Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manómetro da temperatura da "água"em Toyota Yaris

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manómetro da temperatura da "água"em Toyota Yaris

    Boas! O dito cangalho não trás isso de origem. Assim sendo queria-lhe instalar um manómetro. A minha pergunta é: sendo que os manómetros trazem um sensor como é que se liga ao sensor do carro? Fica só um sensor e faz as ligações só nos fios?

    #2
    eu montei um no meu saxo, comprei da FAE, aquilo traz, um sensor que se fixa na cabeça do motor. No meu caso, tirei um olhal, que la estava que servia para puxar o motor com uma grua, e montei la o sensor.
    apesar de nao estar em contacto com a agua, ate que funciona bastante bem, a ventoinha dispara aos 92ºc, e quando ela dispara o manometro acusa +- 95ºc. custou-me so o manometro 50€

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por c200 Ver Post
      Boas! O dito cangalho não trás isso de origem. Assim sendo queria-lhe instalar um manómetro. A minha pergunta é: sendo que os manómetros trazem um sensor como é que se liga ao sensor do carro? Fica só um sensor e faz as ligações só nos fios?
      Realmente o termómetro é uma coisa importante que muitas marcas estão a retirar dos carros...só sabemos que alguma coisa ta mal através de uma luz que nos indica que, por vezes já tarde demais o motor está a aquecer mais que o normal.
      O Carro não tem CB?
      O meu Astra tb não tem Termómetro, no entanto pelo CB, acedendo a um menu secreto dá para ter acesso ao termómetro digital.
      Procura em diários de bordo do yaris, pode ser que haja alguma coisa, sempre poupavas uns cobres.

      Comentário


        #4
        O Yaris não tem manómetro mas tem uma luz azul que está acesa quando o carro está frio. Já dá para controlar o que é mais comum.

        Um carro aquecer hoje em dia é raríssimo. Para esse caso há a luz vermelha.

        O melhor que tens a fazer é ver que ficha é que controla a luz azul, para saberes onde é que ele vai buscar a informação de que o motor está frio.

        Comentário


          #5
          A todos obrigado pelas respostas. Contudo não acredito muito nas "luzes" do painel... No Golf que tive quando a luz vermelha acendeu foi o "fim da picada"!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por c200 Ver Post
            A todos obrigado pelas respostas. Contudo não acredito muito nas "luzes" do painel... No Golf que tive quando a luz vermelha acendeu foi o "fim da picada"!
            ...exactamente! quando a luz acende é só para dizer que o motor está para dar o berro...
            Mesmo assim, não chamaria ao Yaris um cangalho...

            Comentário


              #7
              O yaris foi dos primeiros carros em que andei sem um ponteiro ou barra a indicar temperatura da água; azul para "frio", vermelho para "quente".

              Azul vai da temperatura ambiente e apaga aos 50º c, vermelho se não estou em erro é quando passa dos 100º, o que mesmo assim ainda é cedo para avarias graves

              O sistema de luzes funciona de forma muito simples: existe um térmico com uma resistência ligado ao sensor de temperatura, o qual está sujeito a uma carga eléctrica. A resistência varia consoante a temperatura do motor, baixa temperaruta: alta resistência, alta temperatura: baixa resistência. Dos dados que tenho aqui, baixa temperatura significa 4.9 volt a cada meio segundo (cadência de intervalo do valor dado à centralina) e alta temperatura significa 0.1 volt. Valores fora destes intervalos significam "erros" e conforme a voltagem, conforme a luz que acende: azul ou vermelho

              Para saber o que está a meio, a centralina lê esse valor, juntamente com o sensor de temperatura da admissão e entre outros factores decide a mistura e atraso na ignição. Ha assim forma de pela centralina tirar-se esse valor exacto, com aquelas boxes proprietárias para análise dos parâmetros da ECU, as mesmas que lêm os erros reportados. Isso é caro, mas não é difícil fazer-se algo em casa. Eu tenho na própria caixa do computador um sensor mecânico de temperatura, é fiável à pressão ambiente a 0.001ºC e na altura foi pensado para monitorizar a temp do cpu. O visor é um simples LCD que pode ser retro-iluminado por leds. Os mais aventureiros podem comprar as peças e fazer algo em casa, ou comprar algo já pré-montado como o rafasantos, embora eu ache que 50€ seja um roubo!

              Comentário


                #8
                [quote=P0rnStar; embora eu ache que 50€ seja um roubo![/quote]
                Mas isso no minimo! Preço de manómetro mais instalação = 30€...

                Comentário


                  #9
                  O Honda jazz é igual nisso das luzinhas, mas montei um no meu, em termos de fios tinha:
                  um fio para a sonda e outro para a massa,
                  um para as luzes de médios,
                  um fio para a chave de corrente - 12V,
                  um fio negativo.

                  Mas tive um velhinho charuto ax 1.4 d, que lhe montei um em que a sonda era diferente, pois era apenas um fio com um terminal em olhal.


                  Ambos a sonda foram montadas no bloco do motor, onde passa água, no jazz introduzi-a num buraquinho no bloco, com rosca, que parecia estar ali de propósito, Quando chega aos 110º, o termostáto dispara, logo não deve ter muita diferença. O Ax, safou-me bem porque nunca me qeimou a junta, graça a ele.

                  Comentário


                    #10
                    Ficom-me por uns 80€, depois de pintado o plástico onde o montei, no pilar esquerdo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gigaman Ver Post
                      Ficom-me por uns 80€, depois de pintado o plástico onde o montei, no pilar esquerdo.
                      E enfibras-te o suporte do manómetro ao Pilar A?

                      Comentário


                        #12
                        existem uns suportes para pilares, mas acho k fica inestético. no meu caso fiz um suporte em aluminio e encaixei na caixa de arrumaçoes que existe no saxo ao pe da manete das mudanças. mo caso eram tres fios um positivo um neutro e o da informaçao do sensor. ahhh. fui buscar toda a corrente ao botao do desembaciador traseiro, porque esta bem protegido

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X