Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat 500 1.3 MJT Avaria no filtro de Particulas DPF

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat 500 1.3 MJT Avaria no filtro de Particulas DPF

    Boa tarde, eu tenho um fiat 500 a diesel, a hoje apareceu-me mensagem que ha uma avaria no filtro de particulas dpf, a fiat aqui da zona oj nao tem tempo para me atender e eu amanha nao estarei cá, tenho que sair de manha cedo com o carro.

    Alguem ja lhe aconteceu isto? faz ideia o q é, e se é grave ou nao?

    Obrigado
    eu sei q o filtro antiparticulas DPF tem qq coisa a ver com os gases de escape para nao se tornar tao poluente ou qq coisa. ms n sei bem para que serve.
    O carro tem 2916 kilometros e 3 meses.
    Obrigado
    Editado pela última vez por Joaobio; 04 June 2009, 16:50.

    #2
    PAssa nos Diarios de Bordos dos 500, penso que há lá mais como tu.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
      PAssa nos Diarios de Bordos dos 500, penso que há lá mais como tu.
      O topico no forum diarios de bordo aqui no forum? ou outro sitio?

      Comentário


        #4
        Ja começam a surgir......

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Joaobio Ver Post
          O topico no forum diarios de bordo aqui no forum? ou outro sitio?
          Aqui no forum.

          Comentário


            #6
            Está a precisar é de uma puxadela. Fazes muitos kilometros em cidade?

            Comentário


              #7
              Sim a maior parte das minhas viagens são de menos de 10 kilometros as vzs até menos q 5... AE é prai 300 kms por mes.
              Foi isso mesmo que fiz dei-lhe um bom esticão, tudo até á redline, excepto a 5a e desapareceu... :D mto obrigado.

              Comentário


                #8
                Carros com filtros de partículas que fazem trajectos curtos e cidade precisam de esticadelas para aquecerem o suficiente para o filtro regenerar.

                O chato é que o 500 é um citadino e o melhor era nem trazer FAP.

                Comentário


                  #9
                  Lembro de no manual do meu Linea 1.3mjet, falar nesse "alarme" que surge mesmo por o filtro não atingir a temperatura ideal, e para tal fazer uma viagem maior para ele se regenerar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lantunes Ver Post
                    Ja começam a surgir......

                    Falso alarme pah!!


                    ON TOPPIC: Fazer trajectos de 5km não dá grande saude a nenhum carro. Pior nos novos, com os filtros de particulas.
                    Sempre que possas, faz mais uns km, nem que vás por um caminho mais longo até casa. Para garantir pelo menos que o motor atinja a temperatura idela de funcionamento e o filtro regenere. Gastas mais um litro de gasoleo, mas poupas a mecânica!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Carros com filtros de partículas que fazem trajectos curtos e cidade precisam de esticadelas para aquecerem o suficiente para o filtro regenerar.

                      O chato é que o 500 é um citadino e o melhor era nem trazer FAP.
                      Penso exactamente o mesmo, o problema é que nem sempre andar uns Kms acima de x rpm resolve o caso, existe sempre um ou outro que não regenera e depois é uma dor de cabeça do caraças...

                      Comentário


                        #12
                        Quem tem mito jtd já me disse que na marca e manual avisa:

                        O sinal de avaria na FAP pode aparecer de vez em quando, não é grave!!! é apenas um sinal de maior concentraçao de particulas naquele instante.

                        Se se mantiver por algum tempo, convem ir ver o que se passa.



                        Espero que esse mjet nao de problemas (e nao vai dar). Bons kilometros e belo carro

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lantunes Ver Post
                          Ja começam a surgir......
                          Quase que começavam....

                          Comentário


                            #14
                            Tenho 2 amigos, um com um swift DDiS, já teve que ir à marca 3 vezes por causa disso... cada vez que lá vai, dizem que o oleo está contaminado, e etc... vá de mudar o oleo, e mais umas cenas... e o outro amigo, tem um 500JTD, tb aconteceu o mesmo, lá teve que ir à marca, e fizeram o mesmo que ao swift... enfim, compram carros a gasoleo para estarem parados, ou para andar 5km de cada vez... dá nisso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                              Tenho 2 amigos, um com um swift DDiS, já teve que ir à marca 3 vezes por causa disso... cada vez que lá vai, dizem que o oleo está contaminado, e etc... vá de mudar o oleo, e mais umas cenas... e o outro amigo, tem um 500JTD, tb aconteceu o mesmo, lá teve que ir à marca, e fizeram o mesmo que ao swift... enfim, compram carros a gasoleo para estarem parados, ou para andar 5km de cada vez... dá nisso.
                              hmmm...mas eles tentaram o velho remédio de dar umas aceleradelas?

