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Compensa realizar revisões na marca?

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    Compensa realizar revisões na marca?

    Viva,

    Até expirar a garantia do meu veículo sempre fiz as revisões em oficinas da marca (Nissan). Nos dois primeiros anos em Seia, a seguir em Coimbra. Porém os preços de revisões sempre foram elevados, especialmente em Coimbra e verifiquei algumas curiosidades que pesavam imenso nas facturas.

    Primeiro - Óleo. Colocando BP Visco 5000, verifiquei que a oficina me cobrava por um contentor de 4L 68€. No entanto poderia comprar o mesmo frasco em armazens de material automóvel por 28€. Falamos de um preço 242% superior na oficina. Pode-se entende rum custo um pouco maior (mais 10% digamos) já que o cliente não tem que se deslocar para adquirir à parte o óleo), mas não se compreende o aumento de 142%. É, no mínimo, um roubo descarado, já que nada justifica este aumento desmesurado.

    Segundo - Custo hora de um mecânico. Na oficina de marca (Coimbra) cobravam uns meros 60€ por hora por cada mecânico. Ora, a título comparativo, um médico especialista a fazer serviço de INEM recebe 40€ por hora. Como se justifica este custo hora? É exageradamente elevado.

    Mas mais estranho é referirem que a revisão tem que durar 4h. Ora 4h x 60€ = 240€ só de mão de obra numa revisão. Questiono que fazem em 4h. Pelo preço que cobram no óleo, vasta extrapolar o quanto cobravam pelo restante material para se aperceberem o preço da factura final. Numa oficina que repara e assiste há vários anos a empresa do meu pai, uma revisão dura uma hora, quanto muito hora e meia (e ainda incluem uma limpeza do veículo). E cobram apenas 15€h de mão-de-obra. Formação dos mecânicos? Não poderei afirmar, esta última oficina é certificada e faz ela própria formação de mecânicos para outras oficinas. De certeza existirá uma diferença entre a oficina da marca e a oficina não especializada, mas não se justifica a disparidade de preços praticados.

    Em suma, a partir do momento que terminou a garantia passei a entregar o veículo na segunda oficina, que até tinha um serviço gratuito e conveniente de irem buscar e entregar o carro, ou se deixássemos o carro na oficina transportam-nos para onde desejarmos e também nos vão buscar. E gratuitamente. Mais, na oficina de marca, marcava uma hora, ma so carro ficava em fila de espera, o que atrasava a sua entrega em várias horas. Na oficina não especializada, marcava a hora, entregava o veículo e este é logo tido em conta. E por fim, realizam sempre uma limpeza ao veículo (e gratuita). Nas suas instalações não há uma zona de lazer, com bar e máquina de café à nossa disponibilidade (pago claro). Dispenso isso tudo se fizerem o serviço mais rápido e a 1/4 do custo e o fizerem com comodidade (como transporte ou entrega do veículo).

    Em parte o que referi neste tópico vai contra o que referi num anterior onde defendia o bom cuidado com o nosso veículo, especialmente o controlo das revisões e procurar usar material de origem e manutenção certificada. Mas tem que existir bom senso. O caso do óleo (sendo o mesmo) é um caso evidente de pouco senso. Seria estúpido da minha parte, após ter visualizado a situação continuar a pagar os 68€ cobrados quando poderia obter o mesmo produto por apenas 28€ tendo apenas que parar a meio da viagem para a oficina. Outro caso, é o custo da mão-de-obra cobrados e o extenso período em que o veículo tem que ficar imobilizado.

    Devo referir que a oficina de Seia, sendo de marca, fazia um bom serviço (embora sendo as comodidades da oficina não especializada), não sendo tão "careira" e tendo mecânicos que mostravam conhecer o que faziam. Entre essa oficina de marca e a não especializada, ficaria na dúvida. Mas entre a de Coimbra e a não especializada, a diferença de custo é muito elevada e não compensa ou justifica o serviço realizado.

