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Bad Luck - O carro que mais chatices me deu

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    Bad Luck - O carro que mais chatices me deu

    Todos nós tivemos (ou tentamos) ter carros que nos apaixonaram. Mas de vez em quando as coisas não correm como esperavamos e em vez de comprarmos prazer, compramos dores de cabeça!

    No meu caso foi com um Freelander I -> Na altura o SUV da sua gama mais bonito, na minha opinião. Mas nunca vi 1 carro novo com tanto problema! 1 verdadeiro cancro!

    Por esse motivo, apesar de gostar da estetica \ imagem da Land Rover, dificilmente voltarei a comprar carros da mesma marca.

    Alguém teve a mesma sorte que eu? Com que marcas\modelos?

    #2
    Opel... dois kadett's fumarentos de baixa cilindrada... sei da sina que o meu pai passou.
    Não se vinha duma longa viagem sem um problema.
    O que mais se destacava era os plásticos a bater, qual sinfonia de Bethoven, parece que isso ainda é característica do novo Corsa, passado tantos anos.

    Comentário


      #3
      Renault Megane 1.9D 1999

      Má assistencia, Más reparaçoes na marca, Os plasticos das peças e coberturas em volta do motor batiam de tal forma que parecia que se ia desfazer.

      Problema na caixa aos 30 mil kms, arrancou-se uma roda fora ( degolou a manga de eixo ) aos 100 mil kms.

      Estofo do banco do condutor nao aguentou 2 anos sequer.

      E mais algumas peripécias pelo meio de problemas electricos e mecanicos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
        Opel... dois kadett's fumarentos de baixa cilindrada... sei da sina que o meu pai passou.
        Não se vinha duma longa viagem sem um problema.
        O que mais se destacava era os plásticos a bater, qual sinfonia de Bethoven, parece que isso ainda é característica do novo Corsa, passado tantos anos.
        Há um Opel kadett em cada já com quase 19 anos e tem barulhos sim, mas também nada por aí além atendendo à idade.

        É a gasolina e nunca deu problemas. Uma vez o mecânico em vez de trocar o óleo acrescentou, então eu a puxar um pouco uma 3ª olho para trás e velho uma nuvem enorme de fumo (tipo tdi 130cv alterado para 200cv), o motor vai a baixo e chama-se o reboque e tal, pois dei à chave e era só fumo a sair do capot. Cheguei a casa lá comecei com o meu pai a olhar para o carro e vimos que tinha óleo a mais. Foi só tirar o óleo que tinha a mais, dar à chave, umas aceleradelas para tirar o fumo e está como novo.

        O mecânico que até é da família ouviu uma desanda...

        Edit: Os outros carros:

        - Golf III Van 1.9 TD 75cv 1996 - 280.000km, a apontar apenas um problema com o pinão da cambota que foi mal substituido e ganhou folga até que partiu o escatel e fez uma série de estragos no motor.

        - Golf IV Van 1.9 TDI 100cv 2003 - 100.000km, comprado novo, nunca levou nada além das revisões previstas

        - Golf IV Van 1.9TDI 100cv 2004 - 260.000km, comprado usado com 220.000km, até hoje nas nossas mãos também não levou nada além das revisões. Está a precisar de amortecedores e vem aí a revisão dos 270.000 (correia de distribuição).
        Editado pela última vez por air; 14 January 2009, 11:08.

        Comentário


          #5
          Cá em casa ainda só tivemos 2 marcas de carros compradas por nós...

          O meu Pai é fiel á Renault fruto dos bons negocios que um familiar que temos nos faz, ja eu tenho um Honda.

          Quanto a mim, nada a dizer...fiabilidade até agora a 100%.

          Quanto ao Renault's bem...não são propriamente cancros, mas tambem não são fiaveis. Há sempre qualquer coisa que não tá a 100%.

