Anúncio

Collapse
No announcement yet.

M/A custa a entrar a quente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    M/A custa a entrar a quente

    Pois é, tal como o título do tópico indica, a marcha-atrás do meu Alfa 155 custa a engrenar a quente, chegando mesmo por vezes a não entrar, altura em que largo e volto a carregar na embraiagem e ela entra, mas arranha...
    E para tirar a marcha-atrás, acontece quase o mesmo, também custa muito a tirar, de forma que ando quase para meter a 5ª quando tiro a M/A...
    Com o carro frio, para sair da garagem é um mimo, entra (e sai) muito bem mesmo...

    Que acham que pode ser? Sincronizadores? Valvulina? Embraiagem (é a de origem, com 159K Km, mas as outras mudanças entram tão bem...)?

    Neste momento o carro está na Alfa em Torres Novas, para a revisão dos 160mil e para levar um termóstato, por isso era para falar disso aos mecânicos, mas tenho medo que seja preciso abrir a caixa e seja uma pipa de massa... e não ando a nadar em € (senão mandava por aquilo tudo num brinco!... ou arranjava um 156 )

    Desde já obrigado pela ajuda que me possam dar..
    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 15 January 2009, 23:21.

    #2
    Boas,

    Ja tive um problema parecido...

    Numa viagem para espanha com o meu carro ( Renault 21 2L Turbo ) quando ia para parar nas portagens nao conseguia retirar a 5º, consegui retirar arranhando ( pois parecia que estava colada ), o mesmo se passou no arranque, retirar a 1º e por a segunda foi um aventura, e a 3º e 4º nao entraram, resultado..cheguei ao destino com o coraçao nas maos...

    Uns tempos antes, reparei que custava por a marcha atras, que arranhava, para a por bem tinhas duas opçoes, ou desligava o carro, ou punha 1º e rapidamente a marcha atras...

    Levei a oficina e o problema foi a valvolina, andava sem a dita na caixa, resultado, nova valvolina e troca de rolamentos da caixa...

    Tambem nao descardo a ideia da embraiagem, pois ( eh eh eh eh eh ), tenho um clio de 93 1.2 que custava por as mudanças, principalmente a 1º, 2º e marcha atras, e era pior nas reduçoes, resultado, teve que levar um kit de embraiagem.

    Para te ajudar, vou dar dicas para saberes qual é o problema.

    Para o primeiro caso, verifica se tens valvolina no teu 155, caso nao tenhas é so acrescentar, logo é bom pois nao é dispendioso;

    Para o segundo caso, para veres se é da embraiagem, verifica :

    -> Se ao arrancares com a 1º o carro treme;

    -> Com o carro num local plano, puxas o travao de mao, engatas a 5º largas a embraiagem e das um liegeiro acelarador, se o carro for abaixo, optimo, senao é da embraiagem;

    -> Se ao fim de andares com o carro e ao estacionares te cheirar um cheiro caracteristico do teu motor ( mais propriamente a embraiagem ) é a mesma;

    -> Numa estrada plana, a baixa velocidade, metes a 5º e aceleras, se a rotaçao aumentar mas a velocidade nao, é a embraiagem, se aumentares as duas constantemente entao esta tudo bem;

    Bom foram todos estes diagnosticos que fiz e me ajudaram bastante...

    Um kit de embraiagem para o clio ficou-me em 100€ da luc + 30€ valvolina, fora mao de obra ( total = 220€ por mecanico amigo ), atençao se mexeres na embraiagem, convem meteres o kit, pois se somente trocares um disco, ou rolamento, mais tarde podes vir a ter outro problema na embraiagem, e fica mais dispendioso, pois o que é caro é a mao de obra.

    Espero ter ajudado, alguma coisa apita

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 21T Ver Post
      Boas,

      Ja tive um problema parecido...

      Numa viagem para espanha com o meu carro ( Renault 21 2L Turbo ) quando ia para parar nas portagens nao conseguia retirar a 5º, consegui retirar arranhando ( pois parecia que estava colada ), o mesmo se passou no arranque, retirar a 1º e por a segunda foi um aventura, e a 3º e 4º nao entraram, resultado..cheguei ao destino com o coraçao nas maos...

      Uns tempos antes, reparei que custava por a marcha atras, que arranhava, para a por bem tinhas duas opçoes, ou desligava o carro, ou punha 1º e rapidamente a marcha atras...

      Levei a oficina e o problema foi a valvolina, andava sem a dita na caixa, resultado, nova valvolina e troca de rolamentos da caixa...

      Tambem nao descardo a ideia da embraiagem, pois ( eh eh eh eh eh ), tenho um clio de 93 1.2 que custava por as mudanças, principalmente a 1º, 2º e marcha atras, e era pior nas reduçoes, resultado, teve que levar um kit de embraiagem.

