Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane a assobiar. É normal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane a assobiar. É normal?

    Necessito de uma opinão. Adquiri uma Megane Dinamique 1.5 dci 105 cv com 30.000 kms. Noto que o motor "assobia" ligeiramente. Calculo que seja do turbo e já me disseram que é normal. No entanto não estou convencido e queria opinião antes de fazer figura de ignorante ao reclamar no stand.
    Este assobio nota-se mais quando a carrinha vai a baixa velocidade, por exemplo numa descida em 3ª e sem acelerar (o assobio não é constante e muda de intensidade mesmo sem acelerar!). Até compreendia que se ouvisse em acelaração, mas não. Ouve-se mais (só com janela aberta) nas condições que referi. E parece ouvir-se mais em frio porque depois quase desaparece. É normal? Será que o turbo está com algum problema?
    Muito obrigado

    #2
    O megane lá de casa também fazia esse barulho que referes e não foi por issso que deu problemas. O barulho também se ouvia mas era preciso ir de vidros abertos.

    Comentário


      #3
      O Megane "assobia" imenso, seja em aceleração ou não, a intensidade do "assobio" varia juntamente com a rotação do motor, nada a temer, é perfeitamente normal.

      Comentário


        #4
        o 105 cv's assobia que nem um maluco...não te preocupes é normal, e ouve-se sobretudo a baixa rotação.

        Também tenho 1

        Comentário


          #5
          Assobiar é normal nesses carros.

          Só não convém confundir assobiar com "uivar".

          O assobiar é tipo um silvo muito agudo, que só se ouve com janelas abertas.

          O Uivo parece mais uma sirene, e esse já é sintomas de problemas.


          Ou seja, provavelmente o que ouves é perfeitamente natural.

          Comentário


            #6
            Correcto.

            Por falar nesse "uivar", também terás de ter cuidado se ouvires tipo um "ladrar" seguido de alguns "guinchos" bastante audíveis por sinal...

            Poderá significar que acabas de atropelar um cão!
            Editado pela última vez por PedroROF; 28 May 2009, 12:23. Razão: Lamento... não resisti à cadência da coisa!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PedroROF Ver Post
              Correcto.

              Por falar nesse "uivar", também terás de ter cuidado se ouvires tipo um "ladrar" seguido de alguns "guinchos" bastante audíveis por sinal...

              Poderá significar que acabas de atropelar um cão!


              Bem, com isto acabei de ter hoje o meu primeiro riso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Assobiar é normal nesses carros.

                Só não convém confundir assobiar com "uivar".

                O assobiar é tipo um silvo muito agudo, que só se ouve com janelas abertas.

                O Uivo parece mais uma sirene, e esse já é sintomas de problemas.


                Ou seja, provavelmente o que ouves é perfeitamente natural.

                O meu 407 tb chegou a uivar, parecia de facto 1 sirene E o turbo teve que ser substituído aos 25 mil kms!

                Comentário


                  #9
                  Esse motor possui um TGV (turbo de geometria variável) e esse "assobio" deve-se à variação das alhetas do sistema que controla a geometria da turbina e que variam consoante a carga, quantidade e velocidade dos gases de escape, e isto pode acontecer independentemente de carregares no acelerador ou não.
                  Por exemplo: se fores a, digamos, 50 km/h em 3ª e tiveres que parar o carro, o facto de deixares de acelerar e começares a travar, bem como o momento em que pões a caixa em ponto morto e o motor passa a funcionar ao ralenti em vez de movido pela inércia, são suficientes para alterar a dita geometria e consequentemente notares alterações no "assobio".
                  Espero ter-me conseguido explicar.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado

                    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
                    Sim, de facto é um assobio muito ligeiro e só se ouve com vidros abertos. Entretanto também me disseram que era normal e que este motor tinha essa "característica".

                    Já agora dizer que acho a carrinha uma beleza. Só a tenho há 1 mês e meio (comprei com 29.000 km) e adoro. Aquela 6ª na auto-estrada é uma beleza, o cruise control até dá jeito para descansar o pé de vez em quando, conforto, espaço, excelente resposta do motor. Único ponto negativo: rádio só sintoniza 6 canais FM em memória. É claro que andei 15 dias à procura da chave na ignição junto ao volante quando queria desligar, mas já me habituei.

                    Aproveito ainda para pedir mais uma dica para quem conhece o modelo. Pelos vistos tem um sensor de pressão dos pneus (mariquice à francesa...). Quando tiver de mudar pneus, posso fazê-lo normalmente ou necessita de algum cuidado especial? Os sensores ficam operacionais depois da mudança?

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PedroROF Ver Post
                      Correcto.

                      Por falar nesse "uivar", também terás de ter cuidado se ouvires tipo um "ladrar" seguido de alguns "guinchos" bastante audíveis por sinal...

                      Poderá significar que acabas de atropelar um cão!
                      Muito bom mesmo

                      Comentário


                        #12
                        se assobia é porque a vida lhe corre bem, piadas aparte sempre ouvi dizer que quando um turbo assobia nao é bom sinal.

                        Comentário


                          #13
                          Ouviste dizer mal então

                          Comentário


                            #14
                            Ja ouvi diversas teorias..é normal que um carro com turbo transmita um ligeiro assobio quando está a debitar mais pressão mas se esse assobio for muito intenso pode ser sinónimo de folgas no Turbo..e a solução passa quase sempre pela substituição do mesmo.

                            Comentário


                              #15
                              Ta armado o baile dos franceses

                              O C4 dança e o Mégane assobia... so falta o 308 a tocar bateria... mas os HDi são tão silenciosos...

                              Quanto aos Magoo 105 cv andei ha uns 3 anos com uma Scenic 105 cv por 5000 kms e sim aquilo soprava bem

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X