Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como tornar a direcção mais leve?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como tornar a direcção mais leve?

    Olá malta!
    tenho um Corsa B 1.4 Sport de 95, e gostaria de ter a direcção mais leve, não é que custa à andar mas se pudesse receber dicas para a melhorar seria uma granda ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por h2o Ver Post
    Olá malta!
    tenho um Corsa B 1.4 Sport de 95, e gostaria de ter a direcção mais leve, não é que custa à andar mas se pudesse receber dicas para a melhorar seria uma granda ajuda.
    Vais ao manual do carro e vê qual é a pressão indicada para CARGA
    MÁXIMA.
    Depois vai às bombas e mete os pneus com essa pressão.

    NOTA:
    Também ficas com menos aderência, por isso cuidado com as travagens.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      Vais ao manual do carro e vê qual é a pressão indicada para CARGA
      MÁXIMA.
      Depois vai às bombas e mete os pneus com essa pressão.

      NOTA:
      Também ficas com menos aderência, por isso cuidado com as travagens.
      Sim mas fora isso, sei que com pneus com mais pressão fica mais solta..

      suspensões?
      jantes?
      volante?
      lubrificação de alguma peça específica=
      ...

      Comentário


        #4
        calibrar a direcção costuma ajudar também.

        Comentário


          #5
          Jantes de origem na medida de origem e pneus na medida de origem.

          Pneus com o ar recomendado e calibrados.

          Oleo da DA mudado.


          Se nada disto servir, recomendo que adiras a um ginásio.

          Comentário


            #6
            O corsa tem a direcção leve!

            só se encher os pneus acima do normal a direcção fica logo ultra-leve, mas nao aconselho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
              Jantes de origem na medida de origem e pneus na medida de origem.

              Pneus com o ar recomendado e calibrados.

              Oleo da DA mudado.


              Se nada disto servir, recomendo que adiras a um ginásio.
              DA..lol não tenho nada disso. talvez tenha aparecido nos dos anos seguintes.
              Ginásio é uma boa opção, deve ser do stress, o peso tá bom;)
              E um volante desportivo não a torna mais suave?
              Editado pela última vez por h2o; 23 January 2009, 21:03.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                DA..lol não tenho nada disso. talvez tenha aparecido nos dos anos seguintes.
                Ginásio é uma boa opção, deve ser do stress, o peso tá bom;)
                E um volante desportivo não a torna mais suave?
                Que não tinha D/A já eu adivinhava.
                É como eu te disse: pressão para carga máxima.

                De qualquer modo, o maior problema não é nem a pressão, nem a falta
                de D/A. É falta de técnica.

                Conduzi durante muitos anos (e kms) carros sem D/A.

                Conduzi um CITROËN ZX durante anos e mais de 200.000Km. Sempre fiz
                todas as manobras (estacionamento incluido) com apenas uma mão no
                volante. Toda a gente pensava que o carro tinha D/A. Às vezes outra
                pessoa (que me tivesse visto conduzir) pegava no carro e "bufava" para
                virar o volante. A minha "maria", por exemplo, a primeira vez que pegou
                no carro exclamou: "a direccção é tão pesada, parecia mais leve, por
                não fazeres esforço nenhum".

                A técnica é um conjunto de pequenos detalhes, e se os dominares também
                poderás virar o volante apenas com uma mão (eu só uso a esquerda).

                Primeiro tens de começar o movimento de rotação com força (para vencer
                a inércia) e não deixar parar o movimento. Se deixas parar o movimento de
                rotação terás de fazer mais força para o reiniciar. Por isso uso apenas
                uma mão, para nunca a ter de tirar quando se cruza com a outra mão.

                Depois não podes ter o pé no travão. Se o carro estiver travado tens de
                fazer ainda mais força, para vencer o atrito do travão / asfalto, porque os
                pneus movimentam-se quando viras o volante.

                Finalmente, sempre que possível, virar o volante com o carro em andamento,
                mesmo que seja um movimento imperceptível.

                Simples.