    Marco

    #2
    Há concessionários e concessionários. Em todo o caso, há coisas que é sempre muito mais caro e mais vale fazermos nós ou noutro sítio. Uma delas é sem dúvida a mudança do óleo.

    Comentário


      #3
      60 euros? e eu que pensava que a marca onde ia era caro.

      pelos casos que vejo só vale a pena para teres o livro de revisões carimbado o que ajuda numa possível venda no futuro. Digo isto porque tenho um mecânico amigo do meu pai que ja nos safam algumas vezes e que faz sempre um trabalho rigoroso.

      Comentário


        #4
        Pra mim vale pelo carimbo no livro de revisões.

        Comentário


          #5
          Acho que actualmente pode não justificar ir à marca. Depende do caso.

          Eu fiz a 1ª revisão na Toyota a uns meses, e por acaso o meu carro também leva o Visco 5000. O óleo ficou-me a 58€ (4L), mas a mão-de-obra é a 27€ a hora e a revisão (que foi óleo e filtro e só um que outro aperto) demorou 1/2 hora. No final por isto paguei 93€, o que não achei caro (só o óleo é que achei puxado mas pelos vistos há pior).

          O litro do óleo saiu-me a 14,6€, uns meses antes acrescentei 1 litro na SC, e levaram-me 18,5€ pelo mesmo litro do mesmo óleo!!! Isto em stands diferentas da mesma marca, para o mesmo produto. Ao fim de 4 litros de óleo, seriam mais de 15€ de diferença (fora a mão-de-obra...).

          Com a lei actual, que permite fazer revisões fora da marca sem perda de garantia, as oficinas que se ponham à tabela, porque o pessoal anda farto de ser chulado à grande.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Acho que actualmente pode não justificar ir à marca. Depende do caso.

            Eu fiz a 1ª revisão na Toyota a uns meses, e por acaso o meu carro também leva o Visco 5000. O óleo ficou-me a 58€ (4L), mas a mão-de-obra é a 27€ a hora e a revisão (que foi óleo e filtro e só um que outro aperto) demorou 1/2 hora. No final por isto paguei 93€, o que não achei caro (só o óleo é que achei puxado mas pelos vistos há pior).

            O litro do óleo saiu-me a 14,6€, uns meses antes acrescentei 1 litro na SC, e levaram-me 18,5€ pelo mesmo litro do mesmo óleo!!! Isto em stands diferentas da mesma marca, para o mesmo produto. Ao fim de 4 litros de óleo, seriam mais de 15€ de diferença (fora a mão-de-obra...).

            Com a lei actual, que permite fazer revisões fora da marca sem perda de garantia, as oficinas que se ponham à tabela, porque o pessoal anda farto de ser chulado à grande.
            óptimos preços de mão de obra.

            Comentário


              #7
              Já vi preços de óleo a mais de 100€...

              Comentário


                #8
                Compensar, compensa mas nunca para o proprietário do veículo.

                Compensa para a oficina, para o stand que vende e para o futuro comprador.

                O proprietário limita-se a pagar as contas que por vezes roçam o ridículo de tão altas que são.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Compensar, compensa mas nunca para o proprietário do veículo.

                  Compensa para a oficina, para o stand que vende e para o futuro comprador.

                  O proprietário limita-se a pagar as contas que por vezes roçam o ridículo de tão altas que são.
                  Yop, idem, idem...

                  Só acrescento que por vezes, mais vale ir a uma oficina fora da marca porque ... sabem trabalhar melhor e levam mais barato!

                  Já me aconteceu, na marca eles não resolverem o problema e eu mais as minhas mãozinhas conseguirmos ou então quando não resulta, na oficina da esquina! (que há quem saiba trabalhar muito bem, muitos até já trabalharam nas marcas)

                  5€ para atestar o líquido do limpa pára brisas, 4€ por uma anilha, 40 € por litro de óleo... francamente

                  Na última vez que fiz a revisão do meu GTS, na marca, testei-os.