          O mais problemático de que me recordo, e falo ao nivel mecânico que é para mim o factor de maior importãncia na fiabilidade, foi um Renault 19 TXI ( 1700cc, de 101cv salvo erro)

          O carro era um mimo, uma edição a modos que especial deste modelo, anda que se fartava, curvava ainda melhor, suspensão rebaixada de origem etc etc. Eu era puto na altura e delirava.

          Sei que ficamos apeados 4 vezes. Uma foi a correia da distribuição que rebentou, outras 2 foi o motor de arranque, outra foi o radiador que rebentou...

          É verdade que ainda hoje deixa saudades ao meu pai, o carro para a altura andava bastante bem, isto há uns bons 12 anos.

          É um exemplo de dor de cabeça aliada a algum prazer entre as chatices.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
            Cá em casa ainda só tivemos 2 marcas de carros compradas por nós...

            O meu Pai é fiel á Renault fruto dos bons negocios que um familiar que temos nos faz, ja eu tenho um Honda.

            Quanto a mim, nada a dizer...fiabilidade até agora a 100%.

            Quanto ao Renault's bem...não são propriamente cancros, mas tambem não são fiaveis. Há sempre qualquer coisa que não tá a 100%.

            O mais problemático de que me recordo, e falo ao nivel mecânico que é para mim o factor de maior importãncia na fiabilidade, foi um Renault 19 TXI ( 1700cc, de 101cv salvo erro)

            O carro era um mimo, uma edição a modos que especial deste modelo, anda que se fartava, curvava ainda melhor, suspensão rebaixada de origem etc etc. Eu era puto na altura e delirava.

            Sei que ficamos apeados 4 vezes. Uma foi a correia da distribuição que rebentou, outras 2 foi o motor de arranque, outra foi o radiador que rebentou...

            É verdade que ainda hoje deixa saudades ao meu pai, o carro para a altura andava bastante bem, isto há uns bons 12 anos.

            É um exemplo de dor de cabeça aliada a algum prazer entre as chatices.

            107 ou 108cv...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
              107 ou 108cv...
              Porreiro

              Sabia que eram mais de 100 e menos que 110...LOL

              e anda bem que se fartava...

              Comentário


                #8
                Cá em casa, nunca houve probs em relação a carros.
                É certo que passaram poucos pq é normal ficarmos com eles pelo menos 10 anos. Mas dos que passaram:

                renault 5: não me lembro, era muito novo (1/2 anos)

                Golf II 1.2 a gasolina: nada a apontar. Andava pouco e consumia muito. Uns tempos antes de se ter vendido lembro-me que fazia um cagaçal quando se acelarava a frio. Era a corrente.

                Strakar 2.5d 100cv: Está aí para as curvas. Nunca deu qualquer prob. Há a assinalar no entanto uma "mania" no elevador eletrico do vidro de tras. As vezes fecha bem outras fecha até acima e volta a abrir.

                307 break 1.4 hdi: Rigorosamente nada a apontar. A não ser o andamento e as recuperações. É preciso muita paciencia. Mas não se pode exigir muito a um 1.4 diesel de 70cv que carrega com aquele mastodonte.

                Ibiza 6j 1.9 tdi 105: Para este digo o mesmo que disse a cima. Mas ainda é muuuuito jovem. Tem 4007km.

                No entanto tenho uns vizinhos que sempre tiveram puntos como segundo carro.

                Punto MKI - Não me recordo de queixas
                Punto MKII 1.2 - Um prob qualquer na bateria descarregava por tudo e por nada e vários probs electricos.
                G. Punto - Problema com o "city". Bloqueou um dia a direcção em plena condução. Vá la que foi em cidade e numa avenida. Desligou-se o carro, voltou-se a ligar e ficou bom. Isto já tinha acontecido no MKII e já aconteceu pelo menos mais 2 vezes. Para eles, fiat nunca mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                  Porreiro

                  Sabia que eram mais de 100 e menos que 110...LOL

                  e anda bem que se fartava...
                  Nunca mais me esqueço da ratada que levei a sair das bombas de Alcochete...ía a caminho do Alentejo.
                  Saio da bomba e entro na AE com o TXi atrás de mim. Eu bem esmifrei o Magoo em aceleração, mas não chegou...o sacana do 19 passou por mim com uma pinta que até fiquei parvo!!! (115cv do meu vs 107 do R19...o menor peso do 19 foi rei...)

