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Pre-catalisador

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    Pre-catalisador

    Boas a todos, ao contrário de outros foruns que conheço não encontrei o tópico de apresentações, assim sendo se houver peço ja imensa desculpa por não ter feito a minha.
    Sou proprietário de uma Mazda 6 SW Sport 136cv com electrónica que actualmente ronda os 170cv, e ha pouco tempo fui retirar o miolo do pre e do catalisador com intuito de ganhar um pouco em baixas mas principalmente numa tentativa de maior poupança do turbo. De facto ganhei um pouco em baixas mas perdi imenso em altas....muito fumo e pouco andamento, a primeira coisa que me ocorreu foi alguma falha nalgum tubo da admissão ou do IC ou até mesmo o turbo ou a válvula de pressão do turbo ter ido para azeite...mas foi tudo verificado e nada. Concluo que provavelmente está a dar-se o efeito LAG nesse primeiro pre-cat ja que ele é enorme e os gazes devem andar ali todos atrofiados e so depois começam a sair mas nunca na pressão desejada.
    Com tudo isto venho questionar sem alguem ja teve um problema idêntico e optou por substituir o "caixote" por um tubo 60 ou 55 para sair tudo directo ou se optaram por voltar a montar o pre-catalisador .

    Obrigado e cumprimentos a todos!
    Editado pela última vez por NDN; 13 August 2009, 23:51.

    #2
    Originalmente Colocado por NDN Ver Post
    Boas a todos, ao contrário de outros foruns que conheço não encontrei o tópico de apresentações, assim sendo se houver peço ja imensa desculpa por não ter feito a minha.
    Sou proprietário de uma Mazda 6 SW Sport 136cv com electrónica que actualmente ronda os 170cv, e ha pouco tempo fui retirar o miolo do pre e do catalisador com intuito de ganhar um pouco em baixas mas principalmente numa tentativa de maior poupança do turbo. De facto ganhei um pouco em baixas mas perdi imenso em altas....muito fumo e pouco andamento , a primeira coisa que me ocorreu foi alguma falha nalgum tubo da admissão ou do IC ou até mesmo o turbo ou a válvula de pressão do turbo ter ido para azeite...mas foi tudo verificado e nada. Concluo que provavelmente está a dar-se o efeito LAG nesse primeiro pre-cat ja que ele é enorme e os gazes devem andar ali todos atrofiados e so depois começam a sair mas nunca na pressão desejada.
    Com tudo isto venho questionar sem alguem ja teve um problema idêntico e optou por substituir o "caixote" por um tubo 60 ou 55 para sair tudo directo ou se optaram por voltar a montar o pre-catalisador .

    Obrigado e cumprimentos a todos
    Sê bem-vindo.

    Quanto à tua dúvida, não poderei ajudar-te muito, a não ser dizer-te que casos não tenhas lá o dito "caixote" e sim um tubo no seu lugar, aquando da inspecção terás um chumbo pela certa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Sê bem-vindo.

      Quanto à tua dúvida, não poderei ajudar-te muito, a não ser dizer-te que casos não tenhas lá o dito "caixote" e sim um tubo no seu lugar, aquando da inspecção terás um chumbo pela certa.
      Obrigado pela tua atenção, mas de facto ja tive a informar-me e o pre-cat não é obrigatório em carros a diesel, ainda assim se esse fosse o maior problema troca-lo-ia na altura de ir a inspecção.

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por NDN Ver Post
        Boas a todos, ao contrário de outros foruns que conheço não encontrei o tópico de apresentações, assim sendo se houver peço ja imensa desculpa por não ter feito a minha.
        Se andaste á procura do tópico das apresentações que de facto não existe, é porque nem te deste ao trabalho de ler as regras deste fórum.

        Como tal aconselho uma leitura atenta das mesmas.

        Bem-vindo e bons posts!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RPalma Ver Post
          Se andaste á procura do tópico das apresentações que de facto não existe, é porque nem te deste ao trabalho de ler as regras deste fórum.

          Como tal aconselho uma leitura atenta das mesmas.

          Bem-vindo e bons posts!
          De facto dei-me ao trabalho de ler as regras, mas sexta -feira à noite que foi quando fiz o registo e so hoje tive acesso à conta ,agora re-li e as minhas desculpas por essa falha e pelos visto também pelo facto de não ter colocado o post no sitio indicado.

