Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Discos e pastilhas : Garantia? Preciso de ajuda!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Discos e pastilhas : Garantia? Preciso de ajuda!

    Pessoal, preciso de uma ajuda vossa...

    Primeiro, os discos e pastilhas de travão, têm ou não garantia normal de peças, de 2 anos?

    Agora, deixem-me explicar o porquê desta questão inicial.

    Eu montei à cerca de 1 mês mais ou menos, um par de discos brembo e respectivas pastilhas numa oficina da especialidade (não menciono o nome até achar relevante para o tópico), e foi-me indicado que deveria obedecer respeitar o prazo de rodagem dos mesmos, que seria de 500kms. Informação impressa na factura! Agora, antes de completar os ditos 500kms(+/- aos 400kms), fui obrigado a fazer travagem de emergência em AE, circulava a 120kmh na faixa da direita, tudo normal, a questão é que essa travagem foi a fundo, nem imaginam o cheiro a pastilha queimada que se propagou! Imediatamente após essa travagem, perdi poder de travagem. Os travões ficaram como que macios e a travagem não mais ficou a mesma.

    Hoje, passados 200km (total cerca de 600kms) dessa ocorrência, admito que os travões melhoraram, mas não estão a travar em perfeitas condições tal como seria de esperar.

    Eu estou a pensar accionar a garantia, explicando a situação em detalhe, e esperando com isso, que a minha sinceridade valha de alguma coisa e a dita oficina, me resolva o problema, seja de que maneira fôr.

    Agora, gostava de ouvir as vossas opiniões, sinceras sobre o que fazer!

    Desde já agradeço a vossa ajuda, conto resolver isto até ao final da próxima semana baseado nas opiniões que recolher aqui.

    Abraço Forunista!
    Editado pela última vez por Max; 17 February 2009, 13:27.

    #2
    Acho que se dizes que dentro da rodagem fizeste isso, eles lavam as mãos.
    Ou aguentas-te com eles assim e esperas que melhorem ou pagas outros. Ou então mentes e fazes figas para que não descubram.
    Em todo o caso, esses 400Km foram feitos como? Os 500Km devem ser uma média, portanto esses 400Km que fizeste podem ter sido suficientes para a rodagem ou podes ter feito 400Km de AE quase sem usar os travões.
    Entretanto os travões não melhoraram?

    Comentário


      #3
      Boas Zell.
      Foram 400kms normais, metade cidade metade AE.
      Travagens suaves e não prolongadas.

      Entretanto não noto melhorias. A baixa velocidade então está quase insuportável. Do tipo meto o pé ao travão e nos instantes iniciais ele não trava, tenho sempre de espremer mais um bocado. Isso por um lado preocupa-me porque faço muito trãnsito citadino em pára arranca e há sempre aquelas situações em que precisamos de travar rápido num curto espaço de tempo.

      Acho que vou dar mais uns dias/kms e depois vou lá tentar reclamar...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Max Ver Post
        Boas Zell.
        Foram 400kms normais, metade cidade metade AE.
        Travagens suaves e não prolongadas.

        Entretanto não noto melhorias. A baixa velocidade então está quase insuportável. Do tipo meto o pé ao travão e nos instantes iniciais ele não trava, tenho sempre de espremer mais um bocado. Isso por um lado preocupa-me porque faço muito trãnsito citadino em pára arranca e há sempre aquelas situações em que precisamos de travar rápido num curto espaço de tempo.

        Acho que vou dar mais uns dias/kms e depois vou lá tentar reclamar...
        Podes sempre tentar outra travagem a queimar, os discos podem ter vidrado e pode ser que com a travagem limpe.

        Comentário


          #5
          Achas Samurai? Eu confesso que já pensei nisso, mas tenho medo é de piorar e de ficar com aquilo tudo engatado ao ponto de não poder circular de forma segura.

          Comentário


            #6
            Lamento mas regra geral só se trocam na garantia discos empenados segundo a especificação do fabricante. (trabalhei num importador de marca concorrente )

            Podes também mandar com o barro à parede e fazer uma reclamação por escrito ao importador. Mas isso não te garante nada.

            Esquece a oficina porque vão mandar-te bujiar seguramente a não ser que sejas um grande cliente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
              (...)

