Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manutenção veículos a gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manutenção veículos a gasóleo

    Podem dizer cuidados a ter com a manutençao de um carro a gasóleo??
    do genero de quanto em quanto tempo se devem mudar filtros e outras coisas mais a ter em atençao???
    por ex. um 1.5 dci
    Editado pela última vez por rk8; 15 September 2009, 02:07. Razão: Novo sintoma

    #2
    Quantos cavalos tem esse dCi, e é de que ano?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
      Quantos cavalos tem esse dCi, e é de que ano?
      de 2005 70cv...55mil km...tenho que lhe fazer uma revisao que teve parada cerca de um ano

      ate porque não me esta a puxar bem...pa chegar e passar dos 120km e preciso ganhar lanço e com o pé bem no fundo

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
        de 2005 70cv...55mil km...tenho que lhe fazer uma revisao que teve parada cerca de um ano

        ate porque não me esta a puxar bem...pa chegar e passar dos 120km e preciso ganhar lanço e com o pé bem no fundo
        e tambem porque a primeira vez que puxei por ela em autoestrada sairam faulhas pelo escape...e da segunda a vareta do oleo saltou.me nao sei se estaria bem posta pois a mesma ta um pouco torta

        Comentário


          #5
          Convém apenas cumprir a manutenção programada. Uma vez que esteve um ano parado, deve precisar da normal mudança de óleo e afins.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
            Podem dizer cuidados a ter com a manutençao de um carro a gasóleo??
            do genero de quanto em quanto tempo se devem mudar filtros e outras coisas mais a ter em atençao???
            por ex. um 1.5 dci
            Se teve um ano parada eu trocava óleo, filtro óleo e filtro do ar. Não sei se também não valerá a pena trocar o filtro do gasóleo. Vê se os pneus estão em condições (se não estão ressequidos e com pequenas rachas).

            A Renault manda trocar o filtro do ar a cada 60000 km, mas, por experiência própria, não recomendo que deixes passar mais de 30000 km entre cada troca.

            Se depois disso continuar a puxar mal a causa poderá ser outra (válvula EGR entupida, etc). De qualquer forma, há aqui no Fórum malta bem mais entendida sobre isto do que eu, pode ser que eles tenham outras sugestões!

            Boa sorte com a máquina!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
              Se teve um ano parada eu trocava óleo, filtro óleo e filtro do ar. Não sei se também não valerá a pena trocar o filtro do gasóleo. Vê se os pneus estão em condições (se não estão ressequidos e com pequenas rachas).

              A Renault manda trocar o filtro do ar a cada 60000 km, mas, por experiência própria, não recomendo que deixes passar mais de 30000 km entre cada troca.

              Se depois disso continuar a puxar mal a causa poderá ser outra (válvula EGR entupida, etc). De qualquer forma, há aqui no Fórum malta bem mais entendida sobre isto do que eu, pode ser que eles tenham outras sugestões!

              Boa sorte com a máquina!
              Ora nem mais, estes serão os elementos base a serem já trocados e depois é ver como se comporta o carro.

              Comentário


                #8
                O dCi70 tem revisões de 20 mil Km's ou um ano, o que acontecer primeiro.

                Segundo o manual, óleo e filtro são mudados sempre. O filtro de ar e gasóleo é a cada 40 mil Km's, salvo erro. Mudança de correia é aos 90 mil ou 5 anos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                  O dCi70 tem revisões de 20 mil Km's ou um ano, o que acontecer primeiro.

                  Segundo o manual, óleo e filtro são mudados sempre. O filtro de ar e gasóleo é a cada 40 mil Km's, salvo erro. Mudança de correia é aos 90 mil ou 5 anos.
                  Tens a certeza? Então há alterações em relação aos dCi65 e dCi80, onde o prazo máximo para as revisões é 30000km ou 2 anos (sempre com mudança de óleo e filtro), o filtro do ar é a cada 60000km e a mudança da correia é aos 120000km ou 5 anos.

                  Mas eu sempre achei estes intervalos algo longos, por isso acabo sempre por fazer mudanças de óleo e filtro intermédias (a cada 15000km), mudo o filtro do ar a cada 30000km (ou menos) e troquei a correia aos 90000km.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                    O dCi70 tem revisões de 20 mil Km's ou um ano, o que acontecer primeiro.

