Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo dos travões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo dos travões

    Fiz a revisão dos 30.000 km, que coincidiu com os dois anos, do meu Fiat GPunto Multijet 1.3. Fiquei surpreendido pelo facto de a oficina concessionária não ter feito a substituição do líquido dos travões. Perguntei ao recepcionista, que me respondeu que a oficina só o fazia a pedido do cliente, embora o manual diga que deve ser feita a cada 24 meses.

    Por curiosidade fui aos recibos/facturas do concessionário da Fiat ver o que tinham feito com dois outros carros que tive no passado. E verifiquei que em nenhum caso, ao longo de ários anos, tinha sido feita a substituição do líquido dos travões!

    Perguntei à Midas, que me disse que faria a substituição do líquido apenas depois de testar a temperatura de ebulição e apenas caso fosse necessário.
    Ora esta última atitude parece-me a mais correcta. Para que se há-de lançar fora um líquido altamente pernicioso para a Natureza se ainda estiver funcional? É que de facto não tenho qualquer sinal de debilidade do sistema de travões do meu carro e apenas me ocorreu que deveria cumprir os prazos especificados.

    Já agora, há 9 anos fiquei sem travões na marginal de Cascais, no dia seguinte à revisão do carro numa oficina de prestígio, embora não concessionária. Tive de mandar chamar o reboque. E ainda levei uma «descompustura» da oficina, no dia seguinte, por não ter reparado na luz do painel de instrumentos... que não acendeu a avisar! Por que é que o carro ficou sem travões? Porque a tubagem tinha um corte. Quem fez o corte? Claro, a oficina, ao fazer a revisão! Tive de pagar o arranjo, mas nunca mais voltei à oficina da Auto Dinis na Andrade Corvo (que antes representava a Fiat e passou a representar a Mitsubishi).
    Editado pela última vez por Antau; 15 July 2009, 08:08. Razão: Acrescentar dados

    #2
    Eu nos meu carros mudo todos os 2 anos.

    Não é assim tão caro e com essas coisas não gosto de brincar.

    Comentário


      #3
      isso depende dos carros e o que diz o manual.
      no meu ibiza tdi era a cada 2 anos mas só o mudei ao fim de 5 anos porque nas revisões utilizavam um aparelho e diziam que ainda não era necesário. Agora tenho um laguna II que diz no manual de 4 em 4 anos

      oficinas como a norauto, precision e midas têm um equipamento que mede ou a humidade ou a ponto de ebulição e a partir dai daterminam se é necessário mudar ou não.

      Comentário


        #4
        De facto, a maioria dos manuais especificam os 2 anos como prazo máximo para se proceder à mudança do óleo mas também, por norma, esse óleo dura o dobro ou até mais. No fundo, tudo depende da utilização dos travões. Uma coisa é andar sempre em AE, outra é descer uma serra com a caravana.

        De qualquer forma o que interessa aqui é a atitude pois nem sequer efectuaram um teste à ebulição do liquído e isso já não acho correcto. É um pormenor descurado pela esmagadora maioria das oficinas.

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          convém mudar pelo menos aos 2 anos os carros q normalmente andam sempre a travar a fundo (carros de cidade que de semaforo a semaforo parece um drag race)
          É normal o oleo aguentar mto mais tempo nao perdendo as suas caracteristicas uma vez que temos um clima moderado; os circuitos que os carros percorrem influencia tb; carros meus que fazem mta AE e só mudam discos após 200000kms só mudam oleo de 4 em 4 anos

          Comentário


            #6
            bem, o ford fiesta mk3 1,1 foi à oficina mudar a válvula do termóstato, e o mecanico, diga-se já uma garagem de um velhote, esteve lá a trocar a peça e depois andou lá à volta do carro a ver se via mais algum problema, até que chega ao reservatório do oleo dos travões e diz que tinha água o óleo dos travões, e eu com cara de parvo fiquei a pensar porque disse aquilo cheio de convicção..


            se era normal que em menos de um mês o oleo tenha ganho água, foi mudado todas a borrachas e meteu-se oleo novo, e o mecanico chega com uma espécie de caneta e diz que tem água..


            é normal o oléo dos travões terem água? ou será devido a outro problema?

            Comentário


              #7
              humidade talvez se estivesse a entrar agua já não tinhas era lá nada...

