Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oleo - da teoria à utilização

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Oleo - da teoria à utilização

    Boas pessoal

    Enquanto vageava na net, vi isto e decidi pedir a opinião quanto à credibilidade do raciocinio


    "
    ___________________________
    O oleo para motores vem da primeira fase de refinação do petróleo... e este é o oleo natural... a este podem se juntar aditivos e passa a ser o chamado semi-sintético... e depois temos os sinteticos que são produzidos em laboratórios com as melhores propriedades possiveis para os determinados motores... assim, conclui se facilmente que o melhor oleo é o sintético.

    E esta feita uma escolha.


    Depois a 2ª escolha a fazer e não mais importante é o oleo em si...
    1º Marca
    2º Referencia por exemplo 10W40. Sendo o numero a esquerda do W o nosso x e o numero a direita do W o nosso y ficamos com xWy.

    Quando se escolhe um oleo, temos que ter em conta 4 itens! A origem, onde ja vimos que o sintéticos são os melhores, os aditivos que esse oleo levou, que são indicados pelos fabricantes, a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a viscosidade desse oleo segundo uma temperatura padrão que é 100ºC.

    Assim sendo, o nosso X do xWy indica a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a sua viscosidade que estão tabeladas segundo a tabela SAE J300 Sep80.

    Assim, um oleo 0Wy tem uma viscosidade 3250cP a -30ºC... assim sendo, cá em Portugal, é a pior escolhe que se pode fazer para meter num carro. Porque? Porque 1º é o mais caro, 2º porque não precisamos de um oleo capaz de funcionar a temperaturas de -30ºC porque felizmente não temos disso cá em Portugal e 3º porque embora possa trabalhar a -30ºC o que é certo é que a essa temperatura o oleo é pouco viscoso e com o aumento da viscosidade o oleo tente a ser menos viscoso ainda.

    Um oleo 5Wy tem uma viscosidade 3500cP a -25ºC....
    Um oleo 10Wy tem uma viscosidade 3500cP a -20ºC...
    Um oleo 15Wy tem uma viscosidade 3500cP a -15ºC...
    Um oleo 20Wy tem uma viscosidade 4500cP a -10ºC...
    Um oleo 25Wy tem uma viscosidade 6000cP a -5ºC...

    Quanto mais viscoso for o oleo melhor... assim sendo um 25Wy é o melhor oleo! Sem duvida, no entanto sabemos que so pode funcionar a -5ºC... o que no inverno em alguns locais mesmo cá em Portugal e à noite temos temperaturas dessas...

    Assim o 20Wy é a escolha certa! Porque? 1º é mais barato, 2º é bastante viscoso e 3º pode funcionar a -10ºC o que é raro encontrar em Portugal.

    O meu conselho é no inverno usem o 20Wy ou o 15Wy dependendo das temperaturas mínimas do sitio onde o carro vai andar... e no verão usem o 25Wy... assim poupam uns euros no oleo e tem sempre o oleo mais viscoso possível no carro.



    Da nossa formula xWy o y como já disse indica a viscosidade do oleo a 100ºC... assim sendo:

    Um oleo xW20 tem uma viscosidade entre os 5.6 e os 9.3 cSt a 100ºC
    Um oleo xW30 tem uma viscosidade entre os 9.3 e os 12.5cSt a 100ºC
    Um oleo xW40 tem uma viscosidade entre os 12.5 e os 16.3 cSt a 100ºC
    Um oleo xW50 tem uma viscosidade entre os 16.3 e os 21.9 cSt a 100ºC

    Como ja se sabe quanto mais viscoso o oleo for melhor... então a melhor escolha é sem duvida o xW50 pois é o mais viscoso a 100ºC...


    Em resumo a escolha certa para o verão será um oleo 25W50 e para o inverno o 20W50 ou o 15W50 dependendo das zonas geograficas de funcionamento do motor...


