Pois é, sempre tive bastante cuidado com o carro, a ver os níveis de óleo e do líquido de refrigeração, e hoje na viagem habitual de cerca de 25 km para casa o carro começou a fumegar e reparei que o depósito do líquido de refrigeração estava cheio de óleo. O carro é um VW Passat 1.6 TD de 1993. Que componentes para além da junta da cabeça é que terá de mudar? Será muito dispendioso? A temperatura do óleo nunca chegou à zona vermelha. Agradeço desde já alguma ajuda que me possam dar.
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Óleo na água.
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Originalmente Colocado por jcramalho Ver Postisso é mau.... assim de repente tens de mudar o óleo e o líquido de refrigeração. Se calhar pode ser preciso limpar o circuito. De resto se estiver tudo ok acho que não é preciso mudar mais nada.
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Obrigado pelas opiniões. Vou descrever pormenorizadamente o que aconteceu.
A VW recomenda usar o líquido de refrigeração G12, mas sempre lhe meti um verde com diluição de 40% e para temperaturas até -25º. Quase nunca foi necessário atestar, já que não perdia praticamente líquido nenhum.
A temperatura do carro sempre andou no mínimo (60-70º no máximo). Por vezes no trânsito chegava aos 80, mas rapidamente descia para o mínimo.
Ontem, a 300 metros de chegar a casa, noto que saia um pouco de fumo do capot. Estacionei o carro e reparei que o depósito do liquido de refrigeração estava preto e a espumar óleo, fazendo fumo.
Hoje reparei que estava uma grande mancha de óleo por baixo do carro e verifiquei o nível, tendo perdido cerca de 1 litro.
Atestei o óleo até ao nível e meti o carro a trabalhar. Pegou bem como sempre e não deitou qualquer fumo branco pelo escape. Parecia tudo normal.
O óleo no motor tem o aspecto habitual. E no reservatório do líquido de refrigeração também parece ter só óleo, sem qualquer pasta castanha, mesmo óleo óleo.
O carro tem 240 mil quilómetros.
Agora perante isto o que acham? Valerá a pena arranjar o carro? Alguma ideia de preços?
Obrigado a todos.Editado pela última vez por lffs; 13 November 2009, 16:44.
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Preços há bastantes...para cada coisa tem um preço....se for só a junta da colassa...salvo erro...há € para a rectificação da culassa , por um torneiro que saiba o k está a fazer e tenha experiência, e...e...que saiba o quanto deve desvastar (rectificar)+juntas+parafusos+mão de obra...e todos os acessórios e consumiveis...
No meu caso, os tubos ficavam com muita pressão....depois de ter bebido a agua toda, foi logo para a oficina...
cabeça rachada, levou uma cabeça nova, 2 valvulas...que ficaram roidas da agua....as juntas..pernos...etc...trezentos e num sei quanto€ mão de obra...+ dores de cabeça e 4 injectores...já vai em 3000€.
mesmo assim, para mim vale apena, se nos gostarmos do carro....
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boas
pelo que percebi o oleo aparece te no reservatorio da agua certo pois na minha opiniao isso ate podera ser algo muito simples..o apoio onde aperta o filtro do oleo é tipo um pequeno radiador onde passa oleo e agua pois o mais provavel é essa peça estar ai a fazer a passagem do oleo para o sistema de refrigeraçao ...e isso nao é assim tao dispendioso reparar dara mais trabalho limpar a gordura que fica no sistema de refrigeraçao do que a substituiçao ...devias ter em conta e experimentar trocar esa simples peça.
cumps
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Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Postpelo que percebi o oleo aparece te no reservatorio da agua certo pois na minha opiniao isso ate podera ser algo muito simples..o apoio onde aperta o filtro do oleo é tipo um pequeno radiador onde passa oleo e agua pois o mais provavel é essa peça estar ai a fazer a passagem do oleo para o sistema de refrigeraçao ...e isso nao é assim tao dispendioso reparar dara mais trabalho limpar a gordura que fica no sistema de refrigeraçao do que a substituiçao ...devias ter em conta e experimentar trocar esa simples peça.
cumps
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostComo??
é uma hipotese e uma opiniao...mas que pessoalmente e pelo que foi relatado é muito credivel que seja essa peça e nao algo mais grave....
cumpsEditado pela última vez por RicardoClemente; 14 November 2009, 19:06.
