Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Orçamento diferente do custo final

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] Orçamento diferente do custo final

    Aqui há uns tempos meti um carro na oficina para uma reparação, foi feito um orçamento de 3000 euros para o arranjo, esse orçamento foi apenas verbal, não foi assinado nenhum papel nem pelo dono da oficina nem por mim. Hoje telefonou-me a dizer que o carro está pronto e que o custo da reparação são mais de 4200 euros.
    Gostaria de saber o que posso fazer em relação a isto, é logico que não vou pagar os 4200 euros porque o orçamento que concordei foi de 3000 euros, alguem já teve uma experiencia destas?

    Meti este topico no geral para ver se tenho mais visiblidade porque vou buscar o carro às 16h e queria saber os meus direitos.


    Obs. da moderação: depois passamos para o Road Book, ok?
    Editado pela última vez por Kevincego; 28 January 2009, 13:34. Razão: titulo errado

    #2
    Não vás já com pedras na mão
    Conversa primeiro com o dono da oficina para saber o que aconteceu para o preço ser esse, e depois tira as tuas conclusões.
    Penso que houve falta de profissionalismo, pois deviam-te ter telefonado a avisar para a diferença.

    Comentário


      #3
      Exacto vÊ 1º o que se passou depois podes sempre dizer que so lhe pode pagar os 3000 e q paga depois o resto. Afinal foi o acordado!

      Comentário


        #4
        A justificação que o homem me deu foi q só no fim da reparação foi ver o preço das peças e que eram muito mais caras do que ele pensava.
        Mas que culpa tenho eu disso, o profissional é ele e não eu, ele é q tinha q saber previamente o preço do material.

        Comentário


          #5
          Se o valor da reparação foi superior ao que te tinham dito, eles tinham a obrigação de ter informado desse facto aquando da reparação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
            Se o valor da reparação foi superior ao que te tinham dito, eles tinham a obrigação de ter informado desse facto aquando da reparação.
            Exacto, mas ele só me informou agora quando me ligou a dizer q o carro tava pronto.

            Comentário


              #7
              Uma vez que não há qualquer documento que sustente o orçamento que te foi dado incialmente julgo que não podes invocar o valor que te foi dado verbalmente. Ou seja, aqui julgo tratar-se mais de uma questão de palavra e de correcção uma vez que o mecânico agiu de forma errada ao não te avisar da diferença do valor assim que dela teve conhecimento. Legalmente não tens qualquer suporte, pelo que me parece.

              Comentário


                #8
                Pois, acho que não está correcto.

                Agora começas a chamar indio é ao mecânico

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Uma vez que não há qualquer documento que sustente o orçamento que te foi dado incialmente julgo que não podes invocar o valor que te foi dado verbalmente. Ou seja, aqui julgo tratar-se mais de uma questão de palavra e de correcção uma vez que o mecânico agiu de forma errada ao não te avisar da diferença do valor assim que dela teve conhecimento. Legalmente não tens qualquer suporte, pelo que me parece.
                  Infelizmente a Mrs X tem razão.

                  Sem papelada nada feito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    Uma vez que não há qualquer documento que sustente o orçamento que te foi dado incialmente julgo que não podes invocar o valor que te foi dado verbalmente. Ou seja, aqui julgo tratar-se mais de uma questão de palavra e de correcção uma vez que o mecânico agiu de forma errada ao não te avisar da diferença do valor assim que dela teve conhecimento. Legalmente não tens qualquer suporte, pelo que me parece.

                    Em limite, não será a ausência de contrato/orçamento escrito uma faca de dois gumes para ambas as partes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JNuno Ver Post
                      Em limite, não será a ausência de contrato/orçamento escrito uma faca de dois gumes para ambas as partes?
                      Pode ser...

                      Basta ele alegar que não autorizou a intervenção no carro...

                      Comentário


                        #12
                        típico. é como aquela treta: "ah e tal são 1000 euros". e depois vamos a pagar e dizem-nos "Ah e tal 1000 mais IVA, claro".