                    Segundo o manual, óleo e filtro são mudados sempre. O filtro de ar e gasóleo é a cada 40 mil Km's, salvo erro. Mudança de correia é aos 90 mil ou 5 anos.
                    OBRIGADO pelas dicas florestal e tulicreme era isso que eu queria saber.

                    ja agora como ver.se o filtro do gasoleo precisa ou nao de ser mudado olhando para ele???

                    o filtro do ar tirei.o nao me pareceu muito sujo deilhe umas bombadas no compressor,nao sei s fiz bem ou mal

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
                      Tens a certeza? Então há alterações em relação aos dCi65 e dCi80, onde o prazo máximo para as revisões é 30000km ou 2 anos (sempre com mudança de óleo e filtro), o filtro do ar é a cada 60000km e a mudança da correia é aos 120000km ou 5 anos.

                      Mas eu sempre achei estes intervalos algo longos, por isso acabo sempre por fazer mudanças de óleo e filtro intermédias (a cada 15000km), mudo o filtro do ar a cada 30000km (ou menos) e troquei a correia aos 90000km.
                      eu tambem acho a duração do oleo pos renault um pouco exagerada de 30m.km...ta bem que sao elf e secalha ate e bom mas nao acho que ao fim desses km's todos esteja muito bom o oleo
                      por falar em oleo tenho comprar 10w40 tenho visto uns castrol's gt a 16e no hyper...nao sei e se os oleos da marca deles valera a pena comprar

                      em relaçao a manutençao tnh uma scenic 1.5dci 105cv em casa se nao estou em erro e de 40 em 40mil km k tem k ir a marca

                      Comentário


                        #12
                        RK8, segue os conselhos do Florestal que são os mais acertados para um clio. Eu faço o mesmo no meu, tenho um 1.5 dci 80cv de 2005.
                        Em relação ao óleo, no meu caso eu só meto Elf 10w40. É o óleo que o fabricante recomenda e que um amigo meu que trabalha na Renault tambem me aconselha.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          [quote=IbizaRacer;1063085935]RK8, segue os conselhos do Florestal que são os mais acertados para um clio. Eu faço o mesmo no meu, tenho um 1.5 dci 80cv de 2005.
                          Em relação ao óleo, no meu caso eu só meto Elf 10w40. É o óleo que o fabricante recomenda e que um amigo meu que trabalha na Renault tambem me aconselha.

                          Cumprimentos[/quo

                          IBIZARACER onde costumas comprar o oleo???preço ja agora??

                          Ja agora malta dos renault....queria por a minha carrinha a fechar os vidros pela chave a distancia...na altura que a compraram na renault disseram que dava para adaptar uma peça para o efeito..ja ouvi falar num modulo??
                          e isso k preciso??ond arranjo??kal preço?

                          obrigado pelas dicas

                          Comentário


                            #14
                            [/quo

                            IBIZARACER onde costumas comprar o oleo???preço ja agora??

                            Ja agora malta dos renault....queria por a minha carrinha a fechar os vidros pela chave a distancia...na altura que a compraram na renault disseram que dava para adaptar uma peça para o efeito..ja ouvi falar num modulo??
                            e isso k preciso??ond arranjo??kal preço?

                            obrigado pelas dicas[/QUOTE]

                            Da ultima vez comprei na Feuvert...o preço já não me lembro, mas não foi caro. Este óleo encontras à venda na Norauto, Feuvert´s, hiper's e afins...é uma questão de procurares.
                            Em questão ao módulo que falas, desconheço que tal seja possivel de realizar.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Eu tenho um módulo dos vidros, em que eles fecham automaticamente quando fecho o carro.
                              No entanto, o dito foi colocado quando coloquei o alarme, daí não saber se é possível a sua colocação sem o dito alarme.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
                                Eu tenho um módulo dos vidros, em que eles fecham automaticamente quando fecho o carro.
                                No entanto, o dito foi colocado quando coloquei o alarme, daí não saber se é possível a sua colocação sem o dito alarme.
                                podes dizer onde pusest???e por que preço ficou isso??
                                abc

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
                                  podes dizer onde pusest???e por que preço ficou isso??
                                  abc
                                  Boas,

                                  Quando meti alarme comprei tudo (alarme e módulo de fecho dos vidros). Não te quero enganar, pois já foi em 2003, mas tenho ideia que o módulo era menos de 100€ (tenho ideia que ficou tudo por 200€, já com montagem).

