Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem à neve sem ABS é seguro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem à neve sem ABS é seguro?

    vou fazer uma viagem a Serra da Estrela nos proximos dias.

    se calhar vou ter de ir num carro sem ABS. será seguro?

    e correntes valerá mesmo a pena ou será que se houver assim tanta neve que exiga correntes nos pneus a policia nem sequer deixa passar?

    #2
    Há quem afirme que travar na neve sem ABS é mais seguro.

    As rodas ao bloquearem, arrastam neve à frente do pneu, que provocará uma pequena barreira.

    Apesar de me parecer uma explicação demasiado rebuscada, é a que dão.

    As correntes não pesam num carro e, pode ser a diferença entre ficares parado até que as condições melhorem e poderes continuar o teu caminho, mesmo que lentamente, até casa.

    Comentário


      #3
      É ver os vídeos no youtube de travagens com e sem ABS. Depois digam se essa da barreira funciona.

      Comentário


        #4
        De qualquer forma, sempre se andou na neve sem ABS e ESP. Sem ajudas é mais seguro, porque se anda com mais cautela.

        Comentário


          #5
          Não sei como o pessoal conseguia ir à Serra da Estrela antigamente.

          Claro que podes ir num carro sem ABS, simplesmente ele não está lá e as rodas em caso de travagem a fundo bloqueam. Apenas isso!

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Este vídeo explica o funcionamento e vantagens do ABS, inclusive em caso de neve:
            http://br.youtube.com/watch?v=xd5KDvXbE3M

            É óbvio que antes de inventarem o ABS já as pessoas iam à neve e não era por isso que deixavam de ir, mas a verdade é que o ABS, tal como todas as outras ajudas electrónicas existentes (controlos de tracção, estabilidade, distribuição electrónica da travagem) ajudam quando as condições ficam mais adversas, claro que não fazem milagres mas que ajudam isso não pode haver dúvidas.
            Nos dias de Janeiro em que caíu neve na zona de Braga, em que algumas estradas foram fechadas, e outras ficaram cobertas de neve e gelo, eu senti algumas vezes o ABS no pedal do travão a actuar, bem como senti também o controlo de tracção, e isto a velocidades bastante baixas até, portanto, mesmo andando devagar e cheio de cuidados muitas vezes o sistema actua e nem damos por ele...
            Outra coisa tão ou mais importante até do que o ABS para mim é o controlo de tracção, aconteceu-me ficar numa situação de pára-arranca por causa de um acidente numa subida, e mesmo cheio de cuidados foi ver o controlo de tracção a trabalhar forte e feio para arrancar lentamente em subida com o piso com baixíssimos níveis de aderência, noutra situação o carro ficaria eternamente a patinar sem saír do sítio ou a descaír para trás (como também presenciei).

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Eu sei que o ABS pode aumentar as distâncias de travagem em situações onde, por ex.: se trave em cima de gravilha. Mas continuas a ter o controlo direccional do carro.

              Na neve é capaz que aconteça o mesmo, talvez a distância aumente um pouco (embora dependa também da geração da electrónica do ABS instalado no carro), mas mantêns o controlo direccional.

              Mas não é linear, depende do piso (neve ou gelo).

              Comentário


                #8
                corrijam-me os que têm jipes, mas lembro-me de ver vários TTs como defenders, terranos e etc, que vinham sem ABS de série.
                Editado pela última vez por djm; 31 January 2009, 16:22.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por djm Ver Post
                  corrijam-me os que têm jipes, mas lembro-me de ver vários TTs como o defenders, terranos e etc, que vinham sem ABS de série.
                  A partir de meados de 2004 o ABS passou a ser um equipamento obrigatório por lei em todas as viaturas novas vendidas na Europa.

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    sim, mas estava a dizer provavelmente antes disso. mais concretamente num defender de 2003 e num terrano2 de 2001.

                    Comentário


                      #11
                      Já se conduzia na neve mto antes de se ter inventado o ABS... hoje em dia é que toda a gente tem medo de sair de casa sem levar todas as mariquices atraz.

