Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com o excesso de gases emitidos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com o excesso de gases emitidos

    No inicio do mês coloquei o opel corsa (1200 a gasolina de 96) na oficina para efectuar a revisão anual e leva-lo a inspecção, fizeram a revisão normal e levaram-no a inspecção. Chumbou devido a emissão de gases. Disseram-me que iam “apertar” o motor (não faço ideia o que isso seja), de forma a diminuir a emissão de gases e que depois levavam o carro de novo a inspencção.

    Novo chumbo, questionei o que se passava, como é que erá possivel que tivessem efectuado a revissão ao carro e tivesse chumbado duas vezes na inspecção. Disseram-me que o carro era antigo (verdade), que em ponto-morto o carro esta muito acelerado (é verdade, noto isso sempre que ligo o carro), pelo que esta a comsunir muito combustivel e a emitir uma taxa superior de gases relativamente ao que é permitido actualmente (pelo que disseram foram revistas os limites de emissão de gases).
    Disseram-me que a solução erá levar um carro a uma maquina para retirar os gases do motor (será um tipo de aspiração de gases de todo o motor ?), bom dito e feito, fizeram isso e o carro lá passou na inspecção.

    Questionei depois se seria necessário fazer esse procedimento todos os anos, quando leva-se o carro a inspecção, na oficina disseram que sim e que cada ano seria mais complicado o carro passar na inspecção.
    Não sei se foi um desinteresse por parte da oficina em ter de levar a inspecção um carro antigo, ou se realmente o motor do carro esta a caminho do seu funeral.

    Este ultimo ano o carro tem dado mais despesa do que é normal.
    - coloquei um catalisador novo, no inicio de 2008, pois o anterior estava todo queimado por dentro,
    - no regresso do algarve o carro parou duas vezes, após arrefecer (e arejar o motor?) o carro voltou a pegar de novo e sem problemas.
    - um radiador novo (não aguentou as baixas temperaturas da serra da estrela),
    - andava a perder oleo do motor, pelo que tiveram de mexer no motor ,
    - as duas panelas novas, as outras estavam soltas e com fissuras,

    Agora preocupame em manter um carro que no proximo ano pode já não passar na inspecção, pelo que deixo duas questões :
    - o facto do carro estar acelerado deve-se a que ? o que poderei fazer para reparar esse problema
    - o facto de estar a efectuar uma emissão de gases superior ao normal é possivel diminuir ? em principio este problema esta liga com o primeiro.

    agradeço desde já os vossos esclarecimentos

    #2
    Boas!

    Aquando da substituição do catalizador, deveria ter substituido a sonda lambda (sonda de oxigenio). Faz a leitura contínua dos gases de escape e informa a uec, via sinal electrico, que esta interpreta, e corrige o débito de combustível. Estando a fazer leituras erradas o resultado é excesso de combustivel no motor, logo excesso de gases!
    Também seria oportuno testar o sensor de temperatura do motor que informa a uec quanto à real "febre" do mesmo. Leitura errada, por defeito, excesso de combustível!

    Saudações Alfistas!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SoaresRui12 Ver Post
      No inicio do mês coloquei o opel corsa (1200 a gasolina de 96) na oficina para efectuar a revisão anual e leva-lo a inspecção, fizeram a revisão normal e levaram-no a inspecção. Chumbou devido a emissão de gases. Disseram-me que iam “apertar” o motor (não faço ideia o que isso seja), de forma a diminuir a emissão de gases e que depois levavam o carro de novo a inspencção.

      Novo chumbo, questionei o que se passava, como é que erá possivel que tivessem efectuado a revissão ao carro e tivesse chumbado duas vezes na inspecção. Disseram-me que o carro era antigo (verdade), que em ponto-morto o carro esta muito acelerado (é verdade, noto isso sempre que ligo o carro), pelo que esta a comsunir muito combustivel e a emitir uma taxa superior de gases relativamente ao que é permitido actualmente (pelo que disseram foram revistas os limites de emissão de gases).
      Disseram-me que a solução erá levar um carro a uma maquina para retirar os gases do motor (será um tipo de aspiração de gases de todo o motor ?), bom dito e feito, fizeram isso e o carro lá passou na inspecção.

