Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW Auto Start Stop

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW Auto Start Stop

    Boas.

    Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.

    Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.

    Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.

    Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.

    Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
    Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.

    Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.

    Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.

    Pergunto:
    - o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
    - Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
    - Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
    - Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?

    Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
    Abraços.

    GonçaloX

    #2
    Originalmente Colocado por GoncaloX Ver Post
    Boas.

    Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.

    Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.

    Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.

    Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.

    Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
    Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.

    Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.

    Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.

    Pergunto:
    - o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
    - Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
    - Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
    - Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?

    Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
    Abraços.

    GonçaloX
    Ora aqui estão dúvidas que eu partilho. Será que os engenheiros pensaram mesmo em tudo ou é apenas uma manobra de camuflar ser amigos do ambiente, e no final quem sofre é o proprietário na conta de oficina.

    Comentário


      #3
      boas,

      Experiencia não tenho, mas tenho opinião xD

      Se existem engenheiros de alto nivel a estudar esse tipo de sistemas para poupar o ambiente, acho que lhes devemos dar esse mérito e devemos acreditar no trabalho deles.

      Se o sistema nao fosse fiavel a BMW não o implementaria pois tem uma reputação a manter.

      Os motores são projectados para resistirem a muito mais do que nós pensamos. Repros, arranques a frio, altas rotaçoes não são um grande problema para o bloco em si, o problema encontra-se maioritáriamente nos periféricos (nomeadamente turbo).

      Como com o strat-stop o unico periférico em risco é o motor de arranque.
      Acho que deves confiar na BMW, que por acaso é para muitos a melhor marca do mundo.

      Concluindo:

      O motor está efectivamente sujeito a maior desgaste, mas esse desgaste foi ponderado e muito ponderado pela marca.
      O que te pode vir a dar mais problemas é o motor de arranque, mas penso que será concerteza uma peça melhorada para a adopçao dessa tecnologia.

      Em suma, usa o SS que não te dará problemas....ainda por cima deve ser massador tar sempre a fazer off no SS.

      Comentário


        #4
        Confio plenamente no sistema. Os engenheiros não iam brincar numa situação destas. Acreditem que os sistemas são testados e mais que testados em durabilidade

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Confio plenamente no sistema. Os engenheiros não iam brincar numa situação destas. Acreditem que os sistemas são testados e mais que testados em durabilidade
          Ora lá está

          Comentário


            #6
            Já conduzi e andei à pendura nalguns carros com start-stop (nunca num BMW com esse sistema) e este só funciona após o carro tar quente, noutros o a/c tem que estar desligado... Admira-me que até ao portão da garagem (a não ser que seja uma garagem bem grande ou aquecida) que o motor fique a uma temperatura suficientemente alta para o sistema começar a funcionar.

            Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
            (...)

            Como com o strat-stop o unico periférico em risco é o motor de arranque.
            Acho que deves confiar na BMW, que por acaso é para muitos a melhor marca do mundo.

            (...)
            A principal diferença entre carros com e sem start-stop é mesmo o motor de arranque que tem um accionamento mais rápido e aguenta mais ciclos de utilização que um motor de arranque normal.

            O resto são sensores que medem velocidade, pedais pressionados, a voltagem da bateria, temperatura do motor...

            Comentário


              #7
              nos carros que experimentei este sistema só entrava em funcionamento quando o carro ja estava na temperatura ideal.

              tambem acho estranho quando ja estas a sair da garagem o sistema entrar em funcionamento...

              Comentário


                #8
                Supostamente o sistema foi lançado depois de ter sido devidamente testado, por isso se age dessa maneira não precisas de estar preocupado.

                Comentário


                  #9
                  Não acho que motores com esse sistema durem muito... mesmo que tenham sido testados e mais que testados...

                  Comentário


                    #10
                    Ando diáriamente num 120d com start stop e admito que o sistema me causou alguma estranheza no inicio, para mim o principal defeito é quando estamos em filas de transito e o carro se desliga e o transito volta logo a andar, nem 2 segundos depois de se ter desligado volta logo a ligar-se, e torna-se incomodativo!

                    Mas quanto à fiabilidade deste componente para o motor à já algum tempo que tenho esta dúvida, quando vou na auto-estrada a 140/150 e chego às portagens, já me aconteceu por mais que uma vez vir a essa velocidade travar e o carro desliga-se quando paro, passa em 10 segundos dos 150 para se desligar! Uma das coisas que eu sempre aprendi é que num carro com turbo isto nunca se faz porque o turbo fica sem lubrificação e continua a rodar, e vai dar asneira!

