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escort 1.4 de 97 não pega...

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    escort 1.4 de 97 não pega...

    boas.

    tenho um ford escort 1400 a gasolina de 97 que desde ontem tem dificuldade em pegar. tem bateria, tem gasolina, faz aquele som de que vai pegar mas nunca começa a trabalhar. passado um bocado já pega normalmente à primeira, pelo que pode ser que isto só aconteça a quente (só aconteceu depois de pegar no carro pouco tempo depois de o ter desligado pela última vez).

    poderá ter alguma coisa a ver com o código da chave? é que desde ontem o auto-rádio começou a desligar-se sozinho com alguma frequência, estará relacionado?

    outra coisa que reparei é que normalmente quando se roda a chave para a posição 2, ouve-se uma espécie de zumbido electrónico (não consigo explicar melhor) e quando ele não pega isto não se ouve.

    alguém tem ideias?

    #2
    Originalmente Colocado por basten Ver Post
    boas.

    poderá ter alguma coisa a ver com o código da chave? é que desde ontem o auto-rádio começou a desligar-se sozinho com alguma frequência, estará relacionado?
    Eu apontava para a bateria estar com problemas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
      Eu apontava para a bateria estar com problemas.
      mas se fosse a bateria, como já me aconteceu com outros carros, o motor de arranque nem devia dar sinal de vida, não?

      entretanto hoje também não pegou a frio, pelo que ser a quente ou frio deve ser independente do problema. ah e ontem também não pegou de empurrão. parece ser algum componente eléctrico ou electrónico, já alguém teve este problema?

      Comentário


        #4
        O problema realmente pode estar noutro lado mas se puderes tenta pegar o carro com os cabos (ligado a outro carro) e assim eliminas logo esse problema.

        No meu de 1995 além do carro se estar a desmontar um bocado também às vezes não pega, isto é, quando se roda a chave não acontece nada masse voltar a desligar e pegar de novo pega sempre.
        Mas o meu tem uma bateria "nova" (fim de Dezembro 2007) mas o alternador já teve melhores dias.
        Mesmo assim pega sempre mas fica mais fácil quando anda uns dias seguidos na autoestrada.
        Editado pela última vez por o9p0; 08 July 2009, 18:33.

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          #5
          Esse zumbido que ouves que nao faz quando nao pega deve de ser a bomba de puxar gasolina. poderas ter um problema qualquer nessa bomba ou noutro componente que interfira com a mesma. tive um problema semelhante numa skoda felicia eera a bomba.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
            Esse zumbido que ouves que nao faz quando nao pega deve de ser a bomba de puxar gasolina. poderas ter um problema qualquer nessa bomba ou noutro componente que interfira com a mesma. tive um problema semelhante numa skoda felicia eera a bomba.
            pois, a minha ideia também é essa, mas acho estranho umas vezes pegar e outras não, independentemente de estar a frio ou a quente. estou com algum receio de gastar sei lá eu quantos euros a trocar a bomba e depois ser outra coisa qualquer e andar aqui por tentativas...

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              #7
              Por acaso não me lembro se o meu faz barulho mas amanhã (sábado) já testo e digo alguma coisa.

              Comentário


                #8
                por norma nos carros a gasolina percebe se bem esse barulho, nuns mais que noutros,quando ligas faz esse barulho e depois para. nao quero com isto dizer que possa ser dai, melhor mesmo um mecanico mas um MECANICO mesmo e nao um curioso pa te dar certeza nao va ele começar por tentativas (agora e disto agora e daquilo) e gastas um dinheirao.falo por ma experiencia propria pois um dia foram as velas, outro dia foram os cabos das velas, outro dia foi o filtro da gasolina etc etc etc e depois era a bomba
                cumps

                Comentário


                  #9
                  Com esses sintomas que descreves (zumbido, umas vezes faz outras não), deverá ser mesmo a bomba de gasolina.
                  Lá no trabalho temos uma Iveco que sofria do mesmo mal e era a bomba.
                  O rádio deverá ser outra coisa que não tem a ver com isto.

