Anúncio

Collapse
No announcement yet.

programaçoes de potencias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    programaçoes de potencias

    Cumpz a todos!

    Tenho uma duvida, nem sei bem como explica-la..
    Pegando num exemplo, o motor 2.0d da bmw em 2006 vinha com 163cv, e um certo consumo que ja nao me lembro. Depois em 2007 veio a versao 177cv com consumo menor (6.1l/100km) e emissoes reduzidas. Ate aqui tudo bem, motor novo, algumas peças novas... nao sei... Mas depois a bmw pos-se a dizer que quem tivesse a versao de 163cv poderia fazer uma repro e subir a potencia para os 177cv e ainda por cima reduzir consumos e emissoes? Como e possivel, se basicamente eles so reprogramam a centralina? Sera que afinal tambem substituem alguns componentes? Ou sera que em 2006 nao tinham conhecimentos informaticos para fazer uma centralina melhor?
    Alguem que saiba me explique sff xD gostava de saber mais umas coisas sobre repros..

    Depois em 2008 veio o motor 2.0d de 177cv mas com consumo ainda menor (5.6 acho eu) sendo novamente possivel fazer uma repro ao motor de 2007 para manter a potencia mas reduzir consumos e emissoes. O que será que afinal fazem numa repro??
    Obg!!
    cumpz

    #2
    Nos outros não sei a magia, mas em 2008 não foi introduzido o start&stop? Este sistema influência o consumo misto, portanto duvido que vá lá só com uma repro.

    Comentário


      #3
      Eu não sou muito entendido nisso, apesar de ter uma repro na minha carroça.

      Basicamente acho que a baixa de consumos é justificada pela potência extra o que faz com que não tenhas de realizar reduções para ultrapassar e em subidas e etc...
      Mas isto é tudo muito bonito desde que tenhas "cuidado" com o pé direito :p

      Os entendidos na matéria que se cheguem à frente!


      cumps!

      Comentário


        #4
        Olá a todos
        Rapaz cohone, reprogramar uma centralina (também conhecida como unidade de comando), não é mais do que alterar o software de gestão da mesma. A centralina é um pequeno computador, chamemos-lhe assim, que tem a seu cargo a gestão, entre outros, do funcionamento do motor (alguns carros incluem na centralina a gestão dos airbags, por exemplo, e outros items). Em termos dinâmicos, a centralina é que decide, em tempo real, qual a quantidade de combustível a injectar num dado instante, tendo em conta factores como a posição do acelerador, a carga do motor, as condições de aderência e outros; Decide também se o turbo terá a carga máxima ou não, se a geometria vai "abrir" ou fechar", e isto tudo passa-se em milésimos de segundo; E não estou a enumerar tudo o que a centralina realiza, nem de perto nem de longe.
        Uma "repro" não é mais do que alterar as regras de funcionamento para um determinado motor, dependendo dos objectivos a atingir - mais ou menos potência e em que regimes de motor, mais ou menos binário, mais ou menos emissões, maior ou menor rapidez de resposta do acelerador, etc, etc.
        As "repros" realizadas pelos fabricantes são talvez as mais fiáveis, pois temos a certeza que não querer comprometer a longevidade e a fiabilidade do motor. E seguramente não vamos ter um carro como um que apanhei à minha frente há pouco tempo, que cada vez que pisava o acelerador parecia que se estava a incendiar, tal era a fumarada que saia do escape.
        Espero ter ajudado
        Abraço a todos

        Comentário


          #5
          sim de facto ja fiquei a saber mais algumas coisas.
          Entao mas porque e que eles ja desde inicio nao fazem a centralina programada para consumir o minimo possivel e com emissoes minimas??
          Obviamente que em termos de potencia, ha um factor economico relacionado com as vendas..
          Mas em relaçao aos consumos e emissoes porque nao ja fazer um "programa" para consumir o minimo possivel?? Ou sera mesmo porque a nivel informatico os conhecimentos tb vao evoluindo??