          Obrigado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por NDN Ver Post
            Boas a todos, ao contrário de outros foruns que conheço não encontrei o tópico de apresentações, assim sendo se houver peço ja imensa desculpa por não ter feito a minha.
            Sou proprietário de uma Mazda 6 SW Sport 136cv com electrónica que actualmente ronda os 170cv, e ha pouco tempo fui retirar o miolo do pre e do catalisador com intuito de ganhar um pouco em baixas mas principalmente numa tentativa de maior poupança do turbo. De facto ganhei um pouco em baixas mas perdi imenso em altas....muito fumo e pouco andamento , a primeira coisa que me ocorreu foi alguma falha nalgum tubo da admissão ou do IC ou até mesmo o turbo ou a válvula de pressão do turbo ter ido para azeite...mas foi tudo verificado e nada. Concluo que provavelmente está a dar-se o efeito LAG nesse primeiro pre-cat ja que ele é enorme e os gazes devem andar ali todos atrofiados e so depois começam a sair mas nunca na pressão desejada.
            Com tudo isto venho questionar sem alguem ja teve um problema idêntico e optou por substituir o "caixote" por um tubo 60 ou 55 para sair tudo directo ou se optaram por voltar a montar o pre-catalisador .

            Obrigado e cumprimentos a todos
            Originalmente Colocado por NDN Ver Post
            Obrigado pela tua atenção, mas de facto ja tive a informar-me e o pre-cat não é obrigatório em carros a diesel, ainda assim se esse fosse o maior problema troca-lo-ia na altura de ir a inspecção.

            Obrigado
            Não te preocupes. Estás mais que apresentado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NDN Ver Post
              Obrigado pela tua atenção, mas de facto ja tive a informar-me e o pre-cat não é obrigatório em carros a diesel, ainda assim se esse fosse o maior problema troca-lo-ia na altura de ir a inspecção.

              Obrigado
              Mas além do pré-catalizador, também retiras-te o catalizador.

              Sinceramente não vejo o que ganhas com isso, bem pelo contrário, acabas é por fumentar ainda mais a poluição.

              Comentário


                #8
                Geralmente esse tipo de motores tem varias sondas de analise de gases ao longo do escape e mais propriamente antes e depois do catalisador.
                Alguns tem mesmo sensores de pressão absoluta do escape.

                Ao retirares os catalisadores, podes ter feito com que algum destes sensores esteja a dar informações "erradas" á centralina, causando o mau funcionamento do motor.

                Há certas coisas em que não se deve inventar e muito menos destruir pois pode sair caro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Geralmente esse tipo de motores tem varias sondas de analise de gases ao longo do escape e mais propriamente antes e depois do catalisador.
                  Alguns tem mesmo sensores de pressão absoluta do escape.

                  Ao retirares os catalisadores, podes ter feito com que algum destes sensores esteja a dar informações "erradas" á centralina, causando o mau funcionamento do motor.

                  Há certas coisas em que não se deve inventar e muito menos destruir pois pode sair caro.
                  Obrigado pela tua ajuda companheiro, mas de facto não se passa nada disso posso garantir-te, não ando nisto ha dois dias e ja o fiz em diversos carros de diversos modelos injector bomba,common rail ...bimmers então é a monte, so que curiosamente este pre-catalisador é bem maior que os dos bimmer ou vag e como a pressão de turbo está totalmente alterada assim como a de gasóleo o que acontece é que os gazes fazem esse efeito balão e não fluem normalmente, ainda assim mais uma vez obrigado pela tua atenção. A minha duvida prende-se unicamente saber se alguem ja teve este tipo de problema porque explicações mecânicas electronicas e acima de tudo ecológicas dispenso-as completamente porque se assim fosse teria ido a um forum da greenpeace ou dos verdes.

