Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vel Satis 3.0 dci... electricamente parado!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vel Satis 3.0 dci... electricamente parado!!

    Boas:

    Estou com um problema daqueles.
    No outro dia estive a limpar o prato de apoio da bateria que já parecia um relvado com o lixo que tinha e depois de colocar a bateria toca a ligar os bornes. Até aqui tudo bem. Só que quando vou para ligar o positivo, a aste metálica que alimenta a caixa de fusíveis do compartimento do motor tocou na protecção metálixa do turbo e zimba toca de dar grande faíca. Parecia uma central de fundição!!

    Agora quando tento ligar o carro, ouço um clique, não pega e poucos segundos depois ouço outro clique mais audível. Ambos vindos da dita caixa de fusíveis. Se insistir algumas vezes, começo a ouvir a gaja do computador de bordo a dizer que a injecção tem deficiência, que o travão de estacionamento electrónico tem deficiência (apesar de funcionar) e a ventoinha de refrigeração do radiador começa a funcionar e pára, funciona e pára, etc... Depois ouvem-se uma série de minúsculos cliques vindos da caixa de fusíveis.
    Não sei ao certo o que aconteceu, muito menos a extensão dos danos mas cheira-me claramente a curto-circuito, até porque os fusíveis da ventoinha e das velas de incandescência têm as pontas não verdadeiramente queimadas mas ligeiramente amareladas.

    Agora não sei se posso fazer alguma coisa para evitar o electrcista ($$$$) ou sequer se é fácil desmontar os fios da caixa de fusíveis para perceber onde está o problema.
    Alguém tem alguma ideia????

    #2
    Nao é para te assustar, mas convém ter cuidado com estas coisas da electrecidade . . .

    Digo-te isto porquê, por causa de ligações de cabos feitos à toa, num Mercedes 190D, lá arranjaram maneira de queimar o alternador

    Espero que não tenhas aí um bico de obra daqueles grande

    Comentário


      #3
      Começa por substituir todos os fusíveis que te parecerem queimados.

      De qualquer forma acho que tendo em conta a extensão dos danos um electricista a longo prazo fica-te mais barato.

      Comentário


        #4
        Verifica os fusíveis de protecção da bateria, por norma estão por cima da dita.

        Comentário


          #5
          Velas ou motor de arranque

          Boas:

          Antes de mais obrigado a todso pelo feedback.
          Depois de queimar alguns fusíveis da minha tola, cheguei à conclusão que os ditos cliques vêm ou das velas de incandescência ou do motor de arranque. Alguma sugestão?

          Comentário


            #6
            Sobre as velas de incandescencia, mesmo com elas estragadas penso que não seria esse o motivo pelo qual não conseguias colocar esse motor a trabalhar.

            No tempo dos carros de injecção indirecta a conversa já podia ser outra, para além da altura do ano em que estamos em que as temperaturas ambiente são relativamente altas.

            Comentário


              #7
              Então...

              E se o relé de controlo das velas de incandescência estiver marado, será que justifica?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por machsantos Ver Post
                E se o relé de controlo das velas de incandescência estiver marado, será que justifica?
                Eu pessoalmente não tenho esse nível de conhecimento . . .

                Se tiveres algum esquema eléctrico disso, pode-se tentar olhar e tentar perceber como isso está ligado, dando tiros para o ar vai ser complicado . . .

                Sobre a tua pergunta, sugerias que a não está a passar corrente por o relé estar marado e logo o motor não pega, é isso ? . . .

                É como te digo é muito vago, eu começava por onde aqui já disseram ver os fusiveis, se depois de teres a certeza de que eles estão todos bem e que o carro não pega, eu levava isso a um electrecista . . .

                Comentário


                  #9
                  Exacto, penso que o melhor a fazer... é verificares os fusiveis, se estiver tudo bem... leva o carro a um electricista, n te metas a inventar...

                  Comentário


                    #10
                    Lá terá que ser...

                    Boas:

                    Obrigado a todos pelos comentários . Uma vez que os fusíveis estão todos OK, lá terei que ir ao electricista. Só que como o carro não anda, o electricista é que vai que vir até cá . É para a escovadela ser maior .

