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Ajuda com fluído do circuito de travagem

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    Ajuda com fluído do circuito de travagem

    Eu gosto de fazer as revisões do meu carro, nomeadamente mudança de óleo, filtros, travões etc., dependendo da dificuldade e dos meus limitados conhecimentos. Assim sempre poupo uns tostões e sei que o trabalho é bem feito e o material é o que pretendo….


    Está a chegar à altura de mudar as pastilhas de travão e os discos, mas gostava também de trocar na totalidade o fluído dos travões.


    A minha questão é como o devo fazer correctamente? Já li várias versões e opiniões divergentes…


    Que fluído devo usar para o peugeot 106 Rallye S2? Dot 5.1? (Gosto de fazer umas brincadeiras lá de tempos a tempos, por isso queria um com um nível de performance bonzinho)

    Agradeço a ajuda
    Editado pela última vez por Johnnie; 30 October 2009, 09:23.

    #2
    As especificações do fuido dos travões é DOT4, mas se não estou em erro é o mínimo exigido, ou seja, podes meter um 5.1. (corrijam-me se estiver errado).

    Agora sagrar o circuito, aí não te posso ajudar pois acho que cada carro tem uma maneira diferente de o fazer.

    Comentário


      #3
      boas concordo com o post anterior...realtivamente a dot4 ou superior..quanto a sangrar...bem o que queres fazer é retirar o velho e colocar novo certo? entao abres os sangradores das 4 rodas e vai injectando o pedal ate vazar completamente depois fechas os sangradores colocas liquido novo e sangras uma roda de cada vez ate ganhar pressao...julgo que da pa fazer assim....ha carros que o fluido da embraiagem se for hidraulica é o mesmo mas julgo que no teu carro é mesmo de cabo e nao com bombas se tiver bombas bem depois fazes o mesmo com a embraiagem ...arranja alguem para te ajudar convem estar um dentro do carro e outro pa abrir e fechar o sangrador...para sangrar nao percebi se é essa a duvida ou nao ...enches o reservatorio de oleo depois alguem dentro do carro injecta umas quantas vezes 6 7 nao importa umas quantas de maneira a que o pedal faça todo o curso desde a fundo ate estar totalmente liberto depois ao fim de injectar umas quantas vezes fika a carregar no fundo o otro abre o sangrador ha de sair ar fechas e repetir o mesmo processo em cada roda ate começar a sair oleo mas so oleo e nao oleo com ar....com a continuaçao do processo ha de começar a ganahr pressao dsc o testamento espero ter ajudado..


      cumps

      Comentário


        #4
        Obrigado pela ajuda.

        em relação ao tirar o fluido todo do circuito não terei problemas depois em tirar o ar todo?

        Comentário


          #5
          1º que tudo tens que saber que tipo de óleo é compatível com o teu carro/sistema de travagem. Ao contrário do que os "entendidos" dizem o 5.1 NÃO É recomendado pelos principais fabricantes de componentes de travagem, Brembo, AP Racing, Stoptech, Wilwood, etc etc etc.

          O óleo da classe "Racing brake fluid" é o DOT4.

          Deve haver uma fixação com o 5.1... presumo que seja por ser maior que 4, e automaticamente se associe maior = melhor. No caso.. não é.

          Não deves retirar todo o óleo antigo do circuito: retira a maior parte, começa a inserir o novo, mas não deixes o sistema a funcionar em vazio: as bombas não se dão bem com isso, bem como aumentas em muito a probabilidade de teres ar no circuito.

          Comentário


            #6
            o dot 5.1 por ser mais caro pensei que fosse melhor... mas certezas são zero!

            Que dizes então? Fazer como o RicardoClemente disse mas sempre acrescentando fluido no deposito para nunca ficar vazio?

            E como sei que já chegou o fluido novo a baixo?

            Comentário


              #7
              Existem vários tipos de líquido, e não se devem misturar líquidos diferentes. O organismo que regula as normas é o Departament Of Transportation (DOT), dai os líquidos serem denominados DOT 3, DOT 4 ou DOT 5.

              Um dos parâmetros usados na classificação dos líquidos é a temperatura de ebulição ("dry boiling point"). Quanto maior for, melhor será a resistência à fadiga.

              Normalmente medem-se estes pontos em seco e húmido sendo que o 5.1. atinge a melhor resistência à fadiga o que não implica que seja necessariamente o melhor para o carro X.
              **DOT 5 é diferente de DOT 5.1.

              DOT 5 é à base de silicone e encontra-se maioritariamente em veículos industrias e militares devido à sua capacidade anti-humidade. Mas é bastante viscoso e sofre de espuma e está longe de ser ideal para travões "performance". Nunca misturar este óleo com os outros!