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Caso ainda não te tenhas apercebido ao longo dos teus, pelos vistos, longos anos de experiência, a responsabilidade e o civismo é inerente a tudo, e os automóveis não são excepção. O teu comportamento é simplesmente condenável. Julgas-te mais esperto ou superior aos outros para que contornes as regras que todos temos de cumprir? Para que é que existem as IPO, políticas ambientais, de segurança, etc? Para atingir algo ou para ficar tudo em águas de bacalhau? Os outros que cumpram, não é? "Se for sou eu a fazer mal, não faz mal nenhum!"
                    As pessoas perguntam: "Como é que aquele carro anda assim? Não foi à IPO? Uma pessoa é chumbada por a porcaria da chapa de matricula não estar aparafusada e depois andam estes aqui assim?" A resposta é simples: Chico-espertice!
                    Não é nada pessoal contra ti, é contra todos os que, como tu, empatam. Não gosto de dar lições de moral mas gosto ainda menos que façam os outros de parvos.
                    Mas força aí com a traineira super-poderosa. Os que vão atrás que se aguentem. Pode ser que apanhes com uns verdes mas daqueles que batem continência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                      Caso ainda não te tenhas apercebido ao longo dos teus, pelos vistos, longos anos de experiência, a responsabilidade e o civismo é inerente a tudo, e os automóveis não são excepção. O teu comportamento é simplesmente condenável. Julgas-te mais esperto ou superior aos outros para que contornes as regras que todos temos de cumprir? Para que é que existem as IPO, políticas ambientais, de segurança, etc? Para atingir algo ou para ficar tudo em águas de bacalhau? Os outros que cumpram, não é? "Se for sou eu a fazer mal, não faz mal nenhum!"
                      As pessoas perguntam: "Como é que aquele carro anda assim? Não foi à IPO? Uma pessoa é chumbada por a porcaria da chapa de matricula não estar aparafusada e depois andam estes aqui assim?" A resposta é simples: Chico-espertice!
                      Não é nada pessoal contra ti, é contra todos os que, como tu, empatam. Não gosto de dar lições de moral mas gosto ainda menos que façam os outros de parvos.
                      Mas força aí com a traineira super-poderosa. Os que vão atrás que se aguentem. Pode ser que apanhes com uns verdes mas daqueles que batem continência.

                      Eu não queria de facto entrar nestas "guerras" mas não posso deixar de dar a minha opinião. Não é nada pessoal também contra ti mas na verdade os mais críticos são sempre os primeiros a errar...como muitos que falam tanto em ecologia e na verdade nem sabem onde fica o ecoponto ou para que serve, e que reciclagem é algo que so se ouve na televisão e que o vizinho do lado faz mas eu não porque o ecoponto fica a uns metros da minha porta de casa e o eterno "balde do lixo" fica muito mais perto. Em relação ao IPO não sei se será este o teu caso, mas, concordo plenamente se a chapa de matricula não está boa em o carro não passar, assim como outras coisas que para muitos não importam nada mas que são demasidamente importantes na estrutura de um automóvel como suspensão pneus etc que contribuem para a sua segurança e dos outros,nesse caso os meus e neste caso concrecto este carro vai com coilovers Bilstein e pneus Eagle F1 mas isso secalhar não importa nada..é preferivel ir com pneu matador de 15 tostões,suspensão da loja dos 300..todo remendado mas mais importante que tudo é não mandar fumo. No caso concrecto dos catalisadores não sabes certamente do que falas, e o mais provavel é nem saberes o que é um turbo, nem onde fica e muito menos como trabalha senão não falavas assim de borla,porque é do conhecimento geral ou quase que qualquer carro a diesel com turbo que tenha catalisador esse é um dos principais motivos para gripar um turbo ou desenquadrar-lhe a geometria...ja para não falar no DPF ou FAP esse cancro que até hoje so tem dado problemas aos proprietários dos mesmos que gastam fortunas para simplesmente conseguirem ter os carros a trabalhar de uma forma quase normal. Eu não sou contra as regras ecológicas antes pelo contrário,têm é de haver uma forma das coisas funcionarem bem sem ser sempre o mesmo a entrar com as despesas..ou seja o cliente . É muito bonito fazer um discurso ecológico mas quando as despesas tocam à porta a conversa muda de figura.
                      Quanto aos senhores da boina verde não precisas de te preocupar de todo posso garantir-te, pois como tu dizes embora ande a poluir, faço por cumprir as regras e acima de tudo garantir sempre a minha segurança e a dos outros, algo na minha opinião realmente importante para quem anda na estrada e esse sim é um dever civico companheiro

                      Cumprimentos!
                      Editado pela última vez por NDN; 12 August 2009, 19:44.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NDN Ver Post
                        Eu não queria de facto entrar nestas "guerras" mas não posso deixar de dar a minha opinião. Não é nada pessoal também contra ti mas na verdade os mais críticos são sempre os primeiros a errar...como muitos que falam tanto em ecologia e na verdade nem sabem onde fica o ecoponto ou para que serve, e que reciclagem é algo que so se ouve na televisão e que o vizinho do lado faz mas eu não porque o ecoponto fica a uns metros da minha porta de casa e o eterno "balde do lixo" fica muito mais perto.
                        É verdade, infelizmente. Mas não se aplica a mim. E acho que qualquer pessoa que realmente se preocupe com estas questões sabe para que serve um ecoponto e onde está e vai lá, mesmo que fique mais longe.

