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A incompetência dos mecânicos das marcas oficiais!

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    A incompetência dos mecânicos das marcas oficiais!

    Não quero com esta afirmação englobar todos os funcionários, mas também sei que para se ter bons mecânicos é preciso pagar o que eles merecem, e isso as marcas não querem.

    Por isso defendo que os bons mecânicos estão nas pequenas oficinas.

    Por isso acho piada aqueles que dizem que as revisões são sempre feitas nas marcas, onde se foge á qualidade de serviço, mas enfim.

    Já agora, cá fora as peças são da origem, mas não têm o logotipo da marca gravado, é uma questão de se procurar...

    #2
    Dentro dos concessionários são considerados maus mecânicos, mas se tiverem uma garagem onde façam uns biscates nas horas livre já são os maiores.

    É preciso não esquecer que as marcas e os concessionários têm políticas de reparação em que o mecânico só tem de cumprir mesmo que não esteja de acordo.

    Comentário


      #3
      Mas na marca, existem garantias e facturas e um sitio para barafustar, chatear! Na oficna da esquina, como fazes isso? Não sei...

      Além disso, os da esquina são os mesmo da marca...

      Comentário


        #4
        Não tenho razões de queixa. Só acho que eles às vezes se baralham um bocado com a electrónica.

        Comentário


          #5
          depende... cada caso é um caso há bons e maus mecânicos nas marcas como há bons e maus mecânicos na equina ali ao lado...
          Não podes generalizar.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por jmgfn

            Não quero com esta afirmação englobar todos os funcionários, mas também sei que para se ter bons mecânicos é preciso pagar o que eles merecem, e isso as marcas não querem.

            Por isso defendo que os bons mecânicos estão nas pequenas oficinas.

            Por isso acho piada aqueles que dizem que as revisões são sempre feitas nas marcas, onde se foge á qualidade de serviço, mas enfim.

            Já agora, cá fora as peças são da origem, mas não têm o logotipo da marca gravado, é uma questão de se procurar...

            Explica lá isso das peças de origem.

            E já agora não se deve generalizar, bons e maus mecânicos há em todo o lado, mas no representante sempre podes reclamar. Podía-te contar uma história verdadeira que se passou comigo e é assim: tinha um Ford fiesta 1.25 75CV e tinha jám passado da garantia ( na altura 1 ano) quando comecei a sentir a determinada rotação um poço, fui á Ford a uma sexta feira e o Chefe da oficina disse-me que podía andar com o carro sem problema, no sabado vinha na crel e comecei a sentir o motor a falhar e sem força, cheguei a casa e não toquei mais no carro, na 2 feira levei-o a Ford, para abreviar afinal havia mesmo problema e grande, o motor teve que ser aberto e a Ford assumiu a reparação toda, no Manel GT lá do sitio, teria sido assim ?

            Comentário


              #7
              O problema é que grande parte dos mecânicos de esquina não apostam na formação como também não têm apoios para o fazer.
              Estando cada vez mais os motores compactados e as electronicas mais desenvolvidas, uma oficina nao oficial tem muitas dificuldades em apetrechar dos aparelhos e todo o tipo de ferramentas (acreditem que sao muitas) para as utilizar em todo o tipo de diferentes tecnologias aplicadas às mais diversas marcas. Na oficina da esquina é frequente a nao emissao de factura, afim do cliente nao pagar o IVA nem a oficina. Mas quando toda a reclamar de uma má reparação ou peça defeituosa, tudo se complica. É também muito comum hoje em dia, nas oficinas da esquina aplicarem valores de MO superiores a 20€ chegando em muitas aos 25€ por hora. Em algumas marcas, o valor nao é assim tao mais elevado que realmente compense a fugida à marca. No caso da substituição de uma peça, onde a marca estabelece que a mesma é substituida em 1 hora, se o mecânico demorar 5, só podem cobrar a 1hora preconizada. No caso da oficina da esquina, cobram as 5horas que demoraram a montar a peça. A meu ver e apesar de ser um pouco mais caro, acho que as oficinas de marca apresentam cada vez mais confiança nas reparações e mais garantias ao proprietário da viatura.

              Comentário


                #8
                As oficinas de esquina cada vez estão mais limitadas pela quantidade de electrónica que os carros apresentam. A sorte deles é que ainda andam por aí muitos carros com uns anitos.