                              O caso do swift, acontecer 3 vezes pode ser msm algum defeito, agr o 500... podia ter tentado dar "gás" =/.

                              Contudo, carro na garantia, é sempre melhor fazer check -up gratuiro

                              Comentário


                                #16
                                Página 102 do manual do 500, capítulo "Luzes indicadoras e mensagens":

                                FILTRO DE PARTÍCULAS ENTUPIDO
                                (versões 1.3 Multijet 75 CV -amarelo âmbar)

                                Girando a chave na posição MAR, o indicador acende-se mas deve apagar-se após alguns segundos.

                                O indicador acende-se quando o filtro de partículas está entupido e o perfil da guia não permite a activação automática do procedimento de regeneração.

                                Para permitir a regeneração e portanto limpar o filtro, aconselha-se de manter o veículo em marcha até o apagamento do indicador.
                                Não é preciso esgalhar o motor, basta manter o carro a andar a um ritmo mais alto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Joaobio Ver Post
                                  Foi isso mesmo que fiz dei-lhe um bom esticão, tudo até á redline, excepto a 5a
                                  Depois de aquecer o motor isso é a chamada "condução normal"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                                    Depois de aquecer o motor isso é a chamada "condução normal"
                                    @Beowulf tu ve lá! Olha q o carrinho não é para estragar! É grande máquina mas conduzir sempre assim não lhe pode fazer muito bem aos pulmões :D

                                    @Underscore uma pessoa compra um carro a gasóleo pela versatilidade que é proporcionada pelos consumos. Neste momento estou a fazer esses poucos kilometros mas ainda ha um mes fazia por semana 600 e tal kms de AE.

                                    Daqui a uns meses volto a ter de andar muito mais com ele. Ah mazzeo, eu tinha visto isso por acaso, e eu andei andei uams horitas com ele a ritmo normal, e eu ouvia o ruido diferente de quando está a regenerar mas a luz nao desaparecia, só desapareceu mesmo depois de abusar com ele, presumo q tenha sido porque o motor aqueceu mais que o normal, e isso por alguma razão levou a uma inceneração mais fácil das particulas. Acho q é assim que o filtro funciona, Queimando essas particulas na presença dum catalisador que as torne menos poluentos através de algum tipo de reacção quimica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Corsa Ecoflex, com o mesmo motor acendeu-me a luz em plena auto-estrada (já tinha percorrido aproximadamente 200 km).
                                      Dirigi-me à Opel e a "avaria" resultou do facto deste ter abortado alguns ciclos de regeneração. Foi-me dito que cada ciclo corresponde a 300 km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Humm... normalmente umas puxadelas deveriam resolver, sem grandes abusos...
                                        Bem, como já aconselharam tenta fazer percursos mais longos de vez em quando, pra que o filtro tenha tempo e temperatura para se regenerar...

                                        Imagino que não deva ser lá muito barato trocar um filtro desses fora da garantia... :/

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas, quero deixar aqui o meu testemunho. Tenho um fiat linea 1.3 de 2008 e ultimamente só tenho tido problemas com este filtro.
                                          Desdeo início do ano tive de trocar 8 velas (4 de cada vez) e trocar o óleo 3 vez, a ultima vez o nivel de oleo elevou demasiado e o carro comecou a engasgar-se, foi uma sorte não ter estragado o motor!
                                          Desculpem mas é uma grande treta os "conselhos". Acelero com o carro, até acima dos 2.500 rpm
                                          Deixei de comprar qualquer combustivel low cost há quase um ano, só uso o combustivel premium, seja BP ou Repsol
                                          Meto o oleo recomendado 5W30
                                          Mas isso não chega e chegamos a autenticos estados de desespero
                                          Passo semanas na oficina sem carro e quando vem meses depois estou igual
                                          Vou optar por retirar o filtro de particulas , é muito fácil falar mas quem está nos problemas , com dinheiro contado para pagar o carro e as reparacoes não dá para fazer outra coisa
                                          Sinceramente o meu carro antigo de 2000 não me deu um quarto das avarias e é uma vergonha este problema existir
                                          Mazdas 5, fugam deles, vejam os relatos
                                          Peugout e renault tb têm estes problemas embora menos
                                          Fiat idem
                                          As pessoas quando compram um carro não esperam gastar 1000 mil euros em mudancas de oleo e velas devido aos problemas de fabrico do carro
                                          O FAP não é a funcionar bem, é igual a eu colocar um "tampão" para poupar o ambiente e partir o motor de tempos a tempos
                                          Não é correto e nota-se que os novos carros não têm
                                          E os circuitos tb são treta, eu faco circuitos de 5 km se for ao café
                                          Mas todos os dias faco viagens de 20 KM ida e volta = 40KM
                                          E se o erro é meu, porque me venderam o carro?
                                          A verdade é que a culpa é sempre do condutor , que não puxa pelo carrro, que nao faz circuitos grandes ,etc
                                          Mentira, estou a apertar com o carro e até já fiz percursos maiores de propósito
                                          No final volta ao mesmo
                                          As marcas é que deviam pagar estas porcarias para verem se metiam isto nos carro, o problem aé que todos ganham ..
                                          E qualquer dia tenho de questionar se não devo comprar um fiat punto ou saxo de 98 que não dão problemas nenhuns face a estes carros "novos" cheios de avarias
                                          Simplesmente não tenho mais dinheiro para isto nem a minha vida é andar todas as semanas em oficinas!!
                                          Não aconselho a ninguém comprar estes motores

