Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores e compatibilidade com BioDiesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores e compatibilidade com BioDiesel

    Bom dia estou com uma dúvida em relação ao BioDiesel, é que já ouvi dizer que os motores diesel antigos a injector bomba género Clios DTI Ibizas TDI 206 TD etc são compatíveis com BioDiesel e não é necessário fazer alterações ao motor para este trabalhar perfeitamente com B100. Mas os common rail segundo tenho ouvido dizer depende das marcas. Por exemplo a Renault penso que autoriza todos os DCI a utilizarem biodiesel mas por exemplo a Audi desaconselha. Alhuém me pode esclarecer em relação a este assunto gostaria de saber se existe alguma base de dados com a informação dos motores compatíveis com biodiesel. Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por brancot Ver Post
    Bom dia estou com uma dúvida em relação ao BioDiesel, é que já ouvi dizer que os motores diesel antigos a injector bomba género Clios DTI Ibizas TDI 206 TD etc são compatíveis com BioDiesel e não é necessário fazer alterações ao motor para este trabalhar perfeitamente com B100. Mas os common rail segundo tenho ouvido dizer depende das marcas. Por exemplo a Renault penso que autoriza todos os DCI a utilizarem biodiesel mas por exemplo a Audi desaconselha. Alhuém me pode esclarecer em relação a este assunto gostaria de saber se existe alguma base de dados com a informação dos motores compatíveis com biodiesel. Obrigado.
    Acho que querias dizer bomba injectora e não injector bomba, certo ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
      Acho que querias dizer bomba injectora e não injector bomba, certo ?
      Sim acho que é isso o common rail veio substituir a bomba injectora certo? Esses diesel dos 90's tipo 1.9 D da Renault VW Peugeot já me disseram que se pode usar inclusivamente B100 que é Biodiesel puro, queimam tudo e são menos sensíveis aos de hoje em dia em que qualquer coisinha entope os injectrores e atrofia a electrónica.

      Comentário


        #4
        O meu 2.0 tdi diz na tampa do depósito que não posso usar bio diesel

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brancot Ver Post
          Sim acho que é isso o common rail veio substituir a bomba injectora certo? Esses diesel dos 90's tipo 1.9 D da Renault VW Peugeot já me disseram que se pode usar inclusivamente B100 que é Biodiesel puro, queimam tudo e são menos sensíveis aos de hoje em dia em que qualquer coisinha entope os injectrores e atrofia a electrónica.
          É natural que assim seja.

          Estamos a falar de 300 e tal bares versus 1800, portanto, dá para ter uma ideia da pureza que o combustível tem de corresponder para passar no bico de um injector common rail da 3ª geração.

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
            O meu 2.0 tdi diz na tampa do depósito que não posso usar bio diesel
            Pois nos Audi's tem essa indicação, mas os dCi da Renault são compatíveis?

            Comentário


              #7
              HDi Citroen Biodiesel

              Eu costumo rodar alguns depósitos com B15.
              Hoje em dia, todo o diesel "normal" é B06.

              Questionei a Citroen há uns tempos que me respondeu isto:

              "
              Exmo. Senhor,
              Acusamos recepção da mensagem de V. Exa, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
              Em resposta à mesma, cumpre-nos informar que a percentagem máxima de biodiesel admitida para os motores que equipam as nossas viaturas é de 5%.
              Na expectativa de termos sido úteis, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
              De V. Exa.
              Atentamente

              João Mendonça Correia
              Relações Clientes Citroën
              Telefone: 351 21 949 77 44 / 5 / 6
              "

              Por achar a percentagem demasiado baixa, retorqui com novo email:

              "
              (...)
              Assim, é com estranheza que reajo quando o senhor me diz que só se pode usar biodiesel na percentagem de 5%, quando a própria Citroen divulga que se pode usar até uma percentagem de 30% SEM QUAISQUER INCONVENIENTES OU ADAPTAÇÃO:

              http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/NEWS/ACTUALITY/Frankfurt2007.htm
              Em simultâneo, no domínio do biodiesel, a diligência da Citroën é também de grande iniciativa uma vez que o conjunto dos motores HDi comercializados pela Marca desde 1998, podem funcionar com combustível que contenha até 30% de biodiesel sem qualquer modificação. Os reduzidos consumos e emissões de CO2 dos motores HDi estão assim associados à utilização de uma energia renovável.