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cohone Ver Post
            sim de facto ja fiquei a saber mais algumas coisas.
            Entao mas porque e que eles ja desde inicio nao fazem a centralina programada para consumir o minimo possivel e com emissoes minimas??
            Obviamente que em termos de potencia, ha um factor economico relacionado com as vendas..
            Mas em relaçao aos consumos e emissoes porque nao ja fazer um "programa" para consumir o minimo possivel?? Ou sera mesmo porque a nivel informatico os conhecimentos tb vao evoluindo??
            Pela mesma razão que o Windows ou outro SO qualquer está sempre a receber actualizações. Isso chama-se desenvolvimento ;)

            É comercialmente impossível lançar um produto com o software/controladores optimizados ao máximo, faz-me o melhor dentro do tempo disponível e com a experiência, debug's e análise do comportamento melhora-se.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cohone Ver Post
              sim de facto ja fiquei a saber mais algumas coisas.
              Entao mas porque e que eles ja desde inicio nao fazem a centralina programada para consumir o minimo possivel e com emissoes minimas??
              Obviamente que em termos de potencia, ha um factor economico relacionado com as vendas..
              Mas em relaçao aos consumos e emissoes porque nao ja fazer um "programa" para consumir o minimo possivel?? Ou sera mesmo porque a nivel informatico os conhecimentos tb vao evoluindo??
              Porque o que é lançado pelas marcas tem vários objectivos e não exclusivamente a performance.

              O que os construtores lançam para o mercado é, na sua grande maioria, o melhor compromisso possível tendo em conta o hardware que o carro tem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cohone Ver Post
                Cumpz a todos!

                Tenho uma duvida, nem sei bem como explica-la..
                Pegando num exemplo, o motor 2.0d da bmw em 2006 vinha com 163cv, e um certo consumo que ja nao me lembro. Depois em 2007 veio a versao 177cv com consumo menor (6.1l/100km) e emissoes reduzidas. Ate aqui tudo bem, motor novo, algumas peças novas... nao sei... Mas depois a bmw pos-se a dizer que quem tivesse a versao de 163cv poderia fazer uma repro e subir a potencia para os 177cv e ainda por cima reduzir consumos e emissoes? Como e possivel, se basicamente eles so reprogramam a centralina? Sera que afinal tambem substituem alguns componentes? Ou sera que em 2006 nao tinham conhecimentos informaticos para fazer uma centralina melhor?
                Alguem que saiba me explique sff xD gostava de saber mais umas coisas sobre repros..

                Depois em 2008 veio o motor 2.0d de 177cv mas com consumo ainda menor (5.6 acho eu) sendo novamente possivel fazer uma repro ao motor de 2007 para manter a potencia mas reduzir consumos e emissoes. O que será que afinal fazem numa repro??
                Obg!!
                cumpz
                Penso que existem diferenças.

                Na repro pode até reduzir consumo e aumentar potência, mas as emissões pioram. A "queima" não é tão bem feita.

                Em alterações de origem há mais componentes afectados, logo conseguem reduzir consumos e emissões.

                Comentário


                  #9
                  Eu gostava que me explicassem como é que uma repro reduz um consumos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                    Eu gostava que me explicassem como é que uma repro reduz um consumos
                    Não conheço o caso específico dos diesel, mas dou-te o exemplo do meu civic que tinha consumos referenciais à custa da tecnologia lean-burn, que apesar dos baixos consumos produzia um gás qualquer nocivo a mais e por isso deixou de poder continuar a ser utilizado.

                    Pelo que julgo saber, existem diversas formas de queimar o combustível (em termos de resultados de poluição).

                    Comentário


                      #11
                      Reformulo: como é que uma repro pode aumentar a potencia e diminuir as emissões/consumos simultaneamente?

                      Comentário


                        #12
                        melhorando a eficiência na combustão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          melhorando a eficiência na combustão.

                          Com electrónica?

                          "Numa garagem perto de si..."

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                            Reformulo: como é que uma repro pode aumentar a potencia e diminuir as emissões/consumos simultaneamente?
                            Se for uma boa repro e se se conduzir à menino de coro é possível.

