O conceito é simples, mas explicá-lo já é outra coisa.
Mas essencialmente, a comutação faz-de de uma embraiagem para a outra. No centro gira o volante do motor, que os espanhóis chamam de prato central, e de cada lado há 1 embraiagem. E a ligação faz-se do volante para a embraiagem 1, depois embraiagem 2, depois 1 e adiante...
Entretanto as engrenagens estão ajustadas para a velocidade que se quer. Quando estás em 1ª, a 1ª e 2ª estão no sítio, ao mudares para a 2ª é a 2ª e 3ª que estão no sítio.
Há um vídeo no site da Porsche a propósito da caixa deles. É interessante.
O conceito é simples, mas explicá-lo já é outra coisa.
Mas essencialmente, a comutação faz-de de uma embraiagem para a outra. No centro gira o volante do motor, que os espanhóis chamam de prato central, e de cada lado há 1 embraiagem. E a ligação faz-se do volante para a embraiagem 1, depois embraiagem 2, depois 1 e adiante...
Entretanto as engrenagens estão ajustadas para a velocidade que se quer. Quando estás em 1ª, a 1ª e 2ª estão no sítio, ao mudares para a 2ª é a 2ª e 3ª que estão no sítio.
Há um vídeo no site da Porsche a propósito da caixa deles. É interessante.
Sim é essa a base de funcionamento de uma caixa de dupla embraiagem. A velocidade acima já está engrenada para não se perder tempo e não haver fosso de potência
"Perhaps the most compelling advantage of a DCT is improved fuel economy. Because power flow from the engine to the transmission is not interrupted, fuel efficiency increases dramatically. Some experts say that a six-speed DCT can deliver up to a 10 percent increase in relative fuel efficiency when compared to a conventional five-speed automatic."
Editado pela última vez por dysplay21; 02 November 2009, 20:55.
"Perhaps the most compelling advantage of a DCT is improved fuel economy. Because power flow from the engine to the transmission is not interrupted, fuel efficiency increases dramatically. Some experts say that a six-speed DCT can deliver up to a 10 percent increase in relative fuel efficiency when compared to a conventional five-speed automatic."
Estes tipos estão a comparar 2 técnicas diferentes.
Uma cx. manual tem um ganho de consumo de cerca de 10% face a uma cx. automática de conversor de binário.
Uma DSG, ainda gasta um pouco mais que uma manual.
Mas voltando à questão, a ligação é feita através de um disco de embraiagem.
Ora está um, ora está outro. Cada um associado ao seu veio na caixa.
E como não estão ao mesmo tempo, a determinado momento, mesmo que seja numa fracção de segundo, a ligação caixa, veio de motor é interrompida.
Uma DSG, ainda gasta um pouco mais que uma manual.
As pessoas ainda pensam que a DSG gasta menos. Tudo porque as marcas o disfarçam e enganam com a introdução da 7ª velocidade. Algo que na manual não fazem.
As pessoas ainda pensam que a DSG gasta menos. Tudo porque as marcas o disfarçam e enganam com a introdução da 7ª velocidade. Algo que na manual não fazem.
Por exemplo, o novos motores 1.6 TDI são altamente favorecidos com esta caixa, ao invés da manual 5v de relações longas. Porém o consumo sairá um pouco mais elevado, pois estamos em presença de uma caixa de relações curtas (mas bem escalonadas para este motor).
Comentário