                Comentário


                  #9
                  Os mecânicos das oficiais têm formação, os das oficinas de esquina aprendem nos nossos carros!!!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

                    O problema é que grande parte dos mecânicos de esquina não apostam na formação como também não têm apoios para o fazer.
                    Estando cada vez mais os motores compactados e as electronicas mais desenvolvidas, uma oficina nao oficial tem muitas dificuldades em apetrechar dos aparelhos e todo o tipo de ferramentas (acreditem que sao muitas) para as utilizar em todo o tipo de diferentes tecnologias aplicadas às mais diversas marcas. Na oficina da esquina é frequente a nao emissao de factura, afim do cliente nao pagar o IVA nem a oficina. Mas quando toda a reclamar de uma má reparação ou peça defeituosa, tudo se complica. É também muito comum hoje em dia, nas oficinas da esquina aplicarem valores de MO superiores a 20€ chegando em muitas aos 25€ por hora. Em algumas marcas, o valor nao é assim tao mais elevado que realmente compense a fugida à marca. No caso da substituição de uma peça, onde a marca estabelece que a mesma é substituida em 1 hora, se o mecânico demorar 5, só podem cobrar a 1hora preconizada. No caso da oficina da esquina, cobram as 5horas que demoraram a montar a peça. A meu ver e apesar de ser um pouco mais caro, acho que as oficinas de marca apresentam cada vez mais confiança nas reparações e mais garantias ao proprietário da viatura.
                    Isso do apetrechar convenientemente as oficinas tambem tem um problema..

                    quem importa os equipamentos ganha margens brutais..

                    tenho um fornecedor meu na area da electronica que compra o mesmo material, copias chapadas, por 20 ou 30% do preçoq ue é praticado cá.

                    quanto aos equipamentos de diagnostico e tal.. se formos pelos de linha branca o que nao falta ai é material bem porreiro a preços justos..

                    Eu proprio com algum software e uns cabos consigo detectar inumeras coisas nos meu carros..

                    Formação, sim, ok, mas muitos dos que andam nas marcas vao aos cursos e depois continuam a fazer das deles..

                    é raro o dia que nao va a uma oficina da marca que nao tenha chatices.. foi assim com a renault e é assim com a peugeot. no primeiro caso marimbei-me para a garantia ao fim de meses e voltei oa meu mecanico de confiança.. na peugeot sou obrigado a la ir e tenho plena sensaçao de que sou pior servido.. mas a locadora exige..

                    Muitos dos que estao nas marcas estao la porque " é garantido " se fossem bons abriam um negocio e ganhavam bem mais.. mas o comodismo e o nao querer saber porque nem sao eles que ouvem, sao os recepcionistas..

                    Ainda a semana passada reclamei dum ruido que se manifestou apos mudança de embraiagem.. resposta pronta " ah, e tal, sabe que se mudarmos uma embraiagem e o volante do motor continuar o mesmo, ha sempre ruidos.. "

                    Nao tenho que ouvir isto dum recepcionista duma marca, se o carro la foi, esteve parado 3 dias, era para sair de la em condiçoes.. quando la fui depois levantar o carro estava na mesma, estrebuchei, afinal era um resguardo solto.. Em tempos até para mudarem uma lampada a mesma ficou solta, mas afinal o que é que eles andam a fazer?

                    Oficinas de marca.. nao obrigado..

                    sintese dos meus problemas com oficinas das marcas

                    Renault Megane 1.9 D novo em 1999

                    riscaram o vidro traseiro do carro aquando da lavagem, revisao dos 15 mil.

                    Reparaçao aos 32 mil deixaram um escorrido de tinta na porta, nao meteram um tampao de roda novo como competia, carro nunca mais ficou bom, gastava sempre 1 pastilha a mais do lado direito, prazo previsto 3 semanas, prazo efectivo cerca de 5, deixaram o carro desalinhado, a travar mal, teve direito a duas devoluçoes á procedencia antes de ficar mais ou menos.. carro com 6 meses logo " aleijado "

                    Desta reparaçao resultou algo que tempos mais tarde se manifestou, a rotula inferior da direcção degolou arrancando uma roda fora quando ia a arrancar num cruzamento.

                    Tempos depois bati num cao.. o dono do cao insistiu que o carro fosse á Renault Reparar.. ok, por mim, foi.. moral da historia, foi la 3 vezes.. deixaram o ar condicionado com uma fuga, reclamaçoes atras de reclamaçoes.. serviço da treta..

