Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Termostato

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Termostato

    Fui fazer a revisão dos 80 000 no meu Alfa 156 1.9 Mjet e deram-me a indicação que o termostato não estava a fechar o circuito e como tal a água desde o momento que ligo o motor está logo a passar pelo radiador.
    Como consequência a água não atinge os 90 graus. Disseram-me para substituir o termostato.
    Confesso que quando olho para o manómetro só me preocupo se passar dos 90 graus ou mais. Nunca reparei que ficava por volta dos 70 a 80 graus. Ou seja, tenho a preocupação com o excesso de temperatura e não o contrário.
    O mecânico deu essa indicação com base no ponteiro no manómetro não chegar aos 90, nada mais.
    Fui ver o manual e diz que o ponteiro deve estar na zona central, não indica valores. O consumo do carro tem andado entre os 6,5 a 7,5l/100.
    Será de me preocupar ? Devo substituir o termostato ? Que danos poderei ter se não mudar? (Isto se ele tiver razão em dizer que está avariado)

    #2
    È claro que deves mudar. Um motor abaixo da temperatura recomendada, tem muito mais desgaste, gasta mais, e polui mais. se calhar agora no verão, nem faz muita diferença, mas quando chegares ao inverno, vais ver essa diferença. Para além de que o oleo nunca chega á tempeartura ideal, logo nao esta a fazer a lubrificção que devria fazer.
    na teoria, serua quanto mais quente esta um motor, mais eficiente ele é. para um motor 90º não é nada. por isso mete o termostato, porque so custa 20 ou 30 €, e vais poupa-los no consumo. ahhh e o meio ambiente agradece

    Comentário


      #3
      O termostato indica a temperatura da água e não do óleo.

      Comentário


        #4
        O que eu posso dizer é que a temperatura ideal de funcionamento do motor são esses 90 graus. A funcionar mais frio, provoca mais desgaste. Agora quantificar isso, não sei dizer. Isso também faz com que o carro leve mais tempo a aquecer. Do que sei, também não é uma reparação cara, portanto...

        Comentário


          #5
          Mas o problema é que desde o princípio (5 anos) que me parece que o carro seja assim. Como posso ter a certeza que o termostato está avariado ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            O termostato indica a temperatura da água e não do óleo.
            O termostato não indica nada. O termostato é uma peça, com cera lá dentro, e o que acontece é o seguinte, á medida que a agua vai aquecendo a cera vai derretendo, o que faz o termosta forçar uma mola que tem , que por sua vez afsta uma tampa, esse afastamento faz com que a agua circule do motor para o radiador, para esta arrefecer.
            Editado pela última vez por rafasantos; 09 September 2009, 18:07.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alfa Romeo Ver Post
              Mas o problema é que desde o princípio (5 anos) que me parece que o carro seja assim. Como posso ter a certeza que o termostato está avariado ?
              É facil, mete o carro a trablhar, e apalpa o tubo que sai da cabeça, para o radiador, se sentires que esta a passar agua quente no tubo ao fim de 3 ou 4 minutos com o carro a trabalhar, é sinal que o termostato, esta sempre aberto(avariado). mas podia ser pior se ele avariasse fechado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                O termostao não indica nada. O termostato é uma peça, com cera lá dentro, e o qu acontece é o seguinte, á medida que a agua vai aquecendo a cera va derretendo, o que faz o termostao forçar uma mola que tem , que por sua vez afsta uma tampa, esse afastamento faz com que a agua circule do motor para o radiador, para esta arrefcer.

                Está certo

                O que queria referir-me com indicação de termostato é do indicador visual que se tem dentro do carro, sendo que a grande maioria dos carros só tem ponteiro a indicar a temperatura da água/liquido de refrigeração

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Está certo

                  O que queria referir-me com indicação de termostato é do indicador visual que se tem dentro do carro, sendo que a grande maioria dos carros só tem ponteiro a indicar a temperatura da água/liquido de refrigeração
                  Exactamente, e infelizmente a maioria das marcas, até o indicador de temperatura estão a tirar, acho que é um dos manometros mais importantes, mais até que o conta rotações(visto que o motor corta, para se preservar).