                        Em relação ao IPO não sei se será este o teu caso, mas, concordo plenamente se a chapa de matricula não está boa em o carro não passar, assim como outras coisas que para muitos não importam nada mas que são demasidamente importantes na estrutura de um automóvel como suspensão pneus etc que contribuem para a sua segurança e dos outros,nesse caso os meus e neste caso concrecto este carro vai com coilovers Bilstein e pneus Eagle F1 mas isso secalhar não importa nada..é preferivel ir com pneu matador de 15 tostões,suspensão da loja dos 300..todo remendado mas mais importante que tudo é não mandar fumo.
                        Fico algo surpreendido com a tua opinião. Normalmente o pessoal, principalmente o das modificações, não gosta de furar a chapa de matricula. Usam fita-cola de duas faces, suportes, etc... E não vejo mal nisso, porque é muito mais dificil trocar (ou cair) uma chapa de matricula colada do que uma aparafusada.
                        E obviamente que os orgãos e componentes que mencionas merecem toda a atenção. Eu não disse que o que era importante era não mandares fumo além do normal, mesmo que andasses com pneus chineses e/ou sem travões. Acho é que, naturalmente, é outro ponto a par de todos os outros, que não pode ser descurado. Simples.

                        No caso concrecto dos catalisadores não sabes certamente do que falas, e o mais provavel é nem saberes o que é um turbo, nem onde fica e muito menos como trabalha senão não falavas assim de borla,porque é do conhecimento geral ou quase que qualquer carro a diesel com turbo que tenha catalisador esse é um dos principais motivos para gripar um turbo ou desenquadrar-lhe a geometria...ja para não falar no DPF ou FAP esse cancro que até hoje so tem dado problemas aos proprietários dos mesmos que gastam fortunas para simplesmente conseguirem ter os carros a trabalhar de uma forma quase normal. Eu não sou contra as regras ecológicas antes pelo contrário,têm é de haver uma forma das coisas funcionarem bem sem ser sempre o mesmo a entrar com as despesas..ou seja o cliente . É muito bonito fazer um discurso ecológico mas quando as despesas tocam à porta a conversa muda de figura.
                        Falar de borla? Tu lá sabes os problemas que os teus carros te dão e porquê (ou não), mas não generalizes. És adverso à instalação de uns componentes porque (supostamente) não são fiáveis. E os outros? Os carros e a mecânica no geral já nesceram fiáveis? Pela tua ordem de ideias (não é fiável, não devia existir) ainda andávamos a esculpir a pedra envoltos em peles de animais. Tavez fosse o melhor...
                        Mas fiquei curioso como é que um catalisador faz um turbo gripar. Sem ironias.

                        Quanto aos senhores da boina verde não precisas de te preocupar de todo posso garantir-te, pois como tu dizes embora ande a poluir, faço por cumprir as regras e acima de tudo garantir sempre a minha segurança e a dos outros, algo na minha opinião realmente importante para quem anda na estrada e esse sim é um dever civico companheiro

                        Cumprimentos!
                        Ainda bem. Mas lá está: para ti é só isso. O resto não é dever cívico. Não interessa. O ar que respiras não te interessa? A tua saúde não te interessa? Se não te interessa a ti a tua, interessa-me a mim a minha e muitos outros, a deles. Fazes ideia de qual é o crescimento dos problemas e das doenças respiratórias? Sabes quanto custam em dinheiro? E na vida prática, sabes?

                        Cumprimentos.
                        Editado pela última vez por Zell; 13 August 2009, 11:18.

                        Comentário


                          #13
                          Eu só não sei qual a ideia de alterar coisas que vêm de origem de uma certa maneira, se os engenheiros da Mazda criaram assim o carro é porque acharam que era assim que ele dava o melhor rendimento sem prejudicar o ambiente e orgãos mecanicos.
                          Por exemplo o meu Alfa 147 tem 2 pré-catalizadores + catalizador principal + 3 sondas lambdas, se ele vem assim equipado é para fazer face as normas 3 do ambiente e não sou eu que lhe vou tirar ou acrescentar mais nenhum !!
                          Uma coisa tenham vocês certa, quanto mais se altera um carro menos fiável ele fica.