    Agora dizem vocês... ah e tal a marca do meu carro aconselha um 0W40 ou um 0W50 ou um 5W50 etc.... e eu digo, aconselham e bem... e se eu fosse eles não aconselhava o 20W50 como fiz mas sim o 0W50... e porque? Vocês acham que os fabricantes do motor sabem se o motor vai andar em Portugal ou na Noruega? Não pois não... então jogando pelo seguro dizem que devem usar o 0Wy ou o 5Wy.... porque assim garante que o motor vai ter sempre um oleo capaz para iniciar o arranque a frio seja onde for que esteja o motor...



    A ultima escolha é a marca... ja obtamos por um sintético, como estamos no verão vamos meter um 25W50... agora falta a marca... e ai so importa os aditivos... há que pesquisar marca a marca e saber que aditivos é que la tem dentro e o que é que cada um faz...

    Dizer que o Castrol ou o Shell é melhor ou pior que outro qualquer não chega... convem que justifiquem as respostas... e a justificação de dizerem que o Oleo A faz mais quilómetros que o oleo B não é justificação... pois o numero de quilómetros que o oleo faz depende de muita coisa..."


    Digo isto porque tenho um corsa 1.3 CDTI e na segunda fui mudar o oleo a uma posto de abastecimento que faz alguns serviços de mecanica e colocaram-me um total quartz 5000. Eu sei que foi uma má escolha e que daqui a 5000 km ele vai saltar fora para meter um oleo decente e com uma viscosidade mais baixa. Mas até que ponto é que o raciocínio que transcrevi acima esta correcto?

    #2
    Se levou o Total Quartz 5000, está-se a falar de um 15W40.

    Mas para ti qual a viscosidade que achas indicada?

    Quanto à marca produzir um carro/motor e não saber para que destino do mundo poderá ser usado e por aí não ter referências a nivel de viscosidade, não estou totalmente de acordo.

    Se vires no manual de instruções, verás que tens várias viscosidades indicadas, dependendo do tipo de clima em que o carro possa circular.

    As próprias marcas, não recomendam para o mesmo motor a mesma viscosidade caso o carro seja usado na Europa ou em Africa.
    Editado pela última vez por nto; 06 August 2009, 22:58.

    Comentário


      #3
      Ora bem...Já houve uma série de engenheiros que fizeram essas contas por nós, e para cada carro existe um oleo de referência.

      Basta seguir o que está no manual do carro, logo não se inventa, não se estraga

      Comentário


        #4
        Ora bem...Já houve uma série de engenheiros que fizeram essas contas por nós, e para cada carro existe um oleo de referência.

        Basta seguir o que está no manual do carro, logo não se inventa, não se estraga
        Está tudo dito...com o óleo que é de extrema importância para o bom funcionamento do motor, não se inventa...segue-se o manual que vem com o carro e o resto é conversa.Andam eles a pagar engenheiros e a fazer testes para quê?

        Comentário


          #5
          O corsa pode beber o 10W40 no máximo acho eu, e depois é por ai abaixo ate aos 0W.

          Sendo o quartz 5000 um oleo 15w40, acham que me vai criar grandes complicações so por causa destes 5000 km ???

          Mas depois temos a outra face da moeda, o corsa já tem 115 mil km, logo conta-se com minimas folgas à partida. Mas não sei até que ponto isto é relevante.

          Já agora, até que ponto irá adiantar eu ir ao posto de abastecimento/oficina e reclamar por não terem posto o oleo recomendado?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Laplink Ver Post
            O corsa pode beber o 10W40 no máximo acho eu, e depois é por ai abaixo ate aos 0W.

            Sendo o quartz 5000 um oleo 15w40, acham que me vai criar grandes complicações so por causa destes 5000 km ???

            Mas depois temos a outra face da moeda, o corsa já tem 115 mil km, logo conta-se com minimas folgas à partida. Mas não sei até que ponto isto é relevante.