              Ora, será que daqui posso depreender algum tipo de publicidade enganosa? Ou seja, se vier a ter algum tipo de problema no motor, fruto de informação errada divulgada pelo construtor, este assume os erros?

              Aguardo por uma resposta da sua parte.

              Com os melhores cumprimentos,
              "

              A resposta obtida foi esta:

              "
              Exmo. Senhor,
              Acusamos recepção da mensagem de V. Exa, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
              Em resposta à mesma, cumpre-nos informar que a utilização de biodiesel a 30% é possível nos motores Citroën, desde que obedeça às normas EN 590 e EN 14214, com critérios adicionais de estabilidade de oxidação.
              Todos os biocombustíveis designados por B30 que não obedeçam a estas normas correm o risco de provocar danos graves no motor, não cobertos pela garantia.
              Para além disso a manutenção do veículo passa a ser uma manutenção severizada, isto é, com revisões de 15.000 em 15.000 Kms ou anualmente, pelo que fica ao critério de V. Exa. a continuação da utilização do combustível referenciado.

              Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
              De V. Exa.
              Atentamente

              João Mendonça Correia
              Relações Clientes Citroën
              Telefone: 351 21 949 77 44 / 5 / 6
              "

              Foram esclarecedores na resposta, pelo que gostei dessa postura, ficando assim ao nosso critério a utilização de combustíveis com percentagem elevada de biodiesel.

              Como disseram antes, tudo depende do grau de pureza do gasoleo para não danificar os injectores.

              Eu vou continuar a usar, de vez em quando

              Comentário


                #8
                Em princípio se o Biodiesel for de boa qualidade, cumprindo as especificações necessárias (o B15 que se vende na prio julgo que tem por exemplo vários aditivos antioxidantes, etc..) e em percentagens inferiores a 20% qualquer motor poderá usar sem grandes problemas...
                A longo prazo poderá haver uma ligeira degradação de alguns componentes de borracha do sistema de combustível, no entanto os carros mais recentes são mais permissivos relativamente a isso...
                Cá em casa usamos em todos os carros há já bastante tempo (incluindo um motor common rail- 270 CDI) e até agora sem qualquer problema.

                Neste tópico também foi debatido o tema da compatibilidade do biodiesel: http://forum.autohoje.com/road-book/...entario-3.html

                E neste também: http://forum.autohoje.com/boxes/2687-biodiesel-17.html

                Também escrevi lá alguns dados sobre a compatibilidade.

                Cumprimentos;)
                Editado pela última vez por PRAP; 29 September 2009, 17:56.

                Comentário


                  #9
                  O problema de usar Biodiesel em carros mais antigos é devido as tubagens. Algumas podem ser corruidas pelo biodiesel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                    O problema de usar Biodiesel em carros mais antigos é devido as tubagens. Algumas podem ser corruidas pelo biodiesel.
                    É verdade.
                    Se for com Biodiesel puro é um aspecto muito importante a ter em conta.
                    No entanto já li muita informação em testes que foram feitos e em percentagens inferiores a 20% de Biodiesel essa corrosão é muito pequena, ou seja só a muito longo prazo (vários anos) é que se pode notar de facto uma ligeira corrosão das tubagens de borracha (tubos de retorno do gasóleo, etc...), que podem ser também substituídos por Viton, que é um material sintético totalmente "imune" ao BioDiesel...

                    "Since most diesel injector pumps don't have rubber parts directly in contact with the fuel, it is usually easy to replace hoses and seals without any major dissasembly. A fuel mixture of 20% biodiesel and 80% petroleum diesel (called "B20") will have no effect on older natural rubber hoses."

                    "B20 has been used in millions of road miles, and has proven to be a practical fuel that can be used in
                    any diesel engine with few precautions or changes compared to the use of petrodiesel"

                    "Will I have to modify anything mechanically in my engine to use biodiesel?
                    Not if you are using blends of B20 or less. The specifications for biodiesel have been established so that it can be used in any diesel engine. Some modifications may be desirable with higher biodiesel concentrations"
                    Editado pela última vez por PRAP; 02 October 2009, 11:41.

