Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Zafira - 1.7 CDTI 125 Cv - Aviso INSP com apenas 5500 km??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Zafira - 1.7 CDTI 125 Cv - Aviso INSP com apenas 5500 km??

    Bom dia,

    gostaria de perguntar neste forum se acham normal uma Zafira com apenas 5500 km ter o aviso de INSP activo?

    Já telefonei para a Opel e eles dizem que é o filtro de partículas e pedem-me 140 € ??!

    Dizem que não podem garantir que isto não aconteça outra vez,quando vendem as revisões são de 30 000km ou um ano, tenho a carrinho à poucos meses e já tenho que pagar uma prestação?!?!

    Cumprimentos,

    L. Pinho

    #2
    Isso deve ter a ver com o fap... Pelo que tenho visto caso não deixes o fltro fazer a regeneração dá azo a situações destas.

    Tens respeitado as os ciclos das regenerações, ou seja não as interrompes desligando o carro?


    Cump.

    Comentário


      #3
      Boa tarde Ice,

      não tive qualquer indicação para deixar fazer "o ciclo das regenerações", depois de teres respondido percebi a teoria (fui ver para que serve um fap).

      A nível prático existe alguma sinalização a avisar que o ciclo acabou?

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Acho que se vê pelo consumo instantâneo do motor. Fica a gastar muito mais, e durante esse tempo não deves desligar a carrinha.

        Mas passa pelo db dos astras, encontras lá informação sobre esta questão.


        Cump.

        Comentário


          #5
          Com o mesmo motor aconteceu-me aos 22mk,o que segundo disseram na Opel é excelente,mas isto acontece porque faço muita AE.
          As regenerações ocorrem em intervalos de 300 e picos km.
          Estupidamente não há nada que nos avise,apenas o CB no modo consumo inst. que do normal 0,4 passa para 2,5 aprox.
          Aviso muito importante não fazer a regen.com o carro parado pois o aquecimento é enorme,quando se retoma a marcha após regen. o choque térmico é grande o que pode provocar colectores de escape partidos. A garantia não cobre isto.
          Mas nem tudo é mau porque este FAP não é de substuituoir como tantos doutras marcas e que custam segundo me disseram 1500€...

          Comentário


            #6
            Pois,

            uma das primeiras perguntas que me fizerem era o tipo de percurso que eu fazia, infelizmente + de metade dos meus percursos são citadinos o que pelos vistos aumenta a probabilidade de ter que ir à oficina , mas 6 mil km é mesmo mt pouco

            Comentário


              #7
              Ice, onde posso encontrar essa db dos Astras?

              Comentário


                #8
                desculpem estar a fugira à conversa, mas parece-me que quanto mais modernos os carros são, mais complicados se tornam e ninguém se entende...

                Comentário


                  #9
                  desta n sabia. Regenera se sem avisar e se por acaso pararmos podemos ter problemas?

                  Comentário


                    #10
                    Cada vez mais mariquices lol , mas por outro lado so ajuda o ambiente , mas como ele regenera ? e aquece o motor?

                    Comentário


                      #11
                      Realmente hoje em dia um indivíduo compra um carro sem saber o que vai avariar primeiro...

                      Então estão a dizer que não existe maneira de saber quando o sistema efectua a regeneração?

                      Retirado da Peugeot:

                      O filtro retém as partículas no seu interior até ficar completamente saturado. Após este estágio, dá-se uma injecção suplementar de gasóleo no interior do motor que provoca um substancial aumento da temperatura no interior do filtro que, por sua vez, permite criar uma combustão quase completa e inofensiva para o ambiente de todos os resíduos acumulados no seu interior.
                      Trata-se assim de um filtro com capacidade de auto regeneração (auto limpeza). O auto regeneração ocorre com intervalos médios de 500 Km sem que o condutor se aperceba minimamente deste processo durante a condução.
                      Para se ter uma ideia da extraordinária eficácia deste filtro, basta colocar um papel poroso em frente do tubo de escape durante alguns segundos e proceder à mesma operação num veículo diesel sem FAP - a diferença entre as duas amostras de papel após esta simples experiência permitirá retirar as devidas conclusões sobre esta engenhosa criação científica.

                      Editado pela última vez por Strider; 10 September 2009, 02:36.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lpinho
                        Bom dia,

                        gostaria de perguntar neste forum se acham normal uma Zafira com apenas 5500 km ter o aviso de INSP activo?

                        Já telefonei para a Opel e eles dizem que é o filtro de partículas e pedem-me 140 € ??!