            Já agora, até que ponto irá adiantar eu ir ao posto de abastecimento/oficina e reclamar por não terem posto o oleo recomendado?
            Podem não ter posto por uma infinidade de motivos. Devias ter sabido disso na altura.

            Comentário


              #7
              mas a questão de ir reclamar nem é assim tão imponente.

              Eu queria saber era se nestes 5000 km que vou fazer com o óleo, ele me vai criar problemas por ser um pouco afastado daquele que o fabricante indica?

              Comentário


                #8
                Já por causa disso, o óleo levo eu.
                Acho que podes e deves reclamar. Existe um óleo indicado para o motor, logo não se mete lá qualquer coisa.

                Se o teu sangue é A+, não se mete RH- porque ''sangue'' é ''sangue'' e daqui a 5 dias é para tirar fora
                Não se estou a fazer muito sentido, mas a ideia é esta.
                Garante que o oleo é o indicado, se não é... fizeram um erro e fora com ele.

                Comentário


                  #9
                  eu gostava de ver o autor do topico a exprimentar a sua teoria lololol

                  é que qualquer carro serve!

                  conheço um caso engraçado de um senhor mt falador e muito conhecedor que insistiu que ia por 20w50 (o oleo mais barato na loja) no Ka da filha.
                  certo é que passado 2000km estava lá pra trocar as touches todas, bomba de oleo e pra fazer uma serie de testes pra saber se havia mais estragos.

                  simpatico, no minimo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    eu gostava de ver o autor do topico a exprimentar a sua teoria lololol

                    é que qualquer carro serve!

                    conheço um caso engraçado de um senhor mt falador e muito conhecedor que insistiu que ia por 20w50 (o oleo mais barato na loja) no Ka da filha.
                    certo é que passado 2000km estava lá pra trocar as touches todas, bomba de oleo e pra fazer uma serie de testes pra saber se havia mais estragos.

                    simpatico, no minimo
                    Já somos dois .

                    Um 1.3 CDTi a funcionar com 15W ou 20W devia ser bonito..nem quero imaginar o 25W!

                    Os motores são desenvolvidos para tolerâncias em que só um óleo 5W ou 0W é capaz de passar lá e lubrificar convenientemente. Andar com um óleo mais grosso é o mesmo que não ter óleo nenhum.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                      eu gostava de ver o autor do topico a exprimentar a sua teoria lololol

                      é que qualquer carro serve!

                      conheço um caso engraçado de um senhor mt falador e muito conhecedor que insistiu que ia por 20w50 (o oleo mais barato na loja) no Ka da filha.
                      certo é que passado 2000km estava lá pra trocar as touches todas, bomba de oleo e pra fazer uma serie de testes pra saber se havia mais estragos.

                      simpatico, no minimo

                      E claro que culparam logo o óleo, nem pensaram que o mais certo é o Ka pedir óleos dentro dessas características dado ser um motor antiquado...

                      Assim nascem os mitos urbanos.


                      Quanto à questão central do tópico, se há algo complicado, dúbio, aldrabado pelos fabricantes... ...é exactamente o óleo de motores.

                      O que foi dito na relação viscosidade/temperatura está correcto, mas quando o fabricante coloca outras especificações como requisitos, é essas que interessam.

                      Exemplificando:

                      O meu civic de 96 tem no manual o esquema SAE de temperatura e menciona a norma mínima que o carro pode levar (API SF).
                      Nesta perspectiva, um simples Castrol mineral 20w50 (ou 15w40) com especificação API SL não só cumpre como excede as necessidades de lubrificação do motor.

                      Já o 1.9 TDI que tenho é substancialmente mais exigente no óleo. Não só é uma norma menos utilizada (VW 506.01), como com indices de viscosidade inferiores (5w30). Logo, é esse o óleo que ela leva.

                      Ou seja, a regra é cumprir aquilo que o fabricante do motor exige.

                      Claro que os fabricantes de óleo aproveitam-se do desconhecimento generalizado para vender o seu peixe e as suas ideias.