                      Comentário


                        #12
                        É uma pergunta complicada...
                        Se tiveres ABS, ESP, tracção quattro podias ir descansado....
                        http://www.youtube.com/watch?v=bgwd5J92aj0

                        Mas única coisa que o ABS te dá numa travagem é direcção...

                        Comentário


                          #13
                          Um video do Fifth Gear onde é explicada e demonstrada as vantagens de todos os gadgets electrónicos no gelo e na neve:
                          http://www.youtube.com/watch?v=wR1SSxpKitE

                          Atenção que não estou a dizer que sem a electrónica é impossível ir aqui ou acolá, apenas estou a tentar demonstrar, que, caso haja hipótese de escolher entre dois carros para levar num dia de neve, um com electrónica e outro sem, escolheria sem pensar duas vezes o carro com electrónica.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Lol......e há 20 anos atrás como era?



                            inseguro é nascer

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              Lol......e há 20 anos atrás como era?
                              Só 20 anos? E há 100 anos atrás?
                              A neve e o gelo já existiam no tempo das carroças de bois, e dos coches puxados pelos cavalos, não era por isso que se deixava de ir aos sítios.

                              Agora se tiver hipótese de escolher ir para a neve com um coche puxado por um cavalo ou um automóvel com tracção integral, ESP e sofagem escolho este último todos os dias

                              Como o Tiptronic disse que "se calhar" ia num carro sem ABS, apenas deixo como opinião que "se calhar" de poder ir num carro com ABS para escolher o último

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Há sempre algum risco

                                Por estes lados, o que mais interessa para a neve/Inverno são os pneus. Há carros que o dono opta por ter pneus para o Inverno e pneus para o Verão. Mas o mais importante é ver o perfil das ranhuras do pneus e a sua profundidade. Pneus carecas são fatais! As correntes são especialmente importantes sobre camadas frescas de neve (pneus da frente), mas nas montanhas ... Os pneus de Inverno não fazem maravilhas, mas claro que para isso contamos com os Limpa-neves e sal. O que não limparem tem de se feito à pá (tipo as saídas da garagem).

                                Travar sobre uma camada de gelo/neve é algo que tem de ser feito com algum cuidado. E não travar com o travão de mão, ao menos que queiras fazer slide nas curvas. Especialmente a velocidade tem de ser bem mais reduzida do que se fosse chuva (metade ou mais), e travar com o motor.

                                Outras coisas: Líquido anticongelante no radiador, será que tens? Em Portugal deve bastar -5º. Líquido para limpar o pára-brisas anti-congelante, é importante para limpar a mistura de terra, neve, sal. Líquido normal pode congelar sobre o pára-brisas, mas depende da temperatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                  Só 20 anos? E há 100 anos atrás?
                                  A neve e o gelo já existiam no tempo das carroças de bois, e dos coches puxados pelos cavalos, não era por isso que se deixava de ir aos sítios.

                                  Agora se tiver hipótese de escolher ir para a neve com um coche puxado por um cavalo ou um automóvel com tracção integral, ESP e sofagem escolho este último todos os dias

                                  Como o Tiptronic disse que "se calhar" ia num carro sem ABS, apenas deixo como opinião que "se calhar" de poder ir num carro com ABS para escolher o último

                                  Cumprimentos
                                  Claro.

                                  Mas a pergunta é "ir á neve sem ABS é seguro" , a minha resposta é ..

                                  pode ser e pode não ser

                                  eu ODEIO o ABS ! Mas acho bem que a maioria do pessoal goste

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                    Claro.

                                    Mas a pergunta é "ir á neve sem ABS é seguro" , a minha resposta é ..