                        Dizem que não podem garantir que isto não aconteça outra vez,quando vendem as revisões são de 30 000km ou um ano, tenho a carrinho à poucos meses e já tenho que pagar uma prestação?!?!

                        Cumprimentos,

                        L. Pinho
                        Vê bem que código é esse.
                        Nos Astras, aparece um "Insp04" que de acordo com o manual corresponde a "água no combustível"...nada como uma esfrega no assunto.

                        De qualquer forma, na oficina fizeram o check com o OBD?
                        Que anomalia deu? Assististe ao diagnóstico?
                        Eu não prescindo de acompanhar o processo.

                        Quer na VW, quer na Opel, fiquei sempre com a sensação de fraca experiência com o software e muito erráticos na interpretação dos resultados.
                        As actualizações são constantes, os menus mudam com alguma frequência e a flexibilidade de raciocínio é fraquinha.

                        O mesmo acontece nas máquinas de alinhamento de direcção, em que a selecção de Marca-Modelo-Versão corre bem até ao Modelo. A partir daí geralmente é de rir - não distinguem versões com chassis normal vs desportivo e todas as diferenças de settings que isso implica. Nem diesel vs otto (com taragens de suspensão diferentes), é tudo igual.

                        Na Vectra apareceu-me um "Insp" e vaticinaram velas de incandescência.
                        Achei estranho, porque o carro pegava de forma perfeitamente normal.

                        Não assisti ao diagnóstico, porque deixei o carro na oficina na suspeita de que não teriam assinalado a última revisão no avisador de intervalos (a revisão tinha sido feita fora do longlife, para me entregarem o carro - era de serviço e exigi na altura da compra).

                        Mandei suspender a operação - com muita M.O. - para "estudar melhor o assunto".
                        Toca de ir à máquina do ManelGT checkar a informação - era o avisador da revisão.
                        Foi até hoje, já fez 50kkm, pega normalmente e nunca pediu velas.

                        A finalizar: o carro não está na garantia??
                        Os 140€ são para quê?

                        Comentário


                          #13
                          Ice, onde posso encontrar essa db dos Astras?
                          Em Diários de bordo - como vão os astras


                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Explica me la isso o que acontece mesmo??e que tenho uma astra 1.7 de 125 e esta sempre a acender a luz dos gases mas so nas viagens grandes ja foi umas cinco vezes a opel e eles la dizem que o sensor sujo e bla bla mas volta sempre ao mesmo a acender a luz nas viagens longas..Afinal o sinal e de avaria ou e ela a fazer a limpeza das inpurezas como dizem..e que ja estou farto de la ir e tenho que la ir de novo pois acendeu de novo o mal e que a garantia esta a acabar vou mudar de oficina a ver o que eles dizem..cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                              Explica me la isso o que acontece mesmo??e que tenho uma astra 1.7 de 125 e esta sempre a acender a luz dos gases mas so nas viagens grandes ja foi umas cinco vezes a opel e eles la dizem que o sensor sujo e bla bla mas volta sempre ao mesmo a acender a luz nas viagens longas..Afinal o sinal e de avaria ou e ela a fazer a limpeza das inpurezas como dizem..e que ja estou farto de la ir e tenho que la ir de novo pois acendeu de novo o mal e que a garantia esta a acabar vou mudar de oficina a ver o que eles dizem..cumps
                              Olha quem é ele....o tal que quer um Astsuzu, porque o Astfiat não presta,porque o tio da prima da vizinha disse que o sogro da filha dele comentou que tem a oficina cheio de Astras com motor Fiat.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                Explica me la isso o que acontece mesmo??e que tenho uma astra 1.7 de 125 e esta sempre a acender a luz dos gases mas so nas viagens grandes ja foi umas cinco vezes a opel e eles la dizem que o sensor sujo e bla bla mas volta sempre ao mesmo a acender a luz nas viagens longas..Afinal o sinal e de avaria ou e ela a fazer a limpeza das inpurezas como dizem..e que ja estou farto de la ir e tenho que la ir de novo pois acendeu de novo o mal e que a garantia esta a acabar vou mudar de oficina a ver o que eles dizem..cumps
                                Sabes que os Isuzu não são tão fiáveis como os Fiat...
                                (Private joke, muito pouco joke)

                                Comentário


                                  #17
                                  deixa-me adivinhar:

                                  foste à Sorel e pediram-te 140€ para mudar o óleo..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando me pediram os 140 € nem sequer tinham visto o carro, foi por "dedução" ou alguma magia negra

                                    Diziam que tinham que substituir já não sei o q (sinceramente, nem sequer ouvi bem o que o homem disse, a única coisa que me ficou na cabeça foi o nome do "culpado" filtro de particulas)

                                    Hoje fui à Opel mais perto de casa e o diagnóstico foi algo como "qualidade do óleo fraca..."