                  Em Coimbra e Leiria levavam-me sempre à volta de 5€ pelo líquido do limpa pára brisas, desta vez fui a outra oficina da marca só que enchi o depósito até transbordar.
                  Adivinhem, levaram-me os mesmos 5€ por atestar o depósito. Protestei na hora de pagar. Chamaram o mecânico e ele meio encavacado lá foi dizendo que pôs um líquido especial que vem num frasquinho, que é especial, blá blá blá.... Ri-me um bocado e paguei, mas pelo menos viram que dei por ela...
                  Editado pela última vez por campos1; 09 October 2009, 18:30.

                  Comentário


                    #10
                    No caso do Yaris, vou sempre à oficina da Toyota.
                    No entanto, óleos, pastilhas, discos, aditivos, velas, filtros e outros sou eu que compro "cá fora".
                    Regra regal, compro material da mesma marca que usa a Toyota - normalmente, por metade do preço.

                    A título de exemplo, a Toyota usa nos Yaris o BP Visco 5000. Porém, eu levo sempre o Visco 7000 Sport - pago menos 65 a 70 eur em relação ao preço da oficina.

                    Conclusão: comigo só lucram com a mão d'obra

                    Comentário


                      #11
                      Nao compesa, a nao ser claro que nao saibas mudar nada e tenhas dinheiro para gastar, mas nada como perguntar a alguem que saiba para te ensinar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                        Yop, idem, idem...

                        Só acrescento que por vezes, mais vale ir a uma oficina fora da marca porque ... sabem trabalhar melhor e levam mais barato!

                        Já me aconteceu, na marca eles não resolverem o problema e eu mais as minhas mãozinhas conseguirmos ou então quando não resulta, na oficina da esquina! (que há quem saiba trabalhar muito bem, muitos até já trabalharam nas marcas)

                        5€ para atestar o líquido do limpa pára brisas, 4€ por uma anilha, 40 € por litro de óleo... francamente

                        Na última vez que fiz a revisão do meu GTS, na marca, testei-os.

                        Em Coimbra e Leiria levavam-me sempre à volta de 5€ pelo líquido do limpa pára brisas, desta vez fui a outra oficina da marca só que enchi o depósito até transbordar.
                        Adivinhem, levaram-me os mesmos 5€ por atestar o depósito. Protestei na hora de pagar. Chamaram o mecânico e ele meio encavacado lá foi dizendo que pôs um líquido especial que vem num frasquinho, que é especial, blá blá blá.... Ri-me um bocado e paguei, mas pelo menos viram que dei por ela...
                        De especial nesse 'frasquinho' só se for o preço.
                        Concordo com toda as opiniões que foram dadas em que muitos defendem que só tem a beneficiar terceiros com as nossas idas às oficinas de marca e que só em raros casos ficamos beneficiados/satisfeitos com as suas intervenções. Salve-se quem puder, e como puder!

                        cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Eu faço sempre a manutenção da Espace no concessionário oficial. O que gasto a mais já compensou: o turbo partiu fora da garantia, mas a Renault assumiu a reparação na totalidade.

                          Uma das condições para assumir era ter feito sempre a manutenção a tempo e horas e nos concessionários oficiais.

                          Mas os preços são de facto muito mais elevados. A revisão dos 120,000 Kms custou-me 1000 euros !!!

                          Comentário


                            #14
                            O que pagaste ao longo das revisões dava para muitos turbos

                            Comentário


                              #15
                              Eu mudo o óleo na marca por menos de 40 euros...
                              Alguma coisa aqui não bate certo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                O que pagaste ao longo das revisões dava para muitos turbos
                                um dia ouvi um homem na citroen a dizer que mais valia avariar. Disse isto quando pagou tb assim mais de mil euros por uma revisão.
                                Um golf aqui de casa pagou a modica quantia de 500euros na revisao dos 60mil, uma pessoa fica logo a pensar quanto pagará nos 90. Foi a ultima vez que la foi.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só fiz a 1ª por causa da garantia...