                        Nunca percebi a cena de nos darem o preço sem Iva sabendo que isso pouco interessa ao comprador uma vez que ele o terá que pagar! [tirando aqueles que fazem mais barato para fugir aos impostos]

                        Ou então "ah e tal isso é barato". "barato quanto?" "não se preocupe que é barato".

                        Agora já não adjudico trabalho nenhum sem um orçamento assinado. Mais vale prevenir.

                        No teu caso como não tens grande sustentabilidade, pergunta se o mecânico pode fazer uma atençãozinha uma vez que não estavas à espera de tamanha diferença e que não tens culpa.

                        Se ele não fizer podes dizer-lhe que perdeu um cliente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JNuno Ver Post
                          Em limite, não será a ausência de contrato/orçamento escrito uma faca de dois gumes para ambas as partes?
                          Perfeitamente! Daí, nas oficinas de marca, p. ex., teres que assinar a ordem de reparação/folha de obra onde constam todas as intervenções a realizar.

                          Aqui o Kevin_Cego pode ser "mauzinho" e dizer ao homem que, ou faz um desconto na mão de obra para compensar a diferença de valor, ou alega que nunca deu autorização para qualquer intervenção e que aguardava um orçamento final.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                            Infelizmente a Mrs X tem razão.

                            Sem papelada nada feito.
                            Não tenho a certeza, mas penso que o contrato verbal também é válido, mas difícil de provar, se não existirem testemunhas.

                            Neste caso, existiu claramente má fé do mecânico. Se fosse eu, recusava-me a pagar mais do que aquilo que estava combinado.

                            Mas fica aqui um aviso: da maneira como as coisas estão, façam sempre contratos/orçamentos escritos e detalhados. Nem que seja para uma revisão...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                              Perfeitamente! Daí, nas oficinas de marca, p. ex., teres que assinar a ordem de reparação/folha de obra onde constam todas as intervenções a realizar.

                              Aqui o Kevin_Cego pode ser "mauzinho" e dizer ao homem que, ou faz um desconto na mão de obra para compensar a diferença de valor, ou alega que nunca deu autorização para qualquer intervenção e que aguardava um orçamento final.
                              É mesmo, por ai, se não há ficha de obra, na realidade a oficina não tinha autorização legal para efectuar a intervenção e em última análise que se chame a polícia porque lhe estão a reter o carro...o ideal é chegarem a um acordo, que pode bem ficar pelo valor verbalmente acordado ou outro que julguem razoável.

                              Comentário


                                #16
                                Por agora conhecer muito bem como funciona uma oficina e os orçamentos posso te dizer que é nem sempre a orçamentação corre bem.

                                1º os orçamentos são feitos assim, por exemplo mudança da junta da cabeça para um fiesta 1.8TD

                                -cliente "olhe amigo, isso vai ficar em quanto???"

                                -mecanico " espere ai que vou fazer uns telefonemas e tal e amanhã digo-lhe"

                                cliente- "Ok"

                                -o mecanico liga para a casa de peças e dizem que a junta custa 25€, a correia 30€, o liquido refrig 10€ e o oleo 50€, filtro do oleo 10€

                                o gajo faz as contas 115€ em peças mais 6 h = 300€ redondos vá.

                                e liga para o cliente

                                "Olhe são 300€"

                                "ok aceito"


                                2º o mecanico encomenda as peças e vai para o carro, começa a abrir a cabeça e repara logo que 2 tubos estão ressequidos e partem-se ao serem mexidos, depois de tirar a cabeça afinal aquilo está tudo podre e terá que ser enchida e faceada, e além disso o sistema de refrigeração tá tão porco e entupido que terá que ser limpo, e ainda o corpo do termoestato está tão ferrugento que se partiu o bocal .....

                                e ainda quando se vai ver o material que chegou era para o 1.8D porque não aparece os TD nos PCs porque os turbos são montados em espanha....


