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Muda de óleo por aspiração

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    Muda de óleo por aspiração

    A estação de serviço onde costumo ir fazer as mudas de óleo (GALP) aderiu às novas tecnologias,e agora é tubo lá para dentro e vai de chupa chupa,só que eu sou um gajo antigo e vejo estes sistemas com uma certa desconfiânça,fica-me a sensação que deve lá ficar ainda algum "mosto",será? como há aqui pessoas entendidas nestas matérias,o que é que acham? estou a ficar senil?

    #2
    Há quem defenda que até é melhor por aspiração. Na minha opinião, é igual Se tens dúvidas para a próxima, que façam por aspiração e depois que tirem o bujão

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      #3
      Acho que fica igual. O mecânico disse me que em certos carros é a mesma coisa mas que noutros ficavam sempre resíduos no fundo.

      No meu caso comprovei que fica a mesma coisa, mas noutros pode já não ser bem assim

      Comentário


        #4
        não te consigo garantir se é melhor ou pior mas no meu carro foi feito por esse modo enquanto foi á vw (cerca de 200mil km) e agora outro carro aqui em casa com pouco mais de 100mil tb tem feito porque tb vai á vw (por enquanto).

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          #5
          Não, não é a mesma coisa.
          Eu levava sp o meu carro as revisoes na marca, e lá aspiravam.
          Kdo decidi deixar dar de ma...r a esses gajos da RENAULT e comecei a fazer eu mesmo o trabalho. Na primeira mudança que eu fiz (120.000Km) junto ao bujão encontrei:
          uma especie de goma misturado com alguma limalha.

          Depois dessa mudança nunca mais encontrei tal coisa (embora tenha encurtado as mudanças para metade).

          Na altura das revisoes na RENAULT, chegava a casa e com uma duzia de km efectuados ia ver o oleo e estava totalmente preto, agora aguenta mto tempo e Km no tom dourado.

          Comentário


            #6
            Eu também desconfio que não seja bem igual.
            Dependendo da maneira como o tubo fique posicionado no cárter, pode não ficar bem na parte mais baixa, deixando ficar alguns resíduos que poderiam sair por outro método.
            Mas também já me disseram que em alguns carros até é melhor...

            Ainda assim continuo a preferir o "velho" método

            Comentário


              #7
              já varias pessoas me disseram que depois de ter sido aspirado, passaram a preferir o método antigo.

              nunca aspirei, é sacar o bujon, escorrer o óleo quente, meter anilha nova (nem todos os carros a levam), apertar e tá bom.

              Comentário


                #8
                Pois provavelmente o formato do carter também terá alguma influência na operação.No meu caso um motor Mercedes a gasolina o òleo depois alguns milhares de kilómetros ainda contínua clarinho,mas de qualquer modo penso que mais espaçadamente o bujon terá que ser aberto,senão ainda fica calcinado,e nós não vamos querer isso.

                Comentário


                  #9
                  Olá

                  Hoje em dia é normal fazer a aspiração do óleo. Dá menos trabalho e é mais 'limpo'. Para a recolha do óleo usado é o melhor. Agora para o carro, depende do estado do carter e das impurezas que lá estão acumuladas. Num carter 'limpo' é indiferente o uso de aspiração ou por gravidade, tirando o bujon. Se o carter contiver impurezas sedimentadas (o que é difícil de avaliar), então o melhor é escorrer o óleo.
                  Mas, pelo sim pelo não, em caso de dúvida, é melhor usar o método tradicional.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que o método de retirar o bujão continua a ser o ideal. Já vi alguns carros serem "aspirados", e depois, retirado o bujão, ainda saiu 1/4 de litro ( à vontade), o que ainda é considerável...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PEDRO M Ver Post
                      A estação de serviço onde costumo ir fazer as mudas de óleo (GALP) aderiu às novas tecnologias,e agora é tubo lá para dentro e vai de chupa chupa,só que eu sou um gajo antigo e vejo estes sistemas com uma certa desconfiânça,fica-me a sensação que deve lá ficar ainda algum "mosto",será? como há aqui pessoas entendidas nestas matérias,o que é que acham? estou a ficar senil?
                      Novas tecnologias ? Há quinze anos eu ia mudar o oleo a uma Ford escort Van na Auto Boavista, na Estrada da Luz e já utizavam esse processo.

                      Comentário


                        #12
                        Já à quinze anos mudavam assim o óleo? e então os que ainda o fazem do modo tradicional? andam distraidos,ou perderam o comboio?, e não estou a falar de oficinas em barracões.Ou será que eles se apreceberam que a malta não vê o sistema com bons olhos? a concorrência é grande.

                        Comentário


                          #13
                          Mudar por aspiração não cai um pingo sequer no chão nem se suja as mãos, não se tem de ir por debaixo do carro. É uma limpeza. Por essa razão as oficinas preferem assim.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, há 14/15anos já existia

                            Comentário


                              #15
                              Há carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.

                              Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.

                              Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Há carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.

                                Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.

                                Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).

                                Cumprimentos.

                                Não considero o meu clio 1.5 dci de 2003 um motor antigo e o metodo de aspiração não é indicado pelas razões referidas.

                                Até provarem-me ao contrário, motor novo ou antigo:
                                -o melhor metodo é o manual.