              DOT 5.1 não existe oficialmente nas normas DOT, foi utilizado no início por marcas como a Castrol para diferenciarem os seus líquidos de travão premium que tinham pontos de ebulição bastante superiores à concorrência, como também melhor viscosidade.

              A Castrol tem uma página onde recomenda os óleos para cada carro.
              http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9022999&conten tId=7042735

              A título de curiosidade o meu CAIMÃO leva DOT 4.
              Ponto de ebulição seco: 260ºC
              Ponto de ebulição húnido: 180.ºC


              Como extra (uma das minhas marcas favoritas a nível de travões):

              Brake Fluid Details
              Editado pela última vez por pmv6; 02 November 2009, 15:58.

              Comentário


                #8
                Segundo o site da castrol para o meu carro (106 rallye 1.6) o aconselhado é o DOT4....

                Penso que dentro deste segmento (dot4) não fara mal misturar independentemente das marcas certo?

                Se bem que pretendia era mesmo substitui-lo todo...

                Comentário


                  #9
                  Ora bem, em relação aos óleos já aqui foi dito, um DOT 5.1 não terá que ser obrigatóriamente melhor que um DOT 4. Eu tenho no meu carro um Bosch DOT4 Super, em que os pontos de ebulição a seco e húmido são mais elevados que os DOT 5.1.

                  Para esse carro um DOT 4 com temperaturas um pouco mais elevadas que as normais (Bosch DOT4 Super, ATE Super Blue, Castrol Response Super DOT 4, por exemplo e ficas muito bem servido)

                  Em relação à mudança do óleo, o que sempre me foi dito é que deve evitar-se a todo o custo que entre ar no sistema.
                  Como faço: retiro todo o óleo do depósito com uma seringa (ou algo do género, mas de modo a que não caiam pingos na pintura) - encho de novo com óleo novo - começo a sangrar na roda que fica mais afastada no depósito (por norma a traseira direita, depois traseira esquerda, frente direita e por fim frente esquerda).
                  Para sangrar convenientemente convém ser duas pessoas, uma a dar no pedal enquanto outra abre o sangrador. O movimento no pedal não deverá ser até ao fundo, de modo a que o embolo da bomba de óleo não saia do curso normal que faz no dia a dia e os movimentos devem ser suaves, nada de pressas. O óleo que sai do sangrador deve ser recolhido para dentro de uma embalagem transparente ou com um tubo transparente, para se conseguir verificar quando começa a sair óleo mais claro (do que se meteu no depósito no inicio da mudança). IMPORTANTE: deve ir-se verificando o nível do óleo no depósito após pressionar umas 10 vezes no travão, e reatestar, fazendo sempre que se vai para outra roda.
                  O sangrador deverá ser fechado ao mesmo tempo que a pessoa que está dentro do carro está a carregar no pedal, de modo que o óleo seja estancado à pressão. Assim evita-se bolhas de ar.

                  Bom trabalho, faz-se em menos de uma hora

                  Comentário


                    #10
                    tem de ser dois gajos.

                    abres todos os sangradores e deixas correr (mete uma vazilha para recolha).
                    quando parar de escorrer, fechas 3 sangradores e atestas o depósito.
                    quando o sangrador que ficou aberto começar a escorrer, deixas escorrer um pouco e fechas. abres outro sangrador e repetes.

                    quando tiveres corrido os 4 sangradores, entra em cena o parceiro.
                    ele dentro do carro, dá meia dúzia de bombadas no pedal de travão e mantém em baixo, abres o sangrador, a pressão sai toda e fechas. depois de fechar, ele pode tirar o pé do pedal e iniciar novamente o ciclo. quando vires que sai óleo sem ar, tá bom.

                    repete para cada uma das rodas, e vai tendo atenção ao nível de óleo no depósito.

                    tem atenção que o óleo de travão em momento algum deve tocar na pintura, caso aconteça, lava com água abundante.

                    podes arranjar um bocado de tubo mija-mija e fazer um buraquito na tampa de uma garrafa de 0,25 onde metes uma ponta do tubo na tampa e a outra no sangrador, assim dá para recolher todo o óleo velho evitando tambem que oleo salpique a cava das rodas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Johnnie Ver Post
                      Segundo o site da castrol para o meu carro (106 rallye 1.6) o aconselhado é o DOT4....

                      Penso que dentro deste segmento (dot4) não fara mal misturar independentemente das marcas certo?

                      Se bem que pretendia era mesmo substitui-lo todo...