                                  Quanto ao óleo, também só meto o ELF 10w40, long life (acho que é o competition st).

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Florestal Ver Post
                                    Boas,

                                    Quando meti alarme comprei tudo (alarme e módulo de fecho dos vidros). Não te quero enganar, pois já foi em 2003, mas tenho ideia que o módulo era menos de 100€ (tenho ideia que ficou tudo por 200€, já com montagem).

                                    Quanto ao óleo, também só meto o ELF 10w40, long life (acho que é o competition st).

                                    Abraço
                                    e aquela cena pa limpar injectores isso resulta mesmo???vale a pena comprar??

                                    fui ao mecanico ele disse.me que pode ser a valvula lucas ou egr????isso serve pa que???
                                    a ver se a levo na proxima semana po diagnostico

                                    cumpz

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
                                      e aquela cena pa limpar injectores isso resulta mesmo???vale a pena comprar??

                                      fui ao mecanico ele disse.me que pode ser a valvula lucas ou egr????isso serve pa que???
                                      a ver se a levo na proxima semana po diagnostico

                                      cumpz
                                      Aditivos de combustível de supermercado são fracos e não fazem nada, para isso mete meia duzia de depósitos seguidos de BP Ultimate que fazes melhor e o que gastas é quase o mesmo. Aí sim, sentes melhorias!
                                      A EGR, faz a recirculação dos gases de escape para serem novamente queimados pelo motor. Melhor ambiente, mas suja imenso a admissão e tudo o resto por onde passam de novo esses gases.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
                                        e tambem porque a primeira vez que puxei por ela em autoestrada sairam faulhas pelo escape...e da segunda a vareta do oleo saltou.me nao sei se estaria bem posta pois a mesma ta um pouco torta
                                        Acordaste o bicho depois de um ano de sono, esperavas o quê???
                                        Isso vai ao lugar, da-lhe tempo... e uma revisão!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Viva, normalmente o intervalo de mudança de oleos é conforme a qualidade/tipo de motor, para esse motor é o 10w40 e muda de 10 mil em 10 mil, nota eu mudo o filtro do oleo a cada muda de oleo para que ele possa cumprir a sua função, o filtro de ar a cada 30 mil e o gasoleo a cada 40mil...faço sempre assim e nunca tive problemas até pelo contrario o pessoal tá contente...olha se esteve parada um ano muda-lhe o anti congelante

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                            Aditivos de combustível de supermercado são fracos e não fazem nada, para isso mete meia duzia de depósitos seguidos de BP Ultimate que fazes melhor e o que gastas é quase o mesmo. Aí sim, sentes melhorias!
                                            A EGR, faz a recirculação dos gases de escape para serem novamente queimados pelo motor. Melhor ambiente, mas suja imenso a admissão e tudo o resto por onde passam de novo esses gases.
                                            concordo plenamente, isso quer é uma boa revisão e umas boas viagens com um bom gasóleo e tá como nova. Faz uns 200kms seguidos por exemplo e notas já alguma diferença

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                              Aditivos de combustível de supermercado são fracos e não fazem nada, para isso mete meia duzia de depósitos seguidos de BP Ultimate que fazes melhor e o que gastas é quase o mesmo. Aí sim, sentes melhorias!
                                              A EGR, faz a recirculação dos gases de escape para serem novamente queimados pelo motor. Melhor ambiente, mas suja imenso a admissão e tudo o resto por onde passam de novo esses gases.
                                              Ok...obrigado a todos pelas dicas e conselhos

                                              Vou ver se meto uns depositos da gasolina da bp que tenho uma bomba junto da minha casa...apesar de ser bastante caro 1.40e o litro se nao tou em erro
                                              mas tem k ser....por akaso tenho posto gasoil do eleclerc agora a 0.945e/l a diferença inda e grande
                                              mas se se poupa num lado dps gasta.se noutro

                                              ja agora recomendam alem de por a gasoleo premim tambem por akeles produtos da stp pa limpar injectores ou esse gasoleo ja ajuda na limpeza do motor????

                                              um motivo k vejo k pode estar a tirar a velocidade a kangoo e ter o braço da suspençao do lado direito um pouco recuado segundo o mecanico que eu fui....???

