem me sabe dizer o que mais pode ser? Desde ja muito obrigado!
    Cumps e um exelente 2009!

    #2
    Bateria? Se a bateria for de manutenção e estiver sem liquido é mau...
    Cabos de velas?
    Borboleta de admissão?
    alternador?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
      Bateria? Se a bateria for de manutenção e estiver sem liquido é mau...
      Cabos de velas?
      Borboleta de admissão?
      alternador?
      Boas. Pois, bateria, ja tinha trocado tb, o alternador esta nos valores, neste caso os cabos de velas nao sao como os comuns (cada vela tem uma bobine independente) Será que pode ser uma delas pifada, visto que quando mudei as velas uma estava em pior estado k as restantes. A borboleta tb ja foi vista quando do medidor do ralenti.
      Cumps. Obrigado

      Comentário


        #4
        Penso que isso tem a ver com a centralina, que necessita de reprogramação/afinação do regime de ralenti.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Penso que isso tem a ver com a centralina, que necessita de reprogramação/afinação do regime de ralenti.
          Pois, ja pedi ao instalador do GPL para afinar a centralina tantas vezes que ele ja nem sabia o que fazer para melhorar, em relação à centralina do carro tb ja lhe foi feito um Rezet.
          Falaram-me agora no medidor de massa de ar, o que vos parece? Onde isso se situa no Laguna?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
            Pois, ja pedi ao instalador do GPL para afinar a centralina tantas vezes que ele ja nem sabia o que fazer para melhorar, em relação à centralina do carro tb ja lhe foi feito um Rezet.
            Falaram-me agora no medidor de massa de ar, o que vos parece? Onde isso se situa no Laguna?
            MAF? Isso é típico dos diesel.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              MAF? Isso é típico dos diesel.
              Menos um problema portanto.
              Bem, visto que a nivel de mecanica nao esta facil axo k vou levar o carro a bruxa!
              Cumps. Obrigado

              Comentário


                #8
                Boas! Esqueci-me de dizer que isto acontece com mais frequencia quando estao as luzes ligadas, A.C., ou limpa para-brisas. Na vossa opiniao é possivel que seja algum fusivel, rele ou assim?
                Cumps, M. lopes

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                  Boas! Esqueci-me de dizer que isto acontece com mais frequencia quando estao as luzes ligadas, A.C., ou limpa para-brisas. Na vossa opiniao é possivel que seja algum fusivel, rele ou assim?
                  Cumps, M. lopes
                  Assim já é outra história...quase de certeza que é componente electrónico...algo deverá estar a fazer perder muita corrente e não há suficiente para manter o motor a trabalhar.
                  Já ligaste à máquina para fazer diagnostico?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                    Assim já é outra história...quase de certeza que é componente electrónico...algo deverá estar a fazer perder muita corrente e não há suficiente para manter o motor a trabalhar.
                    Já ligaste à máquina para fazer diagnostico?
                    Boas! Sim, ja liguei a maquina num sitio, e disseram-me que estava tudo ok, agora vou pefir a outro lado para ligar para ver se ha algo de diferente nas opiniões das pessoas. Ja agora axam que se eu ligar as luses, A.C. ou assim pode ser mais facil um diagnostico neste caso?
                    Cumps, M. Lopes

                    Comentário


                      #11
                      Esse carro já ficou sem bateria e foi ajudado no arranque por outra viatura/bateria?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                        Menos um problema portanto.
                        Bem, visto que a nivel de mecanica nao esta facil axo k vou levar o carro a bruxa!
                        Cumps. Obrigado
                        Atenção que pode muito bem ser da MAF.Não sei se esse motor usa esse sensor ou,em vez disso,um MAP,mas qualquer um merece atenção na procura do problema

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                          Esse carro já ficou sem bateria e foi ajudado no arranque por outra viatura/bateria?
                          Sim, Uma vez foi ajudado e pegar com uma sena dakelas das oficias para por os carros a trabalhar (nao sei o nome), para alem disso pode ter sido, mas nas maos do antigo dono.

                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                          Atenção que pode muito bem ser da MAF.Não sei se esse motor usa esse sensor ou,em vez disso,um MAP,mas qualquer um merece atenção na procura do problema
                          Desculpem a ignorancia... mas onde isso se situa?

                          Cumps, M. Lopes

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                            Sim, Uma vez foi ajudado e pegar com uma sena dakelas das oficias para por os carros a trabalhar (nao sei o nome), para alem disso pode ter sido, mas nas maos do antigo dono.



                            Desculpem a ignorancia... mas onde isso se situa?

                            Cumps, M. Lopes
                            A MAF é uma caixa preta que se encontra entre o filtro de admissão e os colectores de admissão.A MAP encontra-se nos colectores de admissão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                              Sim, Uma vez foi ajudado e pegar com uma sena dakelas das oficias para por os carros a trabalhar (nao sei o nome), para alem disso pode ter sido, mas nas maos do antigo dono.