                    De qualquer forma é melhor mesmo porque estive a pensar e o facto da descarga ter ído à chapa de protecção do Turbo não pode ter provocado danos nos circuítos. Quando muito a chapa de protecção do Turbo acumularia energia electrostática!!

                    Há-de haver alguma coisa mais estranha. Já agora, digam-me uma coisa se souberem. A actuação das velas de incandescência é antes de se dar à chave ou há mais algum sinal que lhes é dado ao rodar a chave (neste caso carregar no botão)?

                    Comentário


                      #11
                      Antes de mais, acho que devias desligar a bateria por algumas horas e depois voltares a tentar tudo de novo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Antes de mais, acho que devias desligar a bateria por algumas horas e depois voltares a tentar tudo de novo.
                        E quando voltares a ligar, começa pelo positivo. Se tivesses feito isso nada disso tinha acontecido.

                        Comentário


                          #13
                          Nao poderas ter simplesmente descarregado a bateria? Poderia ainda ter capacidade para ligar as electronicas de bordo, mas nao para mexer o motor de arranque, o que faria esses cliques que descreves quando das 'a chave.

                          Comentário


                            #14
                            Vou ser um bocado sarcástico mas.... Acho que queimaste a Playstation...

                            Num carro com tanta electrónica ha que ter imenso cuidado.. desligar a bateria pode logo à partida requerer ligação à maquina ou um curso para configuração da BIOS disso... lol

                            Boa sorte com isso... tenta arranjar os esquemas electricos para perceberes onde andam os componentes e fazeres alguns testes com multimetro a ver se recebem corrente...

                            Tentar deixar a bateria desligada dum dia para o outro pode ser opçao.. mas cheira-me que ha algo electronico queimado..

                            mesmo que as velas estivessem nas couves o motor de arranque deveria rodar.. a nao ser que algum sensor diga expressamente ao " windows " da centralina que ha um problema e esta simplesmente nao dá actuação ao motor de arranque..

                            Tinha um problema parecido num saxo em relaçao à bomba de gasolina, fiz um bypass com switch e ficou porreiro, mas aquele era um PCzito de hardware simples..
                            Editado pela última vez por FastLee; 16 September 2009, 15:05.

                            Comentário


                              #15
                              Diagonóstico feito... à antiga!!

                              Por falta de PC à maneira e por falta de vontade de levar o bicho à Renault, prodedi a uma checagem mais ou menos completa do sistema ue deixo em resumo:

                              1. BATERIA - OK, começa agora a perder a força pelas tentativas de arranque;

                              2. VELAS DE INCANDESCÊNCIA - Resistência < 5 em todas, duas com terminal preto, três branco e uma enferrujada ;

                              3. CENTRALINA - Pelo que me parece passa todos os dados excluindo os relacionados estritamente com o arranque;

                              4. DIAGONÓSTICO DE PAINEL DE BORDO - Funciona correctamente;

                              5. Fusiveis de todos os compartimentos - OK;

                              6. Relés de todos os compartimentos - não sei como testar mas nenhum parece queimado;

                              7. ALTERNADOR - Não sei como testar;

                              8. MOTOR DE ARRANQUE - os cliques parece que vêm daí.

                              Assim sendo, antes de o ir submeter à CAN da Renault, espero ouvir os vossos comentários, porque a mim parece-me que posso ir encomendando um motor de arranque...

                              Abraços

                              Comentário


                                #16
                                eu sei que não se deve NUNCA fazer, mas ja experimentaste por a trabalhar de empurrão?

                                Comentário


                                  #17
                                  mas o motor de arranque funciona ou só dá cliques disseste que a bateria está a ficar fraca devido às tentativas de arranque
                                  Normalmente ouço cliques quando a bateria está sem carga... pois já não tem força para mais para além dos cliques... não dá para carregares a bateria, ou com um carregador ou com outro carro? às vezes a solução é mais simples do que julgamos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem..

                                    apertaste e limpaste bem os bornes da bateria?

                                    quando dás À chave e ouves o tec tec as luzes do painel vão abaixo?

                                    ha uam hipotese simples que é falta de massa ou de corrente suficiente para rodar o motor..

                                    tudo o resto funciona mas a má ligação dos bornes nao chega para dar força ao motor de arranque..