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Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Postqual a parte que nao percebeu? refiro me a peça onde aperta o filtro do oleo...peça essa que tera tubos de agua ligados, se se pudera chamar a isso uma especie de radiador?...talvez nao....mas interiormente essa peça pode estar deteriorada e assim misturar o oleo com a agua...nao seria o primeiro a acontecer tal coisa. se como quem colocou o post diz e passo a citar "aparece oleo oleo mesmo oleo no reservatorio de agua" isso nao sera passagem na junta de cabeça...e para começar apostaria em trocar essa mesma peça retira la é simples. Por conhecimento proprio assisti a isto num carro em que na marca e noutras oficinas ja tinham colocado duas juntas de cabeça, e ate reparado o motor a conta do dono do carro como podem imaginar ia ja para cima de um balurdio no fim de tudo isto o problema persistia espanto do caraças punha se anticongelante o carro a trabalhar ao ralenti tudo normal quando de repente eis que o anti congelante desaparecia e aparecia oleo oleo mesmo nao era pasta era oleo de motor, viscoso...como todos nós o conhecemos oleo vivinho..e o problema depois de muita volta era essa mesma peça que interiormente estava danificada e ai passava o oleo para a agua mas como digo é...
é uma hipotese e uma opiniao...mas que pessoalmente e pelo que foi relatado é muito credivel que seja essa peça e nao algo mais grave....
cumps
A tua pontuação é muito fraca e o teu post acaba por ficar confuso.
Em segundo lugar, de facto, percebi mal o teu post pois entendi que falavas do filtro e não do local de aperto.
Desde já as minhas desculpas.
Em terceiro lugar, a zona que falas chama-se mesmo radiador do óleo.
Comentário
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostBom, antes de mais, recomendava que utilizasses um português mais correcto.
A tua pontuação é muito fraca e o teu post acaba por ficar confuso.
Em segundo lugar, de facto, percebi mal o teu post pois entendi que falavas do filtro e não do local de aperto.
Desde já as minhas desculpas.
Em terceiro lugar, a zona que falas chama-se mesmo radiador do óleo.
não tem de pedir desculpas, afinal, quem não tem dúvidas...( qq coisa com a gramatica informe-me terei todo o prazer em corrigir..espero q este post esteja mais gramaticamente correcto).
ja agora para poder ajudar melhor a pessoa que esta com o dito problema no carro poderia me explicar como posso colocar uma imagem aqui? a foto tenho a mesmo no pc e nao num endereço url...se pudesse ajudar agradecia...isso era realmente útil para ajudar quem iniciou o post.........Editado pela última vez por RicardoClemente; 14 November 2009, 20:42.
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Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Postestamos aqui para discutir a minha gramática ou, um problema/dúvida de alguém que iniciou o post? julgo que a segunda...confuso? eu vou colocar, se conseguir, uma foto de um motor vag, com uma circunferência em redor da peça a que me refiro...talvez se tivesse um pouco mais de conhecimento perceberia......julgo ter sido uma falta de atanção sua ao ler o post dai a confusão......... Pois eu tinha quase a certeza, que é esse o nome e julgo que frisei bem "onde o filtro do óleo aperta".
não tem de pedir desculpas, afinal, quem não tem dúvidas...( qq coisa com a gramatica informe-me terei todo o prazer em corrigir..espero q este post esteja mais gramaticamente correcto).
ja agora para poder ajudar melhor a pessoa que esta com o dito problema no carro poderia me explicar como posso colocar uma imagem aqui? a foto tenho a mesmo no pc e nao num endereço url...se pudesse ajudar agradecia...isso era realmente útil para ajudar quem iniciou o post.........
Antes de mais escusas de te dirigir a mim na 3ª pessoa. Podes-me tratar por tu que não me importo, não quero nenhum trato diferente dos outros.
Em segundo lugar, o que eu percebo ou não de mecânica é pouco relevante para esta discussão.
Em terceiro lugar, fui eu que dei a sugestão de que poderia ser a cabeça do motor rachada, pelo que já tive o meu contributo neste tópico, não estando eu aqui só para falar de gramática.
Em quarto lugar e pegando na gramática, se levaste a mal a minha recomendação, não posso fazer nada.
Não tive o intuito de parecer altivo. Apenas parece-me bem avisar-te sobre isto, já que posts com português incorrecto e/ou confuso dão direito a "chumbo" aqui no forum.
Em quinto lugar, a imagem que queres deverá ser algo parecido com isto:
Em sexto, e último lugar, para alojares imagens do pc para o forum fazes o seguinte:
- clicas no clip, abre uma janela imediatamente e carregas a imagem;
- depois de carregares a imagem, fechas a janela que te apareceu;
- em último lugar, clicas na setinha mesmo ao lado do clip e escolhes a imagem que carregaste.
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Quanto ao tópico, estou-me a lembrar que é frequente acontecer esta mistura em blocos VW.
Existe uma passagem no motor muito ténue entre a lubrificação e a refrigeração, separada por um género de membrana.
É das primeiras coisas que na VW fazem para descobrir o problema em casos semelhantes.
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Isso pode ser só uma rectificação da cabeça do motor e uma junta nova. Aposto uns 300 ou 400 euros nesse motor.