      Para te ajudar, vou dar dicas para saberes qual é o problema.

      Para o primeiro caso, verifica se tens valvolina no teu 155, caso nao tenhas é so acrescentar, logo é bom pois nao é dispendioso;

      Para o segundo caso, para veres se é da embraiagem, verifica :

      -> Se ao arrancares com a 1º o carro treme;

      -> Com o carro num local plano, puxas o travao de mao, engatas a 5º largas a embraiagem e das um liegeiro acelarador, se o carro for abaixo, optimo, senao é da embraiagem;

      -> Se ao fim de andares com o carro e ao estacionares te cheirar um cheiro caracteristico do teu motor ( mais propriamente a embraiagem ) é a mesma;

      -> Numa estrada plana, a baixa velocidade, metes a 5º e aceleras, se a rotaçao aumentar mas a velocidade nao, é a embraiagem, se aumentares as duas constantemente entao esta tudo bem;

      Bom foram todos estes diagnosticos que fiz e me ajudaram bastante...

      Um kit de embraiagem para o clio ficou-me em 100€ da luc + 30€ valvolina, fora mao de obra ( total = 220€ por mecanico amigo ), atençao se mexeres na embraiagem, convem meteres o kit, pois se somente trocares um disco, ou rolamento, mais tarde podes vir a ter outro problema na embraiagem, e fica mais dispendioso, pois o que é caro é a mao de obra.

      Espero ter ajudado, alguma coisa apita

      Cumprimentos
      Eu estou com esperança de que não seja a embraiagem, porque o pedal parece-me pegar no sítio certo, nunca vibra quando arranco, super suave diria mesmo, tanto que tenho o carro fez hoje 2 meses e nunca o deixei ir abaixo. É facílimo arrancar nele. No dia em que o comprei tive no para e arranca da 25 de Abril e nunca me cheirou nada, nem aí nem depois disso.

      Mas vou experimentar essa de tentar arrancar em 5ª com o travão de mão puxado e um cheirinho de acelerador (espero que dessa vá abaixo )

      Em relação ao ir com uma mudança engatada e acelerar, a embraiagem nunca patinou, nem quando piso a fundo (o que não é frequente).

      É que as outras mudanças metem-se lindamente, tanto a frio como a quente (embora ache a caixa quase demasiado leve a frio, parece que ganha o peso ideal a quente - tirando a marcha-atrás claro, que passa de ideal para quase impossível). E engrenam-se bem tanto a passar para a mudança acima como a reduzir..

      Espero que seja mesmo da valvolina... Amanhã já dou uma apitadela para a oficina para darem uma vista de olhos no nível e viscosidade do óleo

      Obrigadão pela ajuda tão completa
      Editado pela última vez por LuisMiguelC; 16 January 2009, 01:50.

      Comentário


        #4
        Mesmo sem ter a minima ideia do que possa ser arrisco a dizer que começar por trocar a valvolina pode ser um bom ponto de partida.

        A embraiagem desse carro é de afinação automatica não é?

        No antigo corsa B isso aconteceu-me. Dei um pouco de folga no cabo e ficou impecavel.

        Comentário


          #5
          A marcha-atrás do meu também custa às vezes a meter tendo mesmo de arranhá-la... de resto não noto mais nenhum problema

          Comentário


            #6
            Boas,

            Pelo que dizes a embraiagem deve estar boa, isso deve ser somente lubrificaçao, bom, as marcas dizem que a valvolina nao é necessaria trocar, pois é vitalicia, no entanto, obviamente que esta perde qualidade com o tempo, humidade, etc....Sendo assim aconcelho a veres o liquido, senao mesmo mudar, pois com essa kilometragem ate nao é nada mal a ideia, senti muitas melhorias...eh eh eh...

            Refiro que a mudança que me chateava era somente a marcha atras ( se tivesse visto a valvolina se calhar evitava despesas ), depois nunca mais chateou.

            Outra coisa e MUITO importante, nao se pode por qualquer valvolina, somente a de construtor ( no manual do teu carro diz ), se poserem outra, a caixa pode ficar dura...

            Estou ao dispor, e espero boas noticias ( claro, pelo orçamento mais barato ), fico contente por ajudar um alfista

            PS : Depois diz noticias, so para matar a curiosidade...eh eh eh
            Editado pela última vez por 21T; 16 January 2009, 17:59.

            Comentário


              #7
              Eu também ando com problemas em engrenar a primeira em quente(mas não é um alfa). Suspeito também da valvolina, pelo que vou pedir para me verem isso na revisão..
              Vai dando notícias..