                                afinal a junta custa o dobro e o filtro mais 5€ o ou seja só aqui mais 35€, depois liquido de limpeza do sistema e MO aumenta logo mais 25€ , depois facear e encher a cabeça foi coisa para 200€ e para além disso o tubo ressequido custou 30€

                                ou seja 290€ a mais ...


                                custo final da reparação 590€ ...


                                chega o cliente
                                "então mas não era 300€???"



                                Acontece amigo, os orçamentos não podem ser encarados como fixos a não ser que se tenha a certeza sobre o material e o trabalho a fazer, normalmente para o orçamento ser certo só se faz depois de abrir o motor e testar algumas coisas, e ter as peças á mão para ver se são as correctas.

                                Não penses logo que o homem te está a enganar, vai ver o preço das peças que ele diz e vê por ai

                                Comentário


                                  #17
                                  Com certeza, Paulo.
                                  Mas o mecânico tem a obrigação de ligar ao cliente a dizer: " olhe que afinal isto tem que levar mais uma peças e afinal o preço é X"
                                  Pelo menos comigo têm feito assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post

                                    Acontece amigo, os orçamentos não podem ser encarados como fixos a não ser que se tenha a certeza sobre o material e o trabalho a fazer, normalmente para o orçamento ser certo só se faz depois de abrir o motor e testar algumas coisas, e ter as peças á mão para ver se são as correctas.

                                    Não penses logo que o homem te está a enganar, vai ver o preço das peças que ele diz e vê por ai

                                    Neste caso o objecto alvo de reparação já ia devidamente aberto e sem qualquer parte que pudesse ser testada!


                                    Kevin, hoje vês o luar aos quadradinhos?

                                    Mais a sério e respondendo ao Paulo, perante tão grande discrepância de valores há que haver pelo menos o cuidado de dar um telefonema ao cliente a avisar e a indagar se a reparação é realmente para prosseguir. Ou o contacto do cliente só fica na ficha para avisarem quando o carro está pronto e a conta feita?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      Por agora conhecer muito bem como funciona uma oficina e os orçamentos posso te dizer que é nem sempre a orçamentação corre bem.

                                      1º os orçamentos são feitos assim, por exemplo mudança da junta da cabeça para um fiesta 1.8TD

                                      -cliente "olhe amigo, isso vai ficar em quanto???"

                                      -mecanico " espere ai que vou fazer uns telefonemas e tal e amanhã digo-lhe"

                                      cliente- "Ok"

                                      -o mecanico liga para a casa de peças e dizem que a junta custa 25€, a correia 30€, o liquido refrig 10€ e o oleo 50€, filtro do oleo 10€

                                      o gajo faz as contas 115€ em peças mais 6 h = 300€ redondos vá.

                                      e liga para o cliente

                                      "Olhe são 300€"

                                      "ok aceito"


                                      2º o mecanico encomenda as peças e vai para o carro, começa a abrir a cabeça e repara logo que 2 tubos estão ressequidos e partem-se ao serem mexidos, depois de tirar a cabeça afinal aquilo está tudo podre e terá que ser enchida e faceada, e além disso o sistema de refrigeração tá tão porco e entupido que terá que ser limpo, e ainda o corpo do termoestato está tão ferrugento que se partiu o bocal .....

                                      e ainda quando se vai ver o material que chegou era para o 1.8D porque não aparece os TD nos PCs porque os turbos são montados em espanha....


                                      afinal a junta custa o dobro e o filtro mais 5€ o ou seja só aqui mais 35€, depois liquido de limpeza do sistema e MO aumenta logo mais 25€ , depois facear e encher a cabeça foi coisa para 200€ e para além disso o tubo ressequido custou 30€

                                      ou seja 290€ a mais ...


                                      custo final da reparação 590€ ...


                                      chega o cliente
                                      "então mas não era 300€???"



                                      Acontece amigo, os orçamentos não podem ser encarados como fixos a não ser que se tenha a certeza sobre o material e o trabalho a fazer, normalmente para o orçamento ser certo só se faz depois de abrir o motor e testar algumas coisas, e ter as peças á mão para ver se são as correctas.

