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Ponto morto - prejudicial?

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    Ponto morto - prejudicial?

    boa noite,

    gostaria que me esclarecessem acerca disso, se for possivel.

    as vezes quando vou numa estrada e aparece uma rotunda ou o semaforo fica vermelho, em vez de reduzir nas mudanças ponho em ponto morto e deixo o carro ir. porem, por vezes nao e preciso imobilizar totalmente o carro e volto a por a mudança correspondente à velocidade em que o carro vai na altura.

    ora, isto é prejudicial para o carro? podem surgir problemas devido a isto?

    obrigada e cumprimentos.

    #2
    Prejudicial para a macanica não é, só é feito mais esforço nos travões, se forem usados. No entanto não é bom em termos de segurança de condução. Ponto morto - só parado.

    Comentário


      #3
      Elucidem-me: ponto morto mesmo ou só com a embraiagem a fundo? Eu costumo ir com a embraiagem a fundo (quando vou parar num semáforo por exemplo) mas agora por em ponto morto, não.

      Comentário


        #4
        Mas qual é a vantagem do ponto-morto? Porque o fazes?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BTioL Ver Post
          Elucidem-me: ponto morto mesmo ou só com a embraiagem a fundo? Eu costumo ir com a embraiagem a fundo (quando vou parar num semáforo por exemplo) mas agora por em ponto morto, não.
          Meu amigo não faças isso! Onde diabo é que aprendeste essa "técnica" ? Isso dá uma saúde à embraiagem que nem queiras saber!

          Das duas uma, ou metes em ponto morto e vais a "rolar" até imobilizar o carro (utilizando os travões), ou vais reduzindo as mudanças, consoante a velocidade.... agora, ir com a embraiagem a fundo enquanto o carro for a "rolar" é que não!
          Editado pela última vez por RODA5; 12 July 2009, 22:13.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
            Meu amigo não faças isso! Onde diabo é que aprendeste essa "técnica" ? Isso dá uma saúde à embraiagem que nem queiras saber!

            Das duas uma, ou metes em ponto morto e vais a "rolar" até imobilizar o carro (utilizando os travões), ou vais reduzindo as mudanças, consoante a velocidade.
            Deve ter sido na escola de condução.
            A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.

            Mas depois de tirar a carta, cá fora nunca fiz isso, pois é mesmo como dizes.


            Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mariadaascensao Ver Post
              ora, isto é prejudicial para o carro? podem surgir problemas devido a isto?
              Não faz mal absolutamente nenhum.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                Deve ter sido na escola de condução.
                A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.

                Mas depois de tirar a carta, cá fora nunca fiz isso, pois é mesmo como dizes.


                Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.
                Sim. Nas aulas de condução fazia smepre isso e ninguém dizia nada.

                (Speedy, acho que não percebeste o que faço. Eu quando vou a abrandar por causa de um vermelho por exemplo carrego na embraiagem a fundo e depois ou travando..... E pelo que parece isso está mal. Não era em relação a estar com a embraiagem a fundo e parado, sem por em ponto morto.)

                Cumps e obrigado pela correcção

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                  Deve ter sido na escola de condução.
                  A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.

                  Mas depois de tirar a carta, cá fora nunca fiz isso, pois é mesmo como dizes.


                  Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.
                  Pois, sinceramente acho que as escolas de condução estão cada vez piores. Ensinam o pessoal a passar no exame e não a conduzir correctamente na vida real...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BTioL Ver Post
                    Sim. Nas aulas de condução fazia smepre isso e ninguém dizia nada.

                    (Speedy, acho que não percebeste o que faço. Eu quando vou a abrandar por causa de um vermelho por exemplo carrego na embraiagem a fundo e depois ou travando..... E pelo que parece isso está mal. Não era em relação a estar com a embraiagem a fundo e parado, sem por em ponto morto.)

                    Cumps e obrigado pela correcção
                    Percebi mesmo mal então. As minhas desculpas. Já percebi o que dizias. Muitas vezes também faço o mesmo que tu mas só a baixas velocidades, já mesmo com o carro a parar.

                    Comentário


                      #11
                      Era interessante algum user criar um tópico "Bons Hábitos de Condução - O que não se deve fazer"...

                      Vou ter que chatear o pessoal cá em casa para me tirar as duvidas todas!...

