Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[DIY] Instalando um Parrot (bluetooth) num Alfa 147

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [DIY] Instalando um Parrot (bluetooth) num Alfa 147

    Boas noites!

    Começo este tópico por dizer que o que vão ver aqui [21/07] não é um DIY já feito mas sim o diário de bordo da minha aventura a tentar fazê-lo ao longo dos próximos dias! :P

    Se correr bem, no final sim, ficará um semi-interessante DIY para referência futura!

    Para tal vou precisar de sorte, de jeito, tempo e por bastantes vezes da vossa ajuda!

    Já há muito tempo que estava com ideia de instalar uma coisa do género, que me permitisse emparelhar o telemóvel, ligar um iPod ou outro mp3 qualquer, e desta foi de vez, comprei um kit da Parrot que me permite isso, através de bluetooth e ainda de um conector iPod/iPhone, uma entrada USB e uma entrada normal audio 3,5mm.

    [21/07/2009]

    Hoje vou-me limitar a mostrar o material e a área de trabalho, enquanto aproveito para ir delineando uma ideia de como quero as coisas. Em principio só começo a trabalhar a sério amanhã!

    O "papagaio" em causa, um MKi-9100:







    E aqui o sitio onde vai ser instalado:



    Reparem que já faltam os botões à unidade. Isto deve-se ao facto de já ter andado a ver se o tirava, acabei por só desencaixar a "moldura" e os botões saíram. Está muito complicado tirar aquilo, mesmo pondo duas chaves phillips fininhas que supostamente chegam aos pontos de desencaixe. É esse o desafio de amanhã

    #2
    Post reservado para futuras edições.

    Comentário


      #3
      Estou a contar fazer algo semelhante lá pra janeiro. Ainda não percebi se esses mãos-livres funcionam mesmo com o rádio desligado (circuito de amplificação próprio).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
        Estou a contar fazer algo semelhante lá pra janeiro. Ainda não percebi se esses mãos-livres funcionam mesmo com o rádio desligado (circuito de amplificação próprio).

        Sim Funcionam, tenho um CK3200 teem aplificacao interna

        Comentário


          #5
          Força com isso.
          Se puderes tira fotos ao material sem os sacos de plástico.

          Comentário


            #6
            Já experimentaste arranjar uma chave para sacar rádios com orifícios redondos?

            Estudaste a opção do x-carlink com BT? Já agora, quanto custou este kit?

            Comentário


              #7
              Não sei quais são as funções deste Parrot nem o seu preço...podes indicar-nos?

              Aqui há pouco tempo comprei o xcarlink com o módulo de bluetooth, o que o JGTB aí falou há pouco e que ele ajudou a montar numa odisseia daquelas , e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

              Tem leitor de SD Cards e Pens USB descodificando MP3 e WMA. Depois emparelha com o tlm fazendo com que qualquer som (seja de música ou as chamadas/voz) passem pelo rádio...tem um microfone e permite atender a chamada no rádio.

              Até agora tá a bulir bem

              Comentário


                #8
                Desculpem a ignorância, mas o connect já não tem telefone integrado?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                  Desculpem a ignorância, mas o connect já não tem telefone integrado?
                  Tem. O problema é que, se usares o connect, tens de desligar o telemóvel e vice-versa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                    Não sei quais são as funções deste Parrot nem o seu preço...podes indicar-nos?

                    Aqui há pouco tempo comprei o xcarlink com o módulo de bluetooth, o que o JGTB aí falou há pouco e que ele ajudou a montar numa odisseia daquelas , e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

                    Tem leitor de SD Cards e Pens USB descodificando MP3 e WMA. Depois emparelha com o tlm fazendo com que qualquer som (seja de música ou as chamadas/voz) passem pelo rádio...tem um microfone e permite atender a chamada no rádio.

                    Até agora tá a bulir bem
                    Em quanto te ficou?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Força com isso.
                      Se puderes tira fotos ao material sem os sacos de plástico.
                      Obrigado!
                      Aqui fica o material todo fora de sacos:


                      À esquerda o cabo com os interfaces iPod, USB e line-in 3,5mm. Em cima a caixa azul que é o centro das operações, em baixo disso o microfone duplo.
                      Depois mais à direita temos o ecrã (destacável) e o cabo que liga ao ecrã, para além de uma bolsinha para guardá-lo.
                      Bem mais abaixo é o controlo remoto, e alguns acessórios para instalá-lo (por exemplo, uma braçadeira caso queira prendê-lo ao volante). E à direita é cablagem toda que liga ao carro, rádio etc.

                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Já experimentaste arranjar uma chave para sacar rádios com orifícios redondos?