                          Joao

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jasam Ver Post
                            Eu só não sei qual a ideia de alterar coisas que vêm de origem de uma certa maneira, se os engenheiros da Mazda criaram assim o carro é porque acharam que era assim que ele dava o melhor rendimento sem prejudicar o ambiente e orgãos mecanicos.
                            Por exemplo o meu Alfa 147 tem 2 pré-catalizadores + catalizador principal + 3 sondas lambdas, se ele vem assim equipado é para fazer face as normas 3 do ambiente e não sou eu que lhe vou tirar ou acrescentar mais nenhum !!
                            Uma coisa tenham vocês certa, quanto mais se altera um carro menos fiável ele fica.

                            Joao
                            Sabes que há muita gente que compra carrinhos de rolamentos e depois querem que andem tanto como os formula 1, seja a que custo for

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Sabes que há muita gente que compra carrinhos de rolamentos e depois querem que andem tanto como os formula 1, seja a que custo for
                              resumindo, e de uma maneira geral, é isso mesmo!

                              quanto ás alterações, mete isso de origem e deixa estar.

                              podes depois perguntar as possíveis causas e seus remédios para os probs. que o carro apresenta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                É verdade, infelizmente. Mas não se aplica a mim. E acho que qualquer pessoa que realmente se preocupe com estas questões sabe para que serve um ecoponto e onde está e vai lá, mesmo que fique mais longe.



                                Fico algo surpreendido com a tua opinião. Normalmente o pessoal, principalmente o das modificações, não gosta de furar a chapa de matricula. Usam fita-cola de duas faces, suportes, etc... E não vejo mal nisso, porque é muito mais dificil trocar (ou cair) uma chapa de matricula colada do que uma aparafusada.
                                E obviamente que os orgãos e componentes que mencionas merecem toda a atenção. Eu não disse que o que era importante era não mandares fumo além do normal, mesmo que andasses com pneus chineses e/ou sem travões. Acho é que, naturalmente, é outro ponto a par de todos os outros, que não pode ser descurado. Simples.



                                Falar de borla? Tu lá sabes os problemas que os teus carros te dão e porquê (ou não), mas não generalizes. És adverso à instalação de uns componentes porque (supostamente) não são fiáveis. E os outros? Os carros e a mecânica no geral já nesceram fiáveis? Pela tua ordem de ideias (não é fiável, não devia existir) ainda andávamos a esculpir a pedra envoltos em peles de animais. Tavez fosse o melhor...
                                Mas fiquei curioso como é que um catalisador faz um turbo gripar. Sem ironias.



                                Ainda bem. Mas lá está: para ti é só isso. O resto não é dever cívico. Não interessa. O ar que respiras não te interessa? A tua saúde não te interessa? Se não te interessa a ti a tua, interessa-me a mim a minha e muitos outros, a deles. Fazes ideia de qual é o crescimento dos problemas e das doenças respiratórias? Sabes quanto custam em dinheiro? E na vida prática, sabes?

                                Cumprimentos.
                                Temos realmente alguns pontos de vista semelhantes mas outros bem distantes, ainda bem que vivemos num país "ainda" democrático e oxalá possamos sempre discuti-los e patilha-los porque na minha opinião a vida é isso mesmo, a partilha de experiências e a confrontação de pontos de vistas diferentes. Por isso mesmo penso que não vale mais a pena estarmos a bater na mesma tecla senão nunca mais sairiamos daqui.

                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Sabes que há muita gente que compra carrinhos de rolamentos e depois querem que andem tanto como os formula 1, seja a que custo for

                                Espanta-me de facto ler-te com tanta ironia quando pelo que tenho lido aqui ao longo dos tempos,trabalhas no ramo e não sabes o que é um "downpipe"? Vens falar-me em controladores de pressão e informações à centralina num catalisador normal onde so existe cerâmica e as vezes metal? ...de facto não entendo e se me permites sem falsas modéstias aconselho-te vivamente a procurares informação do serviço que prestas ao publico em geral,porque se fores a uma casa de escapes como os escapes do areeiro, ou mesmo na margem sul tanto na autoescape como na setescape eles informar-te-ão como funciona um conversor de catalisador e para que realmente serve.

