Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo Maior, num TD70?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo Maior, num TD70?!

    Boas pessoal sou novo neste forum...e é com emenso gosto que desejo participar nos vossos debates. Este é para mim um dos melhores foruns!!Umas vezes é polémico, outras engraçado, enfim tem de tudo um pouco.. como se quer.
    O que me traz aqui basicamente é o seguinte: sou possuidor de um Fiat punto td 70 de 98, sempre adorei este carro, aliás tenho um certo apresso por Fiat e sou fanático por Alfas (ai o que eu disse)..este carro conta com 185 mk e está a precisar de uma revisão ao turbo, que me fica na casa dos 400€ no turbolenhas. No entanto estive a falar com um mecânico que esta habituado em mexer em motores a gasóleo (faz que preparação de jipes para TT) e eles disse-me que por esse preço colocava-me um turbo maior, de um ibiza GT TDI, em bom estado e outros coletores de escape!! além disso aconselhava aplicação de um IC que não vinhas nestes modelos...isto deixou-me extremamente curioso e também algo séptico..será que este motor aguenta?!Ele disse que se a motagem for bem feita, não Parte!!e também me disse que se eu quisesse fazia um turbo de geometria variável ao meu gosto...
    Agora pergunto-vos que acham?ja se meteram em alguma aventura do género? se sim como correu? ele disse que estes motores são mais resistentes a mexidas que por exemplo os corsas td que são de blocos mais pequenos e leves...

    #2
    Nem vou comentar questões como fiabilidade etc, mas acho muitooooo dificil (isto pra não dizer que é mentira) meter um VNT, colectores, IC e mão de obra só por 400€.

    Comentário


      #3
      Antes de mais bem vindo ao forum.
      Falando por aquilo que se ouve dizer, isto é sem conhecimento por experiencia própria, os motores FIAT aguentam-se bem ao serviço no dia a dia, mas também sei de motores que tiveram fins prematuros isto em estado stock.
      Alterações desse genero num FIAT a mim sinceramente assustava-me.
      Não te esqueças que o carro já vai com 185.000km e se lhe deres agora com mais cavalagem e binário em cima vais acabar por arranjar problemas maiores, a nível de caixa, transmissões, embraiagem, etc.
      Penso que possa vir a ser problemático no futuro, pois tenho ideia que o material da FIAT é fraquito.

      No teu lugar repararia o turbo de origem simplesmente.

      Comentário


        #4
        Eu já tive um carro igual, aconselho-te a fazeres uma boa manutenção ao turbo que tens e a não te pores com invenções nesse motor porque a verdade é que se o estimares ele dura, se não é uma dor de cabeça pelo material fraco de todo o conjunto (motor e restantes orgãos).
        Isto para não falar do resto, mais potencia nisso e sujeitas-te a consequências graves, a dinamica do carro é muito má (isto de origem).
        Eu quando fui possuidor de um andava sempre com a sensação de que se abusasse, ele desintegrava-se todo. Passei umas boas horas na oficina com esse modelo...
        Editado pela última vez por HUGORIBA; 22 January 2009, 17:04.

        Comentário


          #5
          Não, 400 € só o turbo e coletores, fora mão de obra..o IC é um trabalho á parte e claro, tem o seu preço!! este mecânico ja fez algumas alterações que me deixaram algo impressionado...um vizinho meu tem uma 205 XAD branca alterada por ele e aquilo da corda aos A3 tdi (110 CV) ca da zona.. outro rapaz também tem uma seat 1.9 D, ao qual lhe foi aplicado um turbo e ta andar tanto como o 205XAd e até agora não tiveram problemas..
          O que ele me disse foi que se o motor for devidamente revisto antes de qualquer mexida, que não parte..
          E falar nisso tem aqui alguns videos de um corsa 1.5 td mexidos, digam-me alguma coisa!!

          http://www.youtube.com/watch?v=_ue96IUcVp8
          http://www.youtube.com/watch?v=Ce5w2...eature=related
          http://www.youtube.com/watch?v=FKfac...eature=related
          http://www.youtube.com/watch?v=zRuGr...eature=related

          Comentário


            #6
            addt,

            Tu sabes como é o carro de origem, mas não sabes como é que vai ficar depois nem há outro igual para comparar.