                              Cumps, M. Lopes
                              Pois é. Muitas vezes baterias de capacidade superior à da que se quer pôr a trabalhar, ou procedimentos incorrectos no ligar / desligar os cabos podem provocar danos em alguns componentes electrónicos/eléctricos e pode bem ser por aí...

                              Eu mandaria fazer um diagnóstico completo à electrónica do carro, mas fazia-o na marca!

                              Comentário


                                #16
                                Portanto a MAP é um sensor. Certo? Ele tem um sensor que segundo o AutoData tem o nome de sensor da temperatura do ar de admissão.

                                Untitled-1.gif

                                Naquela zona onde tem o rabisco azul. Pensam que vem daqui o problema? Assim por alto quanto custa um sensor destes?

                                Obrigado, M. Lopes

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                                  Portanto a MAP é um sensor. Certo? Ele tem um sensor que segundo o AutoData tem o nome de sensor da temperatura do ar de admissão.

                                  [ATTACH]44238[/ATTACH]

                                  Naquela zona onde tem o rabisco azul. Pensam que vem daqui o problema? Assim por alto quanto custa um sensor destes?

                                  Obrigado, M. Lopes
                                  Sim.MAP é um sensor que tem o mesmo fim da MAF,mas por outro meio.Em vez de ler o caudal de ar na admissão lê a pressão deste.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ja sei o que é, menos mal.
                                    Ja agora alguem me sabe dizer mais ou menos kuanto custa uma brincadeira destas?
                                    Obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quantos quilómetros tem o carro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Quantos quilómetros tem o carro?
                                        Em numeros redondos 100mil, 90 e vai cacetada...
                                        Isto é normal apos alguns km's?

                                        Obrigado, M. Lopes

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não, não é vulgar a MAP dar problemas (a MAF sim, devido a sujidades).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MarioLopes Ver Post
                                            Boas! Esqueci-me de dizer que isto acontece com mais frequencia quando estao as luzes ligadas, A.C., ou limpa para-brisas. Na vossa opiniao é possivel que seja algum fusivel, rele ou assim?
                                            Cumps, M. lopes
                                            Pode ser o corpo da borboleta sujo, que leva o motor a engasgar-se quando estás parado. Quando usas acessórios eléctricos, aumentas a carga sobre o motor. Se em andamento esta carga mal se sente, ao ralenti isso já não é bem assim (nunca notaram uma mexida no ponteiro do conta-rotações quando acendem as luzes ou o AC com o carro parado?), o que leva o motor a engasgar-se mais e ir abaixo.

                                            É este, pelo menos, o meu bitaite! Boa sorte nisso!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pelos vistos o carro tem o mesmo comportamento tanto a gasolina como a GPL, o que indica que é mesmo um problema de electrónica.

                                              A próxima vez que o ligar à máquina ligue o AC e luzes para que possa recriar a mesma situação em que o problema surge.

                                              Estar a fazer tentativas dispersas para resolver o problema não só torna difícil a detecção como o vai prolongar no tempo.

                                              As oficinas da Bosch costumam ser boas no dignóstico e não é caro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                Pelos vistos o carro tem o mesmo comportamento tanto a gasolina como a GPL, o que indica que é mesmo um problema de electrónica.

                                                A próxima vez que o ligar à máquina ligue o AC e luzes para que possa recriar a mesma situação em que o problema surge.

                                                Estar a fazer tentativas dispersas para resolver o problema não só torna difícil a detecção como o vai prolongar no tempo.

                                                As oficinas da Bosch costumam ser boas no dignóstico e não é caro.
                                                Boas! Ela a gasolina tem um comportamento que aparenta ser normal. De todo o modo ja esta agendado para terça feira uma visita ao instalador para ver mais a fundo se pode ter alguma coisa a ver com o GPL, de todo o modo aceito opiniões e depois digo o resultado.
                                                Cumps, M.Lopes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É natural que a GPL mostre defeitos que não se nota a gasolina pois o GPL exige muito do sistema eléctrico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pode ser a válvula EGR com sujidade. Isso já aconteceu num Corsa cá por casa e também perdia muita força (sim, era possível perder ainda mais)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                      Pelos vistos o carro tem o mesmo comportamento tanto a gasolina como a GPL, o que indica que é mesmo um problema de electrónica.

                                                      A próxima vez que o ligar à máquina ligue o AC e luzes para que possa recriar a mesma situação em que o problema surge.

                                                      Estar a fazer tentativas dispersas para resolver o problema não só torna difícil a detecção como o vai prolongar no tempo.

                                                      As oficinas da Bosch costumam ser boas no diagnóstico e não é caro.
                                                      Conforme também já disse, é precisamente esse e apenas o único caminho, para já...

                                                      Comentário

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