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                            Desdeo início do ano tive de trocar 8 velas (4 de cada vez)
                                            Estranho! Quantos km's? Não estou a ver o filtro de partículas ter culpa nessa parte!

                                            Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                            As pessoas quando compram um carro não esperam gastar 1000 mil euros em mudancas de oleo e velas devido aos problemas de fabrico do carro
                                            Os carros diesel atuais têm uma manutenção mais cara, não só o filtro de particulas... é preciso fazer muito bem as contas aos km's que vamos fazer com o carro para ver se compensa!

                                            Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                            E os circuitos tb são treta, eu faco circuitos de 5 km se for ao café
                                            Mas todos os dias faco viagens de 20 KM ida e volta = 40KM
                                            O problema (como falaste do nível de óleo subir) pode estar por estares a interromper as regenerações, ao fazeres 20km's pode ser muito à pele para fazer uma regeneração! Se os 1ºs 5km's for para aquecer o motor sobram-te 15km's, se fores por AE a 120km/h estes 15km's fazem-se em 7,5 minutos e uma regeneração demora, por norma, o dobro disso.
                                            Aqui acho que está o grande erro dos construtores, os carros deveriam ter uma luz de aviso no quadrante quando está a fazer uma regeneração, as pessoas não sabem quando está a fazer e desligam o carro, contamina o óleo, sobe o nível, filtro entupido, motor nas couves, etc...
                                            Se queres uma dica de quem tem também um multijet com filtro de partículas, na minha carrinha eu sei quando está a fazer a regeneração quando, estando engatada, tiro o pé do acelerador e o consumo instantâneo não desce imediatamente para os 2.0L/100.
                                            Vê aqui a ver se ajuda: https://youtu.be/Wq5sMAt2zS4