                  Acima do TXi só havia o 16V...

                  Comentário


                    #10
                    Há um Opel kadett em cada já com quase 19 anos e tem barulhos sim, mas também nada por aí além atendendo à idade. (...)
                    Já tiveste dentro dum diesel do tempo dos romanos (como dizia o outro xD), com dois apoios de motor partidos? Eu já.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                      Nunca mais me esqueço da ratada que levei a sair das bombas de Alcochete...ía a caminho do Alentejo.
                      Saio da bomba e entro na AE com o TXi atrás de mim. Eu bem esmifrei o Magoo em aceleração, mas não chegou...o sacana do 19 passou por mim com uma pinta que até fiquei parvo!!! (115cv do meu vs 107 do R19...o menor peso do 19 foi rei...)

                      Acima do TXi só havia o 16V...
                      ehehe aquilo era realmente uma pequena surpresa.

                      Quando se vêem fotos lá em casa o meu pai ainda sente aquela nostalgia, segundo ele, diz que foi dos chassis que mas gozo lhe deu, disse-me que chegou a dar 225km/h com ele na A1.

                      O 16V ainda se equacionou para trocar o TXI...mas só havia 3p, e na altura o meu irmao ainda andava na cadeira de bébé pelo que as 5p davam mais jeito.

                      a seguir ao TXI veio um 21 Turbo durante uns 5 meses mas por empréstimo, porque o negócio na altura de aquisição de um Renault 19 com restyling se atrasou, então emprestaram ao meu pai um 21 Turbo.

                      Comentário


                        #12
                        Conheço e infelizmente ainda está cá em casa.

                        Ford Focus 1.4 SW de 2002. Inúmeros problemas com as sondas lambda, que mais dia, menos dia, voltam a aparecer. Foi reparado na marca, fora desta e de nada lhe valeu, o raio das sondas dão sempre erro, quase sempre numa viagem mais prolongada. Além disso, os plásticos mais suaves das portas desgastam-se bastante, apesar de se ter muito cuidado.

                        Tirando isso, já nos deixou apeado em duas viagens do Algarve para o Porto. A sorte é que foi sempre pela zona da Mealhada...

                        Isto de um carro que veio para cá, com apenas 9000 kms e comprado nunca concessionário oficial da Ford. O carro actualmente tem cerca de 130 mil kms.

                        Para mim, Ford nunca mais...o que é pena, visto que foi eu que "empurrei" o meu pai para aquele carro.
                        Editado pela última vez por Force; 14 January 2009, 11:24.

                        Comentário


                          #13
                          Quanto a mim, FIAT´s nunca mais. Desde Uno, Panda, Punto até mesmo Strada....
                          Fraca qualidade, sempre em oficinas apesar dos arranjos não serem muito caros. Enfim, uma desgraça.
                          Agora conduzo Ford, foi como do da noite para o dia.
                          Abraço.

                          Comentário


                            #14
                            Citroen C4... aquela electrónica mete medo...

                            De resto já tive/familia... Uno,Saxo,Escort,Chrysler Voyager,Laguna e nunca deram problemas.

                            Comentário


                              #15
                              O meu ex Mercedes E 220 CDI de 2000... Comprado novo e vendi-o com 137 000 Kms em Julho de 2008. Nunca fiquei apeado realmente mas deu problemas de mecânica e electrónica que nunca mais acabavam. Sempre reparado e assistido na marca mas fiquei com medo de voltar a comprar Mercedes, mesmo gostando muito da marca.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                                Já tiveste dentro dum diesel do tempo dos romanos (como dizia o outro xD), com dois apoios de motor partidos? Eu já.
                                Andar (e com conhecimento) com dois apoios de motor partidos são desleixo em manutenção apenas.