                                  Tudo o resto faço cá fora... cumpro o plano do manual, com material original, MO original, a 1/3 do preço...

                                  Se conhecerem algum mecânico da marca, que ao fds faça uns biscates, é o ideal... têm toda a formação, e quem ganha é quem trabalha, não toda a parafernália de gente por detrás de um concessionário...
                                  Editado pela última vez por mablopes; 10 October 2009, 14:02.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não é segredo que a maioria dos clientes de oficinas da marca fazem-no para não perderem a garantia, imagino a brutal percentagem de clientes que eles perdem depois dos dois anos da garantia passarem... 50%, 60%, 70%?

                                    Lembro-me de um BMW 320D do stand onde trabalhava que foi fazer revisão na marca... apareceram na factura uns "custos diversos" e eram ainda uns 25€ ou coisa que o valha... Ao perguntar do que se tratava disseram que eram anilhas e parafusos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Clio sempre as fez na marca e não me queixo muito dos custos das mesmas.

                                      O ideal mesmo é sair dos grandes centros urbanos e encontrar alguém que realmente tenha tempo e saiba o que está a fazer...

                                      Actualmente, vou quase a Espanha fazer as revisões...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nos veiculos actuais, na minha opinião, compensa ir à marca

                                        Numa das minhas viaturas andei no zé da esquina, várias vezes... e no final, tive que ir à marca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Do unico carro tive novo foi á marca 2 anos
                                          A partir daí sempre mecanico conhecido.
                                          todos os outros carros também
                                          já leva 20€ e acho caro, agora 60€ é um roubo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Mas os preços são de facto muito mais elevados. A revisão dos 120,000 Kms custou-me 1000 euros !!!
                                            , O que meteram? um motor novo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já pensei o mesmo. A garantia dos 2 anos termina no final deste ano e não sei se compensa continuar a levar a 307 BReak 1.6Hdi 110cv com 35.000 kms a Peugeot depois da garantia expirar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                Pra mim vale pelo carimbo no livro de revisões.
                                                Porquê ?

                                                Se eu te quiser vender o meu carro e tiver as folhas de inspecção todas para te comprovar os km não te chega ?

                                                É que não sei se tens noção disto, mas o teu carro vale mais zero euros por ter o livro de revisões.
                                                Pode no máximo ser mais fácil de vender (e é subjectivo) por um particular se o tiver, mas valor adicional é zero.

                                                No entanto, ao fim de uns anos gastaste uns milhares de euros a mais em revisões, por isso objectivamente estás a perder dinheiro quando vendes o carro pelo mesmo valor.

                                                Dentro da garantia faz sentido, embora a nova lei já permita (feliz e lógicamente) outras opções mais baratas.

                                                As marcas têm coisas que são para rir, e deixo aqui dois exemplos concretos:

                                                - Substitui-se os discos e pastilhas, e paga-se a mão-de-obra de substituir os discos mais a mão de obra de substituir as pastilhas. Qualquer pessoa que já tenha visto trocar uns discos, sabe que é obrigatório tirar as pastilhas para conseguir tirar o disco. Ou seja, a mão-de-obra das pastilhas está a ser paga duas vezes, ou então é o valor para pegar nas novas em vez das antigas.

                                                - Factura de revisão (exemplo comum):

                                                Mudar óleo = X euros
                                                Óleo = Y euros
                                                Mudar filtro de ar = z euros
                                                Filtro de ar w euros
                                                (e por aí adiante).

                                                No final da factura: Revisão dos xx.xxx km = xxx euros !!!

                                                P*rra, então a revisão foi o quê ? Olhar para o carro ???