                  Comentário


                    #10
                    Estive hoje a testar e realmente enquanto as luzes amarelas do quadrante estão acessa ouve-se o barulho (deve ser a bomba de gasolina), quando estas se apagam também o barulho para e de seguida é só ligar o carro.

                    Mas concordo com os outro users que o melhor que tens a fazer é ires a uma oficina.

                    Comentário


                      #11
                      Pelo sim, pelo nao... experimenta ver se a bateria tem água. É que à umas semanas, o meu micra, tb n queria pegar, dava à chave e nada, as luzes enfraqueciam... umas vezes, ouvia o barulho da bomba a trabalhar, outras nem por isso, penso que quando o circuito de gasolina atinge uma certa pressao, a bomba desliga-se... o carro foi para a oficina, e afinal era apenas falta de agua na bateria... lol. Mas se nem de empurrao pega, provavelmente n terá a ver com a bateria, o meu micra pegava empurrando...

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Já conseguiste resolver o problema?
                        O que era?

                        Fiquei coim curiosidade e lembrei-me que o meu há uns anos por causa dos problemas crónicos das chaves da Ford teve que levar um canhão novo da ignição.

                        Comentário


                          #13
                          boas. depois de não ter pegado mais uma vez finalmente decidi falar com o mecânico habitual. no dia seguinte fomos dar uma vista de olhos e experimentámos umas 20 vezes e pegou sempre. e desde então nunca mais falhou.

                          no dia antes a acontecer a primeira vez tinha posto gasolina, poderia estar contaminada com detritos e ter colmatado o filtro? enfim, quando tiver disponibilidade, mesmo que não volte a acontecer, vou pedir ao mecânico para dar uma vista de olhos ao filtro e à bomba.

                          Comentário


                            #14
                            ainda bem.

                            eu também com o meu cheguei a ir a um electricista por causa de ele não pegar às vezes.
                            E não que mesmo com a bateria "pouco" carregada o carro pegou bem umas 20 vezes de seguidas nas ultimas vezes foi quase estilo metralhadora.
                            Ainda o motor estava a parar e já se estava a pegar de novo mas nessa altura nunca falhou.

                            O electrecista disse para continuar a andar com o carro e quando ele não pega-se de maneira nenhuma voltar lá.

                            Mas até agora ainda não foi preciso.

                            Comentário


                              #15
                              Boa noite
                              Tenho um escort RS2000 de 1993, já me aconteceu um problema identico a esse que voce tem no seu escort. No meu carro o que acontecia era que ao rodar a chave na ignição por vezes não ouvia a bomba a trabalhar, quando assim era o carro não pegava. Mais tarde começei a ter problemas com o motor de arranque que não dava sinal e por fim o carro falhava muito. O problema estava na caixa de fusiveis que esta por baixo do volante. Essa caixa tem tambem os reles que fazem a bomba de gasolina trabalhar, o problema dessas caixas é que internamente devido ao aquecimento nas pistas co circuito eléctrico, os pontos de soldadura deixam de fazer contacto prefeito. Sugiro que troque a caixa de fusiveis se tiver outra para experimentar, atenção ao numero de referencia da caixa. Espero que esta informação tenha sido util.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RS2000 Ver Post
                                Boa noite
                                Tenho um escort RS2000 de 1993, já me aconteceu um problema identico a esse que voce tem no seu escort. No meu carro o que acontecia era que ao rodar a chave na ignição por vezes não ouvia a bomba a trabalhar, quando assim era o carro não pegava. Mais tarde começei a ter problemas com o motor de arranque que não dava sinal e por fim o carro falhava muito. O problema estava na caixa de fusiveis que esta por baixo do volante. Essa caixa tem tambem os reles que fazem a bomba de gasolina trabalhar, o problema dessas caixas é que internamente devido ao aquecimento nas pistas co circuito eléctrico, os pontos de soldadura deixam de fazer contacto prefeito. Sugiro que troque a caixa de fusiveis se tiver outra para experimentar, atenção ao numero de referencia da caixa. Espero que esta informação tenha sido util.
                                Obrigado vou ver isso no fim de semana acho que nunca viram isso nas oficinas, embora que o meu só de vez em quando é que ao rodar a chave não aconteca nada.