                                Tenho um amigo que tem uma Kadett VAN 1.6D de 1986 (se calhar mais velha que tu) e ainda vai todos os dias para o trabalho nela.

                                Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                Quanto a mim, FIAT´s nunca mais. Desde Uno, Panda, Punto até mesmo Strada....
                                Fraca qualidade, sempre em oficinas apesar dos arranjos não serem muito caros. Enfim, uma desgraça.
                                Agora conduzo Ford, foi como do da noite para o dia.
                                Abraço.
                                Como sabes tive um Focus 1.8 TDCi e actualmente tenho um Punto MJ para o dia-a-dia e só tenho a dizer bem!

                                Já teve pequenas maleitas até ao momento, mas assim de cabeça, o Focus teve-as a dobrar...

                                De qualquer forma não classifico nem um, nem outro, como cancros... são os dois excelentes carros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  Andar (e com conhecimento) com dois apoios de motor partidos são desleixo em manutenção apenas.

                                  Tenho um amigo que tem uma Kadett VAN 1.6D de 1986 (se calhar mais velha que tu) e ainda vai todos os dias para o trabalho nela.
                                  Depois disso o motor foi revisado, e colocados os apoios como deve ser, mas não foi por isso que o carro deixou de ser uma traineira.
                                  O meu pai tem sina com os Opel's, os acidentes mais graves que ele teve foi com carros dessa marca, mais ainda bem que foi assim, foram os dois para a sucata e hoje tem um Alfa Romeo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Até hoje felizmente posso dizer que os carros que tive foram bons carros.

                                    Fiat 850 coupé (era do meu pai - esta foto é retirada da net)




                                    Opel Kadett




                                    Renault 19 1.2 (infelizmente não era 16v como este...)



                                    O meu pai tem agora um Corsa C e tá satisfeito.

                                    No magoo tou satisfeito, mas 1 das as famigeradas bobines de ignição já deram raia. Não foi grave, mas é sempre chato....


                                    Ou seja, Fiat, Opel e Ranhô (3 marcas muito queridas e bem cotadas aqui no AHO) mas sempre foram carros porreiros e sem darem chatices dignas de registo.
                                    Editado pela última vez por apagdo; 14 January 2009, 14:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Devido às peripécias passadas com um Renaut 5, a alguns "sustos" com um Renault 19, e ao conhecimento de imensas avarias de Renaults (familiar na área), acho que nunca comprarei um Renault...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Carros que passaram cá por casa:


                                        Ford Fiesta mk1 1.1 de 45cv de '86 comprado em '89: Simplesmente quase todos os meses era uma panela de escape nova porque a anterior rebentava/apodrecia (não me lembro bem)

                                        Fiat Uno 1.1 ie SX 60cvde '92 comprado em '95 para substituir o Ford: O único problema que deu foi a bomba de gasolina que deu raia porque os ratos/gatos/outro qualquer decidiram roer os fios da bomba por acumular gordura ao longo dos anos.

                                        Fiat Punto mk2 1.2 60cv de '00 comprado novo em substituição do Uno: Único problema foi ter queimado a junta da cabeça em Fev de '04, vinhamos nós da terra pela A1, chegámos às portagens de Aveiras(?) e sentimos o carro a trabalhar em 3 cilindros, continuámos a vir para casa, no dia a seguir foi à Fiat e disseram que tivemos sorte em não ficar apeados(nunca faltou nada ao carro, segundo disseram ao meu pai era um defeito na embraiagem que fazia o motor esforçar-se mais e de facto aquela embraiagem era complicado fazer pontos de embraiagem, é o que dá comprar carros da 1ª série).
                                        E a bateria que um dia "morreu", trocou-se e continuou a andar.

                                        Fiat Stilo 1.2 80cv comprado novo em '04 em substituição do Punto: Único problema é uma luzinha amarela que acende de vez em quando ali ao lado do ponteiro de combustível.