Também pode ser o dissipador do óleo, ficando muito mais barato (100 e qualquer coisa euros).
Se vale a pena arranjar? Isso depende do valor da reparação e da tua vontade.
Cumprimentos.
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Antes de mais muito obrigado pelas vossas opiniões.
Eu não percebo grande coisa de mecânica, portanto gostava de ouvir opiniões de alguém que percebesse mais do que eu, e assim quando chegar ao mecânico poder dizer para verificar isto e aquilo em vez de deixar tudo nas suas mãos.
Comercialmente o carro não tem grande valor, mas para mim sempre se portou bem. Foi comigo este verão a Andorra, Barcelona, Benidorm... E zero problemas. Portanto, tenho andado bastante triste com a situação, já que não queria gastar muito dinheiro. Até ponderei não o arranjar e partir para um novo, mas ficaria com muita pena de não o arranjar.
Durante a próxima semana irei ao mecânico com ele e assim peço-lhe que verifique primeiro o radiador do óleo. Já que certamente será mais em conta que uma cabeça nova. Sempre que for oportuno relato as novidades.
Obrigado e cumprimentos pessoal.
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ok obrigado era mesmo essa foto que queria colocar, e nao levei nada a mal...inda bem que tiveste paciencia para responder a post rdundantes ...eu por acaso nao tou muito ai...apenas mesmo elucidar a pessoa que tinha a duvida portanto o resto...nem vou me dar ao trabalho de comentar....
cumps
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Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Postok obrigado era mesmo essa foto que queria colocar, e nao levei nada a mal...inda bem que tiveste paciencia para responder a post rdundantes ...eu por acaso nao tou muito ai...apenas mesmo elucidar a pessoa que tinha a duvida portanto o resto...nem vou me dar ao trabalho de comentar....
cumps
mas respondeste, e com mau português
[off topic off]
espero que a coisa se resolva baratinho. nunca reparei nessa peça (radiador de óleo), é só usada em motores diesel (vag)? ou em gasolina também?
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Originalmente Colocado por Jonny Ver PostPreços há bastantes...para cada coisa tem um preço....se for só a junta da colassa...salvo erro...há € para a rectificação da culassa , por um torneiro que saiba o k está a fazer e tenha experiência, e...e...que saiba o quanto deve desvastar (rectificar)+juntas+parafusos+mão de obra...e todos os acessórios e consumiveis...
No meu caso, os tubos ficavam com muita pressão....depois de ter bebido a agua toda, foi logo para a oficina...
cabeça rachada, levou uma cabeça nova, 2 valvulas...que ficaram roidas da agua....as juntas..pernos...etc...trezentos e num sei quanto€ mão de obra...+ dores de cabeça e 4 injectores...já vai em 3000€.
mesmo assim, para mim vale apena, se nos gostarmos do carro....
Amigo com 3000 euros voçe consegue comprar 3 carros desses pois disso e a pontapes!!
E mais...voçe nunca conseguira valorizar esse carro por ter la gasto esse dinheiro....esqueça!!
Eu sei que vai ficar chateado com estas respostas mas e a minha opinião!!
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Originalmente Colocado por MARRETA Ver PostFiquei incredulo ao ler isto por isso e que vou responder!!
Amigo com 3000 euros voçe consegue comprar 3 carros desses pois disso e a pontapes!!
E mais...voçe nunca conseguira valorizar esse carro por ter la gasto esse dinheiro....esqueça!!
Eu sei que vai ficar chateado com estas respostas mas e a minha opinião!!
Não se preocupe k não fico chateado com essa resposta,pois cada um tem opiniões distintas, e ainda bem...
mas também eu não disse k carro era o meu
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Originalmente Colocado por lffs Ver PostEntão é a peça onde enrosca o filtro do óleo que devo verificar?
lembrei me desta peça porque tenho conhecimento de um problema identico em outro carro que usa uma peça dessas tambem como falei num post anterior e a pessoa teve o carro em tres oficinas na ultima ate lhe repararam o motor como pode imaginar a conta ja ia elevadissima ..mas como era uma viatura de trabalho....nas primeiras colocaram lhe junta de cabeça por duas vezes e na ultima optaram por reparar o motor todo isto em tres oficinas diferentes o reservatorio da agua tornava se numa fonte de oleo passado alguns minutos de estar a trabalhar...por isso me lembrei que possa ser dai o problema.
cumpsEditado pela última vez por RicardoClemente; 15 November 2009, 23:31.
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é o caso que falei num topico antes de conhecimento de um outro carro .. tinha me referido a uma iveco mas nao, nao me recordo muito bem o modelo era uma carrinha do genero da iveco daily mas julgo que uma peugeot talvez uma J5 ..talvez.. nao me recordo bem mas julgo que era peugeot ... ...
cumpsEditado pela última vez por RicardoClemente; 17 November 2009, 23:08.
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