Boas pessoal
Enquanto vageava na net, vi isto e decidi pedir a opinião quanto à credibilidade do raciocinio
"
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O oleo para motores vem da primeira fase de refinação do petróleo... e este é o oleo natural... a este podem se juntar aditivos e passa a ser o chamado semi-sintético... e depois temos os sinteticos que são produzidos em laboratórios com as melhores propriedades possiveis para os determinados motores... assim, conclui se facilmente que o melhor oleo é o sintético.
E esta feita uma escolha.
Depois a 2ª escolha a fazer e não mais importante é o oleo em si...
1º Marca
2º Referencia por exemplo 10W40. Sendo o numero a esquerda do W o nosso x e o numero a direita do W o nosso y ficamos com xWy.
Quando se escolhe um oleo, temos que ter em conta 4 itens! A origem, onde ja vimos que o sintéticos são os melhores, os aditivos que esse oleo levou, que são indicados pelos fabricantes, a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a viscosidade desse oleo segundo uma temperatura padrão que é 100ºC.
Assim sendo, o nosso X do xWy indica a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a sua viscosidade que estão tabeladas segundo a tabela SAE J300 Sep80.
Assim, um oleo 0Wy tem uma viscosidade 3250cP a -30ºC... assim sendo, cá em Portugal, é a pior escolhe que se pode fazer para meter num carro. Porque? Porque 1º é o mais caro, 2º porque não precisamos de um oleo capaz de funcionar a temperaturas de -30ºC porque felizmente não temos disso cá em Portugal e 3º porque embora possa trabalhar a -30ºC o que é certo é que a essa temperatura o oleo é pouco viscoso e com o aumento da viscosidade o oleo tente a ser menos viscoso ainda.
Um oleo 5Wy tem uma viscosidade 3500cP a -25ºC....
Um oleo 10Wy tem uma viscosidade 3500cP a -20ºC...
Um oleo 15Wy tem uma viscosidade 3500cP a -15ºC...
Um oleo 20Wy tem uma viscosidade 4500cP a -10ºC...
Um oleo 25Wy tem uma viscosidade 6000cP a -5ºC...
Quanto mais viscoso for o oleo melhor... assim sendo um 25Wy é o melhor oleo! Sem duvida, no entanto sabemos que so pode funcionar a -5ºC... o que no inverno em alguns locais mesmo cá em Portugal e à noite temos temperaturas dessas...
Assim o 20Wy é a escolha certa! Porque? 1º é mais barato, 2º é bastante viscoso e 3º pode funcionar a -10ºC o que é raro encontrar em Portugal.
O meu conselho é no inverno usem o 20Wy ou o 15Wy dependendo das temperaturas mínimas do sitio onde o carro vai andar... e no verão usem o 25Wy... assim poupam uns euros no oleo e tem sempre o oleo mais viscoso possível no carro.
Da nossa formula xWy o y como já disse indica a viscosidade do oleo a 100ºC... assim sendo:
Um oleo xW20 tem uma viscosidade entre os 5.6 e os 9.3 cSt a 100ºC
Um oleo xW30 tem uma viscosidade entre os 9.3 e os 12.5cSt a 100ºC
Um oleo xW40 tem uma viscosidade entre os 12.5 e os 16.3 cSt a 100ºC
Um oleo xW50 tem uma viscosidade entre os 16.3 e os 21.9 cSt a 100ºC
Como ja se sabe quanto mais viscoso o oleo for melhor... então a melhor escolha é sem duvida o xW50 pois é o mais viscoso a 100ºC...
Em resumo a escolha certa para o verão será um oleo 25W50 e para o inverno o 20W50 ou o 15W50 dependendo das zonas geograficas de funcionamento do motor...
Agora dizem vocês... ah e tal a marca do meu carro aconselha um 0W40 ou um 0W50 ou um 5W50 etc.... e eu digo, aconselham e bem... e se eu fosse eles não aconselhava o 20W50 como fiz mas sim o 0W50... e porque? Vocês acham que os fabricantes do motor sabem se o motor vai andar em Portugal ou na Noruega? Não pois não... então jogando pelo seguro dizem que devem usar o 0Wy ou o 5Wy.... porque assim garante que o motor vai ter sempre um oleo capaz para iniciar o arranque a frio seja onde for que esteja o motor...
A ultima escolha é a marca... ja obtamos por um sintético, como estamos no verão vamos meter um 25W50... agora falta a marca... e ai so importa os aditivos... há que pesquisar marca a marca e saber que aditivos é que la tem dentro e o que é que cada um faz...
Dizer que o Castrol ou o Shell é melhor ou pior que outro qualquer não chega... convem que justifiquem as respostas... e a justificação de dizerem que o Oleo A faz mais quilómetros que o oleo B não é justificação... pois o numero de quilómetros que o oleo faz depende de muita coisa..."
Digo isto porque tenho um corsa 1.3 CDTI e na segunda fui mudar o oleo a uma posto de abastecimento que faz alguns serviços de mecanica e colocaram-me um total quartz 5000. Eu sei que foi uma má escolha e que daqui a 5000 km ele vai saltar fora para meter um oleo decente e com uma viscosidade mais baixa. Mas até que ponto é que o raciocínio que transcrevi acima esta correcto?