                                    pode ser e pode não ser

                                    eu ODEIO o ABS ! Mas acho bem que a maioria do pessoal goste
                                    que mal é que ele te fez?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                      que mal é que ele te fez?
                                      Faz tremer o pedal

                                      e para além disso em cima de lama humida não me deixa sentir quando é que o carro vai bloquear as rodas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                        Faz tremer o pedal

                                        e para além disso em cima de lama humida não me deixa sentir quando é que o carro vai bloquear as rodas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                          eu sou um gajo com um grave problema mental.......trocaria um 2002 por um 320d e46 num ápice ...por isso não ligues a nada do que eu digo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                            eu sou um gajo com um grave problema mental.......trocaria um 2002 por um 320d e46 num ápice ...por isso não ligues a nada do que eu digo
                                            já reparei

                                            Não há justificação para dispensar o ABS a não ser que se pretenda fazer travagens de ladex a levantar pó

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                              já reparei

                                              Não há justificação para dispensar o ABS a não ser que se pretenda fazer travagens de ladex a levantar pó
                                              opá...eu não vou á bola com o ABS a sério, nem com o ESP.

                                              Não gosto....., já experimentei , já tive, já fiz por gostar e não gosto!

                                              mas novamente...eu sou um doente por isso nem deviam levar a sério o que eu digo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ja está decidido... Vou sem ABS.

                                                obrigado pelos esclarecimentos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tiptronic Ver Post
                                                  Ja está decidido... Vou sem ABS.

                                                  obrigado pelos esclarecimentos.

                                                  à HOMEM

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    Faz tremer o pedal
                                                    De facto sente-se a actuação do ABS no pedal, mas da minha experiência, a força com que treme o pedal varia ainda razoavelmente de umas marcas/modelos para outros.
                                                    Se há modelos que de facto passam muito essa vibração ao pedal e até chega a assustar (especialmente quando não contamos com a actuação dele), noutros modelos a vibração está muito disfarçada, julgo que quanto mais recente for o carro menos se sente, pelo menos no meu caso os que senti menos foi em carros mais recentes.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                      De facto sente-se a actuação do ABS no pedal, mas da minha experiência, a força com que treme o pedal varia ainda razoavelmente de umas marcas/modelos para outros.
                                                      Se há modelos que de facto passam muito essa vibração ao pedal e até chega a assustar (especialmente quando não contamos com a actuação dele), noutros modelos a vibração está muito disfarçada, julgo que quanto mais recente for o carro menos se sente, pelo menos no meu caso os que senti menos foi em carros mais recentes.

                                                      Cumprimentos
                                                      No meu volvo pedi para desligarem o ABS, neste momento está desligado!

                                                      prefiro sentir as rodas a bloquearem e saber o que fazer do que estar dependente de um sistema que nunca sei se vai actuar ou não....isto porque um dia apanhei óleo na estrada e de repente o carro não travou quando pressionei mais o pedal!

                                                      mas é um sistema mais antigo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                        No meu volvo pedi para desligarem o ABS, neste momento está desligado!

                                                        prefiro sentir as rodas a bloquearem e saber o que fazer do que estar dependente de um sistema que nunca sei se vai actuar ou não....isto porque um dia apanhei óleo na estrada e de repente o carro não travou quando pressionei mais o pedal!

                                                        mas é um sistema mais antigo
                                                        E o que te leva a pensar que sem ABS o carro teria travado? O ABS não faz milagres, se o pneu não agarra a estrada nada feito...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                          E o que te leva a pensar que sem ABS o carro teria travado? O ABS não faz milagres, se o pneu não agarra a estrada nada feito...
                                                          não tinha travado , a diferença é que eu sentia as rodas a bloquear (prefiro a não sentir nada) e instintivamente tomo logo outra opção!

                                                          como o ABS fico a pensar...trava ou não....e não consigo agir logo por instinto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post

                                                            Outra coisa tão ou mais importante até do que o ABS para mim é o controlo de tracção, aconteceu-me ficar numa situação de pára-arranca por causa de um acidente numa subida, e mesmo cheio de cuidados foi ver o controlo de tracção a trabalhar forte e feio para arrancar lentamente em subida com o piso com baixíssimos níveis de aderência, noutra situação o carro ficaria eternamente a patinar sem saír do sítio ou a descaír para trás (como também presenciei).

                                                            Cumprimentos
                                                            Precisamente o que me aconteceu , a semana passada na serra da Estrela .Subir em segunda , a 20/ 25 Km/H, e sempre que tentava acelerar mais um pouco o acelerador era "cortado" . Era ver carros mais antigos a passar por mim . Cumps

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X