                                                E vou esquecer os tempos preconizados de mão-de-obra, em que deve estar pensado para mecânicos que durmam belas sonecas a meio dos serviços.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma pergunta...

                                                  Essa lei que saiu é so aplicavel a Portugal?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu carro pessoal faço tudo mas mesmo tudo ate tirar motor fora se for preciso

                                                    Agora na carrinha da empresa (partner 2.0 hdi) de 20 em 20 mil kms lá vou as revisões... amanha vai ha dos 301 mil kms lol

                                                    Por norma os carros utilitarios de trabalho pagam pouco de revisão:

                                                    170€ revisão normal
                                                    400 € com calços e discos novos
                                                    correia distribuição mais oleo e filtro 550€

                                                    Anda sempre a volta destes valores, é caro mas hoje em dia os carros com sistemas de injecção e as multiplexagens um mecanico de fora sem maquinas ou softs originais arrisca a fazer asneiras...

                                                    Pensem positivo um Ferrari 348 por exemplo são 10 mil € revisão... mas se trocarem oleo e filtro só pagam 3000€

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                                                      #27
                                                      Pagam pouco? Achas isso pouco?

                                                      550 euros por uma distribuição?

                                                      170 euros uma simples revisão?

                                                      Existem mecânicos ainda melhores que os dos concessionários cá fora, é preciso é procurá-los e não meter o carro no primeiro Manel GT lá do sitio.

                                                      Cumprimentos.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post

                                                        Existem mecânicos ainda melhores que os dos concessionários cá fora, é preciso é procurá-los e não meter o carro no primeiro Manel GT lá do sitio.

                                                        Cumprimentos.
                                                        o complicado é chegar a conhecer um fiável. tive sorte porque "herdei" o do meu pai, e uma coisa boa é que não se arma em esperto, o que não sabe diz logo para não fazer asneira. basicamente para turbos e injectores vou a outra casa recomendada pelo mecânico que também já me provou não ter a mentalidade de lucro a qualquer preço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Revisões na marca

                                                          Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
                                                          Viva,

                                                          Até expirar a garantia do meu veículo sempre fiz as revisões em oficinas da marca (Nissan). Nos dois primeiros anos em Seia, a seguir em Coimbra. Porém os preços de revisões sempre foram elevados, especialmente em Coimbra e verifiquei algumas curiosidades que pesavam imenso nas facturas.

                                                          Primeiro - Óleo. Colocando BP Visco 5000, verifiquei que a oficina me cobrava por um contentor de 4L 68€. No entanto poderia comprar o mesmo frasco em armazens de material automóvel por 28€. Falamos de um preço 242% superior na oficina. Pode-se entende rum custo um pouco maior (mais 10% digamos) já que o cliente não tem que se deslocar para adquirir à parte o óleo), mas não se compreende o aumento de 142%. É, no mínimo, um roubo descarado, já que nada justifica este aumento desmesurado.

                                                          Segundo - Custo hora de um mecânico. Na oficina de marca (Coimbra) cobravam uns meros 60€ por hora por cada mecânico. Ora, a título comparativo, um médico especialista a fazer serviço de INEM recebe 40€ por hora. Como se justifica este custo hora? É exageradamente elevado.

                                                          Mas mais estranho é referirem que a revisão tem que durar 4h. Ora 4h x 60€ = 240€ só de mão de obra numa revisão. Questiono que fazem em 4h. Pelo preço que cobram no óleo, vasta extrapolar o quanto cobravam pelo restante material para se aperceberem o preço da factura final. Numa oficina que repara e assiste há vários anos a empresa do meu pai, uma revisão dura uma hora, quanto muito hora e meia (e ainda incluem uma limpeza do veículo). E cobram apenas 15€h de mão-de-obra. Formação dos mecânicos? Não poderei afirmar, esta última oficina é certificada e faz ela própria formação de mecânicos para outras oficinas. De certeza existirá uma diferença entre a oficina da marca e a oficina não especializada, mas não se justifica a disparidade de preços praticados.