      Questionei depois se seria necessário fazer esse procedimento todos os anos, quando leva-se o carro a inspecção, na oficina disseram que sim e que cada ano seria mais complicado o carro passar na inspecção.
      Não sei se foi um desinteresse por parte da oficina em ter de levar a inspecção um carro antigo, ou se realmente o motor do carro esta a caminho do seu funeral.

      Este ultimo ano o carro tem dado mais despesa do que é normal.
      - coloquei um catalisador novo, no inicio de 2008, pois o anterior estava todo queimado por dentro,
      - no regresso do algarve o carro parou duas vezes, após arrefecer (e arejar o motor?) o carro voltou a pegar de novo e sem problemas.
      - um radiador novo (não aguentou as baixas temperaturas da serra da estrela),
      - andava a perder oleo do motor, pelo que tiveram de mexer no motor ,
      - as duas panelas novas, as outras estavam soltas e com fissuras,

      Agora preocupame em manter um carro que no proximo ano pode já não passar na inspecção, pelo que deixo duas questões :
      - o facto do carro estar acelerado deve-se a que ? o que poderei fazer para reparar esse problema
      - o facto de estar a efectuar uma emissão de gases superior ao normal é possivel diminuir ? em principio este problema esta liga com o primeiro.

      agradeço desde já os vossos esclarecimentos
      Presumo que seja um 1.2 de 4 cilindros 45cv.
      Ou é um 1.2 12v?
      Apertar o motor?
      Se fosse um carro de carburador, era possível "apertar" a entrada de gasolina, para diminuir os gases, mas não é.
      Deviam estar a referir-se a ir dar uma volta com o carro para "apertar" com o motor por forma a deixar as velas mais limpas e eliminar gases e carvão acumulados no catalisador e panelas.
      Está muito acelerado no ralenti. Em primeiro lugar seria de ver o estado da sonda de temperatura do líquido de refrigeração como já foi dito. Se estiver avariada está sempre acelerar o motor como se o mesmo estivesse ainda em fase de aquecimento. Mas pode ter outras causas.
      Não existe nenhuma máquina para aspirar o escape. Muito menos o motor. Por vezes desmonta-se o escape ou parte dele para soprar com ar comprimido a fim de limpar o melhor possível e assim tentar evitar a substituição de um componente caro ou que não está disponível para substituir, por forma a baixar as emissões e passar na inspecção.
      Deviam estar portanto a falar em levar o carro a uma máquina (de diagnóstico) de modo a tentar identificar a avaria, casso a acusasse ou descobrir uma pista sobre o problema que faz a aceleração e o aumento das emissões.
      O facto de estar acelerado pode ser responsável por parte ou todo o problema de emissões excessivas.
      Porque explicam tão mal esses mecânicos e porque não lhes pedes para explicar melhor o que se passa, uma vez que foram eles que estiveram a verificar o carro.
      Ainda por cima um carro que já levou catalisador (seria para tentar resolver o excesso de emissões e ficou na mesma?), estaria mesmo em mau estado?
      O aumento das emissões pode ter n causas incusivé em último caso mau estado do motor (segmentos, válvulas...)
      Quem somos nós para descobrir um problema sem ter o carro, quando por vezes na oficina são problemas difíceis de identificar e resolver!
      Editado pela última vez por telmauto; 15 July 2009, 14:13.

      Comentário


        #4
        O corsa é um 1.2 de 4 cilindros 45cv.

        Pois fiquei com muitas duvidas quando me disseram que iam "apertar o motor" e "retirar os gases do motor".

        Já sabemos que em mecanicos e vendedores não se deve confiar, e acredito que muitas vezes tentam "vender" problemas no carro porque não sabem o que se passa com o carro ou não estão interessados em perder tempo a procura do problema.

        Não acredito que tenham colocado o carro numa maquina para detectar o eventual problema, se isso tivesse acontecido teriam feito uma reparação e eu teria pago uma reparação extra. E isso não aconteceu (antes de ir a inspecção eu já tinha pago a revisão).

        Vou aproveitar as férias para colocar o carro em outro oficina e tentar ver o estado dessas duas sondas (lambda e de temperatura). Só espero que ao pedir para verificar essas duas sondas, não esteja a falar chines ao mecanico.

        Comentário


          #5
          Soares vais desculpar-me, mas esse carro já deu tantos problemas, e já tem pouco valor no mercado...não equacionas comprar um novo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SoaresRui12 Ver Post
            O corsa é um 1.2 de 4 cilindros 45cv.