              Esquece a oficina porque vão mandar-te bujiar seguramente a não ser que sejas um grande cliente.
              Bolas, agora é que me estás a deixar preocupado...
              Eu não sou um mau cliente deles, mas acho que vou deixar de ser se fôr verdade o que me disseste...

              Comentário


                #8
                Eu nunca fiz rodagem das pastilhas e dos discos ... Conduzo sempre normalmente ... quando preciso de travar ... travo.

                que marca é o material que colocas-te ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                  Eu nunca fiz rodagem das pastilhas e dos discos ... Conduzo sempre normalmente ... quando preciso de travar ... travo.

                  que marca é o material que colocas-te ?
                  Disco Brembo, gama normal e pastilha Ferodo também gama normal. Nada de material racing...

                  Eu também tenho dado uma utilização normal aos travões, mas a semana passada, na A5 houve um caramelo que se mandou para a minha frente e fui obrigado a travar a fundo para não bater. Foi aí que tudo se estragou...

                  A travagem foi curta mas forte, de 120 para 80 em menos de 100 metros. O ABS não entrou mas o cheiro a queimado foi tanto que imediatamente percebi que tinha entornado o caldo.

                  PS- não era borracha queimada.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda assim uma travagem a fundo dos 120 para 80 nao sao suficientes para provocar danos nuns discos ... já os examinas-te em busca de pequenas fendas ?

                    Se fosse a ti ia a casa onde colocas-te para te examinarem o material ... as pastilhas podem ter vidrado ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                      Ainda assim uma travagem a fundo dos 120 para 80 nao sao suficientes para provocar danos nuns discos ... já os examinas-te em busca de pequenas fendas ?

                      Se fosse a ti ia a casa onde colocas-te para te examinarem o material ... as pastilhas podem ter vidrado ...
                      Pois, já olhei bem para eles e parecem normais.

                      Pastilhas vidradas é o que tenho pensado até ao momento...

                      De qualquer forma vale a pena tentar essa aproximação, vou para lá fazer de ignorante a dizer que o carro não tá a travar nada apesar de já ter passado os 500km.

                      A ver o que eles dizem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Max Ver Post
                        Pois, já olhei bem para eles e parecem normais.

                        Pastilhas vidradas é o que tenho pensado até ao momento...

                        De qualquer forma vale a pena tentar essa aproximação, vou para lá fazer de ignorante a dizer que o carro não tá a travar nada apesar de já ter passado os 500km.

                        A ver o que eles dizem.
                        só tens que reclamar! agora se te vão ouvir ou não..... tenta só lixar um pouco as pastilhas, de certeza que fica bastante melhor

                        tb posso dizer que as pastilhas ferodo ao contrário do que se pensa...para mim não são grande coisa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Max Ver Post
                          Disco Brembo, gama normal e pastilha Ferodo também gama normal. Nada de material racing...

                          Eu também tenho dado uma utilização normal aos travões, mas a semana passada, na A5 houve um caramelo que se mandou para a minha frente e fui obrigado a travar a fundo para não bater. Foi aí que tudo se estragou...

                          A travagem foi curta mas forte, de 120 para 80 em menos de 100 metros. O ABS não entrou mas o cheiro a queimado foi tanto que imediatamente percebi que tinha entornado o caldo.

                          PS- não era borracha queimada.
                          De 120 para 80 não é uma travagem assim tão grande, senão alguns carros que tive tinham desintegrado discos e pastilhas.

                          Isso deve ser as pastilhas vidradas, mas como em qualquer dos casos isso é anormal, vai lá, não contes nada e reclama.

                          Se bem que isso lixando as pastilhas deve melhorar consideravelmente.

                          Já agora, eu uso pastilhas ferodo com discos brembo e nunca tive problemas, mesmo em travagens a 180 km/h.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                            Já agora, eu uso pastilhas ferodo com discos brembo e nunca tive problemas, mesmo em travagens a 180 km/h.
                            Isso não quer dizer nada. Existem mais de 300 fórmulas de "ferodos" diferentes dependentes da gama da pastilha, tipo de carro etc... Existe uma marca na caixa da pastilha que indica qual é a fómula da pastilhas.

                            No caso dos discos, podem vir da China da Turquia de Espanha de n lugares diferentes com processo de fundição completamente diferentes sempre com a marca brembo. Logo é uma anarquia de todo o tamanho...