                    Comentário


                      #11
                      Eu coloco oleo LIDL
                      Tá uma maravilha, o motor ficou mais silencioso e gasta um cadinho menos!
                      Ponho sempre mais gasoleo que oleo.
                      polui menos, ainda poupo uns aerius!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 1987 Ver Post
                        Eu coloco oleo LIDL
                        Tá uma maravilha, o motor ficou mais silencioso e gasta um cadinho menos!
                        Ponho sempre mais gasoleo que oleo.
                        polui menos, ainda poupo uns aerius!
                        E o carro está todo de origem?
                        Atenção que óleo vegetal directo é muito diferente de Biodiesel, pois entre outras coisas tem também glicerina, que no Biodiesel é eliminada por uma reacção de transesterificação.
                        A glicerina, especialmente se for em alta quantidade pode a longo prazo gerar depósitos no motor, especialmente com tempo frio, onde a mistura fica mais "viscosa"...
                        Claro que há muitos carros que andam há muitos quilómetros a óleo vegetal e não têm problemas, mas eu pessoalmente nunca o faria em nenhum carro meu! Já o Biodiesel é totalmente diferente...

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Sim de origem com bomba injectora bosh que no verão papa metade de oleo, metade gasoleo!
                          Tenho um amigo com um XM ja leva 300.000km e mais de metade com oleo do lidl e gasoleo

                          Comentário


                            #14
                            Boas! Um amigo tem um Clio comercial (de 1993). Começou a meter Biodisel e o motor "berrou". Outro tem um Pajero tambem dessa altura e o motor tambem "berrou". Coincidencia?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                              Boas! Um amigo tem um Clio comercial (de 1993). Começou a meter Biodisel e o motor "berrou". Outro tem um Pajero tambem dessa altura e o motor tambem "berrou". Coincidencia?
                              "Berrou" como?
                              Quanto muito, apesar de raro pode ter tido algum problema na parte relacionada com a alimentação do gasóleo (injectores, tubos retorno, etc...), que mesmo assim é difícil dizer que a culpa foi exclusivamente do Biodiesel.

                              Qual foram as avarias mais especificamente? E porque é que apontam o Biodiesel como causa? (não estou a dizer que não foi, estou a apenas a perguntar, pois não é raro vários mecânicos apontarem logo como causa a utilização de um combustível diferente, quando na verdade não têm quaisquer provas disso)

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                Boas! Um amigo tem um Clio comercial (de 1993). Começou a meter Biodisel e o motor "berrou". Outro tem um Pajero tambem dessa altura e o motor tambem "berrou". Coincidencia?
                                raios parta os bio-diesel!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 1987 Ver Post
                                  raios parta os bio-diesel!
                                  Se "raios parta os bio-diesel" então o que dizer do óleo vegetal directo?
                                  Por acaso uma tia minha tem um Pajero 2.8 de 1998. Ela usou Biodiesel uma ou duas vezes e o jipe começou a ficar com problemas - a pegar mal e a ir abaixo em andamento - quase meio ano depois de ter usado Biodiesel pela última vez.
                                  Foi ao mecânico (que também não estava a encontrar a causa) e como ela não percebe grande coisa de mecânica disse ao mecânico que tinha usado uma vez ou duas já há muito tempo Biodiesel. Claro que quando disse isso o mecânico encontrou logo o problema
                                  O curioso é que depois disso limpou todo o depósito, mudou os filtros de gasóleo e ela passou a meter gasóleo da Galp e BP e o jipe continou quase igual.
                                  Depois disso mudou umas velas de aquecimento e ficou logo melhor. O problema também é devido ao facto de ela usar apenas o jipe durante anos e anos apenas para deslocações pequenas de 5 km no máximo
                                  Mas o problema de pegar mal foi claro... do Biodiesel

                                  P.S: Não estou a defender o Biodiesel, antes que pensem que tenho acções das empresas que o produzem ou algo do género
                                  Só acho que às vezes se deduz logo que o problema veio do Biodiesel, quando muitas vezes não tem qualquer relação

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                    "Berrou" como?
                                    Quanto muito, apesar de raro pode ter tido algum problema na parte relacionada com a alimentação do gasóleo (injectores, tubos retorno, etc...), que mesmo assim é difícil dizer que a culpa foi exclusivamente do Biodiesel.