                                    Pelo o que o mecânico me disse a luz a avisar que o ciclo está a decorrer nem sempre acende e nem sempre existe em todos os modelos Opel, ele disse-me o que voçês já me tinham dito, se o consumo instantaneo aumenta sem qq motivo então não se deve desligar o automóvel.

                                    Pelo o q ele disse (não sei se tem alguma lógica pq de automóveis só sei o básico ), quando se interrompe o ciclo ele continua a injectar o gasóleo depois de ligar o automóvel como se o ciclo estivesse a decorrer, como o carro está frio, o gasóleo não é queimado e mistura-se com o óleo, aumentando o nível de óleo (óleo fica misturado com o gasóleo) que aumenta a pressão (isto numa fase já avançada) e estraga o filtro de óleo.

                                    "Só" tive que fazer uma mudança de óleo e filtro de óleo, o "só" está entre aspas pq um carro com menos de 10 mil km não deveria ter que mudar de óleo...

                                    Enfim, obrigado por todos os comentários

                                    Comentário


                                      #19
                                      Possa, já para não usar outra palavar

                                      A assistência auto cá em Portugal está bonita está . . .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fosse meu bem andava com essa luz ligada. Um carro na garantia a apresentar despesas? O tanas é que eu pagava

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                          Se fosse meu bem andava com essa luz ligada. Um carro na garantia a apresentar despesas? O tanas é que eu pagava

                                          isso ia pa garantia não pagava e ainda escrevia no livro de reclamações! a garantia tem de cobrir essas coisas! 1 fap nova aos 5000 kms e a garantia n cobre? não me lixem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                            isso ia pa garantia não pagava e ainda escrevia no livro de reclamações! a garantia tem de cobrir essas coisas! 1 fap nova aos 5000 kms e a garantia n cobre? não me lixem
                                            Eu acho o carro não pagou uma FAP nova , cobraram-lhe 140€ mas foi da muda de óleo, ficou contaminado

                                            Pelo menos foi o que percebi, mas olha fosse na VW e a muda de óleo não te ficava só em 140€, disso podes ter a certeza

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só para esclarecer, ninguém mudou a FAP, a FAP nos carros Opel não são "substituidas".

                                              A única coisa que foi feita foi uma mudança de óleo e respectivo filtro, que mesmo assim, acho que deveria estar na garantia já que foi mt antes dos 30 mil km ou um ano.

                                              Mas o que eles dizem é que isto não está incluido na garantia.

                                              Não paguei os 140 € e tenciono apresentar queixa na Opel onde comprei a carrinha, nem que seja pela falta de aviso de como o FAP funciona naquele automóvel.

                                              Já sei que não me vai adiantar nada, mas pelo menos a queixa fica feita.

                                              Comentário


                                                #24
                                                lê o livro de revisões que tens lá o porquê de as mudanças periódicas do oleo não se aplicarem a modelos com FAP.

                                                quanto aos 140€, digo-te que foste roubado.

                                                eu fiz a mudança por 69€ num reparador autorizado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                                  lê o livro de revisões que tens lá o porquê de as mudanças periódicas do oleo não se aplicarem a modelos com FAP.

                                                  quanto aos 140€, digo-te que foste roubado.

                                                  eu fiz a mudança por 69€ num reparador autorizado
                                                  Não paguei 140€, mas obrigado pelo aviso

                                                  O preço depois depende da qualidade do óleo, do filtro colocado e o que varia mais "a mão de obra", que nas marcas é sempre mais caro

                                                  Paguei cerca de 90 €, foi mais do que tu pagaste, mas agora tb já está pago...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por lpinho Ver Post
                                                    Só para esclarecer, ninguém mudou a FAP, a FAP nos carros Opel não são "substituidas".

                                                    A única coisa que foi feita foi uma mudança de óleo e respectivo filtro, que mesmo assim, acho que deveria estar na garantia já que foi mt antes dos 30 mil km ou um ano.

                                                    Mas o que eles dizem é que isto não está incluido na garantia.

                                                    Não paguei os 140 € e tenciono apresentar queixa na Opel onde comprei a carrinha, nem que seja pela falta de aviso de como o FAP funciona naquele automóvel.

                                                    Já sei que não me vai adiantar nada, mas pelo menos a queixa fica feita.
                                                    Quando muito acho que te conseguias safar com o filtro, agora no óleo . . . já vejo a coisa bem mais complicada

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X