                            No caso dele e no caso de ser uma oficina independente tipo zé da esquina ia reclamar à marca. No caso de ser um franchising "tipo Norauto" reclamava na oficina, visto que são empresas modernas que tratam das reclamações.

                            Comentário


                              #15
                              Ajuda - Opinião

                              Boas,

                              É um pouco "desenquadrado" do tema principal deste tópico, mas precisava de algumas opiniões. Deram-me um orçamento no valor de 227€ (IVA e mão-de-obra incluídos) para a mudança de discos, pastilhas e óleo de travão para um Renault Mégane de 2003. Acham o preço dentro dos valores normais?

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Julgo que é complicado accionar a garantia neste caso. À semelhança de outros consumíveis (escovas limpa pára-brisas) as pastilhas são consideradas material de desgaste rápido.

                                Será sempre a palavra do proprietário do carro contra a palavra da empresa que instalou as mesmas.

                                Poderá ser uma solução o caminho pelo "defeito de fabrico". Mais complicado, mas ainda assim mais seguro.

                                Resta ter em consideração a argumentação utilizada por forma a ser convincente e conduzir à troca dos materiais instalados.

                                Cpts.,

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                                  Julgo que é complicado accionar a garantia neste caso. À semelhança de outros consumíveis (escovas limpa pára-brisas) as pastilhas são consideradas material de desgaste rápido.

                                  Será sempre a palavra do proprietário do carro contra a palavra da empresa que instalou as mesmas.

                                  Poderá ser uma solução o caminho pelo "defeito de fabrico". Mais complicado, mas ainda assim mais seguro.

                                  Resta ter em consideração a argumentação utilizada por forma a ser convincente e conduzir à troca dos materiais instalados.

                                  Cpts.,
                                  Boas Corleone.
                                  Era essa a aproximação que estava a pensar fazer.
                                  De qualquer forma hoje já não vou conseguir passar por lá visto ter sido chamado aqui ao serviço de urgência... Os Vírus lixam isto tudo...

                                  Estava a pensar passar lá e dizer assim:
                                  Ah e tal, já fiz mais de 1000km e os travões não estão a fazer nada de jeito... Parece que estão como se tivessem sido montados ontem! O que dizem disto? Defeito? Pastilhas maradas? Podem ver Sff? Obg...


                                  Estava a pensar nesta aproximação...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                    Boas Corleone.
                                    Era essa a aproximação que estava a pensar fazer.
                                    De qualquer forma hoje já não vou conseguir passar por lá visto ter sido chamado aqui ao serviço de urgência... Os Vírus lixam isto tudo...

                                    Estava a pensar passar lá e dizer assim:
                                    Ah e tal, já fiz mais de 1000km e os travões não estão a fazer nada de jeito... Parece que estão como se tivessem sido montados ontem! O que dizem disto? Defeito? Pastilhas maradas? Podem ver Sff? Obg...


                                    Estava a pensar nesta aproximação...
                                    Poderá ser um bom approach. Dependerá do funcionário e/ou seu superior.

                                    De qualquer das formas, acho que vale sempre a pena tentar.

                                    Uma inspecção visual, neste caso, é sempre aconselhável (poderão estar as pastilhas vidradas, e o problema ser resolvido com uma lixadela).

                                    Cpts.,

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok, estive então na dita Oficina esta sexta-feira que passou e passou-se da seguinte forma...

                                      Cheguei lá e disse: Ah e tal, montei aqui um par de discos/pastilhas à 3 semanas e aquilo tem problemas, trava mal e tal e aqui à uns dias precisei de fazer uma travagem a fundo e aquilo não travou nada e deitou fumo. Antes que me acusem de não ter respeitado o período de rodagem dos discos/pastilhas, aviso já que respeitei e mais, fiz cerca de 750km antes de fazer uma travagem a fundo com eles.

                                      Resposta: Não há problema, ponha o carro cá dentro e vemos já isso.
                                      -
                                      Até aqui tudo bem! Pus lá o maquinão, o rapaz começou a desmontar aquilo, sacou as pastilhas e riu-se para mim.
                                      Eu já sabia mas fiz aquele ar de preocupado tipo, o que se passa?

                                      Ele vira-se e diz: Ó amigo, isto correu mal ou quê?

                                      E eu: Hã? (cara de parvo)

                                      Ele: Isto tá tão vidrado que dá para me ver ao espelho!