                      Em qualquer das marcas reputadas (Castrol, Shell, Mobil, etc) se agarrarmos na embalagem do óleo mais barato diz coisas como "excelente protecção para todos os motores, incluindo turbo ; protecção do motor a frio, etc".
                      Depois subimos para o semi-sintético e vem a mesma conversa, adicionando um argumento dúbio qualquer para justificar custar mais do dobro.
                      Na embalagem do topo de gama (sintético), só falta dizer que rejuvenesce o motor !

                      Ou seja, esta indústria coloca-nos na cabeça a ideia de que se não utilizarmos o melhor óleo do mundo, estamos a estragar o motor !!!

                      No entanto, se fizerem o exercício que eu fiz, verão que o semi sintético da Castrol não só tem a mesma classificação API do mineral (API SL), como na ficha técnica as diferenças são ridículas.
                      No entanto, um custa mais do dobro do outro.

                      Depois, ocasionalmente aparece um teste independente que desmascara muitos destes mitos.

                      No mundo das motas, companhias que afirmavam a pés juntos que o óleo deles era especial por ser para motas (mas sem especificar exactamente o porquê) ficaram caladinhas quando um teste independente mostrou que se comportavam muito pior do que a maioria dos óleos pensados para automóveis.
                      Mas esta indústria sobrevive há anos, apesar das mentiras.


                      Para mim, a selecção do óleo é extremamente simples:

                      1º - Norma exigida pelo fabricante do motor (API, VW, MB, etc);

                      2º - Viscosidade (deverá estar dentro dos parâmetros exigidos pelo fabricante do motor);

                      3º - Marca. Tenho mais confiança numa marca conhecida do que numa marca branca, embora (se não houver aldrabice) um óleo VW 507.00 5w30 seja indiferente a sua origem, ou seja, pode variar no tipo de aditivos que tem, mas tem de ter os básicos para poder obedecer à norma.


                      Depois cada um pode fazer o que quiser, e pode colocar um óleo topo de gama num carro com 20 anos e 300.000 kms, em que a maioria sai queimada pelo escape. A parte psicológica também conta.

                      Mas a escolha do óleo é das coisas mais simples de se fazer, porque o fabricante pede normas. É a isso que se tem de obedecer.

                      Se pedir marcas, é porque existem acordos comerciais.

                      As normas é que mandam !
                      Editado pela última vez por rca33; 07 August 2009, 11:28.

                      Comentário


                        #12
                        Boas, concordo em parte com o rca33.

                        Quanto ao meu assunto em concreto, o total Quartz 5000 15W40 já saltou fora e agora o CDTI conta com o Quartz 9000 5W40 este já com a norma ACEA B4, um óleo totalmente sintético que dá para fazer 15000 km. Foi reclamar e só tive de pagar a diferença.

                        Agora é ver como se comporta...

                        Que dizem deste quartz 9000 para o corsa?
                        Editado pela última vez por Laplink; 07 August 2009, 11:49.

                        Comentário


                          #13
                          Vai ver ao manual as especificações que o fabricante pede.

                          Se forem essas, está tudo óptimo.

                          Comentário


                            #14
                            A titulo de curiosidade, quais são as marcas de óleo mais cotadas a nível internacional?

                            Comentário


                              #15
                              O óleo é igual ?

                              Eu meto BP Visco 7000 que é um 5W40 full Sintetic. Desde que o carro teve aquele "azar" o óleo está constantemente escuro. Ou melhor, quando entrou na "tal" oficina, o óleo era sempre muito clarinho, tão clarinho e transparente que parecia àgua.

                              Invariavelmente, leva acrescentos para por ao nível. Agora já não tanto, antes é que como andava sempre muito quente, literalmente, o óleo evaporava e saia pelo respiro.

                              Para poupar uns centavos, tenho comprado no supermercado bidons de 4 litros. É um facto, que parece-me que o óleo é mais grosso e tem uma cor mais escura, tipo mel.