              Comentário


                #8
                2Antes de meteres primeira ou MA, mete primeiro uma 2ª 0u terceira.

                Comentário


                  #9
                  Boas!

                  Pessoal, sei que não tem nada a ver com o tópico, mas no saxo onde é que posso ver se tem valvolina? Ou lá o que é...

                  É que estou com os mesmos sintomas Com a agravante de sentir um "tac" ao desligar o motor...e por vezes quando engreno primeira e começo a marcha...ou M/A....O que será? Nao sinto o carro a paliçar nem nada...E pega no fundo.

                  Cumps,
                  Miguel.
                  Editado pela última vez por NMiguel; 16 January 2009, 23:38.

                  Comentário


                    #10
                    Boas NMIGUEL,

                    Ora, no manual do teu carro deve estar a indicar o local onde encontras o parafuso de verificaçao de nivel de valvolina, foi assim que descobri...vais a parte da transmissao e encontras...

                    Caso nao tenhas, é complicado dizer-te, a nao ser alguem que saiba para o teu carro, pois cada carro é um caso:

                    ex: no meu Renault clio, com capot aberto e do lado do condutor, em baixo do motor tens a caixa, esta de lado tem um parafuso que desapertas, se sair oleo esta lubrificada, se nao sair é porque esta com falta de oleo, bastando acrescentar ate sair pelo orificio onde esta o parafuso.... Indico que para verificar é muito dificil ver onde esta o parafuso...No Renault 21 Turbo a conversa é outra, nao se verifica, tenho que retirar toda a valvulina pelo orificio ao lado do carter e posteriormente acrescentar com nova desmontando parte a caixa entendes, dai que cada carro um caso, mas aconcelho em ires ao manual, lá explica onde é e o que fazer.

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 21T Ver Post
                      Boas NMIGUEL,

                      Ora, no manual do teu carro deve estar a indicar o local onde encontras o parafuso de verificaçao de nivel de valvolina, foi assim que descobri...vais a parte da transmissao e encontras...

                      Caso nao tenhas, é complicado dizer-te, a nao ser alguem que saiba para o teu carro, pois cada carro é um caso:

                      ex: no meu Renault clio, com capot aberto e do lado do condutor, em baixo do motor tens a caixa, esta de lado tem um parafuso que desapertas, se sair oleo esta lubrificada, se nao sair é porque esta com falta de oleo, bastando acrescentar ate sair pelo orificio onde esta o parafuso.... Indico que para verificar é muito dificil ver onde esta o parafuso...No Renault 21 Turbo a conversa é outra, nao se verifica, tenho que retirar toda a valvulina pelo orificio ao lado do carter e posteriormente acrescentar com nova desmontando parte a caixa entendes, dai que cada carro um caso, mas aconcelho em ires ao manual, lá explica onde é e o que fazer.

                      Cumprimentos
                      Boas,
                      Obrigado pela resposta!

                      Pois, não tenho o manual

                      Cumps,
                      Miguel.

                      Comentário


                        #12
                        Hummm.....

                        Tenta arranjar o manual, se conheceres alguem com um saxo era porreiro, senao, depois ajudo-te por pm....

                        Comentário


                          #13
                          Antes de mais, obrigado pela vossa ajuda!

                          Como escrevi ali em cima, tenho o carro na Alfa Romeo para fazer a revisão dos 160mil Km e arranjar lá umas coisitas que, não sendo prioritárias, quero ver arranjadas, porque gosto de andar com as coisas como deve ser.

                          O carro tem o carter danificado devido a uma pancada que o dono anterior deu com o carro, de modo a que pinga umas gotas de oleo. Neste momento ainda não tenho o carro porque a oficina está a ver se me arranja o carter de um Alfa 147 ou 156 1.6 salvado, porque novo o carter custa 400€. E como a factura já deve rondar os 600€, não posso dar tanto dinheiro por um carter novo.

                          Mas já liguei para a oficina e disseram-me que iam por uma valvolina sintética recomendada pela Alfa e que ia decerteza notar a diferença!

                          Espero que sim! :D

                          Comentário


                            #14
                            De nada Lui Miguel;

                            Depois diz como ficou o carro...


                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Boas!

                              O carro veio finalmente da revisão!

                              Levou valvulina nova e a caixa está realmente melhor, já não tenho aquele problema da marcha-atrás, apesar de ainda assim necessitar de mais força para engrenar do que as outras, mas nada de grave.

                              O pior foi o resto da dolorosa... 900€, mas pronto, tá para as curvas!

                              Comentário


                                #16
                                Se a marcha atrás não quiser entrar bem, mete uma primeira e depois volta a tentar a marcha atrás...comigo resulta...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X