                                                          Em suma, a partir do momento que terminou a garantia passei a entregar o veículo na segunda oficina, que até tinha um serviço gratuito e conveniente de irem buscar e entregar o carro, ou se deixássemos o carro na oficina transportam-nos para onde desejarmos e também nos vão buscar. E gratuitamente. Mais, na oficina de marca, marcava uma hora, ma so carro ficava em fila de espera, o que atrasava a sua entrega em várias horas. Na oficina não especializada, marcava a hora, entregava o veículo e este é logo tido em conta. E por fim, realizam sempre uma limpeza ao veículo (e gratuita). Nas suas instalações não há uma zona de lazer, com bar e máquina de café à nossa disponibilidade (pago claro). Dispenso isso tudo se fizerem o serviço mais rápido e a 1/4 do custo e o fizerem com comodidade (como transporte ou entrega do veículo).

                                                          Em parte o que referi neste tópico vai contra o que referi num anterior onde defendia o bom cuidado com o nosso veículo, especialmente o controlo das revisões e procurar usar material de origem e manutenção certificada. Mas tem que existir bom senso. O caso do óleo (sendo o mesmo) é um caso evidente de pouco senso. Seria estúpido da minha parte, após ter visualizado a situação continuar a pagar os 68€ cobrados quando poderia obter o mesmo produto por apenas 28€ tendo apenas que parar a meio da viagem para a oficina. Outro caso, é o custo da mão-de-obra cobrados e o extenso período em que o veículo tem que ficar imobilizado.

                                                          Devo referir que a oficina de Seia, sendo de marca, fazia um bom serviço (embora sendo as comodidades da oficina não especializada), não sendo tão "careira" e tendo mecânicos que mostravam conhecer o que faziam. Entre essa oficina de marca e a não especializada, ficaria na dúvida. Mas entre a de Coimbra e a não especializada, a diferença de custo é muito elevada e não compensa ou justifica o serviço realizado.

                                                          Marco
                                                          Marco
                                                          Peço desculpa mas 60 euros hora não pode ser,poderá ser 35 euros hora por outro lado, na recepção dessa oficina de marca tem que ter afixado o PREÇO/HORA IVA mais a tabela do tempo das revisões programadas e mais, faz parte da politica de um bom atendimento ao pagares a factura ser devidamente explicada.No livro das revisões está mencionado o tempo estipulado para cada revisão inerente ao motor que equipa o teu carro; quanto ao oleo parece ser semisintectico acho (super caro).... eu no teu caso voltava lá para falar com o chefe de oficina tens que mostrar o teu descontentamento. Queres dizer-me qual o modelo e qual a revisão??
                                                          um abraço

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                            Pagam pouco? Achas isso pouco?

                                                            550 euros por uma distribuição?

                                                            170 euros uma simples revisão?

                                                            Existem mecânicos ainda melhores que os dos concessionários cá fora, é preciso é procurá-los e não meter o carro no primeiro Manel GT lá do sitio.

                                                            Cumprimentos.
                                                            Amigo acho normal , volto a dizer cada sabe o "tamanho" da sua carteira...

                                                            Já estive nos dois lados ehehe

                                                            Dentro da marca e sabendo a qualidade do pessoal que lá trabalha nunca tive razões de queixa... tem outra coisa boa numa manha ou num dia fazem as coisas ... nos outros tem de ser com calma

                                                            Qdo ha problema mais grave que já houve electronico a marca cá não conseguia resolver mandou logs da centralina para França , resolveram o assunto queria ver esses Manel Gt´s que nem soft original tem para fazer logs... resolver resolvem mas a trocar montes de peças... assim tambem eu sou mecanico

                                                            Mtos tem maquinas que mal sabem medir erros , mas pronto isto era tema de conversa para muitos post´s

                                                            Comentário

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