Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 16v - Single Cam ( neste caso Diesel )

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 16v - Single Cam ( neste caso Diesel )

    Hoje aprendí mais uma coisa:

    Os motores 16v. nem sempre são twin-cam Fiquei espantado! sempre pensei que sim.

    um colega meu mecânico estava a montar a cabeça de um Opel Frontera Dti 16v e apendí mais uma lição.

    Muitos de vocês já devem saber isso desde sempre, mas a verdade é que não fazia ideia.

    Aproveitei para fazer uma breve foto-repostagem:

    Aquí tem uma cabeça de motor 16v sem a árvore de cames, como podem ver, as duas vávulas de admissão e escape são accionadas em simultáneo através de uma régua que pressiona-as quando a came passa.

    Mais abaixo podem ver duas valvulas, sem a régua e uma sem a "tuche" hidráulica:



    Nesta foto podem ver mais em promenor um conjunto que cobre um pistão, ao meio está o injector de gasóleo:



    Neste foto, podem ver o verso da "régua" que encaixa no topo de duas "tuches" que faz com que accionem as duas em simultáneo:



    Nesta foto, um grande plano do topo de um injector de gasóleo, a injecção é feita pelo orifício central, no orifício mais pequeno ao lado, é feito o retorno do gasóleo excedente:



    Nesta foto, podemos ver as duas "réguas" colocadas sobre as 4 vávulas, e uma "travessa" que não é mais que o canal de alimentação de combustível ao injector:



    Nesta foto, podemos ver a extremidade da "travessa". Essa extremidade fica de fora da cabeça do motor e é onde são ligados os tubos de alimentação e retorno do combustível. O orifício central é de alimentação, o mais pequeno por cima é o de retorno:



    Nesta foto, podemos ver a extremidade interna da "travessa" onde se realiza a passagem para o injector. O orifício no topo do relevo é de admissão, o mais pequeno ao lado é de retorno de gasóleo.



    Nesta foto, podemos ver uma "tuche" hidráulica. As hidráulicas tem a particularidade de serem ajuastadas com a pressão de óleo. O óleo entra pelo orifício lateral que vai fazer aumentar a pressão do "veio" ( não sei o que mais lhe chamar ) central de modo a se adaptar ao esforço que leva da came e exercer o mesmo sobre a válvula:



    Nesta foto, podemos ver o interior da "tuche" e o canal de passagem de óleo desde o orifício até ao "veio" central



    Finalmente, a árvore de cames que faz isto tudo funcionar na perfeição:




    ...espero que tenham gostado tando de ler isto, como eu tive em escrever.

    Boa leitura a todos!!


    PS: não sou mecânico, pelo que posso ter dado umas valentes gaffes no texto.

    #2
    Exacto e não é nada raro, são muitos os SOHC 16v, cá em casa com uma arvore de cames já passaram motores com 4, 2as e até com 3 valvulas por cilindro. Os DOHC é que geralmente são quase sempre de 4 valvulas por cilindro mas existe de 2 também.

    Comentário


      #3
      Por acaso desconhecia essa "artimanha".

      Abraço.

      Comentário


        #4
        Têm que ler mais uams coisinhas eheh.
        O motor 1.4 Honda é só de uma árvore de cames.
        São raros os comandos por uma árvore em motores de 16v, mas existem.
        No entanto há décadas que existem motores com 2 veios excêntricos...apenas com 8 válvulas (isto em motores de 4 cil.).

        Comentário


          #5
          Nunca se sabe tudo.

          Ainda no outro dia estavas a perguntar se fazia mal andar com avanço na ignição...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
            Têm que ler mais uams coisinhas eheh.
            O motor 1.4 Honda é só de uma árvore de cames.
            São raros os comandos por uma árvore em motores de 16v, mas existem.
            No entanto há décadas que existem motores com 2 veios excêntricos...apenas com 8 válvulas (isto em motores de 4 cil.).
            Acho que não são tão raros assim, o 1.5 da Honda também o é, algumas versões B6 da mazda também (inclusive a minha).
            Pesquisando por SOHC 16v são vários os exemplos.

            Comentário


              #7
              O 1.6 do Civic/CRX ESI também é SOHC. Têm 125cv.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Nunca se sabe tudo.

                Ainda no outro dia estavas a perguntar se fazia mal andar com avanço na ignição...
                Eo estava a criticar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                  Acho que não são tão raros assim, o 1.5 da Honda também o é, algumas versões B6 da mazda também (inclusive a minha).
                  Pesquisando por SOHC 16v são vários os exemplos.
                  Certo, mas motores de arquitectura DOHC são normalmente associados a motores multiválvulas, e tem a sua razão de ser já que a grande percentagem de motores multiválvulas são mesmo DOHC.
                  A Honda é dos casos raros em que ainda utiliza os SOHC.
                  Editado pela última vez por MadDragon; 19 February 2009, 10:31.

                  Comentário


                    #10
                    Agora procura uma arvore de cames (veio de excentricos) mais trabalhada para um 1.6 PSA...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Agora procura uma arvore de cames (veio de excentricos) mais trabalhada para um 1.6 PSA...
                      Que têm de especial meu grão-mestre?
                      Agora a sério, isso é algum diesel?
                      É que o 1.6 otto multiválvulas é DOHC.

                      Comentário


                        #12
                        VSilva, excelentes fotos de pormenor e cuidado na explicação.

                        Obrigado pela reportagem fotográfica e pela trabalheira que tiveste em nos mostrar isso tudo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          VSilva, excelentes fotos de pormenor e cuidado na explicação.

                          Obrigado pela reportagem fotográfica e pela trabalheira que tiveste em nos mostrar isso tudo.

                          Faço minhas estas palavras.

                          O 1.8 i-vtec da Honda também é SOHC

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            Que têm de especial meu grão-mestre?
                            Agora a sério, isso é algum diesel?
                            É que o 1.6 otto multiválvulas é DOHC.
                            O único grão mestre que conheço é este:




                            Como concerteza sabes, uma das transformações a fazer para retirar mais cavalitos de um motor, é meter um veio de excêntricos mais "trabalhado":

                            http://www.lidertuning.com/levas_pt.php

                            Comentário


                              #15
                              Já agora fica um link onde há blueprints de um motor...

                              http://www.maserati-alfieri.co.uk/alfieri08.htm

                              Comentário


                                #16
                                já agora qual era a cilindrada do motor do Frontera?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                  já agora qual era a cilindrada do motor do Frontera?
                                  é um 2.2 Dti

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Honda costuma fazer motores SOHC 16v. O do meu é assim.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X