                            Já as emissões, não de C02 mas de outros gases nocivos, são bem capazes de aumentar mesmo conduzindo muito devagar.

                            Agora quem é que faz repro para andar devagar

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                              Reformulo: como é que uma repro pode aumentar a potencia e diminuir as emissões/consumos simultaneamente?
                              Não pode.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                melhorando a eficiência na combustão.
                                Mas à custa de maior poluição.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                  Se for uma boa repro e se se conduzir à menino de coro é possível.

                                  Já as emissões, não de C02 mas de outros gases nocivos, são bem capazes de aumentar mesmo conduzindo muito devagar.

                                  Agora quem é que faz repro para andar devagar
                                  Se em vez de andares com o teu carro como andas, andares como um menino de coro, também vais diminuir os consumos, poupas o ambiente e possivelmente 500€ em notas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Mas à custa de maior poluição.
                                    como é que uma combustão mais eficiente aumenta a poluição?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                      Se em vez de andares com o teu carro como andas, andares como um menino de coro, também vais diminuir os consumos, poupas o ambiente e possivelmente 500€ em notas
                                      Eu sei, mas eu não estou a pensar em fazer repro alguma

                                      E aliás dou-te toda a razão. Repito:

                                      Quem é que faz repro porque quer baixar os consumos ?

                                      Que eu saiba ninguém.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        como é que uma combustão mais eficiente aumenta a poluição?
                                        Dei-te o exemplo da tecnologia que a Honda utilizou no meu civic.

                                        Tem consumos que ainda hoje são difíceis de bater por alguns diesel equivalentes, o que significa que tem um bom aproveitamento do combustível.

                                        No entanto, tem o problema de poluir mais.

                                        Não te consigo explicar exactamente o porquê, já li isso há uns anos exactamente pelo abandono da tecnologia lean-burn por parte da Honda.

                                        Na net deves encontrar explicações detalhadas sobre isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu concordo convosco realmente nao faz muito sentido fazer uma repro para diminuir o consumo e emissoes mas mantendo a potencia.
                                          Ou ate faz, penso eu. quem nao quer gastar menos em combustiveis?
                                          Mas de facto na bmw e possivel fazer isso, porque tenho um 520d 177cv e se fizer uma repro para ficar igual ao de 2008 ele consome menos. Ai e que realmente eu fico intrigado como e que e possivel xD
                                          Se nao se esta a aumentar a potencia na versao de 2007, para nao ter impactos economicos com as vendas, porque nao ja desde o inicio fazer o motor gastar ainda menos?? Eu nao acho que por uma questao de meses a informatica evolua assim tanto para reprogramar a centralina e fazer gerir melhor o motor.. mas pronto..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cohone Ver Post
                                            eu concordo convosco realmente nao faz muito sentido fazer uma repro para diminuir o consumo e emissoes mas mantendo a potencia.
                                            Ou ate faz, penso eu. quem nao quer gastar menos em combustiveis?
                                            Mas de facto na bmw e possivel fazer isso, porque tenho um 520d 177cv e se fizer uma repro para ficar igual ao de 2008 ele consome menos. Ai e que realmente eu fico intrigado como e que e possivel xD
                                            Se nao se esta a aumentar a potencia na versao de 2007, para nao ter impactos economicos com as vendas, porque nao ja desde o inicio fazer o motor gastar ainda menos?? Eu nao acho que por uma questao de meses a informatica evolua assim tanto para reprogramar a centralina e fazer gerir melhor o motor.. mas pronto..
                                            ^

                                            Voçê tem um 520d de 177cv do ano 2007 e está a dizer que os de 2008 consumiam menos.
                                            Quem lhe disse isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              tive a ver, de facto consumiam menos, mas com aquelas tretas todas do efficient dynamics ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                Com electrónica?

                                                "Numa garagem perto de si..."
                                                Sim com electrónica... se tens um carro com menos de 5 anos, o mais provável é que seja quase todo controlado por electrónica, pelo menos o motor o é.