                    Nissan, nunca fui a oficina assistir o Terrano II, mas fui muitas vezes comprar peças.. sempre trocavam alguma coisa.. nao sabiam sequer identificar componentes do carro ( chegou ao ponto em que o levei la mesmo ao entreposto olivais e disse.. quero isto e isto para este carro, sff verifiquem a peça correcta )

                    Peugeot 206 - novo em Dez 2003

                    Folgas no fecho da mala desde novo, reapertado em todas as revisoes, mais duzia de kms depois esta la na mesma..

                    Revisoes em que nao verificam pastilhas.. 2 semanas depois chega ao ferro. ( por duas vezes aconteceu isso )

                    Trocar lampada, episodio acima descrito.. lampada mal montada

                    Trcoca de embraiagem, episodio acima descrito.. barulhos..

                    Houve mais algumas coisas menores..

                    Resumindo.. ha uma postura de superioridade em que se o cliente se manifesta sobre algo, lá dentro nem ligam nenhuma e apenas seguem o livro..

                    Para mim chega de falta de consideração pelos clientes, mas muitas marcas so á custa das frotas ja vao vivendo bem...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por jmgfn
                      Já agora, cá fora as peças são da origem, mas não têm o logotipo da marca gravado, é uma questão de se procurar...
                      Chaguei a comprovar isso nas peças da Toyota.. (Ex: filtros e assim) Eram exactamente iguais, com designações na peça iguais.. mas a embalagem era diferente! E o preço, claro! lol..

                      Comentário


                        #12
                        opah... aqui em casa só se vai á marca durante a garantia... depois vamos a um mecanico amigo!

                        o homem até pode nem perceber muito daquilo... (serve para a manutençao mais basica) mas quando surge alguma coisa mais complicada é o primeiro a dizer que n mexe no carro e para ir a outro lado! querem melhor?

                        Comentário


                          #13
                          Atenção,

                          Há bons e maus mecânicos em todo lado, mas como alguém já disse, são os chefes de oficina e os patrões que fogem á perfeição por uma questão financeira.

                          O "Zé da esquina", tem de fazer pela vida, porque não querem clientes só para uma revisão.

                          Todos sabemos que as reparações na marca é só para as garantias e para as empresas...

                          Comentário


                            #14
                            A oficina onde vou actualmente é gerida por dois irmãos já com longa experiência. Já são mecânicos desde o Ultramar! Se são competentes? Sim! São-no bastante. Investem em formação? Não...mas os seus dois filhos sim! Porque têm frescura mental e disponibilidade para tal. Mas os mecânicos séniores perceberam a necessidade de se modernizarem ao ponto de investirem em equipamentos de diagnóstico para os carros modernos. São antigos, experientes e não pararam no tempo.

                            Comentário


                              #15
                              Ora só para verem a competência das oficinas oficiais,
                              na Opel, ao levantarem-me o GTC no elevador, devem ter colocado mal os braços do elevador.
                              (pois q eu saiba estes nao se colocam por baixo das embaladeiras, pois claro que é uma zona + sensivel)

                              Resultado, 2 moças uma de cada lado nas embaladeiras.

                              Felizmente assumida pelo concessionário, após alguma insistência de minha parte.

                              cumps

                              Comentário


                                #16
                                vou reabrir aqui o topico com um episodio no minimo caricato para nao dizer coisas piores certo dia lembrei me trocar o meu renault clio por um carrito a gasoleo procurei procurei e encontrei um peugeot 206 1.4 hdi com poucos quilometros todo bonito etc o preço tava muito bom comprei num stand mas como ele tinha comprando a peugeot portugal tinha garantia da peugeot uma cena surreal enfim os problemas começaram cedo poucos dias depois com o carro ao relatim ouvia se um poc muito alto de vez em quando depois acelarava e nada fui a peugeot nada a maquina nao detectou nada.ja me andava a passar com a situaçao e fui la de novo conclusao uma tal bomba de vacuo...afinal sabiam o que era depois mais um problema o carro deitava um fumo branco e cheirava a oleo queimado fui a peugeot a maquina nao detectou nada fui a um mecanico que conheco conclusao tinha um segmento lixado e a peugeot nao viu?? conclusao do assunto desfiz o negocio com o gajo do stand que tinha era obrigaçao de me tratar o carro nao me mandar para a peugeot porque o carro foi lhe comprado a ele nao a peugeot nenhuma...acabei por ficar com o meu clio de novo porque ninguem o tinha comprado ainda.desculpem o testemunho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
                                  Explica lá isso das peças de origem.