                                        Mesmo com alguns problemazitos não considero que a Fiat seja um cancro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá em casa houve um Laguna II 1.9 dci que todos os problemas, culminando com uma biela partida, em plena A2.

                                          Foi o última vez que entrei lá dentro. Foi despachado para uma sucata.

                                          O Renault 19, que ainda mantenho, começou a apresentar algum desgaste depois dos 10 anos.
                                          Levou sonda lambda, motor de arranque, catalisador, bombitos e uns tubos do sistema de refrigeração.

                                          Em 15 anos, nunca houve ninguém apeado à conta dele.

                                          Não foi 100% fiável, mas aguentou-se bem.

                                          De resto, ainda anda por cá um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv que faz competição com o Laguna.

                                          Tem 3 anos e 110 mil km.
                                          • A pele do volante e da caixa já se desfez;
                                          • o FAP já deu raia;
                                          • quando se tranca as portas, o vidro traseiro abre, por isso está desligado;
                                          • o ecrã multifunções tem os cristais queimados;
                                          • o vidro do pendura só abre no botão dessa mesma porta;
                                          • já levou os 4 amortecedores;
                                          • os discos já empenaram;
                                          • queima lâmpadas como quem vai ao wc;
                                          • o motor já levou os apoios;
                                          • a embraiagem está quase a partir;

                                          A minha memória não chega para mais...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            Cá em casa houve um Laguna II 1.9 dci que todos os problemas, culminando com uma biela partida, em plena A2.

                                            Foi o última vez que entrei lá dentro. Foi despachado para uma sucata.

                                            O Renault 19, que ainda mantenho, começou a apresentar algum desgaste depois dos 10 anos.
                                            Levou sonda lambda, motor de arranque, catalisador, bombitos e uns tubos do sistema de refrigeração.

                                            Em 15 anos, nunca houve ninguém apeado à conta dele.

                                            Não foi 100% fiável, mas aguentou-se bem.

                                            De resto, ainda anda por cá um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv que faz competição com o Laguna.

                                            Tem 3 anos e 110 mil km.
                                            • A pele do volante e da caixa já se desfez;
                                            • o FAP já deu raia;
                                            • quando se tranca as portas, o vidro traseiro abre, por isso está desligado;
                                            • o ecrã multifunções tem os cristais queimados;
                                            • o vidro do pendura só abre no botão dessa mesma porta;
                                            • já levou os 4 amortecedores;
                                            • os discos já empenaram;
                                            • queima lâmpadas como quem vai ao wc;
                                            • o motor já levou os apoios;
                                            • a embraiagem está quase a partir;

                                            A minha memória não chega para mais...


                                            Se quiseres reclamar já sabes...sou todo ouvidos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              Renault Megane 1.9D 1999

                                              Má assistencia, Más reparaçoes na marca, Os plasticos das peças e coberturas em volta do motor batiam de tal forma que parecia que se ia desfazer.

                                              Problema na caixa aos 30 mil kms, arrancou-se uma roda fora ( degolou a manga de eixo ) aos 100 mil kms.

                                              Estofo do banco do condutor nao aguentou 2 anos sequer.

                                              E mais algumas peripécias pelo meio de problemas electricos e mecanicos
                                              Ainda o tens?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                                307 break 1.4 hdi: Rigorosamente nada a apontar. A não ser o andamento e as recuperações. É preciso muita paciencia. Mas não se pode exigir muito a um 1.4 diesel de 70cv que carrega com aquele mastodonte.
                                                exactamente o mesmo que aqui. 70 mil kms e nada a apontar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Ainda o tens?
                                                  Não, comprei o novo em Nov 1999 e livrei me dele passados dois anos e pouco... depois desse ja tive... deixa ver...