                              A minha duvida é se o óleo vendido num posto da BP é diferente do que é vendido no supermercado. Pelo menos as embalagens são iguais em tudo, mas será que o conteúdo não é exactamente o que é anunciado no rotulo da embalagem ?

                              Comentário


                                #16
                                Até fico parvo como foram capazes de meter um 15w no 1.3 cdti..santa ignorância.

                                rca33, nem tudo marketing. Podem usá-lo, como o fazem, mas de facto existem diferenças entre os óleos.

                                Comentário


                                  #17
                                  O conteúdo da embalagem é exactamente o mesmo.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Realmente foi santa ignorância, mas é coisa para nunca mais confiar em mecânicos.

                                    Quanto aos requisitos, o corsa pode "beber" para além da qualidade GM, o ACEA A3/B4 e em viscosidade td o que seja 5 W e 0W. Também pode levar com um 10W, mas eu prefiro ficar no meio termo e ficar pelo 5W40.

                                    Que me dizem em concreto do Total Quartz 9000 5W40?

                                    Comentário


                                      #19
                                      E claro que culparam logo o óleo, nem pensaram que o mais certo é o Ka pedir óleos dentro dessas características dado ser um motor antiquado...

                                      Assim nascem os mitos urbanos.
                                      exactamente RCA33.

                                      a ford, essa cambada d otarios, recomenda 5w30. o motor não tem nada de antiquado, apesar do bloco ser antigo (consegues perceber a diferença?)

                                      um conhecimento muito basico do principio de funcionamento dum motor (circuito de oleo) e outro conhecimento muito basico sobre o principio de funcionamento de touches hidraulicas chega para se perceber porque é que os oleos teem tanta influencia no funcionamento dos motores.

                                      em ultimo caso, pega em 2 seringas, numa mete agua e noutra mete ketchup. qual será mais dificil de fazer passar? hmmmmm....
                                      e agora para perceberes como é com o motor do Ka em particular, compara agua com pasta de cimento.

                                      por falar em mitos, dizes e muito bem que é preciso é cumprir a norma do fabricante.
                                      por acaso tens a minima noção do que é que as normas dizem?
                                      tens noção que os diversos "1.9TDI" levam MESMO oleos muito diferentes? e que se te enganares no tipo de oleo num, não acontece nada...e se te enganares noutro, ficas logo a pé? são todos 1.9TDI da VW, e grande parte deles "exige" especificações VW.

                                      mitos? só os teus.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tem que se ir sempre ao manual ver que utilizaçao de oleo deve levar o carro em questao.

                                        Tem que levar o que o motor foi projectado para andar e mais nada.

                                        eu ando a 15W50, nao covem andar a viscosidade mais baixa para o meu caso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          exactamente RCA33.

                                          a ford, essa cambada d otarios, recomenda 5w30. o motor não tem nada de antiquado, apesar do bloco ser antigo (consegues perceber a diferença?)

                                          um conhecimento muito basico do principio de funcionamento dum motor (circuito de oleo) e outro conhecimento muito basico sobre o principio de funcionamento de touches hidraulicas chega para se perceber porque é que os oleos teem tanta influencia no funcionamento dos motores.

                                          em ultimo caso, pega em 2 seringas, numa mete agua e noutra mete ketchup. qual será mais dificil de fazer passar? hmmmmm....
                                          e agora para perceberes como é com o motor do Ka em particular, compara agua com pasta de cimento.

                                          por falar em mitos, dizes e muito bem que é preciso é cumprir a norma do fabricante.
                                          por acaso tens a minima noção do que é que as normas dizem?
                                          tens noção que os diversos "1.9TDI" levam MESMO oleos muito diferentes? e que se te enganares no tipo de oleo num, não acontece nada...e se te enganares noutro, ficas logo a pé? são todos 1.9TDI da VW, e grande parte deles "exige" especificações VW.

                                          mitos? só os teus.