                PS: Aprendi a conduzir num carro sem D/A e durante o Verão.
                Suava por todos os poros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                  DA..lol não tenho nada disso. talvez tenha aparecido nos dos anos seguintes.
                  Ginásio é uma boa opção, deve ser do stress, o peso tá bom;)
                  E um volante desportivo não a torna mais suave?
                  Ah! Esqueci-me:

                  Não, antes pelo contrário!!!
                  Um volante desportivo tem, normalmente, um diâmetro inferior aos normais
                  (para virar mais rápido). Ou seja, em termos de força é precisamente o
                  inverso:

                  Menor diâmetro significa menor distância no movimento de rotação (mais
                  rápido), mas isso implica MAIS FORÇA que se tem de fazer.

                  Maior diâmetro significa maior distância para percorrer ao virar o volante
                  (mais lento), mas implica menos força para o fazer.

                  Isto são aulas de Física do liceu. Sistema de alavanca, por exemplo.
                  Quanto mais longa for a alavanca (para o teu lado, onde fazes força),
                  menor a força que tens de fazer (mas maior é o espaço que tens de
                  percorrer com a alavanca).

                  PS: O ZX tinha um volante bem pequeno. Ainda assim, só uma mão era
                  suficiente. Técnica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Que não tinha D/A já eu adivinhava.
                    É como eu te disse: pressão para carga máxima.

                    De qualquer modo, o maior problema não é nem a pressão, nem a falta
                    de D/A. É falta de técnica.

                    Conduzi durante muitos anos (e kms) carros sem D/A.

                    Conduzi um CITROËN ZX durante anos e mais de 200.000Km. Sempre fiz
                    todas as manobras (estacionamento incluido) com apenas uma mão no
                    volante. Toda a gente pensava que o carro tinha D/A. Às vezes outra
                    pessoa (que me tivesse visto conduzir) pegava no carro e "bufava" para
                    virar o volante. A minha "maria", por exemplo, a primeira vez que pegou
                    no carro exclamou: "a direccção é tão pesada, parecia mais leve, por
                    não fazeres esforço nenhum".

                    A técnica é um conjunto de pequenos detalhes, e se os dominares também
                    poderás virar o volante apenas com uma mão (eu só uso a esquerda).

                    Primeiro tens de começar o movimento de rotação com força (para vencer
                    a inércia) e não deixar parar o movimento. Se deixas parar o movimento de
                    rotação terás de fazer mais força para o reiniciar. Por isso uso apenas
                    uma mão, para nunca a ter de tirar quando se cruza com a outra mão.

                    Depois não podes ter o pé no travão. Se o carro estiver travado tens de
                    fazer ainda mais força, para vencer o atrito do travão / asfalto, porque os
                    pneus movimentam-se quando viras o volante.

                    Finalmente, sempre que possível, virar o volante com o carro em andamento,
                    mesmo que seja um movimento imperceptível.

                    Simples.

                    PS: Aprendi a conduzir num carro sem D/A e durante o Verão.
                    Suava por todos os poros.

                    Eu tenho um opel corsa b de 93 e é assim mesmo que faço no meu, utilizo essas técnicas, e muita malta também me pergunta como faço manobras só com uma mão, sendo que por vezes, quando o lugar é curto (estacionamento) tem que ser com as duas mãos e a puxar bem, pois a distancia é curta. Estacionamento normal é canja e agora até já o meto à primeira.

                    Mas ninguem merece uma direcção destas..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                      DA..lol não tenho nada disso. talvez tenha aparecido nos dos anos seguintes.
                      Ginásio é uma boa opção, deve ser do stress, o peso tá bom;)
                      E um volante desportivo não a torna mais suave?

                      O melhor mesmo é perderes uns trocos de gasolina, vestires uma roupa fresca e ires treinar numa tarde para te habituares a essa direcção e também apanhar as "manhas"..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Corsa_Joy Ver Post
                        Mas ninguem merece uma direcção destas..
                        Não digas isso... olha que eu tenho saudades!
                        Além disso, perde-se o gozo de ver as caras das outras pessoas quando
                        pegam no carro e pensam que é fácil.