                                      Não penses logo que o homem te está a enganar, vai ver o preço das peças que ele diz e vê por ai
                                      Julgo que não está a ser colocada em causa a honestidade do mecânico em relação ao custo das peças. Está a ser discutido o facto de ele não ter informado a diferença de custo das peças (ou a necessidade de peças extra), algo de que ele teve conhecimento antes de as encomendar.

                                      Trabalhei durante dois anos numa oficina e nunca na vida me passou pela cabeça facturar algo sem antes fazer um orçamento ao cliente (escrito ou verbal) e muito menos alterar o valor final sem disso dar conhecimento e pedir autorização.

                                      Por isso, por muito difícil que seja fazer logo à partida um orçamento final, há sempre a possibilidade de se ser totalmente correcto para com o cliente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                        Com certeza, Paulo.
                                        Mas o mecânico tem a obrigação de ligar ao cliente a dizer: " olhe que afinal isto tem que levar mais uma peças e afinal o preço é X"
                                        Pelo menos comigo têm feito assim.
                                        Pois, mas muitas vezes as coisas não são bem assim! os mecanicos que conheço não pagam as peças logo que as levantam sempre....ás vezes (muitas) acumulam e pagam no fim da semana ou quando todas as peças chegam, e entre isso e o começo do trabalho a coisa anda...e depois bem...que é que o mecanico há de fazer...


                                        A sério, isto fica também um apelo para todos vocês, quando forem ao mecanico não se fiem a 100% no orçamento, porque um orçamento é apenas uma estimativa.


                                        Agora quando as pessoas são honestas de facto avisam e informam. Eu tenho exemplos de honestidade na MDLsport, no AlcinoLoureiro o mestre dos volvos e num senhor do cacém dos Citroens, e tenho exemplo contrário na IBA megastore na pç de espanha.

                                        Como em tudo na mecanica tbem há de tudo! Mas por isso é que digo ao Kevin para primeiro ir á procura dos preços (liga para o Amaral no cacém e pergunta os preços) para ver se de facto o homem está a aldrabar ou não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JNuno Ver Post
                                          Neste caso o objecto alvo de reparação já ia devidamente aberto e sem qualquer parte que pudesse ser testada!


                                          Kevin, hoje vês o luar aos quadradinhos?

                                          Mais a sério e respondendo ao Paulo, perante tão grande discrepância de valores há que haver pelo menos o cuidado de dar um telefonema ao cliente a avisar e a indagar se a reparação é realmente para prosseguir. Ou o contacto do cliente só fica na ficha para avisarem quando o carro está pronto e a conta feita?
                                          claro Nuno, como eu disse, um profissional a sério informa logo o cliente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                            Julgo que não está a ser colocada em causa a honestidade do mecânico em relação ao custo das peças. Está a ser discutido o facto de ele não ter informado a diferença de custo das peças (ou a necessidade de peças extra), algo de que ele teve conhecimento antes de as encomendar.

                                            Trabalhei durante dois anos numa oficina e nunca na vida me passou pela cabeça facturar algo sem antes fazer um orçamento ao cliente (escrito ou verbal) e muito menos alterar o valor final sem disso dar conhecimento e pedir autorização.

                                            Por isso, por muito difícil que seja fazer logo à partida um orçamento final, há sempre a possibilidade de se ser totalmente correcto para com o cliente.
                                            Nem mais! Mas por isso mesmo é que eu ia falar com o homem e explicar tudo isto com bom senso a ver o que ele dizia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A questão aqui prende-se com o facto de que o Kevin tinha outras opções igualmente viáveis e que ficavam até abaixo dos 3000€. Por isso os 4200€ são muito acima das outras opções viáveis.

