Então a situação é a seguinte:
De à muito tempo para cá que o meu carro a frio e em circunstâncias algo específicas engasga um pouco. Se o colocar a trabalhar e o mesmo estiver sempre em andamento não noto nada, mas se tiver de abrandar ou tirar pé do acelerador (mas engatado), quando torno a acelerar, o mesmo engasga.
Nunca liguei muito à questão mas esta semana meti-me a analisar melhor e com o carro parado, acontece o seguinte:
Coloco-o a trabalhar a frio, o ralenti mantém-se nas 1500RPM (tudo normal). Se o deixar estar quieto, o funcionamento é normal, o ralenti vai descendo progressivamente até às 750RPM conforme a temperatura vai subindo. Mas se der uma aceleradela (por muito ligeira que seja), quando a rotação começa a descer, vai até às 750RPM (o carro até treme ligeiramente e as lâmpadas ficam fracas) e só passados uns 10s é que começa a subir novamente até às 1500RPM. Fiz o mesmo teste num carro idêntico e quando a rotação começa a descer após a aceleradela, nunca passa para baixo das 1500RPM..
Outro sintoma. Em frio e parado, se acelerar muito muito ligeiramente de forma a que as RPM fiquem por volta das 1750RPM, o ponteiro das RPM oscila ligeiramente, numa gama de +- 100RPM
Quando comecei a notar estes sintomas, era necessário o carro estar uma noite inteira parado. Agora basta estar 1 ou 2h.
Alguma ideia do que poderá ser?
De à muito tempo para cá que o meu carro a frio e em circunstâncias algo específicas engasga um pouco. Se o colocar a trabalhar e o mesmo estiver sempre em andamento não noto nada, mas se tiver de abrandar ou tirar pé do acelerador (mas engatado), quando torno a acelerar, o mesmo engasga.
Nunca liguei muito à questão mas esta semana meti-me a analisar melhor e com o carro parado, acontece o seguinte:
Coloco-o a trabalhar a frio, o ralenti mantém-se nas 1500RPM (tudo normal). Se o deixar estar quieto, o funcionamento é normal, o ralenti vai descendo progressivamente até às 750RPM conforme a temperatura vai subindo. Mas se der uma aceleradela (por muito ligeira que seja), quando a rotação começa a descer, vai até às 750RPM (o carro até treme ligeiramente e as lâmpadas ficam fracas) e só passados uns 10s é que começa a subir novamente até às 1500RPM. Fiz o mesmo teste num carro idêntico e quando a rotação começa a descer após a aceleradela, nunca passa para baixo das 1500RPM..
Outro sintoma. Em frio e parado, se acelerar muito muito ligeiramente de forma a que as RPM fiquem por volta das 1750RPM, o ponteiro das RPM oscila ligeiramente, numa gama de +- 100RPM
Quando comecei a notar estes sintomas, era necessário o carro estar uma noite inteira parado. Agora basta estar 1 ou 2h.
Alguma ideia do que poderá ser?