                                O teu Escort é que deve dar um grande gozo conduzir , o 1.4 com o seu motor amorfo já o é e o Xr3i que o meu avô teve só consegui andar com ele durante uma semana mas nessa semana esteve sempre a chover bem e não deu para gozar um bocado com o carro, a direcção assistida é que era esquezita.

                                Comentário


                                  #17
                                  À situação é igual, no meu carro acontecia igual ao teu. Por vezes não pegava e acontecia sempre quando não ouvia a bomba logo de inicio, tive este problema bastante tempo até ter conseguido resolver, levei o carro a oficinas que apenas mudavam um rele castanho da bomba mas o problema continuava lá. Como trabalho na área da electronica decidi resolver eu mesmo o problema. Com a ajuda de um multimetro descobri que por vezes não chegava tensão a bomba por isso é que o carro não trabalhava, depois fui batendo so circuitos até que cheguei a caixa de fusiveis, Comprei uma nova por +/- 250€ já com o iva. O meu carro já levou duas caixas destas, uma em 1996 e outra em 2007.
                                  P.S. E um carro que dá bastante gojo conduzir apesar do seu consumo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RS2000 Ver Post
                                    À situação é igual, no meu carro acontecia igual ao teu. Por vezes não pegava e acontecia sempre quando não ouvia a bomba logo de inicio, tive este problema bastante tempo até ter conseguido resolver, levei o carro a oficinas que apenas mudavam um rele castanho da bomba mas o problema continuava lá. Como trabalho na área da electronica decidi resolver eu mesmo o problema. Com a ajuda de um multimetro descobri que por vezes não chegava tensão a bomba por isso é que o carro não trabalhava, depois fui batendo so circuitos até que cheguei a caixa de fusiveis, Comprei uma nova por +/- 250€ já com o iva. O meu carro já levou duas caixas destas, uma em 1996 e outra em 2007.
                                    P.S. E um carro que dá bastante gojo conduzir apesar do seu consumo
                                    boas. realmente deve ser esse o problema. isto porque penso que esse zumbido com um click no fim seja o relé da bomba a trabalhar. levei o carro a um mecânico e pedi para trocar o relé e o carro começou a pegar sempre sem problemas. de há uns dias para cá, voltou a falhar. agora estar a gastar 250 euros por uma caixa de fusiveis num carro que deve valer uns 1000 euros, se tanto... enfim. já agora, a caixa de fusiveis desmonta-se bem? os relés estão por trás dos fusíveis, certo? é fácil aceder a eles?

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                                      #19
                                      tenta ir a uma sucata. no porto alto. safas te de certeza.no escort a gasolina fica localizado debaixo do volante e e preso com uns ganchos e umas presilhas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu há muito pouco tempo deixou de ligar a ventoinha do radiador e o problema era caixa de fusiveis / reles que está debaixo do voltante.
                                        A solução passou por retirar a dita do carro, a desmontar completamente e reparar as soldas partidas.
                                        A partir daí não tive mais problemas com a ventoinha e por enquanto pegou sempre à primeira.

                                        A reparação foi bem barata, tenta encontrar um electrecista que já esteja habituado a reparar estas caixas.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
                                          O meu há muito pouco tempo deixou de ligar a ventoinha do radiador e o problema era caixa de fusiveis / reles que está debaixo do voltante.
                                          A solução passou por retirar a dita do carro, a desmontar completamente e reparar as soldas partidas.
                                          A partir daí não tive mais problemas com a ventoinha e por enquanto pegou sempre à primeira.

