Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida/Ajuda - Andar sem o catalizador (Foto)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida/Ajuda - Andar sem o catalizador (Foto)

    Ola malta,

    Tive um problema no catalizador do meu Saxo, o tubo que sai do catalizador partiu como podem ver aqui:




    Como nao arranjei maneira eficaz de prender o catalizador e como está descaido, vai de rasto pelo chao. Preciso mesmo de circular com o carro, entao pensei em tirar o catalizador.

    A minha questão é: se de alguma maneira o carro fica prejudicado por andar sem o catalizador? Se pode danificar alguma coisa ou assim...

    Desculpem esta duvida que pode nao ter fundamento , mas agradecia que me pudessem ajudar.

    #2
    Além de ganhares alguma (pouca) potencia, vais aumentar as emissoes e talvez o ruido de escape...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
      Além de ganhares alguma (pouca) potencia, vais aumentar as emissoes e talvez o ruido de escape...


      Sem duvida que é engraçado ver um carrinho como o meu, simples e todo de origem a fazer um ronco descomunal....

      Mas é uma situaçao provisoria, claro!

      A duvida é mesmo se pode vir a afectar a mecanica de alguma forma...

      Eu penso que nao, mas como nao sou grande entendido...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Agent Ver Post


        Sem duvida que é engraçado ver um carrinho como o meu, simples e todo de origem a fazer um ronco descomunal....

        Mas é uma situaçao provisoria, claro!

        A duvida é mesmo se pode vir a afectar a mecanica de alguma forma...

        Eu penso que nao, mas como nao sou grande entendido...
        Não mas como já foi dito aumenta o nivel de gases no escape e o ruido, mas penso que nada de mais agora se o teu carro tiver sonda lamda ou algo do genero já e capaz de te dar erro na centralina.

        Comentário


          #5
          se tiver algum cabo electrico ligado a sonda - depois do CAT - entao n convem porque a centralina baralha-se toda

          Comentário


            #6
            Não convém é fazer muitas manobras em marcha-a-trás com o catalisador pendurado... se apanhas algo mais saliente não deve ser muito bonito.

            Comentário


              #7
              É tentar atar com uma abraçadeira metálica provisoriamente, até poder resolver o problema numa casa especializada em escapes. Lá, eles saberão o que fazer

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                Não mas como já foi dito aumenta o nivel de gases no escape e o ruido, mas penso que nada de mais agora se o teu carro tiver sonda lamda ou algo do genero já e capaz de te dar erro na centralina.
                Originalmente Colocado por m@xwell Ver Post
                se tiver algum cabo electrico ligado a sonda - depois do CAT - entao n convem porque a centralina baralha-se toda
                Penso eu que o meu carro nao tem essas tecnologias!

                Para poder circular, tirei fora o catalizador e nao vi nenhum fio nem sensor ou sonda...
                Nao quer dizer que nao esteja lá... eu é que nao vi...
                Editado pela última vez por Agent; 04 January 2009, 00:32.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                  Não convém é fazer muitas manobras em marcha-a-trás com o catalisador pendurado... se apanhas algo mais saliente não deve ser muito bonito.

                  Tive mesmo de tirar fora o catalizador para poder andar com o carro. Senão no estado que estava, arrastava-se pelo chao...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                    É tentar atar com uma abraçadeira metálica provisoriamente, até poder resolver o problema numa casa especializada em escapes. Lá, eles saberão o que fazer
                    Vou mesmo substituir o catalizador por um novo... Segundo o que ja andei a ver vai ser uma bat€lada valente... Mas é melhor assim...

                    Comentário


                      #11
                      Vai comprar novo? isso ainda são uns trocos valentes mesmo na concorrencia. =/


                      Nao sei se existe ou se é escolha para ti...mas comprar um numa sucata...deve dar para fazer mais uns 100mil...nao sei es queres vender o teu carro num futuro proximo ou nao...mas novo é carote.

                      Comentário


                        #12
                        Vai ser uma boa quantia vai.
                        Saxos existem aos montes na sucata e la´arranjas um.
                        Não é que importe muito, mas é obvio que tens sonda lambda e se fosses agora ao IPO acusava na máquina de gases.
                        mas também não te deixavam passar a esta fase sem um naco valente de escape!:P

                        Comentário


                          #13
                          Andaste com o carro e isso a zorrar pelo chão?

                          És doido? Estás a ver se arrancas o sistema de escape de uma vez só?

                          E não, não podes andar sem isso porque o mais provável é chumbares na inspecção e aumentares bastante o consumo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                            Vai comprar novo? isso ainda são uns trocos valentes mesmo na concorrencia. =/


                            Nao sei se existe ou se é escolha para ti...mas comprar um numa sucata...deve dar para fazer mais uns 100mil...nao sei es queres vender o teu carro num futuro proximo ou nao...mas novo é carote.
                            Pois, tambem ja estive a pensar nisso... Ate ja andei no topico aqui do forum sobre as sucateiras a ver a opiniao da malta sobre a compra de peças...
                            Ja recorri uma vez a uma sucateira e correu bem, fiz boa compra...
                            Vamos a ver...

                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            Vai ser uma boa quantia vai.
                            Saxos existem aos montes na sucata e la´arranjas um.
                            Não é que importe muito, mas é obvio que tens sonda lambda e se fosses agora ao IPO acusava na máquina de gases.
                            mas também não te deixavam passar a esta fase sem um naco valente de escape!:P
                            Depois de ter desmontado o catalisador, andei a investigar na net preços e modelos e etc. e acabei por perceber a grande gaffe que tinha metido...
                            Mas quando andei la debaixo nao vi nada que se parecesse com sonda/sensor... Nao sei onde estará...