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quantas vezes não estou a chegar a casa e o gajo lembra-se de começar a regenerar....desligo o caro ..claro que não.....vou dar mais uma voltinha e depois regresso.....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                                Boas, quero deixar aqui o meu testemunho. Tenho um fiat linea 1.3 de 2008 e ultimamente só tenho tido problemas com este filtro.
                                                Desdeo início do ano tive de trocar 8 velas (4 de cada vez) e trocar o óleo 3 vez, a ultima vez o nivel de oleo elevou demasiado e o carro comecou a engasgar-se, foi uma sorte não ter estragado o motor!
                                                Desculpem mas é uma grande treta os "conselhos". Acelero com o carro, até acima dos 2.500 rpm
                                                Deixei de comprar qualquer combustivel low cost há quase um ano, só uso o combustivel premium, seja BP ou Repsol
                                                Meto o oleo recomendado 5W30
                                                Mas isso não chega e chegamos a autenticos estados de desespero
                                                Passo semanas na oficina sem carro e quando vem meses depois estou igual
                                                Vou optar por retirar o filtro de particulas , é muito fácil falar mas quem está nos problemas , com dinheiro contado para pagar o carro e as reparacoes não dá para fazer outra coisa
                                                Sinceramente o meu carro antigo de 2000 não me deu um quarto das avarias e é uma vergonha este problema existir
                                                Mazdas 5, fugam deles, vejam os relatos
                                                Peugout e renault tb têm estes problemas embora menos
                                                Fiat idem
                                                As pessoas quando compram um carro não esperam gastar 1000 mil euros em mudancas de oleo e velas devido aos problemas de fabrico do carro
                                                O FAP não é a funcionar bem, é igual a eu colocar um "tampão" para poupar o ambiente e partir o motor de tempos a tempos
                                                Não é correto e nota-se que os novos carros não têm
                                                E os circuitos tb são treta, eu faco circuitos de 5 km se for ao café
                                                Mas todos os dias faco viagens de 20 KM ida e volta = 40KM
                                                E se o erro é meu, porque me venderam o carro?
                                                A verdade é que a culpa é sempre do condutor , que não puxa pelo carrro, que nao faz circuitos grandes ,etc
                                                Mentira, estou a apertar com o carro e até já fiz percursos maiores de propósito
                                                No final volta ao mesmo
                                                As marcas é que deviam pagar estas porcarias para verem se metiam isto nos carro, o problem aé que todos ganham ..
                                                E qualquer dia tenho de questionar se não devo comprar um fiat punto ou saxo de 98 que não dão problemas nenhuns face a estes carros "novos" cheios de avarias
                                                Simplesmente não tenho mais dinheiro para isto nem a minha vida é andar todas as semanas em oficinas!!
                                                Não aconselho a ninguém comprar estes motores
                                                Qual é a norma do óleo 5W30? Quanto tempo tem o filtro de gasóleo? Qual a razão da troca das velas? Assisto um Linea como o teu e em 115000kms zero problemas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Óleo é Castrol Edge
                                                  http://texoleo.com/product/castrol-edge-5w30-4l
                                                  O filtro do gasóleo não é mudado desde os 60 mil tem 100 mil feitos agora mesmo
                                                  Não há razão para as velas a não ser o aumento do nível do óleo
                                                  O alarme das velas aparece e o nivel do óleo aumentou
                                                  Quanto aos km, eu ando normalmente 20 km de percursos mas numa semana faco viagens de 30-70 km , num mês faco uma duas viagens de 200 km
                                                  E tenho mais uma vez o cuidado de deixar a mudanca atéaos 2.500 RPM
                                                  Tenho experiência de condução de 20 anos
                                                  E o problema é que nunca mais apareceu o aviso da regeneração, não sou idiota ou masodoquista para a minha magra carteira-...
                                                  Tenho ainda problemas por causa da causa dualogic (Robotizada), tive que mudar tudo oleos e afinacao reprogramar a caixa
                                                  Repare que comprei o carro com 40 mil e tem sido um "anjo" só por gasoleo
                                                  Desde os 90 , é só encher
                                                  E parar o carro semanas à espera que tenha vaga na oficina
                                                  Tenho tido dias que não desejo a ninguém

                                                  Os carros merecem a nossa atenção e estima mas parece que sou eu que tenho de servir o carro

                                                  Já basta a história dos 5KM, tipo vou ao café, devo ir ao campo grande e regressar a vila franca!
                                                  Não entendo como metem isto a não ser para lixar as pessoas se não funciona bem, não podem por, continuem a melhorar!

                                                  Obrigado pelas sugestºoes que estou receptivo a tudo!
                                                  Editado pela última vez por brunoba28; 27 July 2015, 15:21.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                                    O Óleo é Castrol Edgehttp://texoleo.com/product/castrol-edge-5w30-4lO filtro do gasóleo não é mudado desde os 60 mil tem 100 mil feitos agora mesmoNão há razão para as velas a não ser o aumento do nível do óleoO alarme das velas aparece e o nivel do óleo aumentouQuanto aos km, eu ando normalmente 20 km de percursos mas numa semana faco viagens de 30-70 km , num mês faco uma duas viagens de 200 kmE tenho mais uma vez o cuidado de deixar a mudanca atéaos 2.500 RPMTenho experiência de condução de 20 anosE o problema é que nunca mais apareceu o aviso da regeneração, não sou idiota ou masodoquista para a minha magra carteira-...Tenho ainda problemas por causa da causa dualogic (Robotizada), tive que mudar tudo oleos e afinacao reprogramar a caixaRepare que comprei o carro com 40 mil e tem sido um "anjo" só por gasoleoDesde os 90 , é só encherE parar o carro semanas à espera que tenha vaga na oficinaTenho tido dias que não desejo a ninguémOs carros merecem a nossa atenção e estima mas parece que sou eu que tenho de servir o carroJá basta a história dos 5KM, tipo vou ao café, devo ir ao campo grande e regressar a vila franca!Não entendo como metem isto a não ser para lixar as pessoas se não funciona bem, não podem por, continuem a melhorar!Obrigado pelas sugestºoes que estou receptivo a tudo!
                                                    1º Esse óleo não é o recomendado pois não cumpre a norma Fiat 9.55535-S12º Qual a mensagem sobre controlar as velas?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brunoba28 Ver Post
                                                      Boas, quero deixar aqui o meu testemunho. Tenho um fiat linea 1.3 de 2008 e ultimamente só tenho tido problemas com este filtro.
                                                      Desculpa lá mas se tens um Línea de 2008 o teu carro NÃO tem filtro de partículas. Está claramente no manual que esse motor cumpre a norma Euro IV sem recurso a filtro de partículas e que leva óleo 5-40 (FAP tem de ser 5-30). O meu é de 2008 também e não tem FAP ( um dos motivos porque o comprei). Para mim o teu problema só pode ser outro e andam a dizer-te que é do FAP. E os meus percursos são menores que os teus, 30km por dia durante meses. E troco de relação as 2500. Ando sempre nas 2000/2200 para aproveitar o binário. E não tenho nenhum indício de ter regenerações, portanto não sou eu que estou enganado. E já lá vão 30k desde que o comprei com a chatice maior de ter trocado as 4 velas na garantia.