            Pode ser que fique muito fiável, pode ser que fique um poço de chatices.

            Pode ser que fique com muito power por causa de um turbo maior mas à custa de um turbo-lag desesperante no dia-a-dia.

            Etc, etc...


            Eu naõ tomaria o risco, mas tu é que decides: o carro é teu e o dinheiro também.

            Comentário


              #7
              Vá, digam mais coisas!!Sabem de alguém que fez o mesmo e correu mal?

              Comentário


                #8
                Não conheço a fiabilidade desse motor mas, com 185000, eu não arriscava de forma alguma. Além disso, ele nunca vai ficar a andar muito, e a fiabilidade vai estar comprometida.

                Mais, uma mudança desse tipo exige muitas modificações, ainda para mais se ele quer mudar os colectores. Basicamente vai ser muito dinheiro, para quase nada.

                A promessa de que o turbo nunca irá partir é rídicula, qualquer turbo parte. Além disso, como já disseram por aqui, toda essa modificação custaria os olhos da cara.

                Pensa bem no dinheiro que vais gastar num carro que já não tem muito valor de mercado, não tem qualquer conotação clássica ou de potencial clássico, e em caso de acidente podes mesmo ficar com muito pouco. Eu não arriscava. Mudava o que tivesse a mudar na casa especializada em turbos, que de certeza deve dar garantia ao produto, porque isso não é carro de escafia

                Comentário


                  #9
                  Não faças isso!

                  Revisão ao turbo porque?
                  o td70 é IB ou CR? nem sei.

                  Só sei que os jtd's da fiat nao costumam dar muitos problemas...conheço bastantes jtd's e nunca ninguem relatou problemas (se calhar nao querem dizer).

                  185k em 11 anos parece-me pouco para o carro em questão...parece-me que ainda tens alguns quilometros para andar nele se nao mexeres muito.

                  Acho que não te devias meter nesses truques, mantem o td70 tranquilo, trata-o bem.

                  Comentário


                    #10
                    Se calhar é mesmo arriscado!!e se mandar arranjar rever o turbo e adapatar um Ic? é arriscado? ja me disseram que o motor pode ganhar até 10 Cv...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                      Não faças isso!

                      Revisão ao turbo porque?
                      o td70 é IB ou CR? nem sei.

                      Só sei que os jtd's da fiat nao costumam dar muitos problemas...conheço bastantes jtd's e nunca ninguem relatou problemas (se calhar nao querem dizer).

                      185k em 11 anos parece-me pouco para o carro em questão...parece-me que ainda tens alguns quilometros para andar nele se nao mexeres muito.

                      Acho que não te devias meter nesses truques, mantem o td70 tranquilo, trata-o bem.
                      Nem CR nem IB... Tem bomba injectora convencional.

                      O punto se for o Van de 98 com esse kms não vale grande coisa em €'s. Se for de 5 lugares vale mais um bocadinho mas pouco.

                      Essa inveção de meter turbo maior e o camandro, vai retira fiabilidade, vai provavelmente ficar mais cara que o valor comercial do carro. Dp vem a embraiagem, transmissões, etc....

                      Se gostas do carro mantem-o a funcionar com fiabilidade, repara o turbo e faz uma revisão á injecção. O bloco desse motor é bom, os perifericos é que são fracos.

                      Comentário


                        #12
                        Também ouvi dizer que fica a gastar menos.. é verdade? para ser sincero gostava de dar um pouco de mais vida ao motor mas também não queria entrar em grandes exageros, isto é que não ponha a fiabilidade em causa...o turbo é de geometria fixa..e há uns tempos para ca noto que deixei de ouvir aquele "assobiar" do turbo acompanhado de uma ligeira perda de rendimento...

                        Comentário


                          #13
                          Deixa-te estar como estás, ou estás-te a esquecer das inspecções periódicas?
                          Chumbas logo, a não ser que o inpector seja nabo.
                          Eu não arriscava, isto fora tudo o que se disse até agora.

                          Comentário


                            #14
                            Fartei-me de rir com o vídeo do Corsa 1.5 TD a fazer 6500rpm!!!

                            185.000kms... Deixa-te estar quietinho, ou prepara €€€ pra transmissões e afins... Revisiona o Turbo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                              Fartei-me de rir com o vídeo do Corsa 1.5 TD a fazer 6500rpm!!!