            Pois fiquei com muitas duvidas quando me disseram que iam "apertar o motor" e "retirar os gases do motor".

            Já sabemos que em mecanicos e vendedores não se deve confiar, e acredito que muitas vezes tentam "vender" problemas no carro porque não sabem o que se passa com o carro ou não estão interessados em perder tempo a procura do problema.

            Não acredito que tenham colocado o carro numa maquina para detectar o eventual problema, se isso tivesse acontecido teriam feito uma reparação e eu teria pago uma reparação extra. E isso não aconteceu (antes de ir a inspecção eu já tinha pago a revisão).

            Vou aproveitar as férias para colocar o carro em outro oficina e tentar ver o estado dessas duas sondas (lambda e de temperatura). Só espero que ao pedir para verificar essas duas sondas, não esteja a falar chines ao mecanico.
            Parece-me bem.
            Manda ligar o carro à máquina, mas explica tudo o que foi feito e o que levou anteriormente, só ajuda a resolver mais rapidamente o problema e com menos custos.
            Boa sorte para a resolução do problema!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SoaresRui12 Ver Post
              No inicio do mês coloquei o opel corsa (1200 a gasolina de 96) na oficina para efectuar a revisão anual e leva-lo a inspecção, fizeram a revisão normal e levaram-no a inspecção. Chumbou devido a emissão de gases. Disseram-me que iam “apertar” o motor (não faço ideia o que isso seja), de forma a diminuir a emissão de gases e que depois levavam o carro de novo a inspencção.

              Novo chumbo, questionei o que se passava, como é que erá possivel que tivessem efectuado a revissão ao carro e tivesse chumbado duas vezes na inspecção. Disseram-me que o carro era antigo (verdade), que em ponto-morto o carro esta muito acelerado (é verdade, noto isso sempre que ligo o carro), pelo que esta a comsunir muito combustivel e a emitir uma taxa superior de gases relativamente ao que é permitido actualmente (pelo que disseram foram revistas os limites de emissão de gases).
              Disseram-me que a solução erá levar um carro a uma maquina para retirar os gases do motor (será um tipo de aspiração de gases de todo o motor ?), bom dito e feito, fizeram isso e o carro lá passou na inspecção.

              Questionei depois se seria necessário fazer esse procedimento todos os anos, quando leva-se o carro a inspecção, na oficina disseram que sim e que cada ano seria mais complicado o carro passar na inspecção.
              Não sei se foi um desinteresse por parte da oficina em ter de levar a inspecção um carro antigo, ou se realmente o motor do carro esta a caminho do seu funeral.

              Este ultimo ano o carro tem dado mais despesa do que é normal.
              - coloquei um catalisador novo, no inicio de 2008, pois o anterior estava todo queimado por dentro,
              - no regresso do algarve o carro parou duas vezes, após arrefecer (e arejar o motor?) o carro voltou a pegar de novo e sem problemas.
              - um radiador novo (não aguentou as baixas temperaturas da serra da estrela),
              - andava a perder oleo do motor, pelo que tiveram de mexer no motor ,
              - as duas panelas novas, as outras estavam soltas e com fissuras,

              Agora preocupame em manter um carro que no proximo ano pode já não passar na inspecção, pelo que deixo duas questões :
              - o facto do carro estar acelerado deve-se a que ? o que poderei fazer para reparar esse problema
              - o facto de estar a efectuar uma emissão de gases superior ao normal é possivel diminuir ? em principio este problema esta liga com o primeiro.

              agradeço desde já os vossos esclarecimentos
              O quê? Os carros têm que cumprir com aquilo que emitem em bom estado, de acordo com o estipulado pelo fabricante. É que parece-me que te disseram que tem de ir acompanhando as normas à medida que saem. Isso era obrigar as pessoas a mudar de carro. Esse carro nunca vai fazer emissões de um carro desenvolvido agora. É óbvio.

              Em relação às causas pode ser muita coisa e não me lembro de nada que não tenham dito já.
              Boa sorte.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                O quê? Os carros têm que cumprir com aquilo que emitem em bom estado, de acordo com o estipulado pelo fabricante. É que parece-me que te disseram que tem de ir acompanhando as normas à medida que saem. Isso era obrigar as pessoas a mudar de carro. Esse carro nunca vai fazer emissões de um carro desenvolvido agora. É óbvio.

