Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas com a caixa de velocidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas com a caixa de velocidades

    A minha mãe tem um Smart Forfour 1.1 comprado há menos de um ano, de serviço, e com garantia. O carro costuma "arranhar" a meter a marcha-atrás. Perante esta situação, a minha mãe ligou para o vendedor e obteve a justificação que tal acontecimento era normal nestes carros.

    Mas agora piorou. No sábado eu engrenei a marcha-atrás a descer, e, ao fazer o ponto de embraiagem, a mudança "saltou fora" acompanhada de um ruído enorme proveniente da caixa.

    Será isto normal?

    Obrigado

    #2
    se forem mudanças manuais cheira-me a folga na caixa de velocidades, isto é, entre o veio da manete e a caixa, devido, por exemplo, a uma forte pancada... se for automático, ou semi, também não posso adiantar mais...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por xarly Ver Post
      se forem mudanças manuais cheira-me a folga na caixa de velocidades, isto é, entre o veio da manete e a caixa, devido, por exemplo, a uma forte pancada... se for automático, ou semi, também não posso adiantar mais...
      É manual..

      Comentário


        #4
        É normal porque a marcha atrás não é sincronizada como as restantes mudanças.

        O que podes fazer é engatar uma 1ª ou 2ª antes de meteres a marcha atrás porque assim paras os carretos todos e engrenas à vontade.

        Se a meteres bem e ela continuar a saltar então tens a caixa com defeito e terás de accionar a garantia.

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          É normal porque a marcha atrás não é sincronizada como as restantes mudanças.

          O que podes fazer é engatar uma 1ª ou 2ª antes de meteres a marcha atrás porque assim paras os carretos todos e engrenas à vontade.

          Se a meteres bem e ela continuar a saltar então tens a caixa com defeito e terás de accionar a garantia.

          Cumprimentos.
          Sim isso já tentei há muito e disse à minha mãe para fazer. Mas por vezes arranha na mesma. Saltar fora foi uma situação pontual. Mas tenho a certeza que estava bem engrenada

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
            Sim isso já tentei há muito e disse à minha mãe para fazer. Mas por vezes arranha na mesma. Saltar fora foi uma situação pontual. Mas tenho a certeza que estava bem engrenada
            É uma situação comum a muitas caixas, arranhar e saltar fora, mas apenas quando não está bem engrenada, por vezes parece estar e não está realmente bem metida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
              É uma situação comum a muitas caixas, arranhar e saltar fora, mas apenas quando não está bem engrenada, por vezes parece estar e não está realmente bem metida.
              Mas não trará problemas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                Mas não trará problemas?
                Pois, não convém repetir essa situação com regularidade. Há que assegurar que a mudança ficou bem engrenada e só aí mover o carro, para não arranhar.

                Uma boa técnica para facilitar, como já explicitaram atrás, é engrenar primeiro 4ª, por exemplo, e depois então meter a marcha-atrás!

                Comentário


                  #9
                  A marcha atrás tipicamente é não sincronizada e de dentes direitos. Isso dá direito a arranhadela. Para isso não acontecer tens que ter o carro parado DE TODO. Mesmo assim pode ser difícil de engrenar: nada como passar primeiro por uma segunda ou então soltar a embraiagem e voltar a premir.

                  Se a marcha atrás assim entrar sem esforço e mesmo assim saltar fora, mecânico com ele.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                    Pois, não convém repetir essa situação com regularidade. Há que assegurar que a mudança ficou bem engrenada e só aí mover o carro, para não arranhar.

                    Uma boa técnica para facilitar, como já explicitaram atrás, é engrenar primeiro 4ª, por exemplo, e depois então meter a marcha-atrás!
                    Eu já disse à minha mãe e ela engrena a 1ª antes da MA

                    Acabou agora de me dizer que isto só lhe costuma acontecer ao início. Quando ela pega no carro. E não depois de uma viagem, por exemplo. Estranho

                    Quanto ao saltar fora foi só uma vez que aconteceu e foi a mim. Ela nunca teve numa situação assim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                      Eu já disse à minha mãe e ela engrena a 1ª antes da MA

                      Acabou agora de me dizer que isto só lhe costuma acontecer ao início. Quando ela pega no carro. E não depois de uma viagem, por exemplo. Estranho

                      Quanto ao saltar fora foi só uma vez que aconteceu e foi a mim. Ela nunca teve numa situação assim.
                      Já tinha respondido noutro tópico parecido mas já agora também deixo aqui uma possível solução: muda a valvolina da caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Já tinha respondido noutro tópico parecido mas já agora também deixo aqui uma possível solução: muda a valvolina da caixa.
                        O carro está na garantia. Eles que mudem

                        A revisão é em breve, por isso vou ver se se resolve o assunto.

                        Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Mudar a valvolina num carro nem com um ano?
                          Qual a quilometragem?
                          Não engulo essa.

                          A valvolina (a caixa de velocidades no geral) e um componente que tem uma durabilidade sem atestos nem cuidados considerável.
                          Se uma valvolina não durar pelo menos 100.000Km é caso para escrever no livro do Guiness.
                          Poderá eventualmente fazer atestos de X milhares em X milhares, agora, neste caso não em parece, mas...

                          Cheira-me que não é defeito, é feitio.

                          No caso da manete ter saltado, provavelmetne engrenaste mal.
                          o que me suscita curiosidade foi que acotneceu quando o carro estava a movimentar-se para a frente. Normalmente nem entra sequer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Mudar a valvolina num carro nem com um ano?
                            Qual a quilometragem?
                            Não engulo essa.

                            A valvolina (a caixa de velocidades no geral) e um componente que tem uma durabilidade sem atestos nem cuidados considerável.
                            Se uma valvolina não durar pelo menos 100.000Km é caso para escrever no livro do Guiness.
                            Poderá eventualmente fazer atestos de X milhares em X milhares, agora, neste caso não em parece, mas...

                            Cheira-me que não é defeito, é feitio.

                            No caso da manete ter saltado, provavelmetne engrenaste mal.
                            o que me suscita curiosidade foi que acotneceu quando o carro estava a movimentar-se para a frente. Normalmente nem entra sequer.
                            O carro não é novo. Foi comprado de serviço, acho que disse isso... Os km's não sei ao certo mas deve ter à volta de 70000.

                            Quando saltou, entrou bem, sem arranhar. Ao fazer o ponto de embraiagem é que ela saltou acompanhada de um ruído enorme

                            Comentário


                              #15
                              Pode ser que seja da valvolina.
                              O ruído enorme foram os carretos a raspar uns nos outros pois não estavam bem engrenados.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Pode ser que seja da valvolina.
                                O ruído enorme foram os carretos a raspar uns nos outros pois não estavam bem engrenados.
                                Quando a minha mãe levar o carro à revisão vai falar nisso e depois digo-vos a resposta deles

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X