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Velas de pré-aquecimento - motor 1.9 JTD (105 CV)

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    Velas de pré-aquecimento - motor 1.9 JTD (105 CV)

    Pois bem... tenho uma Lancia Lybra 1.9 JTD com 190.000 Km e, vai não vai, acende a luz de resistência depois do motor estar em marcha - o que indica anomalia nas velas de pré-aquecimento. A verdade é que aquilo continua a arrancar e a andar se bem que preciso de insistir um pouco na chave, não é instantâneo...

    Acontece que ao pesquisar no Google dei de caras com o fórum da AHO (não há problema em automóvel que não venha aqui parar! ) e apercebi-me que uma bateria mal apertada ou mau contacto em terminais da mesma pode induzir esse erro no quadrante, apertei de novo as diversas porcas da bateria e os bornes e a luz deixou de acender depois de rodar a chave e ter o motor a trabalhar.

    Desmontei a tampa do motor e procurei pelas ditas velas... encontrei facilmente os injectores e respectivas fichas mas não tenho a certeza se as velas são aqueles parafusos sextavados ao lado.

    Image0239.jpg

    Image0240.jpg

    Se forem; alguém me sabe dizer se é arriscado ou muito difícil a substituição desse elemento em DIY?

    Já agora...

    Alguém ja purgou água do filtro do gasóleo num JTD?

    Obrigado desde já.

    #2
    Olá, olha não é isso, eses sextavados são os parafusos que seguram os injectores no sitio, as resistências, ficam por trás do colector de admissão, pelas fotos a esquerda, por trás dessa tubagem de metal, e os cabos dos mesmo são de encaixe como as velasa normais, pegas no multimetro e testas a continuidade das mesmas, as que não derem sinal já sabes..morreram hehe

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por maven Ver Post
      Olá, olha não é isso, eses sextavados são os parafusos que seguram os injectores no sitio, as resistências, ficam por trás do colector de admissão, pelas fotos a esquerda, por trás dessa tubagem de metal, e os cabos dos mesmo são de encaixe como as velasa normais, pegas no multimetro e testas a continuidade das mesmas, as que não derem sinal já sabes..morreram hehe
      Obrigado Maven!

      Amanhã lá terei de dar uma espreita. Se assim é então ficam num sitio do camandro, muito pouco acessível...

      Comentário


        #4
        Boas Jorge :D

        Na minha aconteceu o mesmo, as luzes das velas ficam intermitentes durante 30 seg depois de por a chave na posição MAR...
        O carro pega sem nenhum problema, mesmo nos dias mais frios. Acho que no meu caso tenho mesmo de mudar as velas... mete aqui o desenrolar da história pra eu ver

        Comentário


          #5
          btw Maven, podes indicar melhor o sítio a partir dessa foto?
          é o JTD 115CV mas as diferenças são minimas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
            Boas Jorge :D

            Na minha aconteceu o mesmo, as luzes das velas ficam intermitentes durante 30 seg depois de por a chave na posição MAR...
            O carro pega sem nenhum problema, mesmo nos dias mais frios. Acho que no meu caso tenho mesmo de mudar as velas... mete aqui o desenrolar da história pra eu ver
            Mesmo com este problema chegou a pegar com relativa facilidade em temperaturas negativas e mesmo com -20.

            Ah! JTD's do catano...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
              btw Maven, podes indicar melhor o sítio a partir dessa foto?
              é o JTD 115CV mas as diferenças são minimas...

              Penso que ficam naqueles buracos - assinalados a amarelo. Agora para aceder...

              Se estiveres de frente para o motor - como na tua foto - ficam em frente da "parede" que separa o motor do habitáculo.

              Tem muita fiarada e cabo para remover...

              jtd.jpg

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                Mesmo com este problema chegou a pegar com relativa facilidade em temperaturas negativas e mesmo com -20.

                Ah! JTD's do catano...
                Não cheguei a tanto, mas com -2ºC pegou na segunda volta :P

                Parece que isso não é trabalho pra DIY

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                  btw Maven, podes indicar melhor o sítio a partir dessa foto?
                  é o JTD 115CV mas as diferenças são minimas...

                  Bem já responderam antes de mim, com ferramentas adequadas e um bom DIY eu já mudei as do meu mas passo a vida praticamente numa oficina auto e até pesco do assunto, muitas vezes eu é que reparo os meus carros, mas digo desde já que isso tem um bocado de trabalho para mudar isso...

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