                                              Comentário


                                                #24
                                                NOVO SINTOMA

                                                Depois de ter puxado um bocado pela kangoo em cidade nao passando das 3mil rotaçoes quando parei em casa ainda com o motor a trabalhar ela começou a engasgar....nao muito mas pa i de 10em 10segundos parecia k keria ir abaixo o motor

                                                ajuda.........???????????

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Injectores ou bomba.
                                                  Leva-a a um stand da Renault para fazerem diagnóstico via pc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                    Injectores ou bomba.
                                                    Leva-a a um stand da Renault para fazerem diagnóstico via pc.
                                                    Nao levei a renault mas levei a uma oficina eles puseram a makina e so apareceu velas e egr k foi limpa e as velas substituidas

                                                    Postei a mesma duvida noutro topico disseram.m k podia ser catalisador obstruir passagem dos gases????????

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rk8 Ver Post
                                                      Nao levei a renault mas levei a uma oficina eles puseram a makina e so apareceu velas e egr k foi limpa e as velas substituidas

                                                      Postei a mesma duvida noutro topico disseram.m k podia ser catalisador obstruir passagem dos gases????????
                                                      Nada disso, tem muito poucos kms para o catalizador estar estragado e isso dura quase toda a vida util do carro.
                                                      Faz o diagnóstico na Renault, pode a outra máquina não ter detectado ou até dar um erro desconhecido para eles e terem-te substituido as velas, mas isso não interfere sequer na condução normal, apenas em colocar o motor a trabalhar!!
                                                      Acho que te inventaram problemas para levar algum dinheiro... Eu nunca limpei EGR nenhuma com 130 mil kms...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                        Nada disso, tem muito poucos kms para o catalizador estar estragado e isso dura quase toda a vida util do carro.
                                                        Faz o diagnóstico na Renault, pode a outra máquina não ter detectado ou até dar um erro desconhecido para eles e terem-te substituido as velas, mas isso não interfere sequer na condução normal, apenas em colocar o motor a trabalhar!!
                                                        Acho que te inventaram problemas para levar algum dinheiro... Eu nunca limpei EGR nenhuma com 130 mil kms...
                                                        O catalisador dura a vida útil do carro...ponto e vírgula! Porque não é totalmente verdade.

                                                        Basta uma pancada na panela dele para se partir aos bocadinhos. Pode acontecer aos 5km, aos 200, aos 200.000....

                                                        Há carros em que fazer arranque por empurrão danifica o catalisador, por exemplo.

                                                        O facto de o rk8 dizer que saíram fagulhas pelo tubo de escape indica, mais uma vez, que é o catalisador que está partido. O carro parece que se vai engasgar porque o catalisador não está a deixar sair os gases. E é por isso que a velocidade máxima está abaixo do indicado pela Renault.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                          Nada disso, tem muito poucos kms para o catalizador estar estragado e isso dura quase toda a vida util do carro.
                                                          Faz o diagnóstico na Renault, pode a outra máquina não ter detectado ou até dar um erro desconhecido para eles e terem-te substituido as velas, mas isso não interfere sequer na condução normal, apenas em colocar o motor a trabalhar!!
                                                          Acho que te inventaram problemas para levar algum dinheiro... Eu nunca limpei EGR nenhuma com 130 mil kms...
                                                          A primeira vez que puxei pela carrinha em autoestrada k esteve parada kase um ano ela começou a deitar faulhas pelo escape...disseram k podia ser restos de carvao ou o catalisador k foi a vida o que sustenta a hipotese referida pelo colega que me respondeu no outro topico
                                                          O diagnostico no station marche foi feito a minha frente ond apareceu o erro da EGR e das velas...antes disso o mecanico fez o teste manual com os fios ligados a bateria e tinha as duas velas keimada
                                                          e vi tb a EGR e o carvao k tinha...
                                                          O cabo com k ele ligou e o software era da magneti marelli (se e assim k s escreve)
                                                          Pelo k vejo dos varios foruns e de proprietarios de renault pelos visto a sujidade na egr e bastante frequent
                                                          Aguardo mais sugestoes...obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como já indicaram, vê o catalisador.

                                                            Cá em casa um Ford Escort SW 1.8d a dada altura, ficou "preso" e ouvia-se certas vezes um barulho metalico.

                                                            O resultado foi o miolo que se tinha desfeito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X