                                              De qualquer das formas estejam atentos à abertura do telejornal da TVI e logo veremos se há notícias sobre o desfecho desta história.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                                Com certeza, Paulo.
                                                Mas o mecânico tem a obrigação de ligar ao cliente a dizer: " olhe que afinal isto tem que levar mais uma peças e afinal o preço é X"
                                                Pelo menos comigo têm feito assim.
                                                exactamente, da ultima vez que deixei o carro na revisao na oficina da propria marca, deram-me um preço final. a meio da tarde ligaram-me a dizer que me aconselhavam a substituir as pastilhas dos travoes e tinham que substituir tambem um tubo em nao sei onde, e que ficava por mais X. perguntaram-me se eu queria, eu disse que sim, e pronto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Kevin, o homem ao trocar a caixa, se viu alguma coisa anormal que ia encarecer, devia ter avisado do incremento ao orçamento inicial.
                                                  Para mim a palavra das pessoas ainda vale alguma coisa, vale cada vez menos mas ainda vale....

                                                  Legalmente só tens a hipotese de alegar que não tinhas dado autorização á reparação. Vai ser a palavra de um contra a do outro dado que á partida n ha testemunha, e no fim não dá em nada... Ficas sem carro 2 anos á espra de ir a tribunal....

                                                  Tenta resolver a bem, pagando uma parte agora, tentado uma redução na mão de obra, algo do genero....

                                                  Boa sorte com a resolução do problema!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já voltei e já está o assunto resolvido, chegámos a um consenso e dividimos o mal pelas aldeias, a diferença eram 1200 euros, portanto decidimos q cada um suportava metade e ficou o assunto resolvido.

                                                    Obrigado a todos os que tentaram ajudar.

                                                    KC

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                      Por agora conhecer muito bem como funciona uma oficina e os orçamentos posso te dizer que é nem sempre a orçamentação corre bem.

                                                      1º os orçamentos são feitos assim, por exemplo mudança da junta da cabeça para um fiesta 1.8TD

                                                      -cliente "olhe amigo, isso vai ficar em quanto???"

                                                      -mecanico " espere ai que vou fazer uns telefonemas e tal e amanhã digo-lhe"

                                                      cliente- "Ok"

                                                      -o mecanico liga para a casa de peças e dizem que a junta custa 25€, a correia 30€, o liquido refrig 10€ e o oleo 50€, filtro do oleo 10€

                                                      o gajo faz as contas 115€ em peças mais 6 h = 300€ redondos vá.

                                                      e liga para o cliente

                                                      "Olhe são 300€"

                                                      "ok aceito"


                                                      2º o mecanico encomenda as peças e vai para o carro, começa a abrir a cabeça e repara logo que 2 tubos estão ressequidos e partem-se ao serem mexidos, depois de tirar a cabeça afinal aquilo está tudo podre e terá que ser enchida e faceada, e além disso o sistema de refrigeração tá tão porco e entupido que terá que ser limpo, e ainda o corpo do termoestato está tão ferrugento que se partiu o bocal .....

                                                      e ainda quando se vai ver o material que chegou era para o 1.8D porque não aparece os TD nos PCs porque os turbos são montados em espanha....


                                                      afinal a junta custa o dobro e o filtro mais 5€ o ou seja só aqui mais 35€, depois liquido de limpeza do sistema e MO aumenta logo mais 25€ , depois facear e encher a cabeça foi coisa para 200€ e para além disso o tubo ressequido custou 30€

                                                      ou seja 290€ a mais ...


                                                      custo final da reparação 590€ ...


                                                      chega o cliente
                                                      "então mas não era 300€???"



                                                      Acontece amigo, os orçamentos não podem ser encarados como fixos a não ser que se tenha a certeza sobre o material e o trabalho a fazer, normalmente para o orçamento ser certo só se faz depois de abrir o motor e testar algumas coisas, e ter as peças á mão para ver se são as correctas.

