Hoje aprendí mais uma coisa:
Os motores 16v. nem sempre são twin-cam Fiquei espantado! sempre pensei que sim.
um colega meu mecânico estava a montar a cabeça de um Opel Frontera Dti 16v e apendí mais uma lição.
Muitos de vocês já devem saber isso desde sempre, mas a verdade é que não fazia ideia.
Aproveitei para fazer uma breve foto-repostagem:
Aquí tem uma cabeça de motor 16v sem a árvore de cames, como podem ver, as duas vávulas de admissão e escape são accionadas em simultáneo através de uma régua que pressiona-as quando a came passa.
Mais abaixo podem ver duas valvulas, sem a régua e uma sem a "tuche" hidráulica:
Nesta foto podem ver mais em promenor um conjunto que cobre um pistão, ao meio está o injector de gasóleo:
Neste foto, podem ver o verso da "régua" que encaixa no topo de duas "tuches" que faz com que accionem as duas em simultáneo:
Nesta foto, um grande plano do topo de um injector de gasóleo, a injecção é feita pelo orifício central, no orifício mais pequeno ao lado, é feito o retorno do gasóleo excedente:
Nesta foto, podemos ver as duas "réguas" colocadas sobre as 4 vávulas, e uma "travessa" que não é mais que o canal de alimentação de combustível ao injector:
Nesta foto, podemos ver a extremidade da "travessa". Essa extremidade fica de fora da cabeça do motor e é onde são ligados os tubos de alimentação e retorno do combustível. O orifício central é de alimentação, o mais pequeno por cima é o de retorno:
Nesta foto, podemos ver a extremidade interna da "travessa" onde se realiza a passagem para o injector. O orifício no topo do relevo é de admissão, o mais pequeno ao lado é de retorno de gasóleo.
Nesta foto, podemos ver uma "tuche" hidráulica. As hidráulicas tem a particularidade de serem ajuastadas com a pressão de óleo. O óleo entra pelo orifício lateral que vai fazer aumentar a pressão do "veio" ( não sei o que mais lhe chamar ) central de modo a se adaptar ao esforço que leva da came e exercer o mesmo sobre a válvula:
Nesta foto, podemos ver o interior da "tuche" e o canal de passagem de óleo desde o orifício até ao "veio" central
Finalmente, a árvore de cames que faz isto tudo funcionar na perfeição:
...espero que tenham gostado tando de ler isto, como eu tive em escrever.
Boa leitura a todos!!
PS: não sou mecânico, pelo que posso ter dado umas valentes gaffes no texto.
Os motores 16v. nem sempre são twin-cam Fiquei espantado! sempre pensei que sim.
um colega meu mecânico estava a montar a cabeça de um Opel Frontera Dti 16v e apendí mais uma lição.
Muitos de vocês já devem saber isso desde sempre, mas a verdade é que não fazia ideia.
Aproveitei para fazer uma breve foto-repostagem:
Aquí tem uma cabeça de motor 16v sem a árvore de cames, como podem ver, as duas vávulas de admissão e escape são accionadas em simultáneo através de uma régua que pressiona-as quando a came passa.
Mais abaixo podem ver duas valvulas, sem a régua e uma sem a "tuche" hidráulica:
Nesta foto podem ver mais em promenor um conjunto que cobre um pistão, ao meio está o injector de gasóleo:
Neste foto, podem ver o verso da "régua" que encaixa no topo de duas "tuches" que faz com que accionem as duas em simultáneo:
Nesta foto, um grande plano do topo de um injector de gasóleo, a injecção é feita pelo orifício central, no orifício mais pequeno ao lado, é feito o retorno do gasóleo excedente:
Nesta foto, podemos ver as duas "réguas" colocadas sobre as 4 vávulas, e uma "travessa" que não é mais que o canal de alimentação de combustível ao injector:
Nesta foto, podemos ver a extremidade da "travessa". Essa extremidade fica de fora da cabeça do motor e é onde são ligados os tubos de alimentação e retorno do combustível. O orifício central é de alimentação, o mais pequeno por cima é o de retorno:
Nesta foto, podemos ver a extremidade interna da "travessa" onde se realiza a passagem para o injector. O orifício no topo do relevo é de admissão, o mais pequeno ao lado é de retorno de gasóleo.
Nesta foto, podemos ver uma "tuche" hidráulica. As hidráulicas tem a particularidade de serem ajuastadas com a pressão de óleo. O óleo entra pelo orifício lateral que vai fazer aumentar a pressão do "veio" ( não sei o que mais lhe chamar ) central de modo a se adaptar ao esforço que leva da came e exercer o mesmo sobre a válvula:
Nesta foto, podemos ver o interior da "tuche" e o canal de passagem de óleo desde o orifício até ao "veio" central
Finalmente, a árvore de cames que faz isto tudo funcionar na perfeição:
...espero que tenham gostado tando de ler isto, como eu tive em escrever.
Boa leitura a todos!!
PS: não sou mecânico, pelo que posso ter dado umas valentes gaffes no texto.
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