                                          Por acaso pensei que falasses do primeiro Ka.

                                          Em todo o caso, essa história está mal contada !!

                                          Apesar de eu defender sempre seguir as recomendações do fabricante, nunca o colocar um 20w50 nesse motor faria um estrago desses em tão pouco tempo.

                                          Essa analogia da seringa com o ketchup e àgua seria boa se a diferença de viscosidade se assemelhasse à comparação que fizeste, o que não é de todo verdade !!!

                                          Se estudares um bocadinho sobre como funcionam as viscosidades em função da temperatura verias que o que estás a dizer está muito mal justificado.

                                          Um óleo 5w30 comporta-se como um óleo "5" a temperaturas de 30 graus negativos !

                                          A menos que esse Ka tenha andado no pólo norte, algo mais falhou aí para além de um óleo incorrecto, embora acredite que possa ter contribuido.

                                          Problemas de válvulas em alguns motores da ford não são inéditos.

                                          Aconselho-te a seguinte leitura:

                                          Car Bibles : The Engine Oil Bible


                                          Edit: Já agora partilho outra coisa. Um familiar muito próximo meu trabalhou numa oficina em que o dono era tudo menos honesto. Facturava ao cliente óleo sintético, e metia óleo mineral nos carros !!!
                                          Na prática, tudo quanto era carro (fosse antigo ou recente, a gasolina ou turbo diesel) levava óleo mineral (ou seja, com viscosidades muito elevadas) e o facto é que nunca nenhum gripou. E não falamos de 10 ou 20 carros. Não acredito que lhes tenha dado saúde, mas parar nunca nenhum parou.

                                          Claro que um indivíduo que faz isto devia levar uma tareia, mas dá para ter uma noção do que os motores permitem em termos asneiras de óleo.
                                          Editado pela última vez por rca33; 08 August 2009, 09:52.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E vocês a dar-lhe..

                                            Os motores actualmente têm tolerâncias, isto é, determinadas folgas que só um óleo fino consegue lá penetrar (é mesmo o termo correcto) e lubrificar convenientemente.

                                            Continuem lá com as terorias (que por sinal, há muitas) de que o 20w é que é e depois postem os resultados.

                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu D4D pode levar desde 0w40, 5w30 até 20w50 mas obviamente que não é a temperatura que está em causa aqui, tem a ver com as folgas do motor, arranque a frio, lubrificação correcta de todos os componentes, etc. Consoante a quilometragem e consumo de óleo, vai-se aumentando a viscosidade do óleo se necessário mas o ideal é colocar sempre o óleo mais fino possível desde que o motor "nasce" para uma correcta lubrificação dos componentes e para que não se forme a típica "borra" que os óleos minerais produzem.

                                              Metam um 20w50 num motor 0 km, mesmo cumprindo as normas do fabricante e depois venham falar comigo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                E vocês a dar-lhe..

                                                Os motores actualmente têm tolerâncias, isto é, determinadas folgas que só um óleo fino consegue lá penetrar (é mesmo o termo correcto) e lubrificar convenientemente.

                                                Continuem lá com as terorias (que por sinal, há muitas) de que o 20w é que é e depois postem os resultados.

                                                Cumprimentos.
                                                Penso que ninguém defendeu a utilização de um óleo diferente do recomendado pelo fabricante, a não ser o post inicial, com o qual eu não concordo.

                                                Se o fabricante pede um 5w30 e tu lhe metes um 20w50 estás a fazer mal, e com o tempo terás um desgaste superior que vai levar a problemas. Penso que ninguém contesta isso.
                                                Agora, essa do gripar ao fim de 2000 km é que é exagerado, ou seja, o problema pode ter sido até apressado pela utilização do óleo incorrecto, mas não causado unicamente por isso.

                                                Se fosse assim, aquela oficina que mencionei (e muitas outras) tinham filas de carros gripados à porta.
                                                Se é mau meter um oleo mineral num carro atmosférico que pede um 5w30 (que já é terreno dos 100% sintéticos), imagina num turbo-diesel, com as pressões de turbo, de injectores e afins.