                                                      Alguma dúvida no que disse acima é consultar este artigo: http://www.lusomotores.com/index.php...312&Itemid=159
                                                      Editado pela última vez por FatSlim; 29 July 2015, 21:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Convém ser este:

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FatSlim Ver Post
                                                          Desculpa lá mas se tens um Línea de 2008 o teu carro NÃO tem filtro de partículas. Está claramente no manual que esse motor cumpre a norma Euro IV sem recurso a filtro de partículas e que leva óleo 5-40 (FAP tem de ser 5-30). O meu é de 2008 também e não tem FAP ( um dos motivos porque o comprei). Para mim o teu problema só pode ser outro e andam a dizer-te que é do FAP. E os meus percursos são menores que os teus, 30km por dia durante meses. E troco de relação as 2500. Ando sempre nas 2000/2200 para aproveitar o binário. E não tenho nenhum indício de ter regenerações, portanto não sou eu que estou enganado. E já lá vão 30k desde que o comprei com a chatice maior de ter trocado as 4 velas na garantia.

                                                          Alguma dúvida no que disse acima é consultar este artigo: http://www.lusomotores.com/index.php...312&Itemid=159
                                                          Caro amigo, se o meu carro não tem filtro de partículas, a Fiat deve ter feito um grande esforço em fazer me crer que tem, já apareceu várias vezes a regeneração em curso para não desligar o motor!!! O meu motor é o multijet Dualogic , com mudanças robotozidas.
                                                          Se o teu não tem, isso não sei mas o meu carro tem de certeza, seria bom que não tivesse, sim...
                                                          Editado pela última vez por brunoba28; 05 August 2015, 06:39.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            filtro particulas

                                                            Após ter problemas com o carro, em que engasgava-se quando parava e queria arrancar, mais um pequena multa...
                                                            Foram retirados os injetores e limpos pois indicava falha no 1ª injetor
                                                            O mecânico quis ver a válvula EGR e foi umfestim, a válvula até não estava muito suja mas uma peça que está no interior dos tubos metálicos junto à EGR, uma espécie de curva tubular com 3 orifícios estava tao suja que dois orifícios estavam tapados.
                                                            limpar tudo e voltar a montar, mudar o óleo novamente contaminado e desta vez levou um LiquyMolly com a norma e bastante reputado, espero que não tenha de mudar no futuro próximo(´próximo quer dizer nos próximos 5.000 km!)
                                                            Todas estas tecnologias não prejudicam gravemente os donos dos veículos além de aumentar os gastos com óleos?
                                                            Para salvar o ambiente dos gases, pelo menos parte deles, acabam por ter o peso ambiental de mudar o óleo mais vezes do que o que seria normal sem FAP, para mim são autênticos flops que temos de pagar.
                                                            O erro é meu, infelizmente, temos de ser nós a investigar antes de comprar. Gosto de investigar sobre os carros mas normalmente há avarias e avarias, este carro apesar de me satisfazer a nível qualidade/preço, perde muito nestes problemas que não se restringem apenas à Fiat mas que acabo por ser eu a arcar com despesas constantes!
                                                            Alguém sabe qual o software para forcar a regenerações?
                                                            Tenho o OBD para ligar e existem alguns scanners mas na oficina eles têm um software que consegue forçar a regeneração. Sabem qual o nome do software e se alguém costuma fazer este procedimento, tem resultado bem ?

                                                            Cumprimentos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X