              Comentário


                #8
                Pois ele deve-se trocar precisamente porque ganha água e a água não é fluído adequado para travar como é óbvio.

                É perfeitamente normal e provavelmente já teria bastante água porque nunca foi mudado ou já não era mudado há imenso tempo.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Antau Ver Post
                  Fiz a revisão dos 30.000 km, que coincidiu com os dois anos, do meu Fiat GPunto Multijet 1.3. Fiquei surpreendido pelo facto de a oficina concessionária não ter feito a substituição do líquido dos travões. Perguntei ao recepcionista, que me respondeu que a oficina só o fazia a pedido do cliente, embora o manual diga que deve ser feita a cada 24 meses.

                  Por curiosidade fui aos recibos/facturas do concessionário da Fiat ver o que tinham feito com dois outros carros que tive no passado. E verifiquei que em nenhum caso, ao longo de ários anos, tinha sido feita a substituição do líquido dos travões!

                  Perguntei à Midas, que me disse que faria a substituição do líquido apenas depois de testar a temperatura de ebulição e apenas caso fosse necessário.
                  Ora esta última atitude parece-me a mais correcta. Para que se há-de lançar fora um líquido altamente pernicioso para a Natureza se ainda estiver funcional? É que de facto não tenho qualquer sinal de debilidade do sistema de travões do meu carro e apenas me ocorreu que deveria cumprir os prazos especificados.

                  Já agora, há 9 anos fiquei sem travões na marginal de Cascais, no dia seguinte à revisão do carro numa oficina de prestígio, embora não concessionária. Tive de mandar chamar o reboque. E ainda levei uma «descompustura» da oficina, no dia seguinte, por não ter reparado na luz do painel de instrumentos... que não acendeu a avisar! Por que é que o carro ficou sem travões? Porque a tubagem tinha um corte. Quem fez o corte? Claro, a oficina, ao fazer a revisão! Tive de pagar o arranjo, mas nunca mais voltei à oficina da Auto Dinis na Andrade Corvo (que antes representava a Fiat e passou a representar a Mitsubishi).
                  Quem é que faz tal coisa? Ninguém anda aí a despejar óleos pela banca abaixo.

                  Se estava no plano de manutenção só tinham era de trocar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Pois ele deve-se trocar precisamente porque ganha água e a água não é fluído adequado para travar como é óbvio.

                    É perfeitamente normal e provavelmente já teria bastante água porque nunca foi mudado ou já não era mudado há imenso tempo.

                    Cumprimentos.
                    pois mas a questão é que ainda à pouco tempo ele mudou o oleo, coisa de 2 meses, e isso deixa-me intrigado pois um dos dois deu-me um grande barrete.

                    Bonito..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      humidade talvez se estivesse a entrar agua já não tinhas era lá nada...
                      exacto foi o que me veio à ideia, mas como durou tão pouco o óleo intriga-me

                      Comentário


                        #12
                        Pois ver se ele vive em zonas húmidas e e não tem a tampa do reservatório bem fechada, isso pode acontecer por o óleo de travões e um hidrófilo, ou seja absorve a humidade como uma esponja absorve agua. mas dois meses e muito pouco tempo, as tantas só mudaram o liquido do reservatório.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por maven Ver Post
                          Pois ver se ele vive em zonas húmidas e e não tem a tampa do reservatório bem fechada, isso pode acontecer por o óleo de travões e um hidrófilo, ou seja absorve a humidade como uma esponja absorve agua. mas dois meses e muito pouco tempo, as tantas só mudaram o liquido do reservatório.
                          o carro esteve em trás os montes e fechado numa garagem, agora veio para o
                          Porto, porém se mudam se tubos do óleo é porque tiveram que sangrar, e meter óleo de tal forma que chegasse aos travões.

                          Mas pronto, mal por mal mudo na mesma o óleo.

                          Comentário


                            #14
                            Para quem faça muita cidade, deve-se seguir o recomendado pela marca, se nesse caso são dois anos, deveriam ter mudado o oleo . Eu numa revisão de um dos meus carros, ao ir levantar o mesmo notei que o carro travava muito melhor e pensei trocaram-me as pastilhas, mas ao vasculhar na factura o que encontrei foi a mudança do oleo dos travões e acreditem a travagem ficou outra, muito melhor, porque quando o serviço é bem feito todo o sistema é sangrado (tirar ar ), o que ajuda a melhorar a eficacia da travagem.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X