                                  E já agora não se deve generalizar, bons e maus mecânicos há em todo o lado, mas no representante sempre podes reclamar. Podía-te contar uma história verdadeira que se passou comigo e é assim: tinha um Ford fiesta 1.25 75CV e tinha jám passado da garantia ( na altura 1 ano) quando comecei a sentir a determinada rotação um poço, fui á Ford a uma sexta feira e o Chefe da oficina disse-me que podía andar com o carro sem problema, no sabado vinha na crel e comecei a sentir o motor a falhar e sem força, cheguei a casa e não toquei mais no carro, na 2 feira levei-o a Ford, para abreviar afinal havia mesmo problema e grande, o motor teve que ser aberto e a Ford assumiu a reparação toda, no Manel GT lá do sitio, teria sido assim ?
                                  Fazer muitas vezes revisões de 300 e 400 euros quando elas se fazem por 80 ou 100 euros, dá para abrir um motor e fechar ao fim de 4 anos e ainda sobra dinheiro.

                                  Já agora, era tão bem assistido que teve de ser aberto o motor? Ninguém está livre de acontecer um azar desses mas não penses que o coitadinho do concessionário perdeu dinheiro, ele já o tinha do lado dele há muito tempo.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1987 Ver Post
                                    vou reabrir aqui o topico com um episodio no minimo caricato para nao dizer coisas piores certo dia lembrei me trocar o meu renault clio por um carrito a gasoleo procurei procurei e encontrei um peugeot 206 1.4 hdi com poucos quilometros todo bonito etc o preço tava muito bom comprei num stand mas como ele tinha comprando a peugeot portugal tinha garantia da peugeot uma cena surreal enfim os problemas começaram cedo poucos dias depois com o carro ao relatim ouvia se um poc muito alto de vez em quando depois acelarava e nada fui a peugeot nada a maquina nao detectou nada.ja me andava a passar com a situaçao e fui la de novo conclusao uma tal bomba de vacuo...afinal sabiam o que era depois mais um problema o carro deitava um fumo branco e cheirava a oleo queimado fui a peugeot a maquina nao detectou nada fui a um mecanico que conheco conclusao tinha um segmento lixado e a peugeot nao viu?? conclusao do assunto desfiz o negocio com o gajo do stand que tinha era obrigaçao de me tratar o carro nao me mandar para a peugeot porque o carro foi lhe comprado a ele nao a peugeot nenhuma...acabei por ficar com o meu clio de novo porque ninguem o tinha comprado ainda.desculpem o testemunho
                                    Já usavas era uma pontuação...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sei de um caso que um serie 5 da bmw foi fazer a revisão num concessionário oficial, e saíu de lá a perder oleo a montes...

                                      Alguém se esqueceu de colocar um vedante na "tampa" do filtro do oleo

                                      Como a pessoa em questão está atenta, assim que voltou com o carro à dita oficina ficou ao pé do carro para ver o que seria.

                                      Aposto que se chegasse lá e esperasse na salinha par ao efeito, o diagnóstico teria sido outro, e provávelmente ainda teria de pagar 1 +-litro de oleo e a limpeza do carro

                                      Incompetência há em todo o lado. Cabe ao consumidor andar com os olhos bem abertos


                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bons e maus profissionais há-os em todo o lado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas numas profissões mais do que noutras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Receita vencedora

                                            Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver Post
                                            Bons e maus profissionais há-os em todo o lado.
                                            É bem verdade, bons profissionais e maus profissionais há-os em todas a profissões e em todos os lados.

                                            O meu carro entrou num concessionário da Peugeot para meter um alarme e mais uns amortecedores e saiu de lá até com a junta queimada. Andei cerca de 4 anos de oficina em oficina e no mês passado fui a um outro concessionário da Peugeot que me tratou do sarampo ao problema. Descobriu de onde era o problema e efectuou a reparação.