                      Estudaste a opção do x-carlink com BT? Já agora, quanto custou este kit?
                      Quanto à chave, já o consegui tirar! Depois mostro na actualização do dia.

                      X-carlink não conheço! Entre as opções que tinha estudado só tava um tal de icelink, demasiado caro para o que oferecia.

                      Este kit na redcoon custa cerca de 120€, com mais 10€ para portes. Eu comprei na Norauto mais caro um pouco mas eu tinha um vale de 95€ que expirava em Agosto, por isso valeu a pena.
                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                      Não sei quais são as funções deste Parrot nem o seu preço...podes indicar-nos?

                      Aqui há pouco tempo comprei o xcarlink com o módulo de bluetooth, o que o JGTB aí falou há pouco e que ele ajudou a montar numa odisseia daquelas , e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

                      Tem leitor de SD Cards e Pens USB descodificando MP3 e WMA. Depois emparelha com o tlm fazendo com que qualquer som (seja de música ou as chamadas/voz) passem pelo rádio...tem um microfone e permite atender a chamada no rádio.

                      Até agora tá a bulir bem
                      O preço já disse acima

                      Quanto ao resto, este Parrot pertence à gama MKi que é certificada para iPod/iPhone. Existe o MKi-9000 que não tem ecrã, o MKi-9100 que é este e tem um ecrã OLED monocromático simples e o MKi-9200 que tem um ecrã a côres e entrada para cartões SD nesse mesmo ecrã. Sinceramente, ainda ponderei este último, que dependendo da loja era uns 40/50€ mais caro, mas um habitáculo com 2 ecrãs a côres deve ficar bastante mal.

                      O resto das funções são comuns dos MKi: todos têm bluetooth para emparelhamento com telemóvel e ainda interfaces para iPod, USB e jack 3,5mm. Com os ecrãs pode-se navegar pelos contactos, músicas (se tiver algo ligado nos interfaces digitais), etc. Por acaso não sei quanto a SMS, por exemplo.
                      Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                      Desculpem a ignorância, mas o connect já não tem telefone integrado?
                      O JGTB já ajudou a dar a resposta.

                      De facto, uma solução de cartão duplo/cartão gemeo é muito limitativa.

                      Primeiro, porque tenho que desligar o telemóvel sempre que entro ou ligo o carro. Caso não o faça, registam-se os 2 na rede o que faz com que nenhum funcione. E depois claro, tenho que ligar o telemóvel sempre que saio do carro.
                      Se receber uma SMS enquanto o telefone do carro está ligado, não fica no meu telemóvel. E vice-versa.

                      A solução de telefone integrado só é interessante a quem precisar de ter por exemplo um número apenas para o carro, por qualquer que seja a razão.
                      Editado pela última vez por jts; 22 July 2009, 16:47.

                      Comentário


                        #12
                        Entendo, realmente é um pouco limitado nesse aspecto...

                        Comentário


                          #13
                          [22/07/2009]

                          Más notícias hoje!

                          Consegui tirar o Connect Nav+ mas com ele veio uma péssima novidade.

                          A moldura que dizia eu se tinha "desencaixado", na verdade tinha sido algo bem pior a acontecer!

                          Partiram-se uma boa parte dos pontos de fixação aos parafusos da unidade!


                          Aqui a unidade a sair.


                          Já cá fora.


                          A "faceplate" já totalmente separada da unidade.


                          Aqui as costas da faceplate, ou moldura, ou painel, que mostra os 8 pontos de fixação a parafusos, e a maior parte desses pontos estão bem danificados!

                          Já fui ao serviço de peças ver se podia comprar uma destas, mas o ridiculo é que só posso comprar a unidade completa (a um preço completamente obsceno), o que não me deixa outro remédio senão tentar o arranjo disto. Fixar bem o painel à unidade sem recorrer aos parafusos.

                          Já pensei em barrinhas repara-tudo tipo pattex e em super-cola 3, mas como são coisas de carácter permanente fico de pé atrás... se alguma coisa correr mal é mais dificil remediar.

                          Por isso para já comprei patafix que é uma massa de fixação não-permanente. Vou andar a fazer experiências e ver que tal me safo. A instalação do resto fica suspensa até resolver isto.

                          Se alguém tiver uma sugestão é bem-vinda

                          Comentário


                            #14
                            Epah ... fizes-te me**** ....

                            Eu tenho um Parrot 3200 ... mas montaram-me na Ford onde o comprei ...

                            Procura no ebay por esses faceplates ... deves arranjar.

                            Comentário


                              #15
                              No ebay deves encontrar disso, até porque deve haver pessoal com unidades dessas avariadas e que são posteriormente vendidas ás peças, digo eu..

