Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jante presa ao disco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jante presa ao disco

    Boas!
    Tenho os 4 pneus iguais, mas os da frente apresentam um desgaste ligeiramente maior que os de trás, como habitual.
    Hoje aproveitei o solinho pra inverter as rodas e ao tentar tirar a primeira, não consegui a jante está completamente presa ao disco... forcei com a ponta "pé de cabra" da chave de rodas, bati, chutei, gritei nomes feios e nada...

    Qual a melhor técnica pra soltar aquilo? nao experimentei as outras mas é provável que estejam iguais... O carro é um Lancia Lybra.

    #2
    A única hipótese é mesmo dar-lhe porrada até sair.

    Claro que num elevador é muito mais seguro e podes bater com mais força.

    Secalhar essa jante já foi rectificada e ficou com pouca folga, costuma ser a causa mais comum. De qualquer forma isso acontece, não és o único, já passei pelo mesmo também.

    Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      a jante não deve ter sido rectificada, tá é há muito tempo no mesmo sítio :P

      O anterior dono fazia muito pouca quilometragem e esses pneus devem ter sido trocados há pelo menos uns 3 anos. O sobressalente, macado e outras ferramentas estavam completamente "virgens"...

      Comentário


        #4
        Ja me aconteceu isso no meu Golf IV, e para desmontar a jante fizemos o seguinte. Desapertas a jante, mas não tiras os pernos ou porcas dependendo do sistema. E depois dás uma voltita com o carro e dás umas guinadas com isso que ela solta-se. A jante não vai saltar fora. Pelo menos é assim que ja vi muitos fazerem. é um instante. Depois passa um bocado de lixa nisso que fica bom.

        Comentário


          #5
          ui... isso parece-me uma beca arriscado... aquilo é com parafusos e tem dois pinos-guia.
          Eu experimentei com os parafusos frouxos, baixar o carro mas não fiz muita força... vou experimentar virar o volante assim...

          Comentário


            #6
            e que tal borrifar isso com WD40 e depois dar-lhe umas marteladas com um maço de borrcha no lado de dentro da roda?

            Comentário


              #7
              nao tenho maço de borracha e penso que tb já não tenho dw40 por aqui... tb tinha pensado nisso...

              Comentário


                #8
                Bem isso já me aconteceu na minha, o que fiz...foi simples, cruzeta e um tubo a fazer de extensão e uma pancada inicial seca.
                Resultou aqui comigo.

                cumps

                Comentário


                  #9
                  Também já me aconteceu. Tive de ir ao mecânico e ele dar lá as pancadas com mais segurança.

                  Cuidado a fazer isso em casa, eu e o meu pai estávamos a fazer e o macaco cedeu. Por sorte a roda continuava presa

                  Comentário


                    #10
                    devem ter levado um valente susto :P

                    vou tentar mais logo mas com cautela, caso não coniga nas calmas levo depois ao mecânico...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                      devem ter levado um valente susto :P

                      vou tentar mais logo mas com cautela, caso não coniga nas calmas levo depois ao mecânico...

                      Sim cuidado com a força aplicada e ter a certeza de ficar a cruzeta bem fixa no perno da jante, não vá aquilo saltar e aleijar alguém...

                      Pior era ter um furo e ter de chamar um reboque por não conseguir tirar a jante, mas acontece.

                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                        Boas!
                        Tenho os 4 pneus iguais, mas os da frente apresentam um desgaste ligeiramente maior que os de trás, como habitual.
                        Hoje aproveitei o solinho pra inverter as rodas e ao tentar tirar a primeira, não consegui a jante está completamente presa ao disco... forcei com a ponta "pé de cabra" da chave de rodas, bati, chutei, gritei nomes feios e nada...

                        Qual a melhor técnica pra soltar aquilo? nao experimentei as outras mas é provável que estejam iguais... O carro é um Lancia Lybra.
                        Não leves a mal, mas eu parti-me a rir com esta parte!

                        Tem cuidado a fazer isso só com um macaco. Arriscas-te a que o carro caia do macaco com muita facilidade. Leva a um mecânico para eles fazerem isso num elevador, que é muito mais seguro.

                        Aproveito e pergunto: para reapertar as rodas, estás a usar uma chave dinamométrica?

                        Comentário


                          #13
                          Eu pessoalmente alivio os pernos ainda com o carro fora do macaco mesmo por causa desses perigos, so depois subo o macaco .

                          Comentário


                            #14
                            Já me aconteceu o mesmo nas 4 rodas.
                            Levei o carro ao mecânico e o que ele fez foi desapertar muito ligeiramente as roscas e andar com o carro (devagar) até que as jantes se soltassem (ouve-se um barulho dentro do carro que dá para perceber)

                            Comentário


                              #15
                              mete wd40 com fartura,e depois da-lhe umas mocadas com amor e carinho,vais ver que sai.
                              mas tem cuidado,vê se o carro não vai cair de cima do macaco.

                              Comentário


                                #16
                                p.s. não batas na jante bate no pneu,para não danificares a jante

                                Comentário


                                  #17
                                  epá, já consegui :D

                                  Afrouxei os parafusos e com o carro no chão, virei o volante de um lado pro outro... foi o suficiente para "descolá-la". subi com macaco e bati com o sobressalente, ora dum lado ora do outro até que ela se soltou :D

                                  Importante aqui é ver com bastante cuidado a força com que se bate, de maneira a que o carro não abane muito e não corra o risco de cair.