                        Nós é que fazemos com que pareça fácil!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Não digas isso... olha que eu tenho saudades!
                          Além disso, perde-se o gozo de ver as caras das outras pessoas quando
                          pegam no carro e pensam que é fácil.


                          Nós é que fazemos com que pareça fácil!
                          Mas uma coisa que eu sinto falta do meu carro quando pego noutros mais recentes e com DA, é que perdemos um pouco de comunicação com as rodas lá da frente, ou seja nestas direcções ( a braços) sentimos se o piso está muito escorregadio, se estamos a perder a aderência, e temos um "feeling" diferente do que se passa..

                          Lá isso é verdade, a malta pega e pensa, "Fogo, caramba, como aquele gajo conduzia só com uma mão????"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                            Jantes de origem na medida de origem e pneus na medida de origem.

                            Pneus com o ar recomendado e calibrados.

                            Oleo da DA mudado.


                            Se nada disto servir, recomendo que adiras a um ginásio.
                            Fartei-me de rir com esta resposta

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Não digas isso... olha que eu tenho saudades!
                              Além disso, perde-se o gozo de ver as caras das outras pessoas quando
                              pegam no carro e pensam que é fácil.


                              Nós é que fazemos com que pareça fácil!

                              Eu tenho um carro novo. logo a direcçao é bastante leve, julgo que se chama direcçao assistida electromecanica ou algo assim.. (mas nao interessa) e peguei no carro que era da minha maria um renault 5. Bem pessoal, eu faço musculçaçao e acho que foi a minha sorte.. eu nem sei como é que a minha maria conseguia fazer manobras com aquele carro. So consegui fazer manobras melhores era qd punha as rodas a andar e ai sim, virar. POrque virar as rodas com o carro parado... Minha nossa... aquilo custa que se farta..

                              E ja agora digo aqui a minha experiencia com um fiat punto dos anteriores.. Aquilo tinha uma direçao que acho que era levezinha de mais e depois de carregar naquele botao da cidade ui... o volante ate com o vento quase que virava loool demais

                              Comentário


                                #16
                                Nuno 156, grande testemunho a tua ajuda(sem esqueçer ng) será vital para o futuro!
                                A questão dos diametros dos volantes, a inércia, tás lá amigo.;)
                                Eu tenho um grande projecto para o o meu 16v e com apesar de já ter 165 mil Km no bucho penso ficar com ele uns bons 10 anos(gasto em média 12/14 mil/ano), se bem que até lá as restrições ambientais poderão vir secalhar a penalizar os carros mais antigos..não sei não me vou agora a especular..
                                O corsa B a nível estético para mim bate qualquer dos novos Corsas sempre foi o meu sonho, tive a sorte de comprar um sport..
                                Corsa B e Golf III(+ caro) na minha opinião são perfeitos esteticamente falando!

                                Há aqui muito anti-tuning, mas já que falei em projecto, vou enumerar as alterações que irei fazer ao bicho.


                                Investimento imediato:

                                - correia de distribuição

                                A médio prazo

                                Collector 100% inox homologado(Remus preferencia) já lhe pûs uma panela.
                                Kit suspensões KOni Sport(pressão média)
                                Jantes de 14" (em promoção, umas que me agradam)
                                Volante desportivo (em promoção, o mais simples)

                                + tarde
                                EStufagem (bancos + portas)

                                No motor deixo tudo de origem.. e não penso mexer em mais nada, tudo o que é saias(abas), para-choques, farois, etc, só de origem.
                                Editado pela última vez por h2o; 24 January 2009, 05:02.

                                Comentário


                                  #17
                                  Arranja DA caso contrário não resolverás nada de forma significativa.

                                  Procura em sucatas ou então 2500eur em material novo lol.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Arranja DA caso contrário não resolverás nada de forma significativa.