                              Comentário


                                #16
                                Olhem que infelizmente não é assim tão fácil... nem unidades completas se encontra facilmente, e muito menos peças

                                Até porque nem há grande mercado para essa peça... nem toda a gente faz a estupidez que eu fiz

                                Curiosamente isso até aconteceu antes de querer instalar o Parrot... andei a mexer onde não devia e começaram a cair botões, depois fui insistindo para eles sairem todos e eu os guardar. Mais tarde é que iria tirar mesmo o "rádio" e montar tudo direitinho, e pensei que já que tinha que o tirar, aproveitava para fazer o que sempre quis que era pelo menos montar uma ligação para MP3...

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é que foi mesmo azar JTS

                                  Eu se me tivesse metido a fazer o mesmo se calhar acontecia-me o mesmo...por isso é que pedi a alguns amigos com mais jeito para a coisa

                                  Quanto a info sobre o xcarlink: xcarlink,audio link,ipod adapter,car mp3,iphone adapter,iphone, iphone interface,cd changer

                                  O preço depende de onde o comprares, no meu caso foi via ebay...para aí uns 90€ pelo xcarlink e uns 70€ pelo módulo BT.

                                  Mas se esse tem ecran e tudo, e por menos preço...parece-me melhor afinal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fui agora ver esse parrot, estava a ver se tinha feito mau negócio já que este tem ecrã e comando para o volante e tal...

                                    Mas afinal estamos a falar de coisas diferentes.

                                    Este Parrot não lê mp3 pois não? Ou seja ele apenas é uma ligação para ipod ou algo que o leia?

                                    É que o que eu pretendi é algo que leia/descodifique mp3 (neste tens de ligar um leitor...coisa que eu não tenho nem quero ter), ou seja que meta um sd card ou uma pen e que possibilite ouvir mp3 no rádio que é todo xpto mas não lê mp3...não é do tempo

                                    O xcarlink liga-se ao local de um cd changer de um qualquer rádio, e depois comanda-se (com o BT até atendo e desligo com os botões do rádio do cd changer) por este.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Resolvido!

                                      [22/07]

                                      A patafix teve melhores resultados do que o esperado...


                                      Aqui apenas na faceplate enquanto eu testava se ficava bem seguro ou não.


                                      Depois do teste ter corrido bem, coloquei todos os botões no seu respectivo local.


                                      O resultado final, ainda antes de passar um paninho no ecrã

                                      Ficou tudo muito estável e muito seguro! Apliquei com generosidade nos 8 pontos de fixação e até consegui apertar ou pelo menos "colar" todos os parafusos no seu respectivo local.

                                      Agora fica guardadinho enquanto trato do resto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                        Fui agora ver esse parrot, estava a ver se tinha feito mau negócio já que este tem ecrã e comando para o volante e tal...

                                        Mas afinal estamos a falar de coisas diferentes.

                                        Este Parrot não lê mp3 pois não? Ou seja ele apenas é uma ligação para ipod ou algo que o leia?

                                        É que o que eu pretendi é algo que leia/descodifique mp3 (neste tens de ligar um leitor...coisa que eu não tenho nem quero ter), ou seja que meta um sd card ou uma pen e que possibilite ouvir mp3 no rádio que é todo xpto mas não lê mp3...não é do tempo

                                        O xcarlink liga-se ao local de um cd changer de um qualquer rádio, e depois comanda-se (com o BT até atendo e desligo com os botões do rádio do cd changer) por este.
                                        Ele lê mp3 e não precisa de um leitor. Para tal basta ligar uma pen à respectiva entrada USB

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ia-te sugerir o uso de silicone para "colar" a face plate. Era mais seguro que essa massa UHU e poderias no futuro voltar a descolar facilmente. A repensar..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece ter ficado porreiro!

                                            Comentário


                                              #23
                                              @JTS: tens mensagem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, pare retirar o connect nav existe uma ferramenta própria, em forma de n. É vendida aos pares e existe no eBay.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  [23/07/2009]

                                                  Apesar de ser de madrugada, já é o dia 3 deste DIY. Já fui adiantando muita coisa e já planeei bem o que quero fazer. No entanto ainda tenho pelo menos um par de obstáculos.


                                                  Decidi que queria pôr os "plugs" aqui. É um sitio muito pouco usado e é perfeito para ter um telemóvel, um leitor de mp3 ou uma pen USB, não ocupando assim os espaços úteis do dia-a-dia como o espaço debaixo da consola central.


                                                  Tira-se a tampinha que dá acesso aos parafusos...


                                                  E depois os ditos parafusos. O efeito final é mais ou menos este.

                                                  Ora, mesmo depois disto feito, o plano continua a não ser uma coisa simples de executar por uma série de razões.