                                  Como o pneu tem sentido de rodagem, tive de fazer a troca aos pares, por cada lado do carro... deu mais trabalho, mas tá feito.

                                  tou é todo dorido xD

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                    epá, já consegui :D

                                    Afrouxei os parafusos e com o carro no chão, virei o volante de um lado pro outro... foi o suficiente para "descolá-la". subi com macaco e bati com o sobressalente, ora dum lado ora do outro até que ela se soltou :D

                                    Importante aqui é ver com bastante cuidado a força com que se bate, de maneira a que o carro não abane muito e não corra o risco de cair.

                                    Como o pneu tem sentido de rodagem, tive de fazer a troca aos pares, por cada lado do carro... deu mais trabalho, mas tá feito.

                                    tou é todo dorido xD

                                    com jeitinho e alguma força e engenho tudo se faz

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post

                                      Pior era ter um furo e ter de chamar um reboque por não conseguir tirar a jante, mas acontece.

                                      cumps
                                      Já aconteceu a um amigo meu, teve um furo na roda da frente, e também não conseguia tirar roda, la teve de chamar a desempenagem do acp, tiraram a roda com o WD40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando estão a mudar de roda, para garantir maior segurança acerca do macaco é uma questão de por o pneu suplente/furado/livre debaixo do carro, ao lado do macaco.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                          Quando estão a mudar de roda, para garantir maior segurança acerca do macaco é uma questão de por o pneu suplente/furado/livre debaixo do carro, ao lado do macaco.
                                          A mim aconteceu-me uma cena dessas, bati na roda para ela se soltar, soltou-se mas o carro começou a cair de mangarinho, lá andei eu a correr a por a roda por baixo para colocar o macaco de novo..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aconteceu-me precisamente o mesmo com um 525 tds, em plena VDG, precisamente a meio, furou. Uma vez parado na berma, subi o carro com o macaco, e para meu espanto a roda frente direita também não saia nem por nada. Uma hora e meia depois (e apenas com 2º no cimo do tabuleiro) lá teve de vir o reboque) que lhe "deu boleia" até à área de serviço. Uma vez descarregado, a solução por iniciativa própria (uma vez que o especista do reboque teimava em que faltava retirar um parafuso no centro da roda por baixo do símbolo BMW) foi comprar uma lata de Wd40 e dar umas valentes porradas com uma "tora" de madeira, até saltar a jante

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                              Boas!
                                              Tenho os 4 pneus iguais, mas os da frente apresentam um desgaste ligeiramente maior que os de trás, como habitual.
                                              Hoje aproveitei o solinho pra inverter as rodas e ao tentar tirar a primeira, não consegui a jante está completamente presa ao disco... forcei com a ponta "pé de cabra" da chave de rodas, bati, chutei, gritei nomes feios e nada...

                                              Qual a melhor técnica pra soltar aquilo? nao experimentei as outras mas é provável que estejam iguais... O carro é um Lancia Lybra.
                                              Duas sugestões:

                                              1 - A melhor técnica para evitar que este tipo de situação aconteça de novo, é regularmente, fazer a rotação das rodas, calibração das mesmas e alinhamento de direcção;

                                              2 - Sempre que aconteça algo de anormal (uma batidela mais forte no passeio e/ou buraco), é importante que seja calendarizada uma ida a uma casa de pneus. Só assim, poder-se-á aferir o dano causado, e atempadamente precaver situações que poderão pôr em causa a segurança dos passageiros e veículo.

                                              Cpts.,

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                Aconteceu-me precisamente o mesmo com um 525 tds, em plena VDG, precisamente a meio, furou. Uma vez parado na berma, subi o carro com o macaco, e para meu espanto a roda frente direita também não saia nem por nada. Uma hora e meia depois (e apenas com 2º no cimo do tabuleiro) lá teve de vir o reboque) que lhe "deu boleia" até à área de serviço. Uma vez descarregado, a solução por iniciativa própria (uma vez que o especista do reboque teimava em que faltava retirar um parafuso no centro da roda por baixo do símbolo BMW) foi comprar uma lata de Wd40 e dar umas valentes porradas com uma "tora" de madeira, até saltar a jante

                                                Aconteceu-me ontem o mesmo no Accord de 2000 de um amigo meu, o pneu furou, e na hora de trocar não se mexia nem por nada, levou muito pontapé e nada, e ainda por cima estava de chuva, pensou-se se havia mais algo a desapertar por baixo do simbolo, mas eu que já mudei tanto pneu achei uma hipótese muito remota, e seguiu-se mais uns pontapés e uns puxões até que finalmente a roda lá se soltou.

                                                Fica-mos molhados, mas missão cumprida.

                                                Cumps.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                                                  Eu pessoalmente alivio os pernos ainda com o carro fora do macaco mesmo por causa desses perigos, so depois subo o macaco .
                                                  está-se mesmo a ver que não saiu por causa dos nomes feios
                                                  ainda bem que está tudo resolvido.

                                                  eu pensava que era procedimento standard desapertar um pouco antes de fazer subir o carro... afinal até faço umas coisas com sentido

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X