                                    Procura em sucatas ou então 2500eur em material novo lol.
                                    Pelo que me informei só as suspenssões já a torna muito mais leve, sem partir o rabo, claro;)

                                    2500€ é quase o que estou a pensar investir!
                                    Fico com o carro personalizado, um pequeno montro + seguro e amigo do ambiente, acho eu.. ninguém me diz se os collector específicos não os da oficina da esquina, 100% inox. reduz a concentração dos gases?

                                    Podia fazer upgrade, mas ficava com um carro de serie..e isso chateia-me!lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                                      Pelo que me informei só as suspenssões já a torna muito mais leve, sem partir o rabo, claro;)

                                      2500€ é quase o que estou a pensar investir!
                                      Fico com o carro personalizado, um pequeno montro + seguro e amigo do ambiente, acho eu.. ninguém me diz se os collector específicos não os da oficina da esquina, 100% inox. reduz a concentração dos gases?

                                      Podia fazer upgrade, mas ficava com um carro de serie..e isso chateia-me!lol
                                      Colectores reduzir gases?Não
                                      A Remus faz colectores?Tinha ideia que não.Dependendo de onde sejas há boas casas onde podes mandar fazer colectores inox para isso ou,querendo gastar uma nota preta,tens sempre supersprint.Quanto às jantes,mete umas leves,que ajuda na dinâmica.Vais meter kit koni?Eu já tive um corsa B e tinha um conjunto de molas Eibach e amortecedores Bilstein,dos amarelos e azuis,não tenho a certeza se eram os B6.Ficou sobre carris.É capaz de ficar mais caro mas

                                      Comentário


                                        #20
                                        vende o xaço e compra um igual com DA! entre uma coisa e outra talvez tenhas que meter mais 300€

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                          vende o xaço e compra um igual com DA! entre uma coisa e outra talvez tenhas que meter mais 300€
                                          Paulo FVF..
                                          Não o troco por uma razão muito simples, só teve um dono, ou melhjor dizendo uma dona, que o tratou como um rei(revisºoes a tempoe horas, condução normal), isso conta muito.
                                          POsso trocá-lo por um de 98 e tal mas se calhar em pior estado, e eu não tou para arriscar, tive sorte na minha compra, agora é fazer o tal projecto.

                                          Quanto ao membro anteriror(desculpa n consigo ver agora o teu nick), comprar 100% inox a nível de rendimento pode até ser tão bom como os SS, a diferença está na tal homologação e faz sempre mais barulho.
                                          Eu ando a procuro de de um collector que seja homologado, até porque n tou para tar sempre a trocá-lo pelo de origem a cada vez que for a IPO.
                                          É mais barato..ok, mas será que compensa mesmoi, a ideia que tenho é que os homologados custam a volta de 600 €, e os não homologados talvez metado do preço..
                                          SS em princípio tá fora de questão se uma panela custa 300 nem quer imaginar o preço de um collector!
                                          Bem mas agora tenho que mudar a correia de distribuição que vai ser para 400/500€ já coma mão de obra, os de 16 V dão mais trabalho e são mais caros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Colectores reduzir gases?Não
                                            A Remus faz colectores?Tinha ideia que não.Dependendo de onde sejas há boas casas onde podes mandar fazer colectores inox para isso ou,querendo gastar uma nota preta,tens sempre supersprint.Quanto às jantes,mete umas leves,que ajuda na dinâmica.Vais meter kit koni?Eu já tive um corsa B e tinha um conjunto de molas Eibach e amortecedores Bilstein,dos amarelos e azuis,não tenho a certeza se eram os B6.Ficou sobre carris.É capaz de ficar mais caro mas
                                            m ELIANTE, não reduz mesmo..tão mais um motivo para não comprar nas casas particulares..collectores são caros mas é para durar uma vida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho um punto da primeira geração e algo que me surpreendeu foi a sua direção extremamente leve..mas acho que nos fiat é normal!!no entanto além dos pneus algo que pode influenciar, são os elementos elásticos da suspensão, tipo: braços de suspensão gastos...isso, ja me disseram que tem bastante influencia..

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X