                                    Qual foram as avarias mais especificamente? E porque é que apontam o Biodiesel como causa? (não estou a dizer que não foi, estou a apenas a perguntar, pois não é raro vários mecânicos apontarem logo como causa a utilização de um combustível diferente, quando na verdade não têm quaisquer provas disso)

                                    Cumprimentos
                                    Boas! Já estava à espera (e bem) deste comentário! "Berrou" é como quem diz... Realmente foram os injectores e mais tretas que agora não me recordo. Em 2º lugar um é electricista-auto e o outro é instalador de GPL. Penso que percebem um pouco da poda.... De referir que ambos só tiveram problemas nos blocos depois de meter bio-diesel (em bombas de combustivel).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                      Se "raios parta os bio-diesel" então o que dizer do óleo vegetal directo?
                                      Por acaso uma tia minha tem um Pajero 2.8 de 1998. Ela usou Biodiesel uma ou duas vezes e o jipe começou a ficar com problemas - a pegar mal e a ir abaixo em andamento - quase meio ano depois de ter usado Biodiesel pela última vez.
                                      Foi ao mecânico (que também não estava a encontrar a causa) e como ela não percebe grande coisa de mecânica disse ao mecânico que tinha usado uma vez ou duas já há muito tempo Biodiesel. Claro que quando disse isso o mecânico encontrou logo o problema
                                      O curioso é que depois disso limpou todo o depósito, mudou os filtros de gasóleo e ela passou a meter gasóleo da Galp e BP e o jipe continou quase igual.
                                      Depois disso mudou umas velas de aquecimento e ficou logo melhor. O problema também é devido ao facto de ela usar apenas o jipe durante anos e anos apenas para deslocações pequenas de 5 km no máximo
                                      Mas o problema de pegar mal foi claro... do Biodiesel

                                      P.S: Não estou a defender o Biodiesel, antes que pensem que tenho acções das empresas que o produzem ou algo do género
                                      Só acho que às vezes se deduz logo que o problema veio do Biodiesel, quando muitas vezes não tem qualquer relação
                                      Agora vem todos com as historias do amigo do tio do primo do irmao do afilhado do neto do sogro do nao sei que!
                                      Eu nao utilizo bio-diesel, mas sim oleo vegetal!
                                      Doses certas tá ali cheio de saude!
                                      quais arranques de manha com problemas, quais falta de rendimento!
                                      Musica...

                                      Comentário


                                        #20
                                        ATENÇÃO:

                                        Não usem bio-diesel nem óleo vegetal. Porquê ? Porque depois isso torna-se popular, as Golp entram no assunto e os preços vão por aí acima.

                                        Não usem, faz mal a alguns motores. Deixem lá quem quer usar com as suas manias.

                                        Não façam ondas, não usem.

                                        Ouviram não usem.




                                        PS: quem quer usar o que não falta é informação por aí e por aqui é só procurar.
                                        Não usem oleo vegetal novo porque é um alimento. Reciclem, lavem o óleo vegetal usado, fica novinho.
                                        Editado pela última vez por guisas; 06 January 2010, 11:12.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                          ATENÇÃO:

                                          Não usem bio-diesel nem óleo vegetal. Porquê ? Porque depois isso torna-se popular, as Golp entram no assunto e os preços vão por aí acima.

                                          Não usem, faz mal a alguns motores. Deixem lá quem quer usar com as suas manias.

                                          Não façam ondas, não usem.

                                          Ouviram não usem.



                                          PS: quem quer usar o que não falta é informação por aí e por aqui é só procurar.
                                          Não usem oleo vegetal novo porque é um alimento. Reciclem, lavem o óleo vegetal usado, fica novinho.
                                          É isso mesmo
                                          as golp entram no assunto

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X