                    Será que nesta situação este sistema não é prejudicial para o motor?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                      Ando diáriamente num 120d com start stop e admito que o sistema me causou alguma estranheza no inicio, para mim o principal defeito é quando estamos em filas de transito e o carro se desliga e o transito volta logo a andar, nem 2 segundos depois de se ter desligado volta logo a ligar-se, e torna-se incomodativo!

                      Mas quanto à fiabilidade deste componente para o motor à já algum tempo que tenho esta dúvida, quando vou na auto-estrada a 140/150 e chego às portagens, já me aconteceu por mais que uma vez vir a essa velocidade travar e o carro desliga-se quando paro, passa em 10 segundos dos 150 para se desligar! Uma das coisas que eu sempre aprendi é que num carro com turbo isto nunca se faz porque o turbo fica sem lubrificação e continua a rodar, e vai dar asneira!

                      Será que nesta situação este sistema não é prejudicial para o motor?
                      Colocas ViaVerde no carro e já não tens esse problema

                      I'm joking

                      Comentário


                        #12
                        Então e um híbrido como o Prius, que passa a vida a ligar e a desligar o motor de combustão, e por acaso é só um dos modelos mais fiáveis de uma das marcas marcas fiáveis...

                        Comentário


                          #13
                          o melhor é colocares esta questão no diário de bordo dos bmw serie 1, de certeza que o pessoal lá te ajuda melhor

                          Comentário


                            #14
                            O problema aqui não é o motor de arranque (uma vez que este foi reforçado para o trabalho acrescido) mas sim o desgaste na bateria provocado pelo constante liga-desliga!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                              Então e um híbrido como o Prius, que passa a vida a ligar e a desligar o motor de combustão, e por acaso é só um dos modelos mais fiáveis de uma das marcas marcas fiáveis...
                              No híbridos não existe esse problema porque é o motor eléctrico que trata disso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por iJAF Ver Post
                                O problema aqui não é o motor de arranque (uma vez que este foi reforçado para o trabalho acrescido) mas sim o desgaste na bateria provocado pelo constante liga-desliga!
                                Existem sensores que controlam a carga da bateria.

                                Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                                No híbridos não existe esse problema porque é o motor eléctrico que trata disso.
                                O mesmo que nos restantes em que o alternador funciona através de corrente e faz de motor de arranque.

                                Comentário


                                  #17
                                  A evolução é uma coisa linda.

                                  O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

                                  No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                    A evolução é uma coisa linda.

                                    O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

                                    No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.
                                    Antes da BMW usar o Start And Stop já havia outras marcas a usa-lo. Não foi a BMW a pioneira. Foi a que fez mais publicidade ao assunto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      vai á BMW e diz-lhes que não andas a durmir de noite por causa disso.
                                      Eles ligam-te o carro á máquina e põem o sistema 100% manual para sempre.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                        Antes da BMW usar o Start And Stop já havia outras marcas a usa-lo. Não foi a BMW a pioneira. Foi a que fez mais publicidade ao assunto.

                                        Antes de sair nos BMW, já o meu veículo fazia start e stop... manual, nos semáforos mais longos.

                                        O sistema não é inovador nem tão pouco o melhor implementado (a implementação, por exemplo, no Civic IMA é bem melhor), mas está a fazer com que o pessoal desligue o motor quando está mais transito e desperta as outras pessoas para o fazerem também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          Antes da BMW usar o Start And Stop já havia outras marcas a usa-lo. Não foi a BMW a pioneira. Foi a que fez mais publicidade ao assunto.
                                          Não digo que não, só queria passar a ideia que cada vez mais se está e generalizar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                            A evolução é uma coisa linda.

                                            O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

                                            No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.
                                            Se não me engano a primeira empresa a fabricar tal sistema foi a Telcopol, depois é que a Bosch, Valeo e a Denso fizeram sistemas semelhantes.

                                            Mas nota-se que a malta é contra a evolução. Eu não me importava nada de ter um sistema desses no meu carro, ou melhor ainda, uma pequena bateria que aproveite energia da travagem regenerativa e do alternador para manter o a/c ligado (preciso dum compressor eléctrico...) enquanto o motor se desliga num semáforo.