                      Comentário


                        #12
                        Só o faço porque se for reduzindo sem por o pé no travao as rotaçoes vao subir, o carro faz mais barulho. É uma questao de simplicidade.

                        Outra coisa, por o pé na embraiagem só mesmo nas ultimas, nao é? se assim for evita-se o desgaste da embraiagem?
                        Editado pela última vez por mariadaascensao; 12 July 2009, 22:45.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mariadaascensao Ver Post
                          Só o faço porque se for reduzindo sem por o pé no travao as rotaçoes vao subir, o carro faz mais barulho. É uma questao de simplicidade.

                          Outra coisa, por o pé na embraiagem só mesmo nas ultimas, nao é? se ssim for evita-se o desgaste da embraiagem?
                          Isso é regra de ouro! Pézinho esquerdo sempre pousado ao lado quando não é preciso

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            Deve ter sido na escola de condução.
                            A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.

                            Mas depois de tirar a carta, cá fora nunca fiz isso, pois é mesmo como dizes.


                            Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.
                            Ensinam a engatar primeira e a ficar com a embraiagem a fundo porque assim não te esqueces de engatar o carro quando fores para arrancar para que no exame não te aconteça tentares arrancar em ponto morto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mariadaascensao Ver Post
                              boa noite,

                              gostaria que me esclarecessem acerca disso, se for possivel.

                              as vezes quando vou numa estrada e aparece uma rotunda ou o semaforo fica vermelho, em vez de reduzir nas mudanças ponho em ponto morto e deixo o carro ir. porem, por vezes nao e preciso imobilizar totalmente o carro e volto a por a mudança correspondente à velocidade em que o carro vai na altura.

                              ora, isto é prejudicial para o carro? podem surgir problemas devido a isto?

                              obrigada e cumprimentos.
                              Não acho que isso não faz mal nenhum desde que seja feito a velocidades reduzidas por questões de segurança. Eu faço isso bastantes vezes e nos dias de mais preguiça nem carrego na embraiagem limito-me a puxar alavanca até ela desengatar a mudança.

                              Comentário


                                #16
                                Maria, o problema da tua técnica é que se tiveres posto em ponto morto antes, e dps afinal fica verde (no caso de um semaforo) e estás prai a 30km/h, vais ter que por (por exemplo) uma segunda a cerca de 2500RPM's e o que se passa é que os pratos entram em contacto com velocidades relativa de 1750 rpms' (se o relanti for a 750 rpm).

                                È desta diferença de velocidades que vem o desgaste da embraiagem.

                                De resto...gastas mais travoes, mais combustivel, poluis mais o ambiente, andas com o carro menos seguro.

                                E já agora...alguem conhece algum caso em que uma pessoa teve problemas de embraiagem por embraiar muitas vezes? E por nos semaforos estar com o pé na embraiagem???

                                È que eu nunca conheci ninguem, mas isso sempre me preocupou. O unico desgaste que conheço de embraiagem é o que referi em cima...velocidade relativa dos 2 pratos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                  Ensinam a engatar primeira e a ficar com a embraiagem a fundo porque assim não te esqueces de engatar o carro quando fores para arrancar para que no exame não te aconteça tentares arrancar em ponto morto.
                                  O problema é mesmo esse, ensinar para o exame.
                                  Depois cá fora o pessoal que não sabe, faz isso e depois a embraiagem vai-se embora em 3 tempos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                    O problema é mesmo esse, ensinar para o exame.
                                    Depois cá fora o pessoal que não sabe, faz isso e depois a embraiagem vai-se embora em 3 tempos.
                                    Conheces casos desses???

                                    è que eu ja tive problemas numa bomba de embraiagem de um golf IV com menos de 80 000km's e com muita auto-estrada, por isso imagino que seja defeito de fabrico.

                                    Agora de resto, sempre que ouço falar de embraiagens não é problemas na bomba nem no oleo...é msm "patinar".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                      Maria, o problema da tua técnica é que se tiveres posto em ponto morto antes, e dps afinal fica verde (no caso de um semaforo) e estás prai a 30km/h, vais ter que por (por exemplo) uma segunda a cerca de 2500RPM's e o que se passa é que os pratos entram em contacto com velocidades relativa de 1750 rpms' (se o relanti for a 750 rpm).