                                      E eu: Fdx! (Cara de surpreendido e parvo!)

                                      Ele: não se preocupe, isto lixa-se e ficam como se fossem novas! Têm é que respeitar novamente os 500km de rodagem...

                                      Eu: Ah ok ok, mas isso tá assim porquê? Eu respeitei os 500km, só aqui à uns dias precisei de travar e ficou assim...

                                      Ele: Olhe, ás vezes acontece, pode ser azar ou defeito do material... Mas isto resolve-se não se preocupe..

                                      Eu: ok ok...
                                      ---

                                      E pronto... Ficou assim. O único problema foi que tive de pagar 12€ da mão d'obra, isso os gajos não perdoraram.

                                      Agora, tenho de aguentar mais 500km devagarinho...
                                      Será que consigo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, pelo menos resolveste o problema.

                                        É estranho terem vidrado assim, porque ainda hoje um dos meus carros fez uma travagem bem maior do que a que fizeste, de tal modo que até fez barulho de discos a ferver e não vidrou nada.

                                        Mas pode acontecer, é um facto, embora se possa questionar a qualidade das pastilhas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Bem, pelo menos resolveste o problema.

                                          É estranho terem vidrado assim, porque ainda hoje um dos meus carros fez uma travagem bem maior do que a que fizeste, de tal modo que até fez barulho de discos a ferver e não vidrou nada.

                                          Mas pode acontecer, é um facto, embora se possa questionar a qualidade das pastilhas.
                                          Boas RCA.
                                          Eu não acho estranho, o material ainda estava quase novo, tinha menos de 500km...

                                          Pá desde que fui lá na sexta, já estou a notar melhorias mas ando bué cuidadoso.
                                          Quero ver se desta vez não faço *****...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                            Boas RCA.
                                            Eu não acho estranho, o material ainda estava quase novo, tinha menos de 500km...

                                            Pá desde que fui lá na sexta, já estou a notar melhorias mas ando bué cuidadoso.
                                            Quero ver se desta vez não faço *****...
                                            Se não achas estranho porque foste ver disso ao mecânico ?

                                            A questão é simples, e eu até escrevi isto noutro tópico a uma resposta tua :

                                            - Lá por te terem dito isso não quer dizer que seja o diagnóstico correcto.

                                            Até porque nunca ouvi falar em lixar material vidrado e muito menos discos com tão poucos km.

                                            Geralmente quando ficam vidrados é porque foram alvos de um intenso sobreaquecimento, depois arrefecem abruptamente e criam o chamado "calo".

                                            Eles bem podem lixar, mas o calo vai lá ficar e o que acontece mais tarde é que vais ter as pastilhas e o disco com desgaste desigual...vais começar a ouvir barulho numas travagens e noutras não. Isto porque quando mais encostas as pastilhas ao discos mais profundo vai ficar o desgaste que esse calo provoca...isto é meio caminho andado para novo empeno.

                                            Portanto o que aconteceu não é normal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                              Boas RCA.
                                              Eu não acho estranho, o material ainda estava quase novo, tinha menos de 500km...
                                              Eu acho estranho e digo-te porquê:
                                              - Se tivesses trocado de pastilhas com discos usados, ainda compreendia que as pastilhas ao fim de 500 kms ainda não tivessem acamado.

                                              Com discos novos o processo de acamar é muito rápido, porque não há vincos nem arestas para as pastilhas se acamarem.

                                              Se isso fosse normal, eu vidrava pastilhas todos os meses, e nunca vidrei nenhumas num carro meu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Eu acho estranho e digo-te porquê:
                                                - Se tivesses trocado de pastilhas com discos usados, ainda compreendia que as pastilhas ao fim de 500 kms ainda não tivessem acamado.

                                                Com discos novos o processo de acamar é muito rápido, porque não há vincos nem arestas para as pastilhas se acamarem.

                                                Se isso fosse normal, eu vidrava pastilhas todos os meses, e nunca vidrei nenhumas num carro meu.
                                                É verdade, eu quando troquei as pastilhas do meu carro também me aconselharam a trocar os discos apenas porque um deles tinha um risco não muito profundo do anterior dono que deixou acabar as pastilhas e nota-se bem que ele demora a acamar, inclusive perdeu um bocadito de óleo ao longo de um ano inteiro que esteve a andar, mas nada de preocupante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fdx, vocês estão a deixar-me preocupado...

