Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bateria "seca" descarregada! Que fazer agora?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bateria "seca" descarregada! Que fazer agora?!

    Boas comprei uma bateria Autosil HE 44T para o meu Corsa em Fevereiro passado. Contudo hoje matei-a... Esqueci-me das luzes acesas e a gaja ficou sem piu! É esta primeira no site:

    Baterias de arranque, baterias de tracção, baterias estacionárias - Autosil

    Tipo é daquelas que se dizem "secas"... se bem que não tenho a certeza se se pode dizer tal coisa!
    Pedi a pessoal conhecido e pus o carro a funcionar a cabos! Ao longo da viagem ela foi recarregando!

    Agora tenho algumas perguntas...
    - É preciso fazer alguma coisa ou ela vai carregando por si sem stress?
    - Aquilo tem uma bolinha verde... para que serve essa bolinha verde? para ver o nível ou tem outro tipo de utilidade? (é que com a cena de hoje ela deslocou-se um pouco para o lado... já não está no centro como antigamente)
    - É preciso colocar água destilada ou outro produto?! Ou não é preciso qualquer tipo de manutenção?! (a minha antiga tinha várias entradas de água punha água de vez em quando... com esta que só tem uma entrada é a mesma coisa)

    Que outros cuidados devo ter agora depois dela ter ficado descarregada?!
    Editado pela última vez por dasthunder; 06 October 2009, 20:51.

    #2
    Não a mataste, mas reduziste-lhe o tempo de vida

    Seca não é de certeza, parece é ser daquelas seladas, sem manutenção. Se o carro pegou a encosto e na viagem não se queixou, é sinal que ainda vai durar uns tempos. Sendo nova, com meses, ainda deve ter mais no mínimo um ano de tortura nas tuas mãos

    - Se tivesses um carregador, eu deixava-a da noite para o dia a carregar, para chegar a 100% ou aproximado. Só com o alternador demora muito mais e essas descargas fortes com cargas parciais vão-na matando, isso é certo

    - A bola verde é um hidrómetro. Serve para verificar o nível do electrólito , tanto em quantidade como a sua capacidade de carga. A quantidade de electrólito nas baterias seladas deve ser sempre 100%, o que faz alterar o estado do nível é a sua gravidade específica, que diminui quando a bateria perde a carga. Quando o nível fica negro, é porque está morta. Se ainda vês verde, é porque não está pior

    - As baterias modernas são quase todas seladas, por uma questão ambiental. Não tentes abrir para colocar água, ou seja o que for. Chamam-se "sem manutenção" por algum motivo

    Numa utilização normal o único cuidado que tenho é apenas de usar o carregador, durante um fim-de-semana ou assim, quando sei que não vou precisar do carro. Uma bateria com pouca carga parada danifica-se, é por isso que novas estão carregadas a 100%

    Comentário


      #3
      Estive a olhar com mais atenção e reparo que a bateria que tens é igual à minha actual Precisei de comprar duas baterias há um mês, uma para o meu carro outra para o carro do meu sogro.

      O meu carro levou uma Highenergy modelo 60, a do meu sogro foi uma modelo 40
      A minha ficou em 45€, 40€ para a outra

      Acrescento: a bateria anterior nunca sofreu uma descarga dessas e tinha o cuidado de verificar com um multímetro a voltagem. Totalmente carregada o multímetro deve acusar 12.4 a 12.6volt. Quando sabia que ía deixar o carro parado algum tempo, carregava-a antes de o fazer, depois não a guardava no carro. Para os carros que andam todos os dias ou com muita regularidade pode ficar lá sempre, mas um carregamento esporádico só faz bem. Quando assim é qualquer carregador de bateria serve, mesmo os que debitam poucos amperes, o que interessa é que fique a carregar. Assim durou-me 5 anos, bem razoável quando há muitas a aguentar 2 anos

      As baterias têm sempre na face da marca ou no topo uma referência do tempo que demoram a carregar quando sujeitas a uma determinada carga. A unidade de medida é AH (ampere/hora) ou mAH (miliampere/hora). Um carregador refere quantos amperes debita (8/10/12 AH) e se a bateria disser por exemplo 10h a 20AH, então carrega em 10 horas com uma carga de 20 ampere por cada hora. Se o carregador fizer 10AH, então tens a bateria carregada em 20 horas. É fácil, é fazer uma regra de 3 simples

      Comentário


        #4
        Tive um renault 19 diesel e tive uma bateria que durou 6 anos e nunca ao longo desse tempo foi recargada.....!!
        So morreu porque o carro morreu tambem(foi para abate)!!
        A isto e que se posse chamar de boa bateria,mas penso que so aconteçe uma vez em mil!!

        Comentário


          #5
          Já lá vai esse tempo. As baterias são, nos últimos temos, feitas para durarem em média 4 anos e isso parece ser a norma. As mais antigas durarem 6 não é algo de muito extraordinário, em mil (aqui duvido da veracidade desta probabilidade) há umas que duraram 6 ou 8 anos, algumas 10. Isso sim é de nota

          O meu primeiro carro foi novo em 1994, a bateria nunca foi recarregada e durou até 2001 ou 2002, portanto 7 ou 8 anos

          Comentário


            #6
            Dantes as baterias da Varta é que duravam anos e anos, eram de guerra...

            Essa bola verde significa que a bateria está bem. Descarregou, mas teve ajuda para pegar e depois o alternador encarregou-se de a carregar. Não te preocupes.

            Comentário


              #7
              Que acham das baterias magnetic marelli ?

              Comentário


                #8
                Como já foi dito, se queres que a bateria aguenta mais uns tempos, deixa-a a carregar.

                O que faz mal é deixar muito tempo 1 bateria descarregada, neste caso, ela teve em "apuros", mas ao pegar carregou e estabilizou 1 bocado, agora quanto mais tempo deixares a bateria a menos de 100% menos tempo ela te irá durar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Que acham das baterias magnetic marelli ?
                  Eu infelizmente sobre estas não tenho conhecimento de causa...

                  Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                  Como já foi dito, se queres que a bateria aguenta mais uns tempos, deixa-a a carregar.

                  O que faz mal é deixar muito tempo 1 bateria descarregada, neste caso, ela teve em "apuros", mas ao pegar carregou e estabilizou 1 bocado, agora quanto mais tempo deixares a bateria a menos de 100% menos tempo ela te irá durar.
                  Carregar uma bateria uma vez a cada 6 meses a 100% prolonga a vida da bateria em utilização normal para o dobro ou quase do que em teoria pode aguentar. As baterias modernas que aguentam 2 garantidamente fazem 3 ou até 4 anos se levarem mesmo que esporadicamente uma cargazita. Um carregador para baterias mais simples (desde que seja de 12v carrega qualquer bateria) custa 10€ e trata do assunto. Demora é mais tempo que os que debitam mais amperes, mas são mais caros.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X