                                      È desta diferença de velocidades que vem o desgaste da embraiagem.

                                      De resto...gastas mais travoes, mais combustivel, poluis mais o ambiente, andas com o carro menos seguro.

                                      E já agora...alguem conhece algum caso em que uma pessoa teve problemas de embraiagem por embraiar muitas vezes? E por nos semaforos estar com o pé na embraiagem???

                                      È que eu nunca conheci ninguem, mas isso sempre me preocupou. O unico desgaste que conheço de embraiagem é o que referi em cima...velocidade relativa dos 2 pratos.

                                      Isso a durante 30 metros e a 30 kmh faz uma diferença dos diabos em 200.000 km nem meio litro de gasolina poupa.
                                      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 12 July 2009, 23:15.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                        Maria, o problema da tua técnica é que se tiveres posto em ponto morto antes, e dps afinal fica verde (no caso de um semaforo) e estás prai a 30km/h, vais ter que por (por exemplo) uma segunda a cerca de 2500RPM's e o que se passa é que os pratos entram em contacto com velocidades relativa de 1750 rpms' (se o relanti for a 750 rpm).
                                        ...
                                        A 30km/h mete antes uma 3ª... e o "salto" de rpm's é quase nulo. Como o carro ja vai embalado, "segura" bem a 3ª.

                                        A mudança a meter deve ser ajustada à velocidade que o carro circula. Mas pronto, isso já só se aprende com a experiência/conhecimento do veiculo que se conduz.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                          Isso a durante 30 metros e a 30 kmh faz uma diferença dos diabos em 200.000 km nem meio litro de gasolina poupa.
                                          Mas fizeste algum tipo de conta para esse meio litro?

                                          PS: obvio que não, estou apenas a ser hirónico. isso depende muito do tempo que vai em ponto morto.

                                          O que eu disse é um FACTO e não uma "posta"

                                          Para quem nunca pensou nisto:

                                          1 zilião de pessaos a gastar mais meio litro a cada 200.000km/s faz-lhe as contas...

                                          É por pensamentos mediucres desses que temos que pedir eletricidade a espanha, gastamos agua como desalmados e o nosso pais anda menos para a frente que os outros

                                          Grao a grao enche a galinha o papo

                                          Eu faço a minha parte...
                                          Editado pela última vez por Sotor; 12 July 2009, 23:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                            Conheces casos desses???

                                            è que eu ja tive problemas numa bomba de embraiagem de um golf IV com menos de 80 000km's e com muita auto-estrada, por isso imagino que seja defeito de fabrico.

                                            Agora de resto, sempre que ouço falar de embraiagens não é problemas na bomba nem no oleo...é msm "patinar".

                                            Estar com pedal da embraiagem a fundo esforça o prato de pressão mais que o normal.

                                            YouTube - How Clutches Work

                                            Comentário


                                              #23
                                              do genero eu nao sei se faz muito bem mas quando desengato o carro para chegar a um semaforo e antes de chegar ele fica verde eu dou uma ligeira aceleracao e engreno a mudanca
                                              que me de o que preciso senao meto-lhe uma 3 a trinta que o carro aguenta porque alias o carro aguenta a quarta a 30km/h. Mas eu so dou a ligeira aceleracao por causa da diferença de rmp do volante do motor e das rodas!! Faco o mesmo quando tou a mudar de velocidade em auto-estrada por exemplo...
                                              Digam-me se tou a fazer alguma barbaridade

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                                do genero eu nao sei se faz muito bem mas quando desengato o carro para chegar a um semaforo e antes de chegar ele fica verde eu dou uma ligeira aceleracao e engreno a mudanca
                                                que me de o que preciso senao meto-lhe uma 3 a trinta que o carro aguenta porque alias o carro aguenta a quarta a 30km/h. Mas eu so dou a ligeira aceleracao por causa da diferença de rmp do volante do motor e das rodas!! Faco o mesmo quando tou a mudar de velocidade em auto-estrada por exemplo...
                                                Digam-me se tou a fazer alguma barbaridade
                                                fazes bem se souberes fazer direito xD

                                                É um dos meus sonhos como conduto é saber fazer isso xD

                                                Mas não me apetece acabar com uma embraiagem para treinar , eheh

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                  Mas fizeste algum tipo de conta para esse meio litro?