                                A rapidez deste processo ate hoje nunca se refletiu na conta final que tive que pagar: cobram sp 30 minutos de trabalho kdo faz-se isto em 3 mtos .
                                Editado pela última vez por cliozao; 05 November 2009, 10:13.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se não se reflectiu então só têm de reclamar ou não ir lá mais.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Se não se reflectiu então só têm de reclamar ou não ir lá mais.

                                    Cumprimentos.
                                    Meu Caro,
                                    kdo keres responder alguém tens de ler os post anteriores:

                                    "Kdo decidi deixar dar de ma...r a esses gajos da RENAULT e comecei a fazer eu mesmo o trabalho."

                                    Caso não saibas estes trabalhos na marca estão tabelados (em unidades eu traduzi +- para minutos) igualmente em todos os concessionarios portanto não adianta nada reclamar.

                                    Fica bem!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      Há carros que é igual fazer de uma maneira ou de outra, sobretudo os carros mais modernos. Actualmente quando desenham o motor têm esse pormenor em atenção.

                                      Quanto aos antigos, apenas alguns motores dão porque na altura ainda não se tinha esse método em conta.

                                      Concluindo, num motor recente não há que preocupar se usarem esse método pois já foi pensado na altura da concepção. Só se tem a ganhar, para a oficina (limpeza, prático) e para o cliente (rapidez).

                                      Cumprimentos.
                                      O problema é que numa estação de serviço os gajos enfiam a mangueira em qualquer carro,novo ou com 30 anos é tudo igual,e ainda dizem que é melhor para o cliente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDRO M Ver Post
                                        O problema é que numa estação de serviço os gajos enfiam a mangueira em qualquer carro,novo ou com 30 anos é tudo igual,e ainda dizem que é melhor para o cliente
                                        Isso já é aldrabar o serviço.

                                        O mecânico onde costumo ir disse que nem todos os carros dão, sobretudo os mais antigos. Já os novos ele diz que praticamente dão todos porque são desenvolvidos para se efectuar a mudança dessa forma.

                                        Pelo que me informei, estas afirmações estão correctas. De qualquer forma é preciso assumir quando não dá, não é espetar a mangueira lá para dentro e siga.

                                        Cumprimentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Foi a pala dessa M**** da aspiração que Fo***** o motor da ex-Panda mk1 diesel van do meu pai.
                                          Foi a 5 anos, como nao tinha sugado o oleo todo e foram meter la o oleo novo, ja tao a imaginar o que aconteceu, Motor na sucata

                                          Eu que gostava tanto da carrinha, e viam-se poucas.

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                                            #22
                                            magnetismo

                                            Na minha modesta opinião, tira-se ainda quente pelo carter... deixa-se escorrer.. e limpa-se bem o bujão, porque a maior parte dos bujoes funcionam como um iman para fixar restos de metal que provem do desgaste normal da viatura...

                                            por isso, é sempre por baixo!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas se se mudar pelo bujão corre-se o risco de moer o bujão ou o próprio carter, neste caso a despesa é enorme.

                                              Tb pode ficar c\ uma fuga. Qdo mudei o óleo na Roady ao me VW Golf V disseram-me que o precedimento que a VW aconselhava para os Golf V era por aspiração

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                                Foi a pala dessa M**** da aspiração que Fo***** o motor da ex-Panda mk1 diesel van do meu pai.
                                                Foi a 5 anos, como nao tinha sugado o oleo todo e foram meter la o oleo novo, ja tao a imaginar o que aconteceu, Motor na sucata

                                                Eu que gostava tanto da carrinha, e viam-se poucas.
                                                explica lá isso melhor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu sou contra a mudança de óleo por aspiração:
                                                  1- o óleo nunca sai todo, pois não há 'escurrimento';
                                                  2- os motores novos têm 'falsos cárteres' para evitar a chapinhagem do óleo pela cambota. A sonda de aspiração nunca vai até baixo...
                                                  3- muitos motores têm o tubo da vareta do lado contrário ao do bujão, logo isso é indicativo que o óleo não irá sair pelo lado certo...

                                                  uma imagem vale por mim palavras (motor ford com 135.000km)
                                                  fiesta 005.jpg
                                                  fiesta 004.jpg

                                                  um artigo sobre este assunto:
                                                  Reportagens: Troca de leo | QUATRO RODAS

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                    explica lá isso melhor
                                                    Ele está a 3 anos de distância.Será que ainda te ouve?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paramonte Ver Post
                                                      Mas se se mudar pelo bujão corre-se o risco de moer o bujão ou o próprio carter, neste caso a despesa é enorme.

                                                      Tb pode ficar c\ uma fuga. Qdo mudei o óleo na Roady ao me VW Golf V disseram-me que o precedimento que a VW aconselhava para os Golf V era por aspiração
                                                      O bujão deve ser apertado com o binário de aperto definido pelo construtor. Não é apertar até rachar...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                        Ele está a 3 anos de distância.Será que ainda te ouve?
                                                        3 anos de distância a que velocidade?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          3 anos de distância a que velocidade?
                                                          Se for pela tua,é à velocidade da luz.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                            Se for pela tua,é à velocidade da luz.
                                                            desconhecia que Lisboa era assim tão longe, estamos sempre a aprender, obrigado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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