                                                  Um Terrano II, um Corsa A, um Vectra A, um 306 XAD, um Ibiza 1.9 D, um 206 HDi, um Volvo S70R, uma Volvo V70 T5, um Vitara 1..6 , um Panda Sisley 4x4 e agora tenho um UMM e 2 106 Rallye

                                                  Na volta ainda me esqueci ai dum carro qualquer pelo meio, mas em nenhum fiquei com uma roda arrancada nem fiquei sem caixa de velocidades etc etc... ah e excepto o T II foram tudo usados de emtre 1991 e 1997

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                                    Todos nós tivemos (ou tentamos) ter carros que nos apaixonaram. Mas de vez em quando as coisas não correm como esperavamos e em vez de comprarmos prazer, compramos dores de cabeça!

                                                    No meu caso foi com um Freelander I -> Na altura o SUV da sua gama mais bonito, na minha opinião. Mas nunca vi 1 carro novo com tanto problema! 1 verdadeiro cancro!

                                                    Por esse motivo, apesar de gostar da estetica \ imagem da Land Rover, dificilmente voltarei a comprar carros da mesma marca.

                                                    Alguém teve a mesma sorte que eu? Com que marcas\modelos?

                                                    Tenho um amigo que tem um de 99, comprado em 2006, que não pára de ir para a oficina (abs, tecto de abrir, problemas electricos.....)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                      Não, comprei o novo em Nov 1999 e livrei me dele passados dois anos e pouco... depois desse ja tive... deixa ver...

                                                      Um Terrano II, um Corsa A, um Vectra A, um 306 XAD, um Ibiza 1.9 D, um 206 HDi, um Volvo S70R, uma Volvo V70 T5, um Vitara 1..6 , um Panda Sisley 4x4 e agora tenho um UMM e 2 106 Rallye

                                                      Na volta ainda me esqueci ai dum carro qualquer pelo meio, mas em nenhum fiquei com uma roda arrancada nem fiquei sem caixa de velocidades etc etc... ah e excepto o T II foram tudo usados de emtre 1991 e 1997
                                                      Cá em casa já passaram muitos Renault e nunca ficámos sem uma roda nem nunca tivemos problemas de caixa.

                                                      Essa da roda saltar é no mínimo estranho! Estaria alguma coisa mal montada?? Saltou o eixo todo?:S

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Seat Ibiza 1.9 TDI de 110cv, comprado novo em 2000, vendido em 2002.

                                                        Levou 2 motores novos, 2 MAF's, 1 caixa de velocidades, 1 embraiagem e volante de motor, 1 revisão ao turbo, 2 relés de controlo de motor, 2 pares de discos à frente, 1 elevador de vidro, 1 fecho da mala, 1 painel de cristais líquidos (o vermelho ao centro do tablier) e mais uma catrafada de coisas!

                                                        Foi o pior cancro que tive até hoje de carros comprados novos ou usados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Cancros foram 2, um Talbot Horizon de 1983 (dificilmente se compra outro Talbot... ) e um 127 Super da mesma altura (ainda hoje ninguém fale em Fiats aos meus pais).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Cá em casa já passaram muitos Renault e nunca ficámos sem uma roda nem nunca tivemos problemas de caixa.

                                                            Essa da roda saltar é no mínimo estranho! Estaria alguma coisa mal montada?? Saltou o eixo todo?:S
                                                            Ao arrancar num cruzamento, em que ia virar à esquerda, a manga de eixo cedeu, fiquei com a roda do lado direito torcida para a direita e so presa pela torre de suspensao.

                                                            Foi ma reparaçao na Renault, o carro nunca ficou bom desde que dei um toque numa pedra tinha ele uns 6 meses. Ao ponto de aos poucos tudo se ir manifestando com trocas de material e material ...

                                                            Essa reparaçao demorou mais dum mes e ficou uma trampa, escorridos na tinta, carro a gastar pastilhas de forma irregular etc. Isto num concessionario oficial

                                                            Alem de que o carro aos 40 mil kms levou amortecedores ( uns Koni Sport usados que duraram ate vender o carro com mais 98 mil kms em cima.. lol )

                                                            Fiquei uma vez sem escova traseira, levou um circuito electronico junto aos fusiveis e mais algumas aventuras electricas.

                                                            Fartei me mesmo do Magano..

                                                            Comentário

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