                                                  Resumindo, este conjunto de discos/pastilhas nunca mais vai ficar ok a 100%...

                                                  Fdx... Isso é má notícia para mim...

                                                  Não obstante, vou fazer os 500km que me indicaram, vou depois apertar gradualmente com eles. Se voltarmos ao mesmo, vou lá e exigo troca do material.

                                                  FDX PQP! Um gajo vai na porcaria das marcas brembos e afins e depois mama com pincéis destes! FDX PQP

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                    Fdx, vocês estão a deixar-me preocupado...

                                                    Resumindo, este conjunto de discos/pastilhas nunca mais vai ficar ok a 100%...

                                                    Fdx... Isso é má notícia para mim...

                                                    Não obstante, vou fazer os 500km que me indicaram, vou depois apertar gradualmente com eles. Se voltarmos ao mesmo, vou lá e exigo troca do material.

                                                    FDX PQP! Um gajo vai na porcaria das marcas brembos e afins e depois mama com pincéis destes! FDX PQP
                                                    A questão é simples...

                                                    Eles cobraram-te algum coisa pelo serviço agora ?

                                                    A questão das marcas nada tem a ver...defeitos há em todo o material.
                                                    A questão está no diagnóstico que lhe fizeram. Eu ja tinha exigido discos e pastilhas novos PONTO.

                                                    Nenhuns discos com 500km ficam vidrador só porque sim...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas Rui.

                                                      Sim, cobraram 12€ da desmontagem/desmontagem.

                                                      A dita travagem não foi aos 500 nem depois, foi antes, por volta dos 400km...

                                                      Sei que foi uma travagem forte porque o ABS entrou em acção e que depois disso veio um cheirinho a ferodo bastante característico...

                                                      Por isso não sei. Devo preocupar-me já com material defeituoso e preparar-me para exigir uma troca?

                                                      Neste momento tenho 150kms feitos desde sexta-feira passada. Vou fazer os 500km tal como eles indicaram.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                        Boas Rui.

                                                        Sim, cobraram 12€ da desmontagem/desmontagem.

                                                        A dita travagem não foi aos 500 nem depois, foi antes, por volta dos 400km...

                                                        Sei que foi uma travagem forte porque o ABS entrou em acção e que depois disso veio um cheirinho a ferodo bastante característico...

                                                        Por isso não sei. Devo preocupar-me já com material defeituoso e preparar-me para exigir uma troca?

                                                        Neste momento tenho 150kms feitos desde sexta-feira passada. Vou fazer os 500km tal como eles indicaram.

                                                        Faz os 500km que eles dizem..e até podes fazer outra coisa.

                                                        Sacas a roda e passas a mão nos discos. Se tiverem calo ou empenados acredita que sentes.

                                                        Depois então exige.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                          Faz os 500km que eles dizem..e até podes fazer outra coisa.

                                                          Sacas a roda e passas a mão nos discos. Se tiverem calo ou empenados acredita que sentes.

                                                          Depois então exige.
                                                          BALE! Sacar a roda talvez só no fim de semana.
                                                          Mas vou ver se consigo fazer os 500km todos esta semana.
                                                          Depois posto a evolução!

                                                          PS- Rui, descreve-me esse tal de calo sff.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                            BALE! Sacar a roda talvez só no fim de semana.
                                                            Mas vou ver se consigo fazer os 500km todos esta semana.
                                                            Depois posto a evolução!

                                                            PS- Rui, descreve-me esse tal de calo sff.
                                                            É como o proprio nome diz...

                                                            imagina a superficie plano do disco...e num ponto qualquer tem uma saliência. Saliência essa que na maioria das vezes, diria até 99% das vezes é causada por sobreaquecimento, seguido de um arrefecimento abrupto...imagina que travas antes de uma poça de água e em seguida passa por cima dela, é suficiente para vidrar e empenar os discos.

                                                            Alem do Calo é natural haver empeno nos discos, mas nem sempre é notório.

                                                            O que acontece a longo prazo é que a pastilha vai ficar mais em contacto com a parte saliente e apresenta um desgaste muito mais acentuado e prématuro.


                                                            BTW...certifica-te que pôes os dedos no disco com ele completamente frio...senão alem dos discos ficas sem dedos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X