                              185.000kms... Deixa-te estar quietinho, ou prepara €€€ pra transmissões e afins... Revisiona o Turbo.
                              está de facto muito bom

                              Comentário


                                #16
                                Esses videos deixaram-me realmente algo impressionado..mas é uma ilusão que pode sair cara!!!certamente esses carros ja levaram outros motores...mas o que é possivel fazer, sem gastar muito € e com alguns resultados, sem grande comprometimento a nivel de feabilidade?Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                  Fartei-me de rir com o vídeo do Corsa 1.5 TD a fazer 6500rpm!!!

                                  185.000kms... Deixa-te estar quietinho, ou prepara €€€ pra transmissões e afins... Revisiona o Turbo.
                                  Vocês não sabem mas eu explico...

                                  Ele não está a fazer 6500, está a fazer a 5250rpm. O fundo do quadrante é que está feito para carros a gasolina. O quadrante nos Corsas é de fundo preto. Ele deve ter comprado o fundo para os Corsas a gasolina e pôs-lá, logo a escala ficou alterada.
                                  Vejam umas fotos do quadrante a diesel e vão ver se as 5250 rpm não são ali no lugar daqueles 6500.



                                  Em relação ao tópico, não mexeria nesses TD´s.
                                  Já agora uma achega, para fazer o que alguns desses corsas fazem (acompanhar 106 gti )não são só precisos 400€, para a coisa ficar decente. Não é preciso levarem motores novos para fazer aquilo, agora claro, o seu tempo de vida útil diminui.
                                  No teu caso, era revisionar o turbo e montar um IC para o carro ficar com mais pulmão digamos assim. Mas o pior são as inspecções. Se conheceres alguém aí sim vale a pena. Caso contrário vão ser só chatices.
                                  Editado pela última vez por ; 23 January 2009, 00:16.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois eu seu que o investimento nesses corsas não é de apenas 400€..nem no meu caso era porque 400€ sem mão de obra e sem uma boa revisão ao motor para ver se aguentava com a carga e depois mais o Ic..certamente 1000€ não xegava para fazer a festa..De qualquer forma um IC é algo que não descarto, nem umas mexidas na bomba injectora..
                                    Mas uma coisa e peço Dsc a minha ignorância mas como é que nas inspecções eles detectam que o carro tem outro turbo?e mesmo um IC, se proventura for um frontal e estiver escondido, das duas uma ou desmontam o carro ou também são mecânicos...mas acho que não terei problemas com isso!!!

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                      Pois eu seu que o investimento nesses corsas não é de apenas 400€..nem no meu caso era porque 400€ sem mão de obra e sem uma boa revisão ao motor para ver se aguentava com a carga e depois mais o Ic..certamente 1000€ não xegava para fazer a festa..De qualquer forma um IC é algo que não descarto, nem umas mexidas na bomba injectora..
                                      Mas uma coisa e peço Dsc a minha ignorância mas como é que nas inspecções eles detectam que o carro tem outro turbo?e mesmo um IC, se proventura for um frontal e estiver escondido, das duas uma ou desmontam o carro ou também são mecânicos...mas acho que não terei problemas com isso!!!
                                      Não te metas nisso a não ser que não te falte dinheiro para esbanjar.
                                      Se prezas o teu Punto, conserva-o.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                        Também ouvi dizer que fica a gastar menos.. é verdade? para ser sincero gostava de dar um pouco de mais vida ao motor mas também não queria entrar em grandes exageros, isto é que não ponha a fiabilidade em causa...o turbo é de geometria fixa..e há uns tempos para ca noto que deixei de ouvir aquele "assobiar" do turbo acompanhado de uma ligeira perda de rendimento...
                                        Pode ser o intercooler cheio de óleo.

                                        Queres um turbo de geometria variável porquê? Sabes as vantagens? Num carro como o teu iriam ser poucas ou nenhumas.

                                        Comentário


                                          #22
                                          o meu carro não tem IC, nem nenhum punto td traz, só o uno TD..tem é óleo num tubo que ta ligado ao turbo mas ja me disseram que isso é normal, todod eles ficam assim com o passar do tempo...disseram que um TGV ao contrário de um turbo de Geometria fixa traria ganhos de reposta em baixos regime e que teria uma resposta mais linear...mas de qualquer forma e como não tenho grande € para esbanjar, vou-me ficar pela aplicação de um Ic...