                            Em relação à IPO, ia ser uma desgraça... Quando estivesse a 1 Km de distancia eles ja me estariam a ouvir e depois quando olhassem para debaixo do carro e vissem que nao havia nenhuma peça relacionada com sistema de escape, ainda me prendiam...

                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Andaste com o carro e isso a zorrar pelo chão?

                            És doido? Estás a ver se arrancas o sistema de escape de uma vez só?

                            E não, não podes andar sem isso porque o mais provável é chumbares na inspecção e aumentares bastante o consumo.
                            Sim andei com aquilo de rasto mas foi por poucas dezenas de metros! Tb nao sou assim tao inconsciente

                            Em relação a andar sem catalizador, nao me fiz entender, eu referia me a andar meia duzia de dias (ate resolver a situação) e nao andar assim durante muito tempo...
                            Alias, é impossivel fazer grandes trajectos com o carro, tal é o barulho Infernal!
                            Faço cerca de 15 Km, nao posso andar a mais de 50/60 e mesmo assim ja fico com uma zoeira nos ouvidos que voces nao imaginam!

                            Mas tb vos digo outra coisa, nunca vi tanta gente a parar para olhar para o meu Bólide... É tudo a virar a cabeça!!
                            Mas estou mortinho por ter o carro de volta ao normal!!
                            Editado pela última vez por Agent; 05 January 2009, 06:29.

                            Comentário


                              #15
                              O maior problema em andar sem o catalizador é a concentração de calor na parte inferior do carro, o que no limite poderá levar que peças plasticas e de borracha derretam.

                              Alem do ruido que é absurdo, isso vai te aumentar os consumos e origina tambem perda de rendimento.

                              Um catalizador especifico fica-te por volta dos 190 euros enquanto um universal em 120 euros.

                              Por isso, assim que poderes trata de arranjar isso.

                              Comentário


                                #16
                                Se o teu saxo for a gasóleo podes andar sem o Cat, apenas colocando um tubo no seu lugar. Não reprova pelas emissões no IPO mas se notarem que ele está em falta, aí sim.

                                Se for a gasolina esquece, altera totalmente as emissões e é chumbo certo.

                                Outra coisa, tirar o Cat não faz mal ao veículo, consome um pouco mais mas marginalmente e fica mais solto e desenvolve melhor em baixas apenas, em altas mantêm-se. Obviamente vai largar piores emissões mas não necessáriamente mais fumo, isso é igual.
                                O valor dos Cats novos é diferente consoante modelo e marca, para o meu carro não me chegam 500 Euros por exemplo. Para o teu deve rondar os 200 ou menos. Usado é uma boa opção, busca que encontras muita coisa, mas não te deixes chular pelos sucateiros!
                                Abraço.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu reprovei no IPO por causo do catalizador que tinha morrido, na SEAT a senhora pediu-me 500€ pelo Catalizador, foi a uma sucata comprei um SEAT IBIZA(batido) igual ao meu por 180€ e alem de le aproveitar o Catalizador, aproveitei todo o sistema de escape,travões, radioador,motor,jantes,pneus, e mais e mais e mais, menos capot,parachoques e mala,de resto todo peças para o meu bolide, apenas por 180€ fiquei fornecido por algum tempo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ola malta,

                                    Obrigado a todos pela vossa ajuda e opinioes!

                                    Problema resolvido!

                                    Um colega meu disponibilizou-se para soldar o bocado de tubo que liga o Cat ao outro tubo que vai para a panela traseira.




                                    Nao tenho foto do resultado mas ficou bastante perfeitinho!

                                    Sei que é adiar o inevitavel, mas deve durar para mais uns tempos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      O maior problema em andar sem o catalizador é a concentração de calor na parte inferior do carro, o que no limite poderá levar que peças plasticas e de borracha derretam.

                                      Alem do ruido que é absurdo, isso vai te aumentar os consumos e origina tambem perda de rendimento.

                                      Um catalizador especifico fica-te por volta dos 190 euros enquanto um universal em 120 euros.

                                      Por isso, assim que poderes trata de arranjar isso.
                                      Já agora qual é a diferença entre um cat especifico e um universal?

                                      Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                      O valor dos Cats novos é diferente consoante modelo e marca, para o meu carro não me chegam 500 Euros por exemplo. Para o teu deve rondar os 200 ou menos. Usado é uma boa opção, busca que encontras muita coisa, mas não te deixes chular pelos sucateiros!
                                      Abraço.
                                      Na oficina Citroen onde estive (e nao aconselho ninguem, tao mau que foi o atendimento e a competencia demonstrada) deram me 2 preços 301€ e 363€. Deram 2 preços diferentes pois nao sabiam qual era o cat adequado. (Nota: tinham o nº de chassis e todos os dados referentes ao carro. So fui saber o preço, nao tinha intençao de encomendar, mas mesmo que tivesse teriam que mandar vir os dois, pois nao sabiam qual deles era!)

                                      Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                      ...
                                      foi a uma sucata comprei um SEAT IBIZA(batido) igual ao meu por 180€ e alem de le aproveitar o Catalizador, aproveitei todo o sistema de escape,travões, radioador,motor,jantes,pneus, e mais e mais e mais, menos capot,parachoques e mala,de resto todo peças para o meu bolide, apenas por 180€ fiquei fornecido por algum tempo.
                                      Bemmm, grande negocio que tu fizeste... Muito bom...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X