Boas:
Estou com um problema daqueles.
No outro dia estive a limpar o prato de apoio da bateria que já parecia um relvado com o lixo que tinha e depois de colocar a bateria toca a ligar os bornes. Até aqui tudo bem. Só que quando vou para ligar o positivo, a aste metálica que alimenta a caixa de fusíveis do compartimento do motor tocou na protecção metálixa do turbo e zimba toca de dar grande faíca. Parecia uma central de fundição!!
Agora quando tento ligar o carro, ouço um clique, não pega e poucos segundos depois ouço outro clique mais audível. Ambos vindos da dita caixa de fusíveis. Se insistir algumas vezes, começo a ouvir a gaja do computador de bordo a dizer que a injecção tem deficiência, que o travão de estacionamento electrónico tem deficiência (apesar de funcionar) e a ventoinha de refrigeração do radiador começa a funcionar e pára, funciona e pára, etc... Depois ouvem-se uma série de minúsculos cliques vindos da caixa de fusíveis.
Não sei ao certo o que aconteceu, muito menos a extensão dos danos mas cheira-me claramente a curto-circuito, até porque os fusíveis da ventoinha e das velas de incandescência têm as pontas não verdadeiramente queimadas mas ligeiramente amareladas.
Agora não sei se posso fazer alguma coisa para evitar o electrcista ($$$$) ou sequer se é fácil desmontar os fios da caixa de fusíveis para perceber onde está o problema.
Alguém tem alguma ideia????
Estou com um problema daqueles.
No outro dia estive a limpar o prato de apoio da bateria que já parecia um relvado com o lixo que tinha e depois de colocar a bateria toca a ligar os bornes. Até aqui tudo bem. Só que quando vou para ligar o positivo, a aste metálica que alimenta a caixa de fusíveis do compartimento do motor tocou na protecção metálixa do turbo e zimba toca de dar grande faíca. Parecia uma central de fundição!!
Agora quando tento ligar o carro, ouço um clique, não pega e poucos segundos depois ouço outro clique mais audível. Ambos vindos da dita caixa de fusíveis. Se insistir algumas vezes, começo a ouvir a gaja do computador de bordo a dizer que a injecção tem deficiência, que o travão de estacionamento electrónico tem deficiência (apesar de funcionar) e a ventoinha de refrigeração do radiador começa a funcionar e pára, funciona e pára, etc... Depois ouvem-se uma série de minúsculos cliques vindos da caixa de fusíveis.
Não sei ao certo o que aconteceu, muito menos a extensão dos danos mas cheira-me claramente a curto-circuito, até porque os fusíveis da ventoinha e das velas de incandescência têm as pontas não verdadeiramente queimadas mas ligeiramente amareladas.
Agora não sei se posso fazer alguma coisa para evitar o electrcista ($$$$) ou sequer se é fácil desmontar os fios da caixa de fusíveis para perceber onde está o problema.
Alguém tem alguma ideia????
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