                                                  Primeiro vou ter que passar um cabo por todo o túnel central. Mas isso nem é o pior (se bem que ainda não tou a ver como é que vou puxar cabo da consola para o túnel).

                                                  Mas o pior mesmo é que vocês já viram que na base onde se aperta o apoio é tudo em metal, e o mesmo se passa no apoio em si...





                                                  Ora isto trava-me as ideias de ter o cabo a passar directamente pelo interior do apoio

                                                  E agora, vou andar a furar o túnel central e ainda o braço pela parte vísivel? Não me parece uma grande solução...

                                                  Possivelmente terei que recuar nesta minha vontade e pôr mesmo os plugs debaixo da consola...

                                                  Entretanto, sobram outras duas coisas para espalhar pelo carro: o ecrã e os microfones.

                                                  O ecrã é a parte fácil: já sei onde o quero e só por acaso é que vai precisar de um pequeno furinho, 200% escondido e irrelevante

                                                  Quero-o no tablier, cerca de 1cm depois do difusor central, com o cabo a vir precisamente desse difusor.


                                                  Para tal, tive que fazer o difusor saltar também...


                                                  O tal furinho seria aqui dentro, apenas para passar cabo para baixo, nada de especial. Já tem 2 furos precisamente para os parafusos de fixação.

                                                  Essa parte é simples e straight-forward...

                                                  Agora só me está é já a doer a cabeça de imaginar como raio é que vou fazer o microfone chegar aqui...


                                                  ...


                                                  Se bem que já sei como aceder ao sítio... O pior é o caminho!

                                                  Bem, vou deixar uma foto do estado geral das coisas e dormir um pouco. Até à próxima!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                    Ia-te sugerir o uso de silicone para "colar" a face plate. Era mais seguro que essa massa UHU e poderias no futuro voltar a descolar facilmente. A repensar..
                                                    Vou levar a sugestão em conta! De facto quando tive no AKI pensei na cola de silicone, mas não tinha a certeza sobre as suas propriedades. Quando se proporcionar eventualmente um dia tirarei de novo aparelho e faço então um serviço mais "definitivo" com isso
                                                    Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                    @JTS: tens mensagem.
                                                    Thanks

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No prob. ;)

                                                      Em relação ao micro, não é necessário desfardares o tecto. Só tens que ter cabo suficiente para o fazer subir pelo pilar A e depois com um tirante (um arame, p.e.) puxa-lo desde o pilar até à luz interior do tecto. Nessa luz existe uma pequenina grelha, como se vê nas imagens - é uma entrada para um sensor de temperatura. Ora, como está aberta, o micro podia ficar aí dentro. É só uma ideia...

                                                      Vou continuar a acompanhar esta "campanha". Boa sorte!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        [23/07/2009]

                                                        Continua a odisseia de descarnar a viatura


                                                        Saiu aquela protecção central, o que me permite o acesso a cabos que venham da consola e assim direccioná-los para o tunel!


                                                        Saiu também o revestimento do pilar, para assim poder passar o fio do mic até ao tecto!


                                                        Já agora uma pergunta: não era suposto ter lá dentro algo que se parecesse com um airbag? É que não vejo nada para além de chapa e um tubo de borracha!


                                                        Isto não parece, mas é o porta-luvas foi importante retirá-lo para passar o mesmo fio do mic da consola até ao pilar.

                                                        Entretanto, abandonei a ideia de usar uma das caixas do tecto e já encontrei a solução que me parece a ideal para colocar esse mesmo microfone! Pelo menos em termos de trabalho/beneficio.

                                                        Simplesmente usei o clip fornecido e prendi-o directamente ao forro do tecto, junto do retrovisor. Dessa maneira para além de ficar discreto, também me é extremamente simples colocar todo o fio dentro do forro.


                                                        Aqui está ele!


                                                        Nada de fio à vista.


                                                        Já a cair pelo pilar.


                                                        E facilmente chegou ao porta-luvas

                                                        Já agora, como fica o micro do ponto de vista do habitáculo:


                                                        Não se nota quase nada

                                                        E agora vou voltar ao trabalho, que já cá tenho o berbequim

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                          [23/07/2009]Já agora uma pergunta: não era suposto ter lá dentro algo que se parecesse com um airbag? É que não vejo nada para além de chapa e um tubo de borracha!
                                                          Não amigo, por "experiência própria" sei que daí não saem airbags. Saem do tecto, desde o pilar A até trás, daí ser uma boa aposta não mexer nele!

                                                          Bom trabalho!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                                            Não amigo, por "experiência própria" sei que daí não saem airbags. Saem do tecto, desde o pilar A até trás, daí ser uma boa aposta não mexer nele!

                                                            Bom trabalho!
                                                            Exacto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X