                Em relação às causas pode ser muita coisa e não me lembro de nada que não tenham dito já.
                Boa sorte.
                As oficinas podem ter várias razões para não ter interesse em resolver um problema. Por vezes até mesmo no próprio interesse do cliente, não se justificar uma reparação.
                Mas isso é uma questão que nada tem a haver com o tópico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                  O quê? Os carros têm que cumprir com aquilo que emitem em bom estado, de acordo com o estipulado pelo fabricante. É que parece-me que te disseram que tem de ir acompanhando as normas à medida que saem. Isso era obrigar as pessoas a mudar de carro. Esse carro nunca vai fazer emissões de um carro desenvolvido agora. É óbvio.
                  Não é isso que eu interpreto daquelas palavras.

                  Se um motor estiver a poluir demais por desgaste geral, naturalmente que a cada ano que passa será mais complicado passar na inspecção, a menos que o carro sofra uma intervenção profunda, o que pode ter custos elevados.

                  Comentário


                    #10
                    pelo que dizes, esse mecânico é gajo a evitar.

                    confirma o correcto funcionamento das sonda já referidas, temperatura e lambda, se as velas são "realmente" as indicadas.

                    nada como ligar o carro a um PC, fazer um correcto diagnóstico, ver o orçamento e então decidir.

                    andei até ao inicio de 2008 com um 205GR a carburador, apesar de ser mais fácil contornar o problema dos gases, nunca deu problemas desse tipo nas inspecções, apesar de contar com mais de 160kkm.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                      Parece-me bem.
                      Manda ligar o carro à máquina, mas explica tudo o que foi feito e o que levou anteriormente, só ajuda a resolver mais rapidamente o problema e com menos custos.
                      Boa sorte para a resolução do problema!
                      Posso estar errado, mas tenho ideia que o corsa b não tem centralina.. Tens de levar isso a um mecânico a sério e não daqueles que se guia pelos erros que dão as máquinas de diagnóstico que infelizmente com isso qualquer um hoje tem a mania que percebe.
                      Conheço quem tenha um corsa b 1.2 mas é o de 12v(65cv) e quando se mete a trabalhar também fica com o relanti acelerado, tipo sempre as 2000rpm, mas depois isso passa e volta ao normal.. Não faço ideia porque é que acontece, mas também nunca houve problemas com aquele carro, por isso enquanto andar!
                      Já agora este corsa também é de 96, mas de Novembro e ja é o de 65cv, esse é do inicio do ano?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Soares vais desculpar-me, mas esse carro já deu tantos problemas, e já tem pouco valor no mercado...não equacionas comprar um novo?
                        Sim, dado que a familia aumentou no mes passado, agora faz sentido em adquirir uma carrinha (ainda não consegui definir qual vai ser, talvez um ford ou um mazda).

                        Relativamente a este carro pretendia mante-lo por mais uns anos, para andar em Lisboa é o idial. Mas tem de andar, passar nas inspecções e ter um custo baixo em manutenção. Caso contrario servirá para retoma para a aquisição de um carro pequeno (smart, pixo, ......)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SoulSlayer Ver Post
                          Posso estar errado, mas tenho ideia que o corsa b não tem centralina.. Tens de levar isso a um mecânico a sério e não daqueles que se guia pelos erros que dão as máquinas de diagnóstico que infelizmente com isso qualquer um hoje tem a mania que percebe.
                          Conheço quem tenha um corsa b 1.2 mas é o de 12v(65cv) e quando se mete a trabalhar também fica com o relanti acelerado, tipo sempre as 2000rpm, mas depois isso passa e volta ao normal.. Não faço ideia porque é que acontece, mas também nunca houve problemas com aquele carro, por isso enquanto andar!
                          Já agora este corsa também é de 96, mas de Novembro e ja é o de 65cv, esse é do inicio do ano?
                          Desde 1993 que todos os carros têm catalisador (excepto muito raras excepções na altura em viaturas consideradas "fim de série" ao abrigo da lei em que era tecnicamente complicado fazer as modificações necessárias).
                          Desde então, a peça que faz a gestão electrónica do motor é a centralina.
                          O corsa B saiu em 93. Não há nenhum de carburador!
                          Aliás já saía o motor em causa no corsa-A (1.2i Kat).

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X