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                            o meu carro não tem IC, nem nenhum punto td traz, só o uno TD..tem é óleo num tubo que ta ligado ao turbo mas ja me disseram que isso é normal, todod eles ficam assim com o passar do tempo...disseram que um TGV ao contrário de um turbo de Geometria fixa traria ganhos de reposta em baixos regime e que teria uma resposta mais linear...mas de qualquer forma e como não tenho grande € para esbanjar, vou-me ficar pela aplicação de um Ic...
                                            Esse óleo no tubo do turbo leva a que quando puxas ao limite, ele vai perder potência repentinamente e acender uma luz amarela, certo? No meu era assim que se passava e nao valia a pena estar a limpar, voltava ao mesmo.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Eu tenho um amigo meu que tinha um bloco desses num Uno TD. Mas o bloco vinha uno 1.7d sem turbo. Adaptou os colectores e a bomba, e pressão de turbo e bomba para cima dele... Ficou com um belo andamento. O bloco continua fortissimo,aguenta bem a pancada,pior foi o turbo claro,não deu raia,mas passados algumas dezenas de milhares de kms começo a babar um pouco de oleo. Mas quanto ao bloco,se for o mesmo, é bastante fiavel. Ou pelo menos foi neste caso.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                Esse óleo no tubo do turbo leva a que quando puxas ao limite, ele vai perder potência repentinamente e acender uma luz amarela, certo? No meu era assim que se passava e nao valia a pena estar a limpar, voltava ao mesmo.
                                                Por acaso numca me acendeu essa luz do turbo, o turbo assobiava antes e dava gozo aquela brusquidão..agora deixou de o fazer e parece que perdeu algum disparo..acho que ta na altura de o rever!!em relação a esse óleo disseram que é perfeitamente normal mas também ja ouvi dizer que podia ser uma fuga...

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                                                  Eu tenho um amigo meu que tinha um bloco desses num Uno TD. Mas o bloco vinha uno 1.7d sem turbo. Adaptou os colectores e a bomba, e pressão de turbo e bomba para cima dele... Ficou com um belo andamento. O bloco continua fortissimo,aguenta bem a pancada,pior foi o turbo claro,não deu raia,mas passados algumas dezenas de milhares de kms começo a babar um pouco de oleo. Mas quanto ao bloco,se for o mesmo, é bastante fiavel. Ou pelo menos foi neste caso.

                                                  Esse turbo, se vier do uno td ja vem com 1 bar de pressão mas os do td 70 so têm 0,75 bar de pressão e é mais fiável que o do uno (teoricamente) mas não tão rápido, aliás os uno td quando saíram não tinham concorrência á altura..vinham com turbo, Ic, manometro da pressão do turbo, radiador do óleo...e com o seu reduzido peso dava e da coça a muito carro mais potente...

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    digam-me uma coisa, voces dizem que o orgão que sofre mais desgaste com o aumento de potência é a embraiagem..mas se não queimar constantemente a mesma e fizer uma condução normal, ela aguenta sempre menos?!ou está sempre em esforço mesmo que a intenção não seja essa?obrigado

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Eu no teu lugar estava quietinho..
                                                      Se o turbo necessita de revisão, faz, mas fica por aí..
                                                      Mas é só uma opinião...

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Só desse mecânico dizer que o motor aguenta mais que o mítico 1.5TD já começo a duvidar dos "se's" que ele te disse. Não te metas nisso, quando se mete uma coisa a seguir queremos outra, é um ciclo infernal que não compensa, vai haver sempre alguém com um carro a andar mais que o nosso e nós ficamos com a carteira sempre mais leve. Se o carro stock te chegou para tantos km's não vejo porque não sirva agora, ainda para mais a gota vai voltar a subir e bem!

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Faz o que quiseres, mas não te aconselho a fazer seja o que for a não ser reparar o turbo.
                                                          Ja´disseste que não tinhas dinheiro, acho que isso é o suficiente para não te meteres em aventuras.

                                                          Lembra-te só de 2 coisas: IPO e problemas de motor = gastos adicionais que poderão ir de muitos euros a um carro na sucata.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X