                      Atenção que mesmo dentro do DOT4 há oleos com pontos de ebulição diferentes/caracteristicas diferentes.

                      É claro que repor o nivel um bocadito, não fara muita diferença, alias se numa emergência tivesses que juntar DOT 3 ou DOT 5.1. ao DOT4 tb n lixavas nada de certeza. (só lixavas mesmo se fosse DOT5)
                      Sangrar todo o oleo (ou quase) é o que eu faço+tubagens em malha de aço (goodridge) +bons discos ranhurados e ou perfurados (AP, BREMBO, TAROX) +pastilhas da marca para dia-a-dia (ou umas menos abrasivas da TAROX por exp.) e pastilhas Ferodo Racing DS2500 para Tds.
                      Editado pela última vez por pmv6; 02 November 2009, 19:36.

                      Comentário


                        #12
                        Fiquei so com uma duvida..

                        Abrimos o sangrador e vamos carregando no pedal para sair o fluido e com o pedal em baixo fechamos?
                        ou
                        Ou bombeamos o pedal e então depois abirmos o sangrador e fechamos quando o pedal começar a descer?

                        Comentário


                          #13
                          Para ficar como deve ser deve ser deve estar alguém a carregar no pedal e enquanto este está na fase descendente (a injectar fluído) a outra pessoa que está no sangrador deve fechar o mesmo, estancando a saída do mesmo, mas antes do pedal chegar ao fundo, de modo a que quando o sangrador fecha o pedal ainda fique a fazer pressão

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                            Para ficar como deve ser deve ser deve estar alguém a carregar no pedal e enquanto este está na fase descendente (a injectar fluído) a outra pessoa que está no sangrador deve fechar o mesmo, estancando a saída do mesmo, mas antes do pedal chegar ao fundo, de modo a que quando o sangrador fecha o pedal ainda fique a fazer pressão
                            Pois.. mas isso implica estar sempre a fechar o sangrador sempre que precisamos de puxar o pedal para cima?

                            Ou fazer isso só quando for para fechar de vez o sangrador?

                            Comentário


                              #15
                              Só precisas de fazer isso quando queres terminar a purga do fluído desse sangrador. O pedal retorna à posição normal (tem uma mola) sem teres de fechar o sangrador

                              Comentário


                                #16
                                ahh.. ok

                                senão estava a me ver levar o dia inteiro nisso...... :P

                                obrigado pelas ajudas


                                Já agora... uma boa marca de discos de travão???
                                Bom preço qualidade.. ebc's e brembos's está fora do alcance do meu bolso
                                Editado pela última vez por Johnnie; 03 November 2009, 15:12.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para os discos de travão tenta as marcas ATE, Bosch ou os Brembo (os lisos, para substituição OEM não são assim tão caros).
                                  Outras marcas sinceramente nunca usei, e o melhor setup que tive até hoje foi mesmo com Brembo HC (lisos, substituição OEM) com umas Ferodo DS 2500...depois de quente, ui, muito bom mesmo

                                  Agora tenho ATE powerdisc com EBC green stuff e está bom, mas o conjunto Brembo/DS 2500 era melhor, ó se era...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                    Para os discos de travão tenta as marcas ATE, Bosch ou os Brembo (os lisos, para substituição OEM não são assim tão caros).
                                    Outras marcas sinceramente nunca usei, e o melhor setup que tive até hoje foi mesmo com Brembo HC (lisos, substituição OEM) com umas Ferodo DS 2500...depois de quente, ui, muito bom mesmo

                                    Agora tenho ATE powerdisc com EBC green stuff e está bom, mas o conjunto Brembo/DS 2500 era melhor, ó se era...
                                    Esses ranhurados faz alguma diferença na travagem? e para que preço vai o par de uns discos desses?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que consegui apurar antes de comprar os ATE Powerdisc, as melhorias são notam-se numa maior limpeza da superfície das pastilhas, limpeza não só de resíduos mas também do vapor gerado durante a travagem, proporcionando assim uma melhor e mais consistente travagem.

                                      Efectivamente no meu caso, parece-me que o conjunto ATE Powerdisc/EBC Greenstuff não será o melhor, pelo menos até aquecer (duas ou três travadelas). Depois de quentes, é um bom conjunto, mas por exemplo, numa viagem de estrada aberta ou AE, em que durante muito tempo não se usam os travões, numa travagem mais forte existe sempre ali uma fracção de tempo em que trava normal e só depois agarra e nota-se bem o poder de travagem, . Por experiência própria e com as mesmas pastilhas mas com discos OEM, o efeito de delay na travagem também se notava, pelo que assumo que seja uma característica das pastilhas.

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