                                            Mas isto já parece à uns 2 ou 3 anos quando se falava de GPL aqui, desmentia-se uma coisa, aparecia outra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              Se não me engano a primeira empresa a fabricar tal sistema foi a Telcopol, depois é que a Bosch, Valeo e a Denso fizeram sistemas semelhantes.

                                              Mas nota-se que a malta é contra a evolução. Eu não me importava nada de ter um sistema desses no meu carro, ou melhor ainda, uma pequena bateria que aproveite energia da travagem regenerativa e do alternador para manter o a/c ligado (preciso dum compressor eléctrico...) enquanto o motor se desliga num semáforo.

                                              Mas isto já parece à uns 2 ou 3 anos quando se falava de GPL aqui, desmentia-se uma coisa, aparecia outra.

                                              sabes como é este pessoal

                                              quando não tem as novas tecnologias nos seus carros tudo é mau

                                              então se aquilo consome menos, manda menos co2, é mau???

                                              logico que não, pode não tar aperfeicoado a 100% mas ja ajuda e muito

                                              o meu carro tambem não le mp3, acho que mp3 deve ser a pior inovação do seculo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                                vai á BMW e diz-lhes que não andas a durmir de noite por causa disso.
                                                Eles ligam-te o carro á máquina e põem o sistema 100% manual para sempre.
                                                E depois o cliente paga o restante imposto devido ao aumento do CO2?

                                                É que o Start And Stop é uma boa maneira de fintar o Estado na altura de homologar o carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu está sempre desligado, não gosto nada disso, é fácil desligar e de boa memoria...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pelas V/ respostas.

                                                    Em transito de "hora de ponta" penso que este sistema não faz muito sentido, embora seja verdade que o carro lê muitos parâmetros antes de desligar o motor.

                                                    A cena da garagem é a mais esquisita. É um facto que um minuto depois de o carro ligar pela manhã, na primeira paragem desliga logo. Um amigo meu tem um 120d que se porta exactamente da mesma maneira.

                                                    Vou tentar falar com alguém da BMW... gostava que me dessem uma explicação mais científica...

                                                    Abraços.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por mais que isso esteja estudado eu desligava o sistema na mesma.

                                                      Para além de isso não entrar na minha cabeça pelo sim pelo não poupo o motor de arranque e as velas..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GoncaloX Ver Post

                                                        A cena da garagem é a mais esquisita. É um facto que um minuto depois de o carro ligar pela manhã, na primeira paragem desliga logo. Um amigo meu tem um 120d que se porta exactamente da mesma maneira.
                                                        O meu S1 faz exactamente o mesmo.

                                                        O sistema não se rege propriamente pela temperatura do motor mas antes pela disponibilidade da bateria para manter os periféricos (AC, rádio, luzes, etc) a funcionar e, ainda, conseguir voltar a ligar o motor.

                                                        Desde que haja energia disponível, ele pode funcionar.

                                                        Porventura se não conduzisses o carro durante vários dias, quando voltasses a pegar nele, o S&S só voltava a funcionar depois de alguns quilómetros de marcha e/ou alguns momentos de travagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não teria medo nenhum desse sistema.

                                                          Nós estamos habituados a que um carro tenha no painel a temperatura da àgua, em raros casos do óleo e pouco mais, mas na realidade, qualquer carro hoje tem sensores em tudo e mais alguma coisa.

                                                          Ainda um dia destes andei no meu velho 1.9 TDI com o VAG-COM ligado na estrada.
                                                          É incrível a quantidade de informação que os motores têm, desde pressões atmosféricas e de turbo, injecção de combustível, temperatura do combustível, posição da geometria do turbo, ou seja, informação de tudo e mais alguma coisa.

                                                          Estes sistemas start-stop de certeza que estão feitos com dezenas de sensores que lhes dizem o que podem ou não fazer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estes sistemas não são assim tão fiáveis, aliás, longe disso.

                                                            É claro que o vendedor/recepcionista do concessionário não vai levantar a lebre.

                                                            E não é só o motor de arranque e bateria que sofre, o stress directo é colocado também no volante do motor bimassa (peça já de si muito fiável - NOT), apoios de motor, polies de cambota, etc, etc.

                                                            Isto para não falar no que as paragens pouco "inteligentes" (existe acima um caso com um exemplo caricato...) podem fazer a outros componentes, tais como o turbo etc.

                                                            Daqui a 1 ou 2 anos falamos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X