                                    ou entao testa outra bateria entretanto...

                                    é algo muito simples e possivel de acontecer..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                      Ora bem..

                                      apertaste e limpaste bem os bornes da bateria?

                                      quando dás À chave e ouves o tec tec as luzes do painel vão abaixo?

                                      ha uam hipotese simples que é falta de massa ou de corrente suficiente para rodar o motor..

                                      tudo o resto funciona mas a má ligação dos bornes nao chega para dar força ao motor de arranque..

                                      ou entao testa outra bateria entretanto...

                                      é algo muito simples e possivel de acontecer..
                                      É....começa a ganhar corpo esta teoria.
                                      Pode muito bem tê-la descarregado aquando da ligação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É certamente a bateria!

                                        Aconteceu ao meu cunhado num Clio III DCI a umas 3 semanas e com os cabos da bateria ligados à bateria do meu carro funcionou bem - resultado: bateria nova tá fino!

                                        Depois diz algo, não custa experimentar! Liga os cabos
                                        Editado pela última vez por nogueiraribeiro; 16 September 2009, 22:21. Razão: SOLUÇÃO?!?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pode não ser a bateria descarregada mas sim danificada...

                                          Bem, sou sincero... eu já o teria levado, no mínimo, a um electricista, e no limite á Renault.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tinha já ligado cabos a outro carro em vez de perder tanto tempo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              De facto pode ter a bateria em curto mas eu pensei que ele já tinha experimentado com outra.

                                              Se ainda não trocaste por outra, troca. Tem atenção às capacidades que têm de ser iguais ou superiores a essa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ...sendo isto um Vel Satis e não um renault 5, não seria melhor levá-lo à Renault?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  ...sendo isto um Vel Satis e não um renault 5, não seria melhor levá-lo à Renault?
                                                  Homem, o carro dele não anda

                                                  Ele que lhe aplique os cabos da bateria como já disse que com 99% de certeza que resolve o problema de uma vez

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                    Homem, o carro dele não anda

                                                    Ele que lhe aplique os cabos da bateria como já disse que com 99% de certeza que resolve o problema de uma vez
                                                    Sim mas o seguro tem reboque.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                      Homem, o carro dele não anda

                                                      Ele que lhe aplique os cabos da bateria como já disse que com 99% de certeza que resolve o problema de uma vez
                                                      Não é por nada, mas eu acho que o melhor era mesmo levar o carro a um electrecista, isto para não dizer para o levar à marca . . .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E pode levar, não perde nada!

                                                        Referi a bateria porque um Clio III DCI de 2006 teve exactamente os mesmíssimos sintomas a 3 semanas, voltas para aqui e para ali a perguntar e foi a própria Renault que sugeriu que era a bateria, porque lhes acontecia o mesmo as vezes nos usados!

                                                        Dito e feito, ligamos os cabos à bateria, e o carro pegou logo e não se queixou de mais nada!!!

                                                        É simples, tira-teimas, qualquer um pode fazer esse teste (haja cabos!), e descarta logo à partida outras despesas muito maiores como motor de arranque ou outros componentes!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                          E pode levar, não perde nada!

                                                          Referi a bateria porque um Clio III DCI de 2006 teve exactamente os mesmíssimos sintomas a 3 semanas, voltas para aqui e para ali a perguntar e foi a própria Renault que sugeriu que era a bateria, porque lhes acontecia o mesmo as vezes nos usados!

                                                          Dito e feito, ligamos os cabos à bateria, e o carro pegou logo e não se queixou de mais nada!!!

                                                          É simples, tira-teimas, qualquer um pode fazer esse teste (haja cabos!), e descarta logo à partida outras despesas muito maiores como motor de arranque ou outros componentes!
                                                          Eu sei, só referi o levar ao electrecista, porque já se anda nisto há 6 ou 7 dias e sem resolução à vista . . .

                                                          Claro que no minimo tentava o que estás a sugerir, primeiro garantir que não há fusiveis queimados e depois tentar o que sugeres, se mesmo assim não desse aí sim lá ía ter de ser

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenta pegar o carro com os cabos ligados a outro diesel com o dito a trabalhar.

                                                            Se não der...Renault com ele

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X