Viva,
Até expirar a garantia do meu veículo sempre fiz as revisões em oficinas da marca (Nissan). Nos dois primeiros anos em Seia, a seguir em Coimbra. Porém os preços de revisões sempre foram elevados, especialmente em Coimbra e verifiquei algumas curiosidades que pesavam imenso nas facturas.
Primeiro - Óleo. Colocando BP Visco 5000, verifiquei que a oficina me cobrava por um contentor de 4L 68€. No entanto poderia comprar o mesmo frasco em armazens de material automóvel por 28€. Falamos de um preço 242% superior na oficina. Pode-se entende rum custo um pouco maior (mais 10% digamos) já que o cliente não tem que se deslocar para adquirir à parte o óleo), mas não se compreende o aumento de 142%. É, no mínimo, um roubo descarado, já que nada justifica este aumento desmesurado.
Segundo - Custo hora de um mecânico. Na oficina de marca (Coimbra) cobravam uns meros 60€ por hora por cada mecânico. Ora, a título comparativo, um médico especialista a fazer serviço de INEM recebe 40€ por hora. Como se justifica este custo hora? É exageradamente elevado.
Mas mais estranho é referirem que a revisão tem que durar 4h. Ora 4h x 60€ = 240€ só de mão de obra numa revisão. Questiono que fazem em 4h. Pelo preço que cobram no óleo, vasta extrapolar o quanto cobravam pelo restante material para se aperceberem o preço da factura final. Numa oficina que repara e assiste há vários anos a empresa do meu pai, uma revisão dura uma hora, quanto muito hora e meia (e ainda incluem uma limpeza do veículo). E cobram apenas 15€h de mão-de-obra. Formação dos mecânicos? Não poderei afirmar, esta última oficina é certificada e faz ela própria formação de mecânicos para outras oficinas. De certeza existirá uma diferença entre a oficina da marca e a oficina não especializada, mas não se justifica a disparidade de preços praticados.
Em suma, a partir do momento que terminou a garantia passei a entregar o veículo na segunda oficina, que até tinha um serviço gratuito e conveniente de irem buscar e entregar o carro, ou se deixássemos o carro na oficina transportam-nos para onde desejarmos e também nos vão buscar. E gratuitamente. Mais, na oficina de marca, marcava uma hora, ma so carro ficava em fila de espera, o que atrasava a sua entrega em várias horas. Na oficina não especializada, marcava a hora, entregava o veículo e este é logo tido em conta. E por fim, realizam sempre uma limpeza ao veículo (e gratuita). Nas suas instalações não há uma zona de lazer, com bar e máquina de café à nossa disponibilidade (pago claro). Dispenso isso tudo se fizerem o serviço mais rápido e a 1/4 do custo e o fizerem com comodidade (como transporte ou entrega do veículo).
Em parte o que referi neste tópico vai contra o que referi num anterior onde defendia o bom cuidado com o nosso veículo, especialmente o controlo das revisões e procurar usar material de origem e manutenção certificada. Mas tem que existir bom senso. O caso do óleo (sendo o mesmo) é um caso evidente de pouco senso. Seria estúpido da minha parte, após ter visualizado a situação continuar a pagar os 68€ cobrados quando poderia obter o mesmo produto por apenas 28€ tendo apenas que parar a meio da viagem para a oficina. Outro caso, é o custo da mão-de-obra cobrados e o extenso período em que o veículo tem que ficar imobilizado.
Devo referir que a oficina de Seia, sendo de marca, fazia um bom serviço (embora sendo as comodidades da oficina não especializada), não sendo tão "careira" e tendo mecânicos que mostravam conhecer o que faziam. Entre essa oficina de marca e a não especializada, ficaria na dúvida. Mas entre a de Coimbra e a não especializada, a diferença de custo é muito elevada e não compensa ou justifica o serviço realizado.
Marco
Até expirar a garantia do meu veículo sempre fiz as revisões em oficinas da marca (Nissan). Nos dois primeiros anos em Seia, a seguir em Coimbra. Porém os preços de revisões sempre foram elevados, especialmente em Coimbra e verifiquei algumas curiosidades que pesavam imenso nas facturas.
Primeiro - Óleo. Colocando BP Visco 5000, verifiquei que a oficina me cobrava por um contentor de 4L 68€. No entanto poderia comprar o mesmo frasco em armazens de material automóvel por 28€. Falamos de um preço 242% superior na oficina. Pode-se entende rum custo um pouco maior (mais 10% digamos) já que o cliente não tem que se deslocar para adquirir à parte o óleo), mas não se compreende o aumento de 142%. É, no mínimo, um roubo descarado, já que nada justifica este aumento desmesurado.
Segundo - Custo hora de um mecânico. Na oficina de marca (Coimbra) cobravam uns meros 60€ por hora por cada mecânico. Ora, a título comparativo, um médico especialista a fazer serviço de INEM recebe 40€ por hora. Como se justifica este custo hora? É exageradamente elevado.
Mas mais estranho é referirem que a revisão tem que durar 4h. Ora 4h x 60€ = 240€ só de mão de obra numa revisão. Questiono que fazem em 4h. Pelo preço que cobram no óleo, vasta extrapolar o quanto cobravam pelo restante material para se aperceberem o preço da factura final. Numa oficina que repara e assiste há vários anos a empresa do meu pai, uma revisão dura uma hora, quanto muito hora e meia (e ainda incluem uma limpeza do veículo). E cobram apenas 15€h de mão-de-obra. Formação dos mecânicos? Não poderei afirmar, esta última oficina é certificada e faz ela própria formação de mecânicos para outras oficinas. De certeza existirá uma diferença entre a oficina da marca e a oficina não especializada, mas não se justifica a disparidade de preços praticados.
Em suma, a partir do momento que terminou a garantia passei a entregar o veículo na segunda oficina, que até tinha um serviço gratuito e conveniente de irem buscar e entregar o carro, ou se deixássemos o carro na oficina transportam-nos para onde desejarmos e também nos vão buscar. E gratuitamente. Mais, na oficina de marca, marcava uma hora, ma so carro ficava em fila de espera, o que atrasava a sua entrega em várias horas. Na oficina não especializada, marcava a hora, entregava o veículo e este é logo tido em conta. E por fim, realizam sempre uma limpeza ao veículo (e gratuita). Nas suas instalações não há uma zona de lazer, com bar e máquina de café à nossa disponibilidade (pago claro). Dispenso isso tudo se fizerem o serviço mais rápido e a 1/4 do custo e o fizerem com comodidade (como transporte ou entrega do veículo).
Em parte o que referi neste tópico vai contra o que referi num anterior onde defendia o bom cuidado com o nosso veículo, especialmente o controlo das revisões e procurar usar material de origem e manutenção certificada. Mas tem que existir bom senso. O caso do óleo (sendo o mesmo) é um caso evidente de pouco senso. Seria estúpido da minha parte, após ter visualizado a situação continuar a pagar os 68€ cobrados quando poderia obter o mesmo produto por apenas 28€ tendo apenas que parar a meio da viagem para a oficina. Outro caso, é o custo da mão-de-obra cobrados e o extenso período em que o veículo tem que ficar imobilizado.
Devo referir que a oficina de Seia, sendo de marca, fazia um bom serviço (embora sendo as comodidades da oficina não especializada), não sendo tão "careira" e tendo mecânicos que mostravam conhecer o que faziam. Entre essa oficina de marca e a não especializada, ficaria na dúvida. Mas entre a de Coimbra e a não especializada, a diferença de custo é muito elevada e não compensa ou justifica o serviço realizado.
Marco
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