                                So para concluir em relação ao IPO, um carro a diesel que faça inspecção sem qualquer tipo de catalisador em termos de medições passa sem qualquer problema porque o que é medido é o CO e os valores com ou sem catalisador são praticamente os mesmos para quem não saiba, o que pode acontecer para reprovar é a caixa não estar la no sitio e o respectivo inspector detectar a falta do mesmo e reprova-lo unicamente por a caixa não se encontrar la, nunca por medições .

                                Ao resto das opiniões obrigado desde ja, e como ja escrevi anteriormente todos nos temos os nossos pontos de vista e estou sempre receptivo a todas as opiniões e tomo sempre nota das mesmas porque a vida é uma aprendizagem todos os dias.

                                Cumprimentos a todos!
                                Editado pela última vez por NDN; 13 August 2009, 23:23.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NDN Ver Post
                                  Eu não queria de facto entrar nestas "guerras" mas não posso deixar de dar a minha opinião. Não é nada pessoal também contra ti mas na verdade os mais críticos são sempre os primeiros a errar...como muitos que falam tanto em ecologia e na verdade nem sabem onde fica o ecoponto ou para que serve, e que reciclagem é algo que so se ouve na televisão e que o vizinho do lado faz mas eu não porque o ecoponto fica a uns metros da minha porta de casa e o eterno "balde do lixo" fica muito mais perto. Em relação ao IPO não sei se será este o teu caso, mas, concordo plenamente se a chapa de matricula não está boa em o carro não passar, assim como outras coisas que para muitos não importam nada mas que são demasidamente importantes na estrutura de um automóvel como suspensão pneus etc que contribuem para a sua segurança e dos outros,nesse caso os meus e neste caso concrecto este carro vai com coilovers Bilstein e pneus Eagle F1 mas isso secalhar não importa nada..é preferivel ir com pneu matador de 15 tostões,suspensão da loja dos 300..todo remendado mas mais importante que tudo é não mandar fumo. No caso concrecto dos catalisadores não sabes certamente do que falas, e o mais provavel é nem saberes o que é um turbo, nem onde fica e muito menos como trabalha senão não falavas assim de borla,porque é do conhecimento geral ou quase que qualquer carro a diesel com turbo que tenha catalisador esse é um dos principais motivos para gripar um turbo ou desenquadrar-lhe a geometria...ja para não falar no DPF ou FAP esse cancro que até hoje so tem dado problemas aos proprietários dos mesmos que gastam fortunas para simplesmente conseguirem ter os carros a trabalhar de uma forma quase normal. Eu não sou contra as regras ecológicas antes pelo contrário,têm é de haver uma forma das coisas funcionarem bem sem ser sempre o mesmo a entrar com as despesas..ou seja o cliente . É muito bonito fazer um discurso ecológico mas quando as despesas tocam à porta a conversa muda de figura.
                                  Quanto aos senhores da boina verde não precisas de te preocupar de todo posso garantir-te, pois como tu dizes embora ande a poluir, faço por cumprir as regras e acima de tudo garantir sempre a minha segurança e a dos outros, algo na minha opinião realmente importante para quem anda na estrada e esse sim é um dever civico companheiro

                                  Cumprimentos!
                                  Ès novo aqui, tens que ser praxado
                                  Não leves a mal que o pessoal é fixe...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NDN Ver Post
                                    Temos realmente alguns pontos de vista semelhantes mas outros bem distantes, ainda bem que vivemos num país "ainda" democrático e oxalá possamos sempre discuti-los e patilha-los porque na minha opinião a vida é isso mesmo, a partilha de experiências e a confrontação de pontos de vistas diferentes. Por isso mesmo penso que não vale mais a pena estarmos a bater na mesma tecla senão nunca mais sairiamos daqui.




                                    Espanta-me de facto ler-te com tanta ironia quando pelo que tenho lido aqui ao longo dos tempos,trabalhas no ramo e não sabes o que é um "downpipe"? Vens falar-me em controladores de pressão e informações à centralina num catalisador normal onde so existe cerâmica e as vezes metal? ...de facto não entendo e se me permites sem falsas modéstias aconselho-te vivamente a procurares informação do serviço que prestas ao publico em geral,porque se fores a uma casa de escapes como os escapes do areeiro, ou mesmo na margem sul tanto na autoescape como na setescape eles informar-te-ão como funciona um conversor de catalisador e para que realmente serve.