                                            Entretanto, era cliente duma oficina especialista em peugeot (mas não era concessionario), e quando queria por alguma coisa no carro, comprava a peça na Peugeot e entregava na oficina para meter no carro. O problema, é que essa oficina, invariavelmente, não punha a peça que eu tinha entregado para meter. O que quer dizer, o problema não ficava resolvido e eu andava baralhado com os resultados.

                                            Outro problema é que invariavelmente, não conseguem entrar em comunicação com a centralina do meu carro, o que quer dizer que andavam invariavelmente às aranhas.

                                            Para obviar a esse problema, eu tenho o aparelho de diagnostico que consegue ler os datastream da centralina, efectuar o scanner de erros. Tenho também varios osciloscópios, pois não se consegue ver os problemas dum carro controlado electronicamente, com uma mera chave de fendas.

                                            Resumindo e concluindo, um bom profissional com formação, que se aplica, com as ferramentas adequadas, é a receita vencedora.

                                            Comentário


                                              #23
                                              n sei a que mecânicos vocês vão mas pelo menos o meu mecânico n esta acima da lei e se fizer alguma coisa mal tem de se responsabilizar e tenho onde "barafustar". Ao menos com ele sei que se o mandar para tribunal ele n tem o poder que as marcas têm de estar a suportar custos de tribunal durante anos tentando vencer me pelo cansaço.
                                              Pela experiência que tenho não vejo onde a marca consiga ser melhor na assistência. Se tudo correr bem são os maiores, se aparecer algum problema sério maior parte das vezes é um pânico ninguém sabe de nada, ninguem consegue fazer mais do que o que esta estipulado no programa de assistência.
                                              Para mim tanto na marca como cá fora é preciso ter sorte, pura e simplesmente, ou já ter um mecanico que se conhece algum tempo e que ja se viu que faz um bom trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Oficinas oficiais? Não digo que são todas iguais, mas....
                                                Duvidem da suposta qualidade superior quando comparadas com as de "linha branca".

                                                Tive uma experiência a cerca de 2 anos com 2 oficinas oficiais de uma marca de automóveis. Não vou revelar qual a marca, nem que carro foi nem em que oficinas isso se passou. Pois já o fiz num outro fórum mais especializado na marca e do modelo em questão, identifiquei as oficinas em causa, com fotos e tal, a pensar que estava a fazer bem em avisar. Bem...fui gozado e descredibilizado no fórum e finalmente banido, por isso não vou correr esse risco aqui.


                                                A cerca de 2 anos e pouco sofri um acidente em Lisboa, um carro bateu-me por trás, e como é normal e foi reparar, a uma oficina oficial em Lisboa.
                                                Passou-se mais 1 ano e desta vez no Alentejo, voltaram a bater-me por trás, pois tive que travar a fundo por causa de um jipe que decidiu parar no meio da estrada. Mais uma vez foi a reparar a uma oficina oficial da marca, mas desta vez no Norte onde comprei o carro pois foram apenas uns arranhões, nada de especial.
                                                Depois de encomendar o para choques traseiro e o mesmo ter chegado à oficina, deixo o carro para fazer a substituição logo às 8:30h. Passadas uma horas liga-me o chefe da oficina perguntado se eu andei a colocar peças da concorrência no meu carro. Eu respondi-lhe: Claro que não sempre foi assistido em oficinas oficiais, respondí. Ao que ele diz: Não, o seu carro têm um para choques da concorrência, até a saída para o escape foi cortada a serrote.
                                                Bem, aí fiquei a estranhar toda aquela conversa, pois eu sempre usei oficinas oficiais. Dirigi-me de emediato a oficina certo de que o chefe da oficina se tinha enganado no carro ou qqr coisa do género.
                                                Cheguei e verifiquei com os meus olhos, até tirei fotos da arte executada ao improviso pela oficina ontem tinha feito a reparação anterior.
                                                Notava-se perfeitamente que o para-choques não era da marca, o proprio mecânico mostrou-me e explicou-me as diferenças. Os encaixes não coincidiam por isso tiveram que cortar os pinos de encaixe e usar cola para fixar a peça ao carro. O buraco do escape foi cortado a serrote e lixado para disfarçar.

                                                Por isto é que daí para a frente preferi oficinas não oficiais, são mais transparentes, não se escondem atrás de um balcão e burocracias. Fala-se com o dono e até se assiste à reparação se for necessário. E aí temos a certeza daquilo que metem no nosso carro.
                                                À.....e é mais barato. lol

                                                Comentário

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