                                                Nós aqui somos todos apaixonados por automóveis e lemos os manuais, fazendo questão de cumprir o que o fabricante manda.

                                                Mas a esmagadora maioria das oficinas independentes do país, compra óleo em bidons de "x" litros e não têm um óleo específico para cada motor (como deviam).
                                                Aquilo é um óleo dá para todos.
                                                E não se ouve falar de motores gripados assim tanto.

                                                (apesar de eu nunca aceitar uma situação dessas para um carro meu)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma pergunta na minha clio 1.5dci o oleo posto foi um 5w50 sintético long life, mas o ke ela sempre levou foi o 10w40. vira trazer problemas por mudar o tipo de oleo ??
                                                  na proxima revisao ja leva o 5w40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                                                    Uma pergunta na minha clio 1.5dci o oleo posto foi um 5w50 sintético long life, mas o ke ela sempre levou foi o 10w40. vira trazer problemas por mudar o tipo de oleo ??
                                                    na proxima revisao ja leva o 5w40.
                                                    Tens aí 3 medidas diferentes de viscosidade...

                                                    Em todo o caso, procura no manual qual a viscosidade e a norma (isto é muito importante) exigida. Se estiver dentro desses valores, não tens problemas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      XD ninguem me responde.

                                                      Digam lá a vossa justiça sobre o Total quartz 9000 5W40 para o 1.3 CDTI ...

                                                      e já agora, este óleo que meti compre a norma ACEA B4, a norma opcional para usar no corsa quando não existe as normas GM. No manual de revisões se não me engano ( tenho de confirmar ) diz que com esta norma posso fazer 30 000 km, MAS porém na oficina a quando do preenchimento daquele ticket para pendurar na manete do pisca meteram lá a próxima muda daqui a 15 000 km. Estão a querer meter dinheiro ao bolso ?
                                                      Editado pela última vez por Laplink; 08 August 2009, 13:58.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        rca33,

                                                        Não é uma questão de seguir religiosamente o manual, eu não tenho palas no olhos nem sou fanático pelo que dizem as marcas.

                                                        O que vem no manual, por norma, é sempre uma garantia de que pelo menos com aquilo que ali está não são causados danos devido a uma lubrificação insuficiente. Se percebesses de mecânica a fundo nem estarias com dúvidas relativamente a esta questão.

                                                        Tudo o que o elise lotus disse está 100% correcto e acredito que, fruto de um utilização banal por pessoas que não tem conhecimentos mecânicos, um óleo mineral tenha causados estragos (uns reparáveis, outros não) em muito pouco tempo.

                                                        Para deixar um exemplo, as touches dos motores actuais têm orificios mais pequenos que a ponta de uma agulha e o óleo tem de passar lá sobre pressão, a frio. Acho que por aí já dá para ter uma ideia.

                                                        Cumprimentos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Laplink Ver Post
                                                          XD ninguem me responde.

                                                          Digam lá a vossa justiça sobre o Total quartz 9000 5W40 para o 1.3 CDTI ...
                                                          Não te preocupes quanto a esse óleo da Total, estás perante um dos melhores óleos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Laplink Ver Post
                                                            XD ninguem me responde.

                                                            Digam lá a vossa justiça sobre o Total quartz 9000 5W40 para o 1.3 CDTI ...
                                                            Se visses o manual do carro tinhas a resposta mais exacta.
                                                            Assim, para quem não o tem, tem de procurar referências menos concretas.

                                                            Em termos de viscosidade, segundo o site da BP Lubrificantes, essa viscosidade seria uma das possíveis (dizem 0w40 recomendado e 5w40 alternativo).

                                                            Mas a norma do óleo é mais complicado de perceber pelo site da BP.

                                                            Daí a preferência pelo que o manual diz.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X