                                                  PS: obvio que não, estou apenas a ser hirónico. isso depende muito do tempo que vai em ponto morto.

                                                  O que eu disse é um FACTO e não uma "posta"

                                                  Para quem nunca pensou nisto:

                                                  1 zilião de pessaos a gastar mais meio litro a cada 200.000km/s faz-lhe as contas...

                                                  É por pensamentos mediucres desses que temos que pedir eletricidade a espanha, gastamos agua como desalmados e o nosso pais anda menos para a frente que os outros

                                                  Grao a grao enche a galinha o papo

                                                  Eu faço a minha parte...
                                                  A diferença entre circular com o carro engatado e com ele em ponto morto nessas condições é tão pequena que nem merece preocupação.

                                                  Há tantas outras coisas tão mais importantes para poupar energia.

                                                  P.S. - Mediocre é que não saber aceitar uma opinião diferente sem baixar o nivel.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                    A diferença entre circular com o carro engatado e com ele em ponto morto nessas condições é tão pequena que nem merece preocupação.

                                                    Há tantas outras coisas tão mais importantes para poupar energia.

                                                    P.S. - Mediocre é que não saber aceitar uma opinião diferente sem baixar o nivel.
                                                    desculpa se fui ofensivo, foi sem intençao =/

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                      fazes bem se souberes fazer direito xD

                                                      É um dos meus sonhos como conduto é saber fazer isso xD

                                                      Mas não me apetece acabar com uma embraiagem para treinar , eheh
                                                      loool tava a ver que tava a dar cabo da embraiagem e ela durar até agora!!!xD
                                                      eu faco mais ou menos o calculo.. das rotacoes a que vai ficar mais ou menos o motor... depois de largar a embraiagem...xDD lool
                                                      Uma das razoes que continuo a fazer é porque nao sinto esticao nenhum no carro parece uma caixa de variaçao continua...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                                        do genero eu nao sei se faz muito bem mas quando desengato o carro para chegar a um semaforo e antes de chegar ele fica verde eu dou uma ligeira aceleracao e engreno a mudanca
                                                        que me de o que preciso senao meto-lhe uma 3 a trinta que o carro aguenta porque alias o carro aguenta a quarta a 30km/h. Mas eu so dou a ligeira aceleracao por causa da diferença de rmp do volante do motor e das rodas!! Faco o mesmo quando tou a mudar de velocidade em auto-estrada por exemplo...
                                                        Digam-me se tou a fazer alguma barbaridade
                                                        Não estas a fazer nada de mal, mas também se não fizeres não vem por aí o mal ao mundo. Eu não o faço e a embraiagem de serie do meu carro dura a 150.000 km, existem outras situações bem piores para a embraiagem do que essa. Se fores com o pedal a fundo por ex. é pior esforça o prato de pressão e o disco de embraiagem fica a rodar livremente e vai perdendo rotações quando engatas de novo sem o carro estar parado existe uma diferença grande de rotação entre o disco e volante do motor que aumenta o desgaste, se o carro for em ponto morto o disco de embraiagem vai a rodar de forma solidaria com o volante do motor por isso quando voltas a engatar uma mudança a diferença de rotação entre eles e minima.
                                                        Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 12 July 2009, 23:44.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                          desculpa se fui ofensivo, foi sem intençao =/
                                                          tudo bem

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                            Não estas a fazer nada de mal, mas também se não fizeres não vem por aí o mal ao mundo. Eu não o faço e a embraiagem de serie do meu carro dura a 150.000 km, existem outras situações bem piores para a embraiagem do que essa. Se fores com o pedal a fundo por ex. é pior esforça o prato de pressão e o disco de embraiagem fica a rodar livremente e vai perdendo rotações quando engatas de novo sem o carro estar parado existe uma diferença grande de rotação entre o disco e volante do motor que aumenta o desgaste, se o carro for em ponto morto o disco de embraiagem vai a rodar de forma solidaria com o volante do motor por isso quando voltas a engatar uma mudança a diferença de rotação entre eles e minima.
                                                            obrigado entao pelo esclarecimento.. Eu faco mais para nao haver essa diferença...apesar de ser quase psicologica....
                                                            A mente do ser humano é muito estranha por vezes....

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