                                          A reparação foi bem barata, tenta encontrar um electrecista que já esteja habituado a reparar estas caixas.
                                          foste tu que a sacaste? sai facilmente?

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                                            #22
                                            foi o electricista e como já tinha reparado uns dias antes mais dois para ele foi rápido (5 a 10 min).
                                            Desmontou a parte de baixo do tabiier rápido, soltou ligeiramente a caixa para conseguir desligar a toneladas de fichas e cabos que vão lá ligar.
                                            O que alguns devido à idade deram luta e depois de tudo desligigado retirou a caixa para fora, a caixa não parece mas é grande.
                                            Depois disso foi fazer uma cábula (fotografia) de tudo o que lá estava ligado e aonde estavam (toneladas de fusíveis, shunts, relês e afins), retirar tudo e desmontar a caixa expondo o pcb, limpar tudo muito bem e depois ir refazendo todas as soldas que estajam partidas ou danificadas.
                                            Voltar a limpar e montar a caixa , repor tudo o que saiu e voltar a montar no carro e ligar as toneladas de cabos e afins à caixa.

                                            Depois foi testar, no meu caso deixar o caso aquecer e esperar que a ventoinha dispara-se várias vezes.

                                            Como ficou tudo bem à primeira foi só montar o tablier e está feito, por enquanto nestas últimas 2 semanas tem estado tudo a funcionar bem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
                                              foi o electricista e como já tinha reparado uns dias antes mais dois para ele foi rápido (5 a 10 min).
                                              Desmontou a parte de baixo do tabiier rápido, soltou ligeiramente a caixa para conseguir desligar a toneladas de fichas e cabos que vão lá ligar.
                                              O que alguns devido à idade deram luta e depois de tudo desligigado retirou a caixa para fora, a caixa não parece mas é grande.
                                              Depois disso foi fazer uma cábula (fotografia) de tudo o que lá estava ligado e aonde estavam (toneladas de fusíveis, shunts, relês e afins), retirar tudo e desmontar a caixa expondo o pcb, limpar tudo muito bem e depois ir refazendo todas as soldas que estajam partidas ou danificadas.
                                              Voltar a limpar e montar a caixa , repor tudo o que saiu e voltar a montar no carro e ligar as toneladas de cabos e afins à caixa.

                                              Depois foi testar, no meu caso deixar o caso aquecer e esperar que a ventoinha dispara-se várias vezes.

                                              Como ficou tudo bem à primeira foi só montar o tablier e está feito, por enquanto nestas últimas 2 semanas tem estado tudo a funcionar bem.

                                              pois, ontem estive a dar uma vista de olhos, desmontei o painel debaixo do volante para ter melhor acesso e realmente aquilo é fácil de tirar, mas quando vi a molhada de cabos da parte de baixo assustei-me um bocado. só tiro aquilo depois de tirar muitas fotos, caso contrário nunca mais consigo ligar outra vez. dentro da caixa então imagino.

                                              Comentário


                                                #24

                                                aquilo esta mesmo cravejado de coisas lá ligadas mas havias de ver a calma e rapidez que o electricista desmontou aquilo e só não foi mais rápido a desmontar / reparar porque houve vários clientes que chegram ao mesmo tempo e ele teve que se dividir.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
                                                  Esse zumbido que ouves que nao faz quando nao pega deve de ser a bomba de puxar gasolina. poderas ter um problema qualquer nessa bomba ou noutro componente que interfira com a mesma. tive um problema semelhante numa skoda felicia eera a bomba.
                                                  Deve ser isso mesmo.

                                                  Convém agora estudar o porquê da bomba não funcionar: se está presa/gripada ou se não lhe chega corrente.
                                                  Num fiat uno que tive os sintomas eram semelhantes. A bomba prendia de vez em quando. Se lhe invertesse a voltagem, rodando um pouco ao contrário, pegava logo a seguir.

                                                  Comentário

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