                                                Faz-te assim tanta confusão que um software possa ser melhorado com o tempo e experiência? Que a electrónica que há cerca de 15 anos começou a ser aplicada em motores criados há mais de 100 anos possa ser optimizada?


                                                Se mesmo equipamento electrónico que é criado de raiz em conjunto com firmware/sistema operativo é sempre melhorado várias vezes depois do lançamento comercial, porque um carro não pode ser?

                                                Se estivéssemos a falar em software open source, Linux, drivers para placas gráficas faria-te tanta confusão? é que só mudam as moscas...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                  Sim com electrónica... se tens um carro com menos de 5 anos, o mais provável é que seja quase todo controlado por electrónica, pelo menos o motor o é.

                                                  Faz-te assim tanta confusão que um software possa ser melhorado com o tempo e experiência? Que a electrónica que há cerca de 15 anos começou a ser aplicada em motores criados há mais de 100 anos possa ser optimizada?


                                                  Se mesmo equipamento electrónico que é criado de raiz em conjunto com firmware/sistema operativo é sempre melhorado várias vezes depois do lançamento comercial, porque um carro não pode ser?

                                                  Se estivéssemos a falar em software open source, Linux, drivers para placas gráficas faria-te tanta confusão? é que só mudam as moscas...

                                                  Eu de electrónica/informática não percebo para além do básico dos básicos.
                                                  Quanto às reprogramações, o que referes, sem querer ser absolutista, parece-me utopico. O carro anda porque queima combustivel. Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu percebo relativamente bastante e apesar da minha área de actuação e especialização ser a das telecomunicações, ADORO a área de hardware e sistemas embebidos e estou bastante envolvido no desenvolvimento de alguns equipamentos de transmissão e metrologia em fibra óptica.

                                                    O funcionamento do motor não se limita a ser queima de combustível.
                                                    A centralina controla dezenas de variáveis tendo em conta outras tantas, desde a mistura ar-combustível como pressão do turbo, temperatura do ar e do motor, tempos de ignição e outras tantas que nem sequer sei que existem.

                                                    Ao contrário do que muito se lê por aqui, a engenharia nesse caso procura, muito antes do compromisso entre potência, consumo e fiabilidade, contemplar o pior caso.

                                                    Os programas de fábrica estão feitos para servir desde a velhota de 90 anos que anda a 35km/h na 2ª Circular até ao street racer que vai esmifrar o carro na ponte Vasco da Gama, deixando sempre uma margem de segurança grande.

                                                    Com uma reprogramação podes adaptar o carro ao TEU estilo de condução e reduzir esta margem de segurança, que nalguns casos chega aos 30%.

                                                    É possível aumentar potência, reduzir consumos e emissões com uma reprogramação, o difícil é mesmo encontrar quem as saiba fazer como deve ser.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.
                                                      errado, os carros teem acelerador, acelerador esse que é progressivo e controlado pelo condutor.

                                                      ao contrario do que muitos pensam, um dos factorss que contribui mais para os consumos é a posição do pedal do acelerador e, mais importante ainda, variações na posição do acelerador.

                                                      fazendo um simples raciocionio, se tens um motor mais solicito, para o mesmo andamento vais usar menos acelerador, logo menos combustivel entra nos cilindros, logo menos consumo e emissões.

                                                      basta pensar que o acelerador não é um botão on/off

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        o difícil é mesmo encontrar quem as saiba fazer como deve ser.
                                                        Ora disses-te TUDO!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                          É possível aumentar potência, reduzir consumos e emissões com uma reprogramação, o difícil é mesmo encontrar quem as saiba fazer como deve ser.

                                                          Essa das emissões não acredito muito.

                                                          Penso que a esse nível isso já venha optimizado de origem, até porque é uma vantagem comercial o carro ter melhores emissões (impostos).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Essa das emissões não acredito muito.

                                                            Penso que a esse nível isso já venha optimizado de origem, até porque é uma vantagem comercial o carro ter melhores emissões (impostos).
                                                            voltamos ao mesmo, optimizado para o pior caso. Estas variáveis estão todas ligadas, ou melhor, são todas variáveis da mesma função (atenção, função e não equação).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X