                  Comentário


                    #10
                    Ok...o meu carro tb tem esse problema. Tipo onde se localiza o termostato? E é caro? É facil de substituir? No verão n ha problema, mas no inverno ele demora bues a aquecer. E arrefece nas descidas ou em ponto morto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                      Exactamente, e infelizmente a maioria das marcas, até o indicador de temperatura estão a tirar, acho que é um dos manometros mais importantes, mais até que o conta rotações(visto que o motor corta, para se preservar).
                      sim, tenho um 106, ainda por cima a gasóleo, que simplesmente não tem indicador da temperatura, daí que todas as semanas tenho de verificar o nível do líquido de refrigeração, ver se a água está a circular e por aí fora... quando a luz um dia acender já o motor passou à história!
                      Ah, mas tem um relógio enorme no painel de instrumentos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                        sim, tenho um 106, ainda por cima a gasóleo, que simplesmente não tem indicador da temperatura, daí que todas as semanas tenho de verificar o nível do líquido de refrigeração, ver se a água está a circular e por aí fora... quando a luz um dia acender já o motor passou à história!
                        Ah, mas tem um relógio enorme no painel de instrumentos...
                        Eu coloquei um manometro de temperatura no meu saxo 1.5d

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                          Ok...o meu carro tb tem esse problema. Tipo onde se localiza o termostato? E é caro? É facil de substituir? No verão n ha problema, mas no inverno ele demora bues a aquecer. E arrefece nas descidas ou em ponto morto
                          O termostato deve estar situado na cabeça, normalmente esta dentro daquela " caixa" onde o tubo superior do radiador liga á cabeça. ele é facil de substituir, nao é caro. mas se nao tens muita experiencia, vai a uma ooficina, porque convem o circuito depois ficar bem sangrado

                          Comentário


                            #14
                            Na Alfa Romeo, mais concretamente nos 156, há vários casos em que há desfasamento entre a temperatura indicada no manometro e a temperatura real (lida digitalmente na rede OBDII).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alfa Romeo Ver Post
                              (...)
                              O mecânico deu essa indicação com base no ponteiro no manómetro não chegar aos 90, nada mais.
                              (...)
                              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                              Na Alfa Romeo, mais concretamente nos 156, há vários casos em que há desfasamento entre a temperatura indicada no manometro e a temperatura real (lida digitalmente na rede OBDII).
                              Exacto .

                              Antes de mais convem ligar o carro a maquina e saber qual a temperatura real, o ponteiro pode estar a marcar mal, é muito commum nos 156 .

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                O termostato deve estar situado na cabeça, normalmente esta dentro daquela " caixa" onde o tubo superior do radiador liga á cabeça. ele é facil de substituir, nao é caro. mas se nao tens muita experiencia, vai a uma ooficina, porque convem o circuito depois ficar bem sangrado
                                não costuma ser caro em outras marcas e modelos mas tanto a fiat como a alfa têm em alguns casos(que penso que seja este)termostatos que não são nada convencionais e por isso tem um valor elevado

                                Comentário


                                  #17
                                  O termostato pra esse motor custa a módica quantia de 90€, só a peça...
                                  O acesso não é muito simples e dá algum trabalho pra trocar, mas nada de especial.

                                  Eu comprei um pro meu na RockAuto.com por 32U$D, mas foi numa compra conjunta com mais 4 jogos de pastilhas de travão, que os portes são caros...

                                  Troca isso o quanto antes, o que poupas só de combustível já te paga o gasto...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                    O termostato pra esse motor custa a módica quantia de 90€, só a peça...
                                    O acesso não é muito simples e dá algum trabalho pra trocar, mas nada de especial.

                                    Eu comprei um pro meu na RockAuto.com por 32U$D, mas foi numa compra conjunta com mais 4 jogos de pastilhas de travão, que os portes são caros...

                                    Troca isso o quanto antes, o que poupas só de combustível já te paga o gasto...
                                    O quê?????????? 90 €
                                    mas afinal qual é o motor?
                                    ok estive a investigar, e existe um da Valeo que deve ficar á volta dos 70€
                                    Editado pela última vez por rafasantos; 10 September 2009, 18:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, quando me disseram o valor tive a mesma reacção que tu :P
                                      Preço de amigo na Lancia, 92€+IVA.
                                      o que comprei é da Quinton-Hazell...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O de origem é de que marca(s)?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                          Pois, quando me disseram o valor tive a mesma reacção que tu :P
                                          Preço de amigo na Lancia, 92€+IVA.
                                          o que comprei é da Quinton-Hazell...
                                          QH uma das melhores

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X