Enquanto vageava na net, vi isto e decidi pedir a opinião quanto à credibilidade do raciocinio
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O oleo para motores vem da primeira fase de refinação do petróleo... e este é o oleo natural... a este podem se juntar aditivos e passa a ser o chamado semi-sintético... e depois temos os sinteticos que são produzidos em laboratórios com as melhores propriedades possiveis para os determinados motores... assim, conclui se facilmente que o melhor oleo é o sintético.
E esta feita uma escolha.
Depois a 2ª escolha a fazer e não mais importante é o oleo em si...
1º Marca
2º Referencia por exemplo 10W40. Sendo o numero a esquerda do W o nosso x e o numero a direita do W o nosso y ficamos com xWy.
Quando se escolhe um oleo, temos que ter em conta 4 itens! A origem, onde ja vimos que o sintéticos são os melhores, os aditivos que esse oleo levou, que são indicados pelos fabricantes, a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a viscosidade desse oleo segundo uma temperatura padrão que é 100ºC.
Assim sendo, o nosso X do xWy indica a temperatura minima a que esse oleo pode funcionar e a sua viscosidade que estão tabeladas segundo a tabela SAE J300 Sep80.
Assim, um oleo 0Wy tem uma viscosidade 3250cP a -30ºC... assim sendo, cá em Portugal, é a pior escolhe que se pode fazer para meter num carro. Porque? Porque 1º é o mais caro, 2º porque não precisamos de um oleo capaz de funcionar a temperaturas de -30ºC porque felizmente não temos disso cá em Portugal e 3º porque embora possa trabalhar a -30ºC o que é certo é que a essa temperatura o oleo é pouco viscoso e com o aumento da viscosidade o oleo tente a ser menos viscoso ainda.
Um oleo 5Wy tem uma viscosidade 3500cP a -25ºC....
Um oleo 10Wy tem uma viscosidade 3500cP a -20ºC...
Um oleo 15Wy tem uma viscosidade 3500cP a -15ºC...
Um oleo 20Wy tem uma viscosidade 4500cP a -10ºC...
Um oleo 25Wy tem uma viscosidade 6000cP a -5ºC...
Quanto mais viscoso for o oleo melhor... assim sendo um 25Wy é o melhor oleo! Sem duvida, no entanto sabemos que so pode funcionar a -5ºC... o que no inverno em alguns locais mesmo cá em Portugal e à noite temos temperaturas dessas...
Assim o 20Wy é a escolha certa! Porque? 1º é mais barato, 2º é bastante viscoso e 3º pode funcionar a -10ºC o que é raro encontrar em Portugal.
O meu conselho é no inverno usem o 20Wy ou o 15Wy dependendo das temperaturas mínimas do sitio onde o carro vai andar... e no verão usem o 25Wy... assim poupam uns euros no oleo e tem sempre o oleo mais viscoso possível no carro.
Da nossa formula xWy o y como já disse indica a viscosidade do oleo a 100ºC... assim sendo:
Um oleo xW20 tem uma viscosidade entre os 5.6 e os 9.3 cSt a 100ºC
Um oleo xW30 tem uma viscosidade entre os 9.3 e os 12.5cSt a 100ºC
Um oleo xW40 tem uma viscosidade entre os 12.5 e os 16.3 cSt a 100ºC
Um oleo xW50 tem uma viscosidade entre os 16.3 e os 21.9 cSt a 100ºC
Como ja se sabe quanto mais viscoso o oleo for melhor... então a melhor escolha é sem duvida o xW50 pois é o mais viscoso a 100ºC...
Em resumo a escolha certa para o verão será um oleo 25W50 e para o inverno o 20W50 ou o 15W50 dependendo das zonas geograficas de funcionamento do motor...
Agora dizem vocês... ah e tal a marca do meu carro aconselha um 0W40 ou um 0W50 ou um 5W50 etc.... e eu digo, aconselham e bem... e se eu fosse eles não aconselhava o 20W50 como fiz mas sim o 0W50... e porque? Vocês acham que os fabricantes do motor sabem se o motor vai andar em Portugal ou na Noruega? Não pois não... então jogando pelo seguro dizem que devem usar o 0Wy ou o 5Wy.... porque assim garante que o motor vai ter sempre um oleo capaz para iniciar o arranque a frio seja onde for que esteja o motor...
A ultima escolha é a marca... ja obtamos por um sintético, como estamos no verão vamos meter um 25W50... agora falta a marca... e ai so importa os aditivos... há que pesquisar marca a marca e saber que aditivos é que la tem dentro e o que é que cada um faz...
Dizer que o Castrol ou o Shell é melhor ou pior que outro qualquer não chega... convem que justifiquem as respostas... e a justificação de dizerem que o Oleo A faz mais quilómetros que o oleo B não é justificação... pois o numero de quilómetros que o oleo faz depende de muita coisa..."
Digo isto porque tenho um corsa 1.3 CDTI e na segunda fui mudar o oleo a uma posto de abastecimento que faz alguns serviços de mecanica e colocaram-me um total quartz 5000. Eu sei que foi uma má escolha e que daqui a 5000 km ele vai saltar fora para meter um oleo decente e com uma viscosidade mais baixa. Mas até que ponto é que o raciocínio que transcrevi acima esta correcto?
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