                                                      Não penses logo que o homem te está a enganar, vai ver o preço das peças que ele diz e vê por ai
                                                      isso é muito bonito, mas so acrescento uma coisa na história:

                                                      telefonar para o cliente a avisar antes de efectuar a intervnção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                        Se o valor da reparação foi superior ao que te tinham dito, eles tinham a obrigação de ter informado desse facto aquando da reparação.
                                                        Exacto na hora de comprar as peças o cliente deve ser informado de qto se está a gastar.

                                                        Na realidade estes orçamentos da boca para fora sao uma treta até porque um carro a ser reparado pode ser uma caixa de surpresas de imprevistos, por isso o orçamento tem que ser ajustado á medida do arranjo com o cliente nunca no fim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                          Por agora conhecer muito bem como funciona uma oficina e os orçamentos posso te dizer que é nem sempre a orçamentação corre bem.

                                                          1º os orçamentos são feitos assim, por exemplo mudança da junta da cabeça para um fiesta 1.8TD

                                                          -cliente "olhe amigo, isso vai ficar em quanto???"

                                                          -mecanico " espere ai que vou fazer uns telefonemas e tal e amanhã digo-lhe"

                                                          cliente- "Ok"

                                                          -o mecanico liga para a casa de peças e dizem que a junta custa 25€, a correia 30€, o liquido refrig 10€ e o oleo 50€, filtro do oleo 10€

                                                          o gajo faz as contas 115€ em peças mais 6 h = 300€ redondos vá.

                                                          e liga para o cliente

                                                          "Olhe são 300€"

                                                          "ok aceito"


                                                          2º o mecanico encomenda as peças e vai para o carro, começa a abrir a cabeça e repara logo que 2 tubos estão ressequidos e partem-se ao serem mexidos, depois de tirar a cabeça afinal aquilo está tudo podre e terá que ser enchida e faceada, e além disso o sistema de refrigeração tá tão porco e entupido que terá que ser limpo, e ainda o corpo do termoestato está tão ferrugento que se partiu o bocal .....

                                                          e ainda quando se vai ver o material que chegou era para o 1.8D porque não aparece os TD nos PCs porque os turbos são montados em espanha....


                                                          afinal a junta custa o dobro e o filtro mais 5€ o ou seja só aqui mais 35€, depois liquido de limpeza do sistema e MO aumenta logo mais 25€ , depois facear e encher a cabeça foi coisa para 200€ e para além disso o tubo ressequido custou 30€

                                                          ou seja 290€ a mais ...


                                                          custo final da reparação 590€ ...


                                                          chega o cliente
                                                          "então mas não era 300€???"



                                                          Acontece amigo, os orçamentos não podem ser encarados como fixos a não ser que se tenha a certeza sobre o material e o trabalho a fazer, normalmente para o orçamento ser certo só se faz depois de abrir o motor e testar algumas coisas, e ter as peças á mão para ver se são as correctas.

                                                          Não penses logo que o homem te está a enganar, vai ver o preço das peças que ele diz e vê por ai

                                                          epá, desculpa lá mas isso é falta de profissionalismo.

                                                          1º Vê-se o estado das coisas e conta-se com o pior caso (1ª Lei da Engenharia)

                                                          2º Se há qualquer coisa que faça subir o preço, deve-se pelo menos ligar ao cliente para avisar.

                                                          Eu sei como é difícil dar orçamentos quando não se consegue dimensionar as variáveis, mas esse não é bem o caso.

                                                          É pouco comum mas por vezes faço execuções de projectos para alguns clientes e sabes o que acontece se o orçamento não chegar? pago do meu bolso. E estamos a falar de valores da ordem dos 4.000€/dia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Kevin Cego Ver Post
                                                            Já voltei e já está o assunto resolvido, chegámos a um consenso e dividimos o mal pelas aldeias, a diferença eram 1200 euros, portanto decidimos q cada um suportava metade e ficou o assunto resolvido.

                                                            Obrigado a todos os que tentaram ajudar.

                                                            KC
                                                            Então isso quer dizer que não vamos encontrar o homem enrolado em celofane industrial à volta de um poste ou de uma árvore?


                                                            Ainda bem que resolveram tudo a bem!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X