                                    So para concluir em relação ao IPO, um carro a diesel que faça inspecção sem qualquer tipo de catalisador em termos de medições passa sem qualquer problema porque o que é medido é o CO e os valores com ou sem catalisador são praticamente os mesmos para quem não saiba, o que pode acontecer para reprovar é a caixa não estar la no sitio e o respectivo inspector detectar a falta do mesmo e reprova-lo unicamente por a caixa não se encontrar la, nunca por medições .

                                    Ao resto das opiniões obrigado desde ja, e como ja escrevi anteriormente todos nos temos os nossos pontos de vista e estou sempre receptivo a todas as opiniões e tomo sempre nota das mesmas porque a vida é uma aprendizagem todos os dias.

                                    Cumprimentos a todos!
                                    Até te poderia dar uma resposta mais técnica mas depois de ler o teu post na integra vejo que não vale a pena pois já vi que não sabes do que falas.

                                    Assim, digo-te apenas para te informares sobre os sistemas de controlo de gases de escape assim como te informares sobre o que é verificado nas IPO

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NDN Ver Post
                                      Temos realmente alguns pontos de vista semelhantes mas outros bem distantes, ainda bem que vivemos num país "ainda" democrático e oxalá possamos sempre discuti-los e patilha-los porque na minha opinião a vida é isso mesmo, a partilha de experiências e a confrontação de pontos de vistas diferentes. Por isso mesmo penso que não vale mais a pena estarmos a bater na mesma tecla senão nunca mais sairiamos daqui.

                                      Exacto. Acho que era isso que estávamos a fazer. Qual bater na mesma tecla? E podias explicar como é que um catalisador gripa um turbo, se não for pedir muito.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Até te poderia dar uma resposta mais técnica mas depois de ler o teu post na integra vejo que não vale a pena pois já vi que não sabes do que falas.

                                        Assim, digo-te apenas para te informares sobre os sistemas de controlo de gases de escape assim como te informares sobre o que é verificado nas IPO
                                        Se pudesses tinhas dado . Não quero jamais desfazer do teu trabalho companheiro pois eu penso que na vida não podemos saber tudo, vamos aprendendo todos os dias e quanto ao IPO ja o fiz inumeras vezes assim e conheço muitas outras pessoas que o fazem,inclusivamente em oficinas especializadas como as da Bosh Car Service onde eles são os primeiros a remover os catalisadores quando fazem raparações de turbo ou metem turbos novos. Falo unica e exclusivamente de carros a diesel é bom que fique claro, também tenho 2 carros a gasolina e ambos têm catalisador.

                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                        Exacto. Acho que era isso que estávamos a fazer. Qual bater na mesma tecla? E podias explicar como é que um catalisador gripa um turbo, se não for pedir muito.

                                        Claro que posso, e eu não falo apenas por experiência propria e não são so os meus carros que dão problemas lol, na verdade os meus carros ate dão muito poucos problemas podes acreditar. O que acontece e sei disto por algumas pessoas bastante proximas em concessionários e em oficinas bastante crediveis como algumas Bosch Car Service é que os favos dos catalisadores começam a entupir e os gazes começam a fazer retorno ao turbo causando-lhe um total desequilibrio na geometria e muitas vezes até partindo as pás. Por vezes é percéptivel quando o catalisador entope porque o carro começa a ter falta de rendimento e ai a coisa é simples troca-se o catalisador que pode ir dos 100 aos 1000euros..mas até ai tudo bem, o pior mesmo é quando por mais estranho que parece o carro responde da mesma forma e o catalisador ja não está bom começando mais uma vez a fazer retorno de gazes e provocando o mesmo efeito no turbo...quando damos por ela ja é de facto tarde de mais e o turbo está pronto a ser reparado ou a levar um novo. É muito frequente isso acontecer muito nos VAG ou nos Bimmer que equipam na maioria das vezes com Garret ou KKK, no meu caso concrecto este carro equipa com IHI e não ha muitos relatos de problemas desse tipo, no entanto como o seguro morreu de velho e volto a referir que os niveis de CO com ou sem catalisador são bastante idênticos optei por remove-lo unica e simplesmente no intuito de poupar o turbo e não com intenção que o carro ande mais,pois sei à